Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Discurso de ódio nas redes e o fenômeno do linchamento virtual
SheilaAlvesGonçalves
Oi Abigail, tudo bem? Bom... Gostei bastante do seu texto. Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou beLeia mais
Oi Abigail, tudo bem?
See lessBom… Gostei bastante do seu texto.
Você colocou bem seus argumentos e soube contextualizar bem, você articulou bem seus parágrafos, seu texto estava com boa coerência e coesão, gostei do fato de você ter utilizado bem sinônimos, não encontrei erros de norma culta, utilizou bem os conectivos e sua conclusão ficou muito boa.
E é isso, espero ter te ajudado.
Continue escrevendo, você vai longe.
Entraves do ensino a distância no Brasil
SheilaAlvesGonçalves
Olá, tudo bem? Espero que sim. Bom... Na sua introdução eu acredito que nessa parte "...mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente." você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período,Leia mais
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Na sua introdução eu acredito que nessa parte “…mesmo sendo a distância, no entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.” você poderia ter colocado um ponto final após a palavra distância e colocar o restante como outro período, ficando assim “mesmo sendo a distância. No entanto, este novo modo de estudo ainda não é muito bem visto hodiernamente.”
Acredito que você usou bem a citação e soube contextualizar bem.
No seu desenvolvimento 1 eu acredito que o “uma vez que” deveria estar entre vírgulas e poderia ocorrer uma pequena mudança na frase, ficando assim: “Este é um dos entraves da educação remota, uma vez que, a desigualdade social faz com que os mais vulneráveis não tenham acesso a educação”
Já nessa parte: “Desse modo faz-se necessária reformulação dessa postura estatal urgente.” cabe uma vírgula após o “Desse modo” e colocar “uma” ou “a” antes de “reformulação”, ficando assim: “Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.”
No seu desenvolvimento 2 eu percebi um pequeno errinho de concordância ao usar a palavra “recebe” ao invés de “recebem”.
Além disso, eu não entendi o porque do uso da palavra “gere”, acho que caberia, na verdade a palavra “gera”.
Com a correção ficaria assim: “De tal modo que, os professores que não são acostumados com esse método de ensino não recebem um curso para saber como usar essas ferramentas tecnológicas, ou seja, na maioria das vezes ,eles são obrigados a se adaptar a nova realidade sem ao mesmo saber usar esses recursos tecnológicos, e isso poderá vir a dificultar no ensino do aluno, e consequentemente, gera a evasão escolar.”
Na sua conclusão você utilizou a sigla MEC sem ter falado antes o o significado todo dela em outro momento do texto. Eu sei que se refere ao Ministério da Educação, mas é sempre bom deixar as coisas explícitas.
Acredito que você poderia ter feito de duas formas.
Na primeira não cabia o uso da palavra “agir”.
Deveria haver uma vírgula antes de “por meio”.
Houve a repetição da palavra “deve”.
Faltou uma concordância no uso da palavra “ajuda” pois ao meu ver ela concordaria com a palavra “cursos” que está no plural. Sendo assim, ficaria “ajudassem” ou “ajudem”.
Acredito que a parte “mesmo a distância” deveria estar entre vírgulas.
Forma 1:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve, por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através das escolas promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Forma 2:
“A partir disso, o Ministério da Educação ( MEC ) deve agir por meio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e, através das escolas, promover cursos que ajudassem os professores a operarem as ferramentas tecnológicas, com intuito que eles, mesmo a distância, consigam ensinar os seus alunos através da tecnologia, fazendo com que ela se torne uma aliada no ensino.”
Achei que ficou um pouco grande sua conclusão, mas ficou legal.
Você retomou o que tinha falado antes, isso é bom.
Consegui identificar o AGENTE, o MEIO, o DETALHAMENTO, a FINALIDADE e a AÇÃO. Isso te dá os 200 pontos da competência 5.
E é isso.
See lessEspero ter ajudado.
O estigma associado às doenças mentais no Brasil.(Corrijo de volta)
Doug.s.F
Entre 920 e 960. Você tem um ótimo vocabulário isso é claro, dá para vê que você teve bastante ideias oq deixou sua redação um tanto quanto extensa porém creio que não vai te prejudicar, é praticamente claro que vc vai ficar acima dos 900 parabéns, ouve alguns errinhos mas nada que vá te comprometerLeia mais
Entre 920 e 960.
See lessVocê tem um ótimo vocabulário isso é claro, dá para vê que você teve bastante ideias oq deixou sua redação um tanto quanto extensa porém creio que não vai te prejudicar, é praticamente claro que vc vai ficar acima dos 900 parabéns, ouve alguns errinhos mas nada que vá te comprometer.
