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As causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea // modelo ENEM
CRISC
Olá, corrigi sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional. Relevei algumas coisas e ponderei outras. É meu ponto de vista, espero ter ajudado. Bons estudos! Sua nota:800 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.Leia mais
Olá, corrigi sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional. Relevei algumas coisas e ponderei outras. É meu ponto de vista, espero ter ajudado. Bons estudos! Sua nota:800
See lessCompetência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 160
Você colocou como tópico frasal o surgimento da tecnologia e propagação de ´´fake news“, sobre estes temas achei válido os seus argumentos, entretanto em sua conclusão você aborda sobre medidas para os problemas psicológicos decorrentes do imediatismo, sobre esse tema, ao meu ver, faltou estratégias argumentativas para sustentar seu ponto de vista.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.160
´´Fora das telas, os indivíduos ficam estressados e impacientes com coisas do praxe demoradas quando comparadas ao meio virtual, a exemplo de uma fila, gerando, até mesmo, depressão e ansiedade. “ e ´´o imediatismo não só causa problemas psicológicos como podem afetar o convívio social.“ Você apresenta ideias novas, porém senti falta de um argumento que as consolidassem .( dados de uma pesquisa, por exemplo)
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Seu texto apresenta conjugações, preposições e retomada de termos de forma a dar sequenciamento coerente ao seu texto, entretanto, deveria atentar ao que foi falado nos itens C2 e C3, sobre a questão de apontar uma ideia nova sem que tenha relação as frase e orações anteriores. Essa é minha opinião, contudo darei nota máxima, tendo em vista que você tenha compreendido minha visão nos comentários anteriores.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 80
Sua conclusão, principalmente, as propostas apresentam ação, o agente, a finalidade, o modo, e detalhamento. Todavia, como comentado em C2 seus tópicos frasais foram o surgimento da tecnologia e propagação de ´´fake news“, as medidas estão voltadas aos problemas de saúde que o imediatismo acarreta, como ansiedade. Aliás, acredita ser viável e plausível tais medidas? Pense sobre isso.
O avanço tecnológico e os impactos do lixo eletrônico no meio ambiente – TEMA
CRISC
Avaliei sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional, apenas apresentei minhas considerações. Seu texto é muito bom, fiz algumas observações e não tirei muitos pontos, tendo que coloquei manifestações pessoais em alguns casos. Espero ter ajudado, bons esLeia mais
Avaliei sua redação com base nos critérios do ENEM. Sou uma aluna e não uma corretora profissional, apenas apresentei minhas considerações. Seu texto é muito bom, fiz algumas observações e não tirei muitos pontos, tendo que coloquei manifestações pessoais em alguns casos. Espero ter ajudado, bons estudos! Nota:960
See lessCritérios do ENEM
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200
Seu repertório é bom e atende a modalidade necessária para o texto dissertativo-argumentativo.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 200
Você expõe e defende sua tese apresentando bons argumentos e apresenta conhecimentos de várias áreas. Entretanto, deve existir uma coerência entre a introdução e a conclusão do texto. Na introdução, você pontuou ´´evidencia-se a implicação na saúde pública e a degeneração do meio ambiente.“, porém na conclusão você destacou ´´ a inércia do poder público e o descaso das grandes empresas de tecnologia contribuem para um cenário ambiental mais caótico.“ e também, ´´estabelecendo uma maior harmonia entre ecossistema e tecnologia.“, ao meu ver, você trabalhou o tópico saúde pública na introdução e em seu desenvolvimento, acredito ser interessante que o termo estivesse presente na conclusão. Mesmo assim, pontuarei nota máxima, acreditando que você tenha entendido o meu ponto de vista.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 180
Você apresenta coerência e plausibilidade das ideias, informações e argumentos que constroem o texto. Atente-se ao que foi comentado na C2 e vale ressaltar, por exemplo, você pontua ´´o descaso das grandes empresas de tecnologia“, todavia, em seu D1, ao falar sobre ´´descarte impróprio dos materiais eletrônicos“, fica subentendido se esse ´´ descarte“ é feito por pessoas ou empresas ( o termo aparece apenas no tópico frasal da conclusão).
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.200
Seu texto apresenta preposições, conjunções (conectivos), locuções adverbiais, evita-se a repetição de termos, mantendo o texto com sequenciamento coerente.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 180
Sua proposta atende ao requisitos do ENEM, entretanto cuidado com a relação ações/finalidades. Vide C2 e C3.
