Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
PROFISSÕES DO FUTURO: O DESAFIO DA PREPARAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ANA LAURA
Dicas: revise uso da vírgula, concordância, uso de conectivos e outros aspectos gramaticais. Além disso, se aprofunde no estudo dos repertórios socioculturais utilizados visto que a contextualização foi muito rasa. Gostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló coLeia mais
Dicas: revise uso da vírgula, concordância, uso de conectivos e outros aspectos gramaticais. Além disso, se aprofunde no estudo dos repertórios socioculturais utilizados visto que a contextualização foi muito rasa.
See lessGostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló corretamente no texto por isso ficou meio difícil de compreender.
A conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrando sua tese, e procure concluir com uma real medida para o problema,espero ter ajudado. bjoos
O consumo ganancioso e irresponsável
ANA LAURA
Olá boa tarde Não sou boa em correção de redações, até porque sou uma estudante, mas vou verificar os pontos principais de sua redação. Na introdução vemos que você usou um repertório cultural, mostrando uma alusão através da citação de um livro ”carta sobre felicidade”, além da apresentação da probLeia mais
Olá boa tarde
Não sou boa em correção de redações, até porque sou uma estudante, mas vou verificar os pontos principais de sua redação.
Na introdução vemos que você usou um repertório cultural, mostrando uma alusão através da citação de um livro ”carta sobre felicidade”, além da apresentação da problemática e tese definida.
Nos desenvolvimentos você apresentou seu argumentos(opiniões) e em seguida uma comprovação do que foi dito. A única coisa que sugiro e que talvez dê pra você explanar mais o D1, porque ficou curto e breve. Mas no geral ficou bom ambos os parágrafos.
Na conclusão você precisa detalhar a proposta que vai ser escrita. No inicio, eu sugiro: ”Portanto, é de suma importância medidas para o controle da preservação ambiental nas industrias e na agropecuária.” porque do jeito que foi colocado subentende que você foi direto ao ponto da proposta, e o melhor e você fazer tipo um resumo breve que na maioria dos casos eles chamam de trópico frasal.
Já no segundo período ficou bom, mas não detalhado, sugiro também que você responda as perguntinhas que assim fica mais fácil de detalhar. Quem, o que, como e porque( agente, ação, meio/modo, finalidade). Seu fechamento ficou muitoooo bom porque você usou uma alusão para fechar o texto, mas se quisesse poderia retomar a mesma alusão da introdução, deixando em ambos os exemplos o texto amarradinho,kkkk
Enfim, texto bem estruturado, só ajustar o D1, uso de conectivos diversificados e um bom repertório sociocultural.
See lessContinue praticando e sempre atento a alguns pontos citados e nas competências.
BOA SORTE!!
O LEGADO DA ESCRAVIDÃO E O PRECONCEITO CONTRA NEGROS NO BRASIL
ANA LAURA
Gostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló corretamente no texto por isso ficou meio difícil de compreender. A conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrandoLeia mais
Gostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló corretamente no texto por isso ficou meio difícil de compreender.
See lessA conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrando sua tese, e procure concluir com uma real medida para o problema,espero ter ajudado. bjoos
A persistência do racismo no Brasil (dê uma nota, de acordo com os critérios do ENEM)
ANA LAURA
0 De acordo com a Lei da Inércia, do célebre Isaac Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática da persistência do racismo, que segue sem uma intervenção que o resolvLeia mais
0
See lessDe acordo com a Lei da Inércia, do célebre Isaac Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Fora da Física, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática da persistência do racismo, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para mudar essa situação, que possui como causas o silenciamento dos meios midiáticos e a insuficiência legislativa.
Deve-se pontuar, de início, que a falta de debate dos meios de comunicação configura-se como um grave empecilho no que diz respeito à persistência dessa discriminação racial. Nesse viés, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como da permanência do racismo seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. No entanto, percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação.
Ademais, outra dificuldade enfrentada é a questão da insuficiência legislativa. Consoante ao filósofo John Locke, as leis foram planejadas para os homens e não para as leis. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja elaborada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na questão da persistência do racismo no Brasil, a legislação não tem sido suficiente para a resolução da problemática.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para as rodas de conversas sobre o assunto no ambiente escolar, no período de extraclasse, com os professores e especialistas. Além disso, tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam questões relativas a persistência do racismo e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.
