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Obstáculos da educação pública inclusiva no Brasil
Cris1234
Tema: Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil? Historicamente, tem- se observado a evolução das mobilizações de jovens por direitos diversos que, no início, eram reprimidas por inadmissíveis atos de violência física, passando pelas repressões políticas para que este movimento fLeia mais
Tema: Por que causas o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?
Historicamente, tem- se observado a evolução das mobilizações de jovens por direitos diversos que, no início, eram reprimidas por inadmissíveis atos de violência física, passando pelas repressões políticas para que este movimento fosse desacreditado. O início da repressão deu-se na ditadura. Ainda bem que, como disse Chico Buarque de Holanda, “apesar de você, amanhã há de ser outro dia” e a ditadura caiu dando lugar à democracia. A partir de então, houve uma evolução das mobilizações, que tornaram-se não apenas movimentos estudantis, mas também, movimentos sociais e cibernéticos, ampliando as formas de manifestação e lutas.
See lessEstas formas de mobilização tem levado os jovens a se concentrarem nos interesses como as causas da saúde, educação, bem como valores de preservação ambiental e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Nota- se que os movimentos evoluíram das lutas internas das universidades para questões mais amplas, demonstrando o amadurecimento dos jovens ao perceberem a dor do próximo e as demandas de diversas partes da população. Isto os levou a lutarem por causas que os artigos quinto e sexto da Constituição Federal descrevem bem. como o direito de igualdade, solidariedade, direito à segurança, educação e saúde, entre outros ali descritos.
Porém, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”, temos, ainda, muitas pedras a serem retiradas. A legislação, os direitos e deveres da população ainda são desconhecidos por grande parcela da população brasileira, inclusive nossos jovens. Este fato lembra o texto “Analfabeto Político” de Bertold Brecht, que defende a ideia de que a ignorância política é a raiz de diversos problemas, como o desconhecimento de que, das decisões políticas, depende até mesmo o custo dos alimentos que estão nas mesas, até a mudança comportamental interior, que transforma cidadãos em “prostitutas, ladrões e causam corrupção política”.
Diante disso, é urgente a implantação de políticas que promovam o fortalecimento dos direitos e deveres da população, através de uma ação articulada entre escolas e Ongs, onde serão criadas ações de educação continuada para professores e agentes públicos que terão como missão, educar a população sobre formas de se mobilizarem em torno de suas necessidades. A ação seguinte deve ser implantar o referido projeto nas escolas, incluindo no mesmo, a temática “Quem sou eu”?, que visa estudo e aplicação de ferramentas que possibilitem aos jovens conhecer seus talentos e aptidões a fim de facilitar-lhes o conhecimento das causas que mais se identificam a se mobilizar. Por fim, o projeto deve ser levado à todos os espaços públicos interessados no tema.