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Desafios para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Choclet
Oi, bom dia! Não sou especialista ou professora mas vou tentar corrigir sua redação. 🔶 Introdução: eu gosto muito de citar a Constituição Federal, porque é um repertório coringa, porém acho que ela se encaixa melhor na argumentação. Se você notar, você já começou argumentando que a preservação do meLeia mais
Oi, bom dia! Não sou especialista ou professora mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: eu gosto muito de citar a Constituição Federal, porque é um repertório coringa, porém acho que ela se encaixa melhor na argumentação. Se você notar, você já começou argumentando que a preservação do meio ambiente é dever do governo mas ele não o faz. Além disso, não recomendo colocar perguntas no seu texto.
▫️Sem vírgula depois de confere (linha 7)
▫️Sem vírgula depois de realidade (linha 8)
▫️Para o fechamento do parágrafo você deve usar um conectivo de conclusão, eu gosto de usar o “logo” (linha 12)
▫️Faltou a relação marcada entre o repertório e o desenvolvimento do parágrafo.
🔶 D1: Faltou você exemplificar o modo como o seu argumento acontece na realidade, por exemplo: desmatamento excessivo de florestas, mineração, etc. Ademais, o parágrafo está muito repetitivo, até agora, considerando introdução e D1, você já usou 3 sinônimos da mesma palavra: problema, problemática e entrave. Mas você deveria estar repetindo as palavras-chave da frase tema + seus sinônimos, como: preservação ambiental -> conservação do meio ambiente, manutenção da flora e fauna, resguardo dos ecossistemas, etc. Desenvolvimento sustentável -> aumento, evolução, melhoria, sustentabilidade, ambientalmente correta, etc.
▫️Falta de artigo antes de apatia e responsabilidade (Linha 2)
▫️Evitar usar verbo no gerúndio – que termina em ndo (Linha 3)
▫️Substituir o “Sob essa ótica” por um conectivo de conclusão, como: assim, enfim, dessa forma. Eu gosto de deixar o “Portanto” para a conclusão. (linha 12)
▫️Repetição do modelo de frase da introdução: urge buscar medidas combatentes a esse problema/medidas são necessárias para a superação dessas problemáticas. Cuidado para o seu texto não ficar prolixo, ou seja, ter um monte de palavras que não falam nada ou não chegam a lugar nenhum.
🔶 D2: achei que você defendeu bem sei argumento, apenas alguns detalhes técnicos:
▫️A frase “e na realidade, essa norma não é exercida” (linha 10-11) está redundante, porque com “a lei Política Nacional do Meio Ambiente é inócua” já se tem que a lei não é exercida na realidade. Eu escreveria: “Nesse sentido, os desmatamentos da área amazônica, bem como a exploração dos animais, comprovam que a lei Política Nacional do Meio Ambiente é inócua, visto que promete proteger as áreas nativas da Confederação Brasileira, como a própria Amazônia.”
▫️”Posto isso, apesar DE haver regimentos capazes de assegurar a proteção ecossistemática do país, o Estado descumpre a sua função, permeando os eventos ignominiosos.” ~ esse poderia ser o fechamento do parágrafo, pois sintetiza sua ideia: já existe uma lei, mas o Estado não a executa.
▫️Fechamento de parágrafo repetitivo, assim como na introdução e D1.
🔶 Conclusão: cumpre todos os 5 elementos e faz referência ao D1 e D2.
▫️Repetição do conectivo “portanto”, evitar (linha 1)
▫️Repetição da palavra “medidas” (linha 1)
▫️”Assim” (linha 4) conectivo de conclusão no meio do parágrafo, substitua por: nesse viés, ou seja, isto é.
▫️”Outrossim, é imperioso que a sociedade se mantenha consciente em sua conduta ecológica, a fim (afim, JUNTO, finalidade) de unir-se as ações da administração pública.” ~ desnecessário, você não citou a falta de conscientização como argumento
🔶 Geral: texto bom no geral, apenas alguns detalhes aqui e ali que precisam ser mudados. Recomendo revisar o uso de conectivos e a argumentação. Além disso, a umas semanas atrás, não lembro a data exata, houve a mudança de banca para correção da redação, consequentemente, tiveram mudanças no modelo de correção. Então, recomendo você dar uma olhada no que mudou, o vídeo https://youtu.be/PQQNLSgX_ng?si=hjyy0iD8NUhM0Lhd está bem bom, apesar de longo, assiste no 2x.