Gostei muito da sua redação,uma dica: vi que você usou o conectivo “Ademais” no início de um dos parágrafos do desenvolvimento, eu também usava, até que comecei a perder ponto na competência 4 por conta disso. Minha professora me aconselhou a não usar, pois o ademais dá o sentido de que você está finalizando uma ideia, ela aconselhou a usar o “Ademais” apenas no final da redação, como por exemplo na proposta de intervenção.bjoos
Apropriação cultural
Gustatavo
Introdução: 1- (acontece ao logo de toda história) longo* 2- a introdução ficou muito em aberto, tente especificar onde esse processo ocorre, se for uma redação para o ENEM, logo o texto será dirigido ao Brasil. 3- (Em suma a apropriação ocorre) Logo após usar um conectivo, adicione uma vírgula. 4-Leia mais
Introdução:
See less1- (acontece ao logo de toda história) longo*
2- a introdução ficou muito em aberto, tente especificar onde esse processo ocorre, se for uma redação para o ENEM, logo o texto será dirigido ao Brasil.
3- (Em suma a apropriação ocorre) Logo após usar um conectivo, adicione uma vírgula.
4- (grupo étnico, porém tirando ele sua) Esse “porém”, nesse contexto não poderia estar aí, pois ele é um conectivo de contradição, o ideal seria usar um de adição ou de consequência, para melhor ênfase na exposição da problemática.
4- Vi que você não expôs duas causas da problemática apresentada na introdução, claro que não é realmente necessário colocar, porém, ao fazer isso o seu texto fica bem mais organizado, recomendo.
Desenvolvimento 1:
1- (Atualmente no Brasil temos, como exemplo,) Não use “atualmente” na sua redação, os corretores mesmo alegam que não é apropriado usar esse termo, tente mudar para “É hordieno”, “no cenário atual”, e por aí vai.
2- Use um conectivo sempre que iniciar um novo período, nesse tópico frasal inicial do primeiro desenvolvimento poderia ser usado, por exemplo, “Em primeiro plano”.
3- (no Brasil temos, como) A palavra “temos” está em primeira pessoa, não se pode usar primeira pessoa em um texto dissertativo argumentativo, pesquisa sobre isso, é importantíssimo, você perderia pontos escrevendo assim.
4- Ausência de conectivos.
5- Necessariamente você não expôs o problema no tópico frasal, o que deixou a leitura confusa.
6- A argumentação está de certa forma pouco aprofundada, tente expôr as consequências que esse problema trouxe para a sociedade.
Desenvolvimento 2:
1- Ausência de conectivos
2- Tente usar um repertório sociocultural para validação da sua argumentação.
3- Ausência de fechamento.
Conclusão:
1- Usou conectivo no primeiro período, porém, falta o uso da vírgula
2- Você adicionou uma resolução para a problemática, porém, não expões quem deveria realizar tal ação, o que torna uma conclusão inviável.
3- No restante da conclusão falta conectivos nos períodos.
4- Fez uma alusão no final, entretanto, essa alusão ficou meio que??? Sem explicar tal contexto e situação da alusão, fica muito em aberto.
Gostei do seu texto, tem alguns problemas é claro, nesse âmbito, vou te falar algumas coisinhas que pode te ajudar a melhorar:
Primeiro, pesquisa sobre os conectivos que te falei, ele irão ajudar na questão de coesão textual, deixando seu texto mais fluido e coesivos.
Também é bom você dividir melhor a quantidade de períodos em casa parágrafo.
Pesquise como é a estrutura de uma introdução, do desenvolvimento e da conclusão, irá te ajudar muito.
Estude gramática, por mais tosco que parece, é importantíssimo para produzir um texto.
Alguns assuntos de gramática que você deveria ver:
1- Uso da vírgula
2- Crase
3- Concordância Verbal e Nominal
Te recomendo baixar o telegram, e entrar nesse grupo de redação, lá vão te ajudar com suas dúvidas e corrigem redações, também temos um sistema de repertório compartilhado, o que vai te ajudar muito.
Link: https://t.me/medinaticosredacao
É isso, abraços!
Entraves para implementação do ensino EAD no brasil frente a pandemia do Covid-19
Gustatavo
Introdução: 1- (Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ilusória , perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos.) Percebi que você está usando o modelo do Felipe, n que seja errado e tals, mas tenta usar outra obra sobre "utopLeia mais
Introdução:
See less1- (Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ilusória , perfeita, em que o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos.) Percebi que você está usando o modelo do Felipe, n que seja errado e tals, mas tenta usar outra obra sobre “utopia”, há várias com por exemplo: A cidade do sol, vai ser bem melhor pois se o corretor perceber esse modelo não vai ser legal pra vc.