(SERÁ QUE ESSE ANO VAI???)O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Doug.s.F
Gostei da redação, mas acredito vc perca alguns pontos na competência 4, já que não utilizou muitos conectores texturas em seu texto. Acredito que poderia ter usado um pouco mais de conectivos entre os períodos. Sua proposta de intervenção está boa, porém acredito que o “Governo” é muito abrangenteLeia mais
Gostei da redação, mas acredito vc perca alguns pontos na competência 4, já que não utilizou muitos conectores texturas em seu texto. Acredito que poderia ter usado um pouco mais de conectivos entre os períodos. Sua proposta de intervenção está boa, porém acredito que o “Governo” é muito abrangente e você poderia ter detalhado mais esse agente.
See lessC1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 180
Total: entre 920 e 960
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Doug.s.F
redação está boa, apresentando poucos desvios gramaticais, uma boa argumentação e boa compreensão do tema. Acredito que em seu D1 deveria ter trazido um exemplo para dar mais força a argumentação. Proposta de intervenção completa contendo os cinco agentes. C1: 160 C2: 200 C3: 180 C4: 200 C5: 200 TotLeia mais
redação está boa, apresentando poucos desvios gramaticais, uma boa argumentação e boa compreensão do tema. Acredito que em seu D1 deveria ter trazido um exemplo para dar mais força a argumentação. Proposta de intervenção completa contendo os cinco agentes.
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
Total: entre 920 a 960
See lessOs desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo
RodrigoMartins10
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk). C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) - "Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação fazLeia mais
Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk).
C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) – “Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”,(aqui, caberia melhor o ponto final (.)) entretanto, muitas escolas estão inaptas a receber(erro de concordância; deve seguir no plural – “receberem”) alunos com deficiências, como os autistas, que necessitam de atenção redobrada para que haja progressão em seu desenvolvimento.
Primeiramente, o número de pessoas com autismo matriculadas em escolas públicas,(uso indevido de vírgula) crescem em torno de 37% ao ano,(aqui, caberia melhor o ponto final) desse modo, as instituições que não tem(erro de concordância; “têm”) os requisitos necessários para atender(erro de concordância; “atenderem”) estes estudantes,(uso indevido de vírgula) acabam se adaptando para transmitir(erro de concordância; “transmitirem”) o conteúdo a eles. Muita das vezes(ausência de vírgula) a falta de profissionais especializados para trabalhar(erro de concordância; “trabalharem”) com crianças e adolescentes portadoras do TEA (transtorno do espectro autista),(uso indevido de vírgula) influencia fortemente no aprendizado desses alunos, pois eles deveriam ter aulas especiais, com isso eles teriam o mesmo nível estudo que os demais colegas de classe.
Segundamente, de acordo com a lei de Berenice Piana, todo indivíduo com autismo tem direito ao acesso a(“à”) educação. Assim como o filme (A boy called PO)(coloque entre aspas(“”), e não entre parênteses), que relata as dificuldades de Patrick(ausência de vírgula) que possui o TEA, em ter uma vida normal em sociedade,(aqui, caberia melhor o ponto final) com isso(ausência de vírgula) ele cria um universo paralelo onde se encontra na fase infantil. Esta obra cinematográfica tem como finalidade,(uso indevido de vírgula) destacar de forma indireta sobre a exclusão social, o que é muito presente nas escolas onde jovens que possuem esse distúrbio neurológico são vítimas de bullying, preconceito e exceção entre os demais.
Por fim, salienta-se a importância do Ministério da Educação(ausência de vírgula) juntamente ao Ministério da saúde,(faltou o conectivo! no caso, “de”) criarem um programa de atendimento especial a(“à”) pessoas autistas, por meio de aulas em salas separadas com atividades mais dinâmicas, proporcionando então um ensinamento mais amplo e de fácil aprendizado.”
See lessPortanto, 100.
C.2 (Abordagem/repertório/gênero) – 200. A abordagem do tema foi mt boa, além de apresentar um bom repertório sócio cultural (como a citação de Kant, como os dados( obs: é meio arriscado usar dados sem citar a fonte; por isso, te indico a nn usar!), entre outros) e tbm construir o texto dissertativo argumentativo de forma correta.
C.3 (Coerência) – 140. Nn ficou boa a relação q vc fez com frase de Kant e a temática, como tbm nn ficou mt bom o seu segundo parágrafo, visto q vc inicia com uma frase e pouca desenvolve sobre oq foi abordado nela. Na minha opinião, vc n deveria ter citado o filme depois da frase (ou só citaria o filme e nn a frase). Por fim, nn fez mt sentido vc dizer, no segundo parágrafo, q há uma exclusão do indivíduo autista e sua proposta ser justamente excludente (uma vez q, na proposta, eles teriam aulas separadamente).