Portanto, (CONECTIVO CONCLUSIVO)nota-se que a inércia do poder público e o descaso das grandes empresas de tecnologia contribuem para um cenário ambiental mais caótico.(TÓPICO FRASAL) O governo (AGENTE-QUEM), por intermédio do Ministério do Meio Ambiente(AGENTE-COMO-DETALHAMENTO), deve investir em melhorias(O QUE), lançando políticas públicas mais eficientes(AÇÃO) e propondo uma maior conscientização dos brasileiros(EFEITO-FINALIDADE), cujos artifícios podem ser propagados nas escolas pelos veículos de informação digital(COMO- DETALHAMENTO). Por conseguinte, a execução desses mecanismos promoveriam uma maior regulamentação dos serviços de coleta e armazenamento de lixo estabelecendo uma maior harmonia entre ecossistema e tecnologia. (Apenas uma dúvida, para mim foi o que ficou subentendido, como uma informação propagada nas escolas, promoveria uma maior regulamentação dos serviços de coleta e armazenamento do lixo??? Não seria melhor que as prefeituras ponderasse sobre uma gestão pública sustentável, enfatizando o descarte correto do lixo eletrônico?)
Os desafios ao acesso a educação no Brasil
CRISC
Olá, analisei seu texto seguindo os critérios do ENEM. É apenas uma opinião , pois sou estudante e não corretora profissional. Espero ter ajudado, bons estudos. Nota:920 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200 -Evite repetições, como ´´tal premissa``,Leia mais
Olá, analisei seu texto seguindo os critérios do ENEM. É apenas uma opinião , pois sou estudante e não corretora profissional.
Espero ter ajudado, bons estudos. Nota:920
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 200
-Evite repetições, como ´´tal premissa“, no 1 e 2 parágrafos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa. 200
– Filme ´´Cidade de Deus“; Constituição de 1988.
– Argumentos: não existir movimentação estatal e pela falta de estruturas escolares e creches.
-Coerência entre primeiro e último parágrafos.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
-´´poucos possuem direito a educação. “, ´´pois não existem movimentações públicas que visem entregar esse direito a todos“,
´´ é evidente a falta de estruturas educacionais em todo território nacional.“ Adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real. Ainda que, as informações acima tratem da realidade, seria coerente você comprová-las, por meio de dados, estatísticas, discurso de um representante da área da educação, exemplos concretos. Seus argumentos são bons (competência 2), mas as estratégias argumentais foram insuficientes para convencer o leitor de seu ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.200
– Uso de conectivos; preposições… Apresenta sequenciamento coerente.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 160
See less´´Logo, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE) a criação de projetos e palestras(O QUÊ?) com objetivo de estimular a população a estudar (FINALIDADE) , além da criação de novas escolas públicas(O QUÊ?) com intuito de facilitar o acesso à educação em áreas criticas como favelas e subúrbios(FINALIDADE)…. E o (COMO?) tudo isso será feito? Faltou DETALHAMENTO.
´´ Com tal movimentação é previsto que o filme retratado deixe de ser uma exemplificação real da sociedade brasileira e fique apenas retratada no longa-metragem.“ Retomada de tese.
Os desafios da educação inclusiva no Brasil.
CRISC
Correção feita seguindo os critérios do ENEM Nota: 920, procurei pontuar os pontos positivos e algumas falhas. Em algumas competências, houve pouquíssimos desvios, por isso evitei tirar pontos. De modo geral, seu texto está muito bom. Espero ter ajudado. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidaLeia mais
Correção feita seguindo os critérios do ENEM
See lessNota: 920, procurei pontuar os pontos positivos e algumas falhas. Em algumas competências, houve pouquíssimos desvios, por isso evitei tirar pontos. De modo geral, seu texto está muito bom. Espero ter ajudado.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 180
– O dissertador deixou subentendido o agente na oração: ´´Bem como promover campanhas para as famílias, como palestras e eventos que propaguem conscientização.“ Conscientização sobre o quê? Ficou subtendido.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa:200
– Milton Santos, Sêneca, Talcott Parsons. Relação do primeiro com o último parágrafo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
– O dissertador atende as necessidades do texto, entretanto em seu ponto ´´ Uma vez que as escolas não são devidamente preparadas para atender às especificidades dos alunos, prejudicando o aprendizado e a sociabilidade“, questiona-se o ´´porquê?´´ as escolas não são devidamente preparadas, como também, quais seriam as ´´lacunas“?? não pontuadas no segundo parágrafo.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
– O texto apresenta conectivos, retomadas de termos de forma correta, logo apresentando sequenciamento coerente do texto.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180
– Vide competência 1.
– Utilização de Ministério da Educação: conhecimento de ordem sócio-política.
– ´´uma reforma no currículo escolar e da especialização de profissionais“, em que momento foi apontado que o currículo escolar e os profissionais eram problemas ?? Faltou argumentos no texto.