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As causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea // modelo ENEM
CRISC
Olá, corrigi sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional. Relevei algumas coisas e ponderei outras. É meu ponto de vista, espero ter ajudado. Bons estudos! Sua nota:800 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.Leia mais
Olá, corrigi sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional. Relevei algumas coisas e ponderei outras. É meu ponto de vista, espero ter ajudado. Bons estudos! Sua nota:800
See lessCompetência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 160
Você colocou como tópico frasal o surgimento da tecnologia e propagação de ´´fake news“, sobre estes temas achei válido os seus argumentos, entretanto em sua conclusão você aborda sobre medidas para os problemas psicológicos decorrentes do imediatismo, sobre esse tema, ao meu ver, faltou estratégias argumentativas para sustentar seu ponto de vista.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.160
´´Fora das telas, os indivíduos ficam estressados e impacientes com coisas do praxe demoradas quando comparadas ao meio virtual, a exemplo de uma fila, gerando, até mesmo, depressão e ansiedade. “ e ´´o imediatismo não só causa problemas psicológicos como podem afetar o convívio social.“ Você apresenta ideias novas, porém senti falta de um argumento que as consolidassem .( dados de uma pesquisa, por exemplo)
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Seu texto apresenta conjugações, preposições e retomada de termos de forma a dar sequenciamento coerente ao seu texto, entretanto, deveria atentar ao que foi falado nos itens C2 e C3, sobre a questão de apontar uma ideia nova sem que tenha relação as frase e orações anteriores. Essa é minha opinião, contudo darei nota máxima, tendo em vista que você tenha compreendido minha visão nos comentários anteriores.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 80
Sua conclusão, principalmente, as propostas apresentam ação, o agente, a finalidade, o modo, e detalhamento. Todavia, como comentado em C2 seus tópicos frasais foram o surgimento da tecnologia e propagação de ´´fake news“, as medidas estão voltadas aos problemas de saúde que o imediatismo acarreta, como ansiedade. Aliás, acredita ser viável e plausível tais medidas? Pense sobre isso.
Os desafios ao acesso a educação no Brasil
CRISC
Olá, analisei seu texto seguindo os critérios do ENEM. É apenas uma opinião , pois sou estudante e não corretora profissional. Espero ter ajudado, bons estudos. Nota:920 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200 -Evite repetições, como ´´tal premissa``,Leia mais
Olá, analisei seu texto seguindo os critérios do ENEM. É apenas uma opinião , pois sou estudante e não corretora profissional.
Espero ter ajudado, bons estudos. Nota:920
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200
-Evite repetições, como ´´tal premissa“, no 1 e 2 parágrafos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 200
– Filme ´´Cidade de Deus“; Constituição de 1988.
– Argumentos: não existir movimentação estatal e pela falta de estruturas escolares e creches.
-Coerência entre primeiro e último parágrafos.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
-´´poucos possuem direito a educação. “, ´´pois não existem movimentações públicas que visem entregar esse direito a todos“,
´´ é evidente a falta de estruturas educacionais em todo território nacional.“ Adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real. Ainda que, as informações acima tratem da realidade, seria coerente você comprová-las, por meio de dados, estatísticas, discurso de um representante da área da educação, exemplos concretos. Seus argumentos são bons (competência 2), mas as estratégias argumentais foram insuficientes para convencer o leitor de seu ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.200
– Uso de conectivos; preposições… Apresenta sequenciamento coerente.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 160
See less´´Logo, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) a criação de projetos e palestras(O QUÊ?) com objetivo de estimular a população a estudar (FINALIDADE) , além da criação de novas escolas públicas(O QUÊ?) com intuito de facilitar o acesso à educação em áreas criticas como favelas e subúrbios(FINALIDADE)…. E o (COMO?) tudo isso será feito? Faltou DETALHAMENTO.
´´ Com tal movimentação é previsto que o filme retratado deixe de ser uma exemplificação real da sociedade brasileira e fique apenas retratada no longa-metragem.“ Retomada de tese.