C.4 (Coesão) – 160. O uso de pontuações indevidas ao longo do redação ompromete a coesão das partes de seu texto.
C.5 (Proposta de Intervenção) – 200. Cumpriu bem todos os quesitos da PI(que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO e o FIM/OBJETIVO da ação). Oq eu te indico é q vc pense um pouco antes de construí-la, para ver se ela “resolve” os problemas abordados e se ela está coerente com os argumentos.
Total: 800.
Portanto, espero ter ajudado! Gostaria de dizer pra vc nn levar tão sério a pontuação, já q eu nn sou corretor PRO kk. Contudo, é um número aproximado do q vc realmente receberia, e tbm já serve como base. Logo, busque corrigir seus erros!
Nessa reta final, te indico q vc leia redações exemplares (nota mil), como tbm treine bastantes redações, pois assim vc alcançará um grande texto! ;)
Os desafios para combater o tegismo
RodrigoMartins10
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs). C.1 - "De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(trLeia mais
Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs).
C.1 – “De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(troque por “está previsto”; coloque uma vírgula tbm) em seu artigo 6°,o direito a(ausência de crase – “à”) saúde.Entretanto(ausência de vírgula) o combate ao tabagismo não vem sendo eficaz,desse modo dificultando a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise(ausência de vírgula) deve-se ressaltar à(crase indevida; coloque somente o “a”) ausência de medidas governamentais para o combate ao tabagismo,(pontuação indevida; coloque pinto final (.)) nesse(ao iniciar depois de ponto final, não esqueça da letra maiúscula) sentido(ausência de vírgula) vale mencionar a falta de informação sobre o risco do tabaco para a saúde,como o câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.Essa conjuntura(ausência de vírgula) segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação do “Contrato Social”,ja(ausência de acento; “já”) que o estado(deve ser escrito com “e” maiúsculo – “Estado”) não cumpre sua função de garantir aos cidadãos desfrutem(é um complemento, e não é verbo de “cidadãos; troque por “desfrutar”) de um direito tao(ausência de acento; “tão”) indispensável.
É importante mencionar que o mercado do tabaco e(falta de acento; “é”) muito lucrativo,desse modo deixando o cobate(erro de ortografia; “combate”) ao tabagismo muito difícil,(pontuação indevida; troque por ponto final) um exemplo muito bom e(é) a propaganda da marca de cigarros marbolro(ausência de vírgula) chamade(erro de ortografia; “chamada”) de “Cowboy da Marbolro”(ausência de vírgula) que na decada(ausência de acento; “década”) de 70 direcionava principalmente para as mulheres,que depois da segunda guerra,onde(não use o advérbio de lugar “onde” a não ser q represente algum local físico) começaram á(acento indevido; “a”) abragir liberdade e o impoderamento feminino.
Depende-se(acredito eu q seja “depreende-se”);(ausência de vírgula) portanto(ausência de vírgula) a nessecidade do combate ao tabagismo,(pontuação indevida; use ponto final)para isso(ausência de vírgula) e(ausência de acento; “é”) indispensável que o governo(ausência de vírgula) por meio do uso da tecnologia e da internet(ausência de vírgula) faça como o que(acredito eu q seja melhor “com que” á(acento indevido; “a”) informação dos prejuizos do tabaco,(NUNCA separe verbo e sujeito por vírgula) chegue com mais veemência,(uso indevido de vírgula) para a população,e com isso aconteça mais palestras escolares sobre esse risco que pode ser para a saúde.Assim se consiliderá(erro ortográfico; “consolidará”) uma cidade melhor segundo o filósofo Jonh Locke.”
See lessPortanto, 80.
C.2 – 200. Apresentou ótimas ideias relacionadas ao tema, assim como aparenta um rico repertório sócio cultural (como a citação de Locke e o exemplo da propaganda da Malboro). Tbm construiu o texto nós padrões do dissertativo argumentativo.
C.3 – 140. Apesar de boas as ideias, faltou a coerência entre elas. Primeiramente, a contextualização nn ficou bem relacionada com sua ideia(tese). Como eu já disse, suas ideias estavam boas, só que no 2 desenvolvimento, ao usar o exemplo da propaganda da Malboro e mostrar q os cigarros dariam empoderamento às mulheres, faltou vc concluir o texto fazer a relação com o Estado em não “se importar” com a saúde do povo. Ademais, na proposta, ficou incoerente a questão do governo usar tecnologias e assim a escola fazer mais palestras.
