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A consciência ambiental e as redes sociais
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 80 pontos. Estrutura sintática deficitária. Alguns desvios gramaticais. B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos. Abordagem completa do tema. Texto com duas partes, sem introdução. O repertório é legítimo, pertinente ao tema e seuLeia mais
A) Competência 1 (norma-padrão): 80 pontos.
Estrutura sintática deficitária.
Alguns desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com duas partes, sem introdução.
O repertório é legítimo, pertinente ao tema e seu uso é produtivo (o argumento que defende o uso das redes sociais com o objetivo de incentivar uma melhora de comportamento).
C) Competência 3 (projeto de texto): 120 pontos.
O projeto de texto possui muitas falhas, pois você não deixou claro sua posição a respeito das redes sociais: afinal, são benéficas, maléficas ou isso diz respeito ao uso delas feito?
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Além disso” e “Portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Também não há repetições problemáticas nem inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 160 pontos.
Faltou um elemento: o agente.
Nota: 680 (80+120+120+200+160).
See lessENEM 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 200 pontos. Estrutura sintática excelente. Apenas dois desvios gramaticais. B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos. Abordagem completa do tema. Texto com três partes. O repertório é legítimo, é pertinente ao tema, e o uso dele fLeia mais
A) Competência 1 (norma-padrão): 200 pontos.
Estrutura sintática excelente.
Apenas dois desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com três partes.
O repertório é legítimo, é pertinente ao tema, e o uso dele foi produtivo (menções a Milton Santos).
C) Competência 3 (projeto de texto): 120 pontos.
O projeto de texto possui muitas falhas: o acesso ao cinema, por si só, não é um direito indispensável (o acesso à cultura, sim); além disso, você não explicou quem tem uma ‘postura egocêntrica na sociedade atual’.
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Além disso” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Também não há repetições problemáticas nem inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 80 pontos.
Tanto a ação quanto o efeito são pertinentes ao tema, mas o agente e, consequentemente, o detalhamento e o meio, não: não cabe ao Ministério Público essa cobrança, mas sim a outros atores sociais, como, por exemplo, a Sociedade Civil.
Nota: 800 (200+200+120+200+80).
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cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 120 pontos. Estrutura sintática boa. Alguns desvios gramaticais. B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos. Abordagem completa do tema. Texto com três partes. O repertório é legítimo, mas não é pertinente ao tema, e o uso dele nãoLeia mais
A) Competência 1 (norma-padrão): 120 pontos.
Estrutura sintática boa.
Alguns desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 120 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com três partes.
O repertório é legítimo, mas não é pertinente ao tema, e o uso dele não foi produtivo (menções a Marilyn Monroe e ao filme Peter Pan).
C) Competência 3 (projeto de texto): 160 pontos.
O projeto de texto possui poucas falhas, e a maior parte de seus elementos foi desenvolvida.
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 160 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Porém, há algumas inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 0 pontos.
Sua proposta defende a censura de produções culturais que, apesar de seu viés, não ferem a lei, o que vai de encontro ao direito à liberdade de expressão.
Nota: 560 (120+120+160+160+0).
See lessDesafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 40 pontos. Estrutura sintática deficitária. Muitos desvios gramaticais. B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos. Abordagem completa do tema. Texto com três partes. O repertório é legítimo e pertinente ao tema, e o uso dele foi prLeia mais
A) Competência 1 (norma-padrão): 40 pontos.
Estrutura sintática deficitária.
Muitos desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 200 pontos.
Abordagem completa do tema.
Texto com três partes.
O repertório é legítimo e pertinente ao tema, e o uso dele foi produtivo (menção a Habermas).
C) Competência 3 (projeto de texto): 80 pontos.
O projeto de texto possui muitas falhas, principalmente porque os argumentos não são desenvolvidos: não se faz possível saber exatamente o que está sendo discutido no texto.
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 160 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “portanto”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo. Porém, há algumas inadequações.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 200 pontos.
Os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento de um dos itens anteriores) estão presentes.
Nota: 680 (40+200+80+160+200).
See lessUm mundo em guerra: qual o papel da educação politica nesse contexto?
cvictorlemos
A) Competência 1 (norma-padrão): 160 pontos. Estrutura sintática boa. Poucos desvios gramaticais. B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 40 pontos. A redação apenas tangencia o tema, uma vez que ignora a expressão "Um mundo em guerra". C) Competência 3 (projeto de texto):Leia mais
A) Competência 1 (norma-padrão): 160 pontos.
Estrutura sintática boa.
Poucos desvios gramaticais.
B) Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual e repertório): 40 pontos.
A redação apenas tangencia o tema, uma vez que ignora a expressão “Um mundo em guerra”.
C) Competência 3 (projeto de texto): 40 pontos.
A redação é tangente ao tema, mas possui uma direção.
D) Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): 200 pontos.
Há o uso de dois operadores argumentativos entre parágrafos (“Ademais” e “Em síntese”) e de ao menos um elemento coesivo de qualquer tipo em cada parágrafo.