2- Apresentou o ponto de vista OK
3- Apresentou dois causadores do óbice exposto OK
3- Use conectivos quando iniciar um novo período, vai deixar seu texto bem mais estruturado e coeso.
Primeiro Desenvolvimento:
1- tópico frasal OK
2- ótimo repertório
3- Houve conectivos e fechamento do desenvolvimento.
4- Ausência de erros gramaticais
Segundo Desenvolvimento:
1- (Por conseguinte, é evidente que os aspectos governamentais negligenciam a educação como direito inerente a todos, uma vez que, na propaganda referente a atual edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é ignorada a existência daqueles que não possuem outras formas de superar os entraves proporcionados pela EAD.) Isso é muita informação para um período só, a leitura fica corrida e cansativa, tome cuidado com isso.
2- repertório e argumentação OK
Conclusão:
1- gostei muito da sua proposta, usar a televisão como solução, nunca que eu pensaria numa coisa desse kkkkk, mas ficou legal.
Eu diria nota 880, gostei muito da redação.
O Tabagismo em Questão no Brasil
Gustatavo
Introdução: 1- (Ao olharmos) e (observamos) no texto dissertativo argumentativo não pode estar em primeira pessoa, tome cuidado com isso! 2- (período de imigração indígena no Brasil, observamos o começo da prática e utilização do tabaco.) Acho que você queria expor o Brasil colonial na alusão, porémLeia mais
Introdução:
See less1- (Ao olharmos) e (observamos) no texto dissertativo argumentativo não pode estar em primeira pessoa, tome cuidado com isso!
2- (período de imigração indígena no Brasil, observamos o começo da prática e utilização do tabaco.) Acho que você queria expor o Brasil colonial na alusão, porém, os índios não imigraram, pois ele já estavam aqui antes mesmo dos portugueses chegarem.
3- (uso do tão comum tabaco) — (*uso do tão comum “do” tabaco).
4- Dica, tente usar conectivos quando iniciar um novo período, assim vai deixa seu texto bem mais estruturado e coerente.
Primeiro Desenvolvimento:
1-(Primordialmente devemos analisar o efeito causado no organismo Humano.) Período muito vago, efeito de quê sobre o organismo?
Mesmo vc explicando no próximo período ainda fica vago.
2- Repertório ok, porém, tente deixar uma marca de sua autoria nós argumentos.
3- (devemos) dnv, não pode estar em primeira pessoa.
4- Ausência de conectivos
5- No último período, tente dar um fechamento nesse desenvolvimento, para não deixar muito em aberto.
Segundo Desenvolvimento:
1- (sabemos) está em primeira pessoa.
2- Esse desenvolvimento gostei muito da sua argumentação.
3- Você usou corretamente o conectivo no início.
4- Tente dividir seus desenvolvimentos em mais períodos, tipo em 3 no máximo, para não deixar a leitura muito corrida.
5- Ótimo fechamento.
Conclusão:
1- Gostei da intervenção.
2- Mesma coisa de antes, use mais conectivos e adicione mais períodos no seu texto.
Gostei da sua redação, tem alguns problemas é claro, porém, persista mais e mais que você vai conseguir!
Te recomendo baixar o aplicativo Telegrama( se você não tiver), e entrar nesse grupo:
https://t.me/medinaticosredacao
Lá temos um sistema de repertório compartilhado (muito bom mesmo), e te ajudaram com as suas dúvidas sobre redação.
É isso, forte abraço!
SISTEMA DE ADOÇÃO NO BRASIL
Gustatavo
Introdução: 1- "sistema de adotivo difícil" *sistema aditivo difícil. 2- tente apresentar dois causadores do óbice apresentado, vai ajudar muito. Primeiro Desenvolvimento: 1- "Brasil tem um sistema muito difícil, complexo e perverso de adoção", esse trecho ficou meio que "enche linguiça", pois poderLeia mais
Introdução:
See less1- “sistema de adotivo difícil” *sistema aditivo difícil.
2- tente apresentar dois causadores do óbice apresentado, vai ajudar muito.
