Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A propaganda voltada ao público infantil
ChroyerJ
Olá! Antes de mais nada, é uma honra poder entregar-lhe o meu feedback construtivo sobre sua redação. E, aproveitando o espaço, desejo deixar uma coisa clara: sou uma estudante, logo não me profissionalizei na área que envolve correções. Conquanto espero, de coração, poder ajudar-te de alguma forma.Leia mais
Olá! Antes de mais nada, é uma honra poder entregar-lhe o meu feedback construtivo sobre sua redação. E, aproveitando o espaço, desejo deixar uma coisa clara: sou uma estudante, logo não me profissionalizei na área que envolve correções. Conquanto espero, de coração, poder ajudar-te de alguma forma. Com isso em mente, bora começar:
A introdução é nem estruturada, contudo falta elementos importantíssimos em tal: a intervenção. Nota-se que há a falta de vírgula no fim do primeiro parágrafo, no trecho: “(…)consumistas e, TAMBÉM, o mais prejudicado.”. Você poderia ter aproveitado mais os conectivos e conjunções para enriquecer a introdução. E há, em outro trecho, o uso desnecessário da pontuação: “ESTE começou a prejudicar a sociedade, ” e, aliás, você não precisa usar o termo em destaque na frase, porque já está explícito a quem está sendo referido.
O segundo parágrafo era para ser, propriamente, responsável pelo desenvolvimento, sobretudo dos argumentos que sustentam a sua tese. Porém está claro que sua estrutura assemelha-se a de uma introdução, e ainda mais “correta” em termos essenciais do que a própria. Devo dizer que isso é um grande erro no texto dissertativo-argumentativo, visto que só pode haver uma única introdução; e não duas ou mais. Irei reescrever o segundo parágrafo de uma forma mais polida e como se fosse a própria introdução (porque está mais completo que tal, mesmo não tendo o papel dela):
D1 (Desenvilvimento 1/Introdução (?)): Uma sabedoria popular empregada pela indústria é: comece sempre pelos mais fracos. O que claramente seria, neste caso, as crianças, visto que elas são mais vulneráveis; e, uma vez que têm menos discernimento são, assim, facilmente influenciáveis. Precisa-se, portanto, coibir a propaganda voltada às crianças, porque essa prática não é apenas desleal em relação aos demais comerciantes, como também antiética, desenvolvendo indivíduos compulsivos e excessivamente consumistas.
O seu segundo desenvolvimento deveras agradou-me. Foi bem coeso e quase sem erros (APESAR é escrito tudo junto!), todavia ressalto que você pode buscar enriquecer seu vocabulário com sinônimos – é sério, isso ajuda muito e dá um up na escrita!
A sua conclusão foi muito bem desenvolvida, parabéns! Gostei de verdade da proposta de intervenção e você inclui todos os elementos necessários para o papel dela (meio, agente, detalhamento,finalidade, ação…). Apenas há alguns erros de pontuação, sendo estes:
C: Portanto, faz-se necessário que o governo – em conjunto ao Ministério da Educação e do comércio (atualmente só existe Ministério do Comércio EXTERIOR!) intervenham (você poderia detalhar mais essa ação, podendo incluir: (…) intervenham diretamente nos comerciais, poe exemplo), modificando a estruturação das propagandas voltadas ao público de menoridade. Fazendo, logo, com que escolas e tais anúncios demonstrem o produto, não como um estilo de vida; mas como um mero objeto. Assim, impede-se que a ideologia capitalista impregne o desenvolvimento dos jovens, amenizando a diferença entre as classes sociais e distanciando-as, desta forma, do senso comum, que tanto as prejudica.
E é isso, espero que seja útil para você. Parabéns pela redação! Foi um prazer corrigi-la. Até mais!
See lessEfeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil
ChroyerJ
Antes de mais nada, prazer! Chamo-me ChroyerJ e é um tremendo prazer poder entregar o meu feedback construtivo sobre sua redação! No primeiro parágrafo, é evidente algumas falhas na construção das orações, como, por exemplo, a falta de vírgulas e alguns termos que não encaixam-se tão bem no contextoLeia mais
Antes de mais nada, prazer! Chamo-me ChroyerJ e é um tremendo prazer poder entregar o meu feedback construtivo sobre sua redação!
No primeiro parágrafo, é evidente algumas falhas na construção das orações, como, por exemplo, a falta de vírgulas e alguns termos que não encaixam-se tão bem no contexto. Sobretudo, recomendo, Mandanu10, que aproveite mais os conectivos, porque eles são de suma importância dentro dos texto – conectivo: responsável por trazer uma relação de sentido entre as partes do texto.
Aliás, a introdução da redação é o primeiro contato do corretor com seu texto, portanto deve ser regida com maestria e conseguir exibir o máximo de riqueza no vocabulário usado (ajuda MUITO mesmo você estudar sinônimos de palavras mais corriqueiras)
P1: Álcool e condução de veículos são dois componentes que não se misturam. O alcoolismo é um problema demasiadamente sério e, infelizmente, extremamente recorrente na humanidade, sobretudo quando a condução de um automóvel é rejida por uma pessoa não sóbria, pode ocasionar em acidentes de trânsito e, nos casos mais graves, pode levar a vítima ao óbito. Entretanto, é costumeiro que os motoristas negligenciem a seriedade do assunto e conduzem um carro ou uma moto, mesmo estando embriagados. (ATENÇÃO:Na introdução, é OBRIGATÓRIO conter: a contextualização do tema, sua tese – opinião sobre – e uma PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)
Logo, podemos concluir que faltou um encaminhamento argumentativo, a sua proposta de intervenção sobre essa situação.
No segundo parágrafo, ocorre um a inequação no uso da crase no seguinte trecho: “á algumas latas de cerveja”. O jeito correto de escrever-se seria sem o acento, sobretudo porque esse é um dos casos em que não há a necessidade dessa pontuação.
Deu para notar que você utilizou muito os DADOS ESTATÍSTICOS e isso não seria nem um pouco ruim, porém em excesso não dá certo numa redação dissertativa-argumentativa. Evite, por favor, mencionar tanto isso. Os dois/três parágrafos que sucedem a introdução devem ter o objetivo de DEFENDER A TESE POR MEIO DE ARGUMENTOS.
E a sua tese principal é: “é comum que os motoristas negligenciem a seriedade do assunto e conduzam um carro ou uma moto mesmo embriagados, oque ocasiona em acidentes graves.”. Ou seja, que os há muitos motoristas que desconsideram os problemas que a falta de responsabilidade (uso excessivo de álcool) e esse hábito agrava os acidentes. Certo?
Portanto, você deve começar a desenvolver essa tese por meios de argumentos, e tal tarefa ficou clara no 2° e 3° parágrafo, quando apontou que a falta de sinalização e a falta de profissionalismo dos condutores.
No terceiro parágrafo, continuando com o desenvolvimento da redação, você dá ênfase que uma grande parcela de culpa é dos condutores. Conquanto perde uma grande parte da coerência e coesão numa má estruturação, o que levou-me a ter uma leitura parada abruptamente no seguinte trecho:
“Pois não é incomum que entre um grupo de condutores, ao menos um tenha pagado a famosa “Quebra.” Sabe-se que este ato ilícito ocorre (…)”
Isso acabou “atrasando” minha leitura e correção, foi deveras complicado compreender com facilidade.
O sua conclusão foi a parte
See less