E) Competência 5 (proposta de intervenções): 200 pontos.
Os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento de um dos itens anteriores) estão presentes.
Nota: 640 (160+40+40+200+200).
See lessDesafios para a prevenção do uso excessivo de telas entre jovens brasileiros.
cvictorlemos
[Olá, Israel. Irei aqui propor uma correção de sua redação] Competência 1 (norma-padrão): nivel 5 (200 pontos). Estrutura sintática: excelente. Desvios: nenhum. Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual, repertório): nível 5 (200 pontos). Abordagem do tema: completa. Partes do texto: todas esLeia mais
[Olá, Israel.
Irei aqui propor uma correção de sua redação]
Competência 1 (norma-padrão): nivel 5 (200 pontos).
Estrutura sintática: excelente.
Desvios: nenhum.
Competência 2 (tema, adequação ao gênero textual, repertório): nível 5 (200 pontos).
Abordagem do tema: completa.
Partes do texto: todas estão presentes.
Repertório: é legitimado, é pertinente ao tema, e dele foi feito um uso produtivo (menção a Yuval Noah).
Competência 3 (projeto de texto): nível 3 (120 pontos).
Projeto de texto: algumas falhas.
Justificativa: você trouxe uma quantidade excessiva de argumentos, em detrimento do aprofundamento daqueles mais fundamentais ao seu texto.
Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): nível 4 (160 pontos).
Justifcativa: você utilizou apenas um operador argumentativo interparágrafo (“Portanto”, na conclusão). As expressões “Nesse viés” e “Em segunda análise” não são considerados operadores argumentativos.
Competência 5 (proposta de intervenção): nível 5 (200 pontos).
Todos os cinco elementos estão presentes: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento de um dos anteriores.
Pontuação: 880 (200+200+120+160+200).
See lessDesigualdade Social e Econômica
cvictorlemos
[Olá, Jhullya. Irei propor aqui uma correção de sua redação.] Competência 1 (norma-padrão): nível 1 (40 pontos). Estrutura sintática: deficitária. Justificativa: a quantidade substancial de falhas sintáticas compromete decisivamente a fluidez da leitura do texto. Exemplo: "No filme 'Parasita' de 201Leia mais
[Olá, Jhullya.
Irei propor aqui uma correção de sua redação.]
Competência 1 (norma-padrão): nível 1 (40 pontos).
Estrutura sintática: deficitária.
Justificativa: a quantidade substancial de falhas sintáticas compromete decisivamente a fluidez da leitura do texto.
Exemplo: “No filme ‘Parasita’ de 2019, o diretor quer apresentar a sua visão sobre as diferenças de classes sociais na sociedade sul-coreana entre duas famílias, entre as principais diferenças está a econômica.”
Desvios: muitos.
Exemplos: “Diante da conclusão do filme é notável…”; “…o atual Índice de Gini, coeficiente que mede o nível de desigualdade do país onde quanto mais próximo do zero melhor está o país, mostra que o Brasil está em 0,543.”; “Theo Ribas Palomo, pesquisador e economista, em sua pesquisa mais recente diz que…”; “desde de”.
Competência 2 (tema e repertório): nível 5 (200 pontos).
Abordagem do tema: completa.
Justificativa: tanto a desigualdade social quanto a econômica foram abordadas no texto.
Partes do texto: todas.
Justificativa: o texto claramente apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.
Repertório: é legitimado, é pertinente, e seu uso foi produtivo.
Justifcativa: para justificar um argumento, você menciona, de maneira competente, a pesquisa feita por um especialista (Theo Ribas Palomo).
Competência 3 (projeto de texto) : nível 2 (80 pontos).
Projeto de texto: apresenta muitas falhas.
Justificativa: apesar de abordar o tema completamente e de trazer uma quantidade substancial de argumentos e dados, falta ao texto o cuidado com a articulação sistematizada desses recursos (argumentos e dados), o que acaba por aproximá-lo demasiadamente de textos orais.
Competência 4 (uso de mecanismos linguísticos): nível 3 (120 pontos).
Inadequações: há algumas.
Exemplos: “Diante da conclusão do filme é notável a preocupação em mostrar a dura realidade da classe baixa e as regalias da classe alta.”; “Nesse sentido, em virtude das desigualdades entre as classes sociais e a desigualdade econômica surge um complexo problema na contemporaneidade.”; Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o atual Índice de Gini, coeficiente que mede o nível de desigualdade do país onde quanto mais próximo do zero melhor está o país, mostra que o Brasil está em 0,543.”; “desde… como… e…”.
Competência 5 (proposta de intervenção): nível 3 (120 pontos).
Elementos presentes: agente, ação e efeito.
Elementos que não estão presentes: modo/meio e detalhamento de um desses quatro elementos.
Justificativa: na conclusão há, na verdade, uma lista de 3 ações. Assim, tal lista não pode ser considerada um detalhamento de um elemento (nesse caso, a ação). Além disso, não há a menção ao modo/meio de executar nenhuma delas.
Pontuação total: 560 (40+200+80+120+120).
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