Primeiro Desenvolvimento:
1- “Brasil tem um sistema muito difícil, complexo e perverso de adoção”, esse trecho ficou meio que “enche linguiça”, pois poderia ser expressado de forma mais cautelosa, sendo que o mesmo já foi dito na introdução.
2- “Só para ter uma ideia”, poderia ser usado um conectivo, essa frase da um sentido de informalidade.
3- Gostei da argumentação, porém, como dito a cima, use conectivos quando iniciar um período. Vai ajudar o seu texto a ficar bem mais estruturado.
4- Poderia até mesmo separar o fechamento do desenvolvimento em um novo período.
Segundo Desenvolvimento:
1- Tópico frasal ok
2- Argumentação ok
3- Ausência de conectivos e fechamento.
Conclusão:
1- “Portanto, compete ao Ministério da Mulher”, a palavra “compete” nesse contexto da um sentido de rivalidade(Ministério… e DH competindo, não é muito coerente), tome cuidado com isso.
2- Intervenção muito focada no “dever”, e falta uma explicação de “como” seria o processo de resolução da problemática.
3- Ótimo fechamento.
Gostei muito da redação, claro que há alguns erros, porém, tente corrigí-lo aos poucos que você consegue, abraços!
A PERSISTENCIA DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL ( CORRIGIR MODELO ENEM, AGRADEÇO )
Gustatavo
Introdução: 1- "Tais problemáticas se devem" tome cuidado, nesse trexo não poderia estar no plural, pois há apenas um óbice apresentado, (a persistência da violência contra a mulher). 2- Tente usar conectivo nos períodos, por exemplo no último período: "Nesse sentido, tal problemática...". 3- Sei quLeia mais
Introdução:
See less1- “Tais problemáticas se devem” tome cuidado, nesse trexo não poderia estar no plural, pois há apenas um óbice apresentado, (a persistência da violência contra a mulher).
2- Tente usar conectivo nos períodos, por exemplo no último período: “Nesse sentido, tal problemática…”.
3- Sei que alusão faz parte de um modelo, gostei muito, porém, se for fazer o ENEM tome cuidado ao usar isso, pois caso corretor já tenha visto esse modelo, não será bom pra você, recomendo criar o próprio, ou pelo menos mudar as palavras por sinônimos. Eu mesmo estou criando o meu próprio modelo (não é fácil).
Primeiro Desenvolvimento:
1- Tópico frasal ok
2- Argumentação ok
3- Fechamento ok
4- Ausência de erros gramaticais
Segundo Desenvolvimento:
1- Ótima citação indireta.
Conclusão:
1- Tópico frasal conclusivo ok
2- Boa proposta, porém, tente dar mais detalhes como a ação poderia ser efetuada.
3- Ótimo fechamento conclusivo.
Nota: 160+200+200+180= 740
Gostei muito da sua redação, bom estudos, abraços!
Desafios do saneamento básico no Brasil
Gustatavo
Introdução; 1- Ótima alusão. 2- Apresentou duas causas do problema apresentado. 3- Ausência de erros gramaticais. Primeiro Desenvolvimento: 1- Tópico frasal ok 2- (Se pode analisar o filme...) seria legal adicionar um conectivo nesse período, por exemplo: (Nesse sentido, pode-se analisar...). 3- GosLeia mais
Introdução;
See less1- Ótima alusão.
2- Apresentou duas causas do problema apresentado.
3- Ausência de erros gramaticais.
Primeiro Desenvolvimento:
1- Tópico frasal ok
2- (Se pode analisar o filme…) seria legal adicionar um conectivo nesse período, por exemplo: (Nesse sentido, pode-se analisar…).
3- Gostei do repertório.
4- Ausência de desfecho nesse primeiro desenvolvimento.
Segundo Desenvolvimento:
1- (Partindo do exposto anteriormente, o baixo…) vírgula (Partindo do exposto, anteriormente, o baixo…).
2- Tópico frasal ok
Conclusão:
1- (Tendo em vista os argumentos expostos, torna-se…) Adicione um conectivo conclusivo! Exemplo: (Portanto, tendo em vista os argumentos…).
2- Intervenção muito boa.
3- Bom desfecho conclusivo.
Gostei muito da sua redação, porém, tente usar mais conectivos, e sempre (SEMPRE) termine o dois desenvolvimentos e a conclusão com um desfecho, para ficar bem mais estruturado. Bom estudos, Abraços!