C.4 – 160. A constante falta e erro de pontuação prejudicou a plena coesão de seu texto.
C.5 – 160. Quase concluiu todos os quesitos da proposta ( que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO, o FIM da ação e o detalhamento). Presenciei a ausência do fim da ação, como tbm de um maior detalhamento.
Soma total: 740.
Enfim, espero ter ajudado vc a melhor presenciar seus erros! Gostaria de dizer q não é pra vc levar tão sério minha nota, pelo fato de eu nn ser um corretor PRO kk. Mesmo assim, serve como base, pois é uma nota aproximada, pra vc.
Oq eu te indico é q leia BASTANTES redações exemplares (nota mil), como tbm treine muito. Ainda há um bom tempo até o Enem, logo, se empenhe q assim vc conquistará um ótima redação! ;)
Evasão escolar no Brasil
RodrigoMartins10
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar. C.1 - "Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselhoLeia mais
Olá, Kauã! Acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há uma proposta de intervenção na conclusão, logo, gostaria de pontuar cada competência, apesar de n ser corretor PRO, a fim de te ajudar.
See lessC.1 – “Segundo o filósofo Emmauel(Immanuel) Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele(aconselho colocar entre aspas a citação do autor). Contudo, no Brasil, o abandono escolar é recorrente, principalmente, na parte da população considerada vunerável.Com isso, pode-se afirmar que isso ocorre por conta da negligencia( ausência de acento – negligência) governamental e ausencia(ausência de acento – ausência) de uma maior acessibilidade no ambito(ausência de acento – âmbito) escolar.
Primeiramente, a constituição de 1988 assegura ao indivíduo o direito da educação. Porém, jovens abandonam escolas diariamente, porque muitos precisam trabalhar. Nesssa óptica, os indivíduos são obrigados a sair(erro de concordância; deve ficar “saírem”) da escola para trabalhar para ajudar a familia com a renda mensal. Dessa maneira, é persepitível a negligencia(ausência de acento – negligência) do governo por não disponibilizar pacotes para esses estudantes ajudar(erro de concordância; deve ficar “ajudarem) sua familia( se vc citou “estudantes”, continue no plural, ou seja, deveria ficar “suas famílias).
Outrossim, é valido ressaltar que a acessibilidade na maioria das escolas públicas são précarias( erro de concordância; preste atenção no sujeito! Ele está no singular (acessibilidade), logo, deveria ser “é precária”). Nessa perspectiva, pessoas deficientes(ausência de vírgula aq) entre outros, são os mais afetados, isso( conectivo indevido; troque por “o que pode”) provoca(“provocar”) a desistencia(ausência de acento – desistência) dos estudos, pois se sentem desconfortáveis no ambiente .Nesse viés, enquanto o acesso no ambito(ausência de acento) estudantil não for prioridade, cada dia terá uma porcentagem maior de abjuração estudantil.
É necessário, portanto, que me medidas sejam tomadas para resolver a evasão escolar no Brasil .Posto isso, o Ministério da educação(ausência de vírgula aq) por meio de um amplo debate com o ministério de infraestrutura e profissionais da área,(faltou o verbo para exigir tal complemento; poderia colocar “deve”/”pode”) lançar um plano de “acessibilidade escolar”(ausência de vírgula aq) a fim de dar um maior acesso ao(o artigo deve seguir no plural(“aos”) assim como o substantivo) indivíduos no ambito(ausência de acento) escolar.Tal plano, devera focar, sobretudo, na criação de rampas e,(uso indevido da vírgula) na adequação de banheiros e salas para os deficientes. Ademais, o ministério da economia deve,(uso indevido da vírgula; NUNCA separe verbo do seu complemento, assim como sujeito do verbo) oferecer aos estudantes de baixa renda,(uso indevido de vírgula) um auxilio extra, com o intuito de ajudar a familia nas despesas do mes(ausência de acento – mês). Dessa forma ,os Brasileiros se tornaram(tornarão) cada vez mais homens e mulheres estudados.”
Com esse número de erros, merece 100.
C.2 – 200. Acredito q vc abordou bem o tema. Ademais, construiu bem o gênero dissertativo argumentativo.
C.3 – 160. Nn fez mt sentido a relação q vc fez entre a frase de Kant e o tema. Além disso, no 2 parágrafo, vc citou um tal de “pacotes”, q poderiam ser disponibilizados pelo governo, contudo, ficou mt superficial e pouco abordada tal questão. Aprofunde mais as suas ideias!
