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Obstáculos para superar a obesidade atualmente no Brasil (por gentileza, avaliem através de notas).
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INTRODUÇÃO Repertório - ok Contextualização - ok Apresentação de teses - ok - Sua introdução está muito boa, você apresenta o tema bem. Fique atento, somente, à repetição de palavras. Você repetiu "sociedade" duas vezes e muito próximo. DESENVOLVIMENTO 1 - você defende muito bem o seu ponto de vistaLeia mais
INTRODUÇÃO
Repertório – ok
Contextualização – ok
Apresentação de teses – ok
– Sua introdução está muito boa, você apresenta o tema bem. Fique atento, somente, à repetição de palavras. Você repetiu “sociedade” duas vezes e muito próximo.
DESENVOLVIMENTO 1
– você defende muito bem o seu ponto de vista.
– Atente-se ao “queísmo”, você usou, logo no início, três vezes em um curto espaço: “diretrizes que”, “no que tange”, “elencar que”.
DESENVOLVIMENTO 2
– “Queísmo” também, muito próximo: “já que”, “garantir que”, “inadmissível “que”.
CONCLUSÃO
– Contém os cinco elementos necessários para pontuação máxima: agente, ação, meio, modo e detalhamento.
– Não recomendo usar “através de”. Muitos professores tiram nota porque esse termo dá ideia de algo tangente. Então, substitua por “por meio de”, “por intermédio de” ou “mediante”.
NOTA: 920
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 120 – queísmo
C5: 200
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INTRODUÇÃO - Aconselho começar a sua redação com uma área do conhecimento, para poder contextualizar melhor o tema. Para esse tema, você poderia usar o filme "Wall-e", da Disney", em que mostra o planeta Terra totalmente tomado pelo lixo. Em seguida, pode fazer uma comparação, relatando que é precisLeia mais
INTRODUÇÃO
– Aconselho começar a sua redação com uma área do conhecimento, para poder contextualizar melhor o tema. Para esse tema, você poderia usar o filme “Wall-e”, da Disney”, em que mostra o planeta Terra totalmente tomado pelo lixo. Em seguida, pode fazer uma comparação, relatando que é preciso reduzir a produção de resíduos, com o intuito de impedir um cenário parecido com o da animação. Mas por que eu aconselho? Sua redação, logo de início, é baseada no senso comum (“no Brasil existe”).
– Não dá para identificar qual o advérbio na primeira linha, depois da palavra “existe”.
– Repetição duas vezes da palavra existe (Competência 04)
– Repetição do termo “que” 3 vezes em um único parágrafo de 08 linhas. (competência 04)
DESENVOLVIMENTO 01
– Você fala dos hebreus para tentar inserir um exemplo. Mas, infelizmente, não há um desenvolvimento pertinente dessa ideia, causando perda na competência 02, poiso repertório precisa ser produtivo, isto é, ter relação profunda com a sua argumentação.
– Não há uma defesa forte do ponto de vista. É preciso que o corretor se identifique com o seu ponto de vista lendo a sua redação, ou seja, você deve escrever de maneira que ele seja capaz de ser persuadido a acreditar nas ideias as quais o autor acredita.
DESENVOLVIMENTO 02
– Atente-se à caligrafia, pouco se consegue ler no seu terceiro parágrafo.
– Não há marca de autoria na redação, mesmo problema encontrado no desenvolvimento 01.
– “No que se refere”, e não “no que refere-se”. Erro na competência 01 e deve estudar o assunto “colocação pronominal”.
CONCLUSÃO
– Falta o detalhamento, que é uma informação a mais de um dos outros quatro elementos, isto é, agente, ação, meio ou finalidade.
Competência 01: 120 – Erros de pontuação e a caligrafia (você não perde pontos por isso, mas dificulta a compreensão de palavras) impede o entendimento de alguns termos.
Competência 02: 120 – A redação enem pede que, pelo menos, um repertório seja pertinente, legitimo e produtivo. Isso não é visto em seu texto.
Competência 03: 80 – Desenvolva mais as suas ideias.
Competência 04: 80 – Use mais sinônimos, você repetiu muito “familiar”, por exemplo. Além disso, “queísmo” é um problema presente. Substitua por a qual/ o qual.
Competência 05: 160 – Falta do detalhamento
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INTRODUÇÃO - "dia a dia", e não "dia-a-dia". De acordo com o acordo ortográfico, não se usa hífen em palavras ligadas por preposições. - Acredito que o seu repertório de introdução não é muito bem pertinente ao tema, uma vez que você fala sobre o filme retratando a mecanicidade do trabalho, ou seja,Leia mais
INTRODUÇÃO
– “dia a dia”, e não “dia-a-dia”. De acordo com o acordo ortográfico, não se usa hífen em palavras ligadas por preposições.
– Acredito que o seu repertório de introdução não é muito bem pertinente ao tema, uma vez que você fala sobre o filme retratando a mecanicidade do trabalho, ou seja, nada se vê sobre o cinema no seu repertório. O repertório não tem nenhuma ligação com o cinema, e você deve falar sobre toda a sociedade que não consegue ir ao cinema, e não apenas os trabalhadores. Além disso, mesmo se o repertório fosse válido, vc deveria descrevê-lo menos, pois ele serve apenas para contextualizar o tema.
DESENVOLVIMENTO 1
Seu primeiro parágrafo de desenvolvimento é muito expositivo, você coloca muito repertório e pouco desenvolve eles. Acredito que, em vez de falar sobre as estatísticas do IBGE, seria melhor explicar quais são os impactos que a vinda da família real para o Brasil causam na distribuição dos cinemas. Por exemplo, dizer que, apesar do lapso de tempo, ainda os investimentos privados seguem a lógica do Brasil Colônia e Brasil Império, isto é, investimentos na região sudeste e depois você falaria que, por causa disso, as pessoas mais afastadas dos grandes centros urbanos não conseguem ter acesso ao cinema.
– É aconselhável definir as siglas: citar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Produto Interno Bruto.
– “Censo”, com inicial maiúscula.
DESENVOLVIMENTO 2:
– Suas ideias foram mais desenvolvidas neste parágrafo.
– Atente-se à palavra “cinema”. Somente neste parágrafo, você repetiu quatro vezes.
CONCLUSÃO
– Sua proposta de intervenção contém os cinco elementos necessários para garantir a nota máxima na competência 5: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
– Atente-se ao uso da expressão “através”. Muitos corretores tiram pontos, porque passa uma ideia de algo tangente. Substitua por “por intermédio de” ou por “mediante”.
NOTA: 800
Competência 01: 160
Competência 02: 160
Competência 03: 120 (defender melhor o ponto de vista no desenvolvimento 1)
Competência 04: 160 (quatro vezes o termo cinema em um parágrafo, mesmo que seja a expressão chave do tema, não se pode abusar da repetição, visto que há palavras capazes de substituir).
Competência 05: 200
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