C.4 – 160. Há alguns erros, como o uso do “isso” no terceiro parágrafo, como tbm a repetição do “para” 3 vezes no segundo. Gostaria de ressaltar o uso do sinônimo de desistência, “abjuração”. É mt importante vc conhecer sinônimos de palavras, pode ajudar bastante na hr de evitar as repetições.
C.5 – 200. Elaborou uma proposta bem detalhada, assim como cumpriu bem todos os quesitos.
Portanto, gostaria de finalizar e dizer q tal pontuação é somente uma “aproximação” do q vc realmente receberia, pelo fato de eu n ser corretor msm kk.
Mas de qualquer forma, espero ter ajudado!
Oq eu te indico é q vc leia redações exemplares ( nota mil), para vc se basear, como tbm treine bastante, a fim de corrigir seus erros, q assim vc alcançará um GRANDE texto! ;)
O mercado de trabalho para os jovens
RodrigoMartins10
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr). C.1 - "Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto,Leia mais
Olá, Lidia! Gostaria de pontuar a sua redação a partir das competências da redação Enem(acredito q seja redação modelo Enem, visto q apresentou proposta de Intervenção rsr).
C.1 – “Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando o assunto é as dificuldades da entrada dos jovens no mercado de trabalho, muitas vezes, essa mobilidade não é vista. Nesse prisma, deve-se analisar a falta de preparação e a pouca oportunidade oferecida para uma chance de emprego.
Nesse sentido, ressalta-se(ausência de conectivo “que”) a carência na preparação dos jovens é um dos obstáculos. Segundo o pedagogo Paulo Freire, ”a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo”. Através disso, evidencia-se a importância da educação na formação cidadã do indivíduo, influenciado, posteriormente, na preparação, tal como cursos técnicos. Assim, facilita(o correto seria “facilita-se”) o ingresso deles ao primeiro emprego.
Ademais, atrelado a(necessita de crase(à)) qualificação inadequada, salienta-se que são oferecidas poucas chances ao primeiro emprego. Devido as(necessita de crase) empresas, com a necessidade de otimizar(erro de concordância; o correto seria “otimizarem”) a produção, optam(com o conectivo “devido”, o verbo deveria estar no passado, ou seja, “optarem”; para manter o verbo na forma “optam”, eu indicaria trocar devido por “pois”) por indivíduos com experiência. Além de que, os jovens apresentam falhas em sua inteligência emocional, em que não conseguem lidar com a pressão ou não reagem bem as(necessita de crase) críticas. Assim, os experientes sobressai deles(o melhor seria “sobressaem-se a eles”)
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o panorama em questão. Destarte, o Ministério da Educação,(NUNCA separe o sujeito do verbo por vírgula) deve oferecer cursos profissionalizantes, por meio de investimentos, com o intuito a(a preposição “a” deve ser trocada por “de”) reparar as necessidades do mercado. Outrossim, os Governos Municipais, em parceria com empresas(ausência de vírgula) devem oferecer estágios para os estudantes, por meio de programas. Assim, a sociedade progride mobilizado(“sociedade” é feminino, logo, mobilizado deve ser “mobilizada”) pelas oportunidades.”
See lessLogo, 120.
C.2 – 200. Abordou mt bem o tema. O texto dissertativo argumentativo foi corretamente construído.
C.3 – 200. Organizou bem as ideias e fez sentido, portanto, ficou bem coerente.
C.4 – 160. Apesar de não apresentar mts repetições, percebe-se que houve ainda erros e ausências de conectivos.
C.5 – 200. Estou dando a nota máxima, mas indico a vc detalhar mais a sua proposta.
Por fim, indico q vc leia bastante redações exemplares (nota mil) e q treine bastante — pois ainda há um bom tempo antes do Enem — q assim vc alcançará seus objetivos! ;)
A desvalorização do SUS
SheilaAlvesGonçalves
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim. Bom... Vou destacar alguns pontos da sua redação. Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara. O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode teLeia mais
Olá Guga7895, tudo bem? Espero que sim.
See lessBom… Vou destacar alguns pontos da sua redação.
Sua introdução ficou boa, você soube como colocar, contextualizar e relacionar os dados com o tema e apresentou bem sua tese, de forma clara.
O seu desenvolvimento 1 ficou menos que sua introdução, isso pode te tirar pontos, você relacionou bem com seu repertório, seus períodos estão muito grandes, são apenas dois em um parágrafo.
Seu desenvolvimento 2 não apresentou uma fonte para o repertório e também ficou desproporcional em relação à introdução que geralmente é menor que qualquer parágrafo de desenvolvimento.
Sua conclusão ficou muito boa, apresentou quase todos os elementos necessários para obter os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
Nota: 760
E é isso, espero ter te ajudado
Continue escrevendo, você vai longe