🔶 Nota
– C1: 180
– C2: 180
– C3: 180
– C4: 160
– C5: 200
🔹 Total: 900
~ Boa sorte, desculpa qualquer coisa e pelo texto hiper longo. Tenho certeza que até o próximo domingo você consegue melhorar muito ainda🌸
See lessTema: “Desafios para combater a violência escolar no Brasil”. – Texto ENEM, favor colocar a nota de cada competência
Choclet
Oi, boa noite! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação. 🔶 Introdução: parágrafo bem construído, com repertório e tese bem evidente. Apenas acho que você poderia substituir o "É evidente" (linha 7) por um conectivo como "nesse sentido" ou "seguidamente". 🔶 D1: um pouco vago e previsíLeia mais
Oi, boa noite! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: parágrafo bem construído, com repertório e tese bem evidente. Apenas acho que você poderia substituir o “É evidente” (linha 7) por um conectivo como “nesse sentido” ou “seguidamente”.
🔶 D1: um pouco vago e previsível, você poderia ter desenvolvido mais o porquê da violência escolar ser mais comum em regiões de baixa renda, como o acesso facilitado à armas de fogo e o abandono estatal a essa parcela da população.
🔺 Alguns repertórios que eu acho que se encaixariam melhor do que o secretário da ONU: filme “escritores da liberdade”, série “Este Mundo Não Vai me Derrubar” (ambos tem na Netflix).
🔺 Falta de fechamento do parágrafo.
🔶 D2: basicamente o mesmo que eu disse sobre o D1: funcional, mas poderia ser melhor.
🔺 Falta de fechamento do parágrafo.
🔶 Conclusão:
🔺 Repetição do termo “violência nas escolas” (linha 2)
🔺 Tópico frasal e fechamento de parágrafos excessivamente grandes. Sugiro que termine a redação citando o repertório da introdução de novo, pois assim o texto fica bem costurado, por exemplo: Por fim, essas ações teriam a finalidade de afastar a nação verde-amarela dàquela vista em “Que horas ela volta?”.
🔺 Dos 5 elementos necessários para a conclusão (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), faltou o meio.
🔶 Geral: você está no caminho certo para escrever uma redação perfeita, porém sugiro: escolher melhor os seus repertórios, se atentar para desenvolver os pontos certos, tomar cuidado com a estrutura dissertativa-argumentativa e com a repetição de palavras. Tenho certeza que com a prática, você tem condições de chegar aos 1000 pontos até novembro!
🔶 Nota
– C1: 180
– C2: 200
– C3: 120
– C4: 180
– C5: 160
🔹 Total: 840
~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever, caso já não tenha feito a inscrição, hoje é o último dia! 🌸
See lessA Organização do Tempo e o Acesso às Redes Sociais – Estilo Enem
Choclet
Oi, boa tarde! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação. 🔶 Introdução: sua introdução apresenta a mesma estrutura que eu uso (repertório + tema + tese/fechamento). Entretanto, senti falta da ligação entre o repertório e o tema, deixando a frase do Platão muito vaga. Lembre que o usoLeia mais
Oi, boa tarde! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: sua introdução apresenta a mesma estrutura que eu uso (repertório + tema + tese/fechamento). Entretanto, senti falta da ligação entre o repertório e o tema, deixando a frase do Platão muito vaga. Lembre que o uso de vários repertórios te garante 200 pontos na C2, mas se eles não fizerem nexo você perde pontos na C3.
🔶 D1: achei que o parágrafo ficou um pouco confuso, a relação entre o capitalismo e a falta de tempo por conta das redes sociais. O padrão capitalista de consumo faria mais sentido se o assunto envolvesse dinheiro, como lojas online (shein, shopee, mercado livre, etc)
🔶 D2: argumento muito bom!! A modernidade líquida de Bauman se encaixou perfeitamente no tema e acho que você expressou bem o que quis dizer.
🔺 Logo (linha 4) é um conectivo de conclusão que não faz sentido após o tópico frasal. Recomendo usar: exemplificando, só para ilustrar, nesse sentido, etc.
🔺 Onde (linha 6) é um pronome relativo e só pode ser usado quando se referir a lugares físicos. Substitua por: no qual, em que, etc
🔺 Portanto (linha 11) repetição de um conectivo já usado anteriormente, evite isso. Outros conectivos de conclusão: em síntese, enfim, por fim, em conclusão, dessa forma, etc
🔶 Conclusão: boa, contando com os 5 elementos, mas acho que o detalhamento deixou a desejar. Lembre de colocar um fechamento no parágrafo, isso também evita períodos muito longos. Eu gosto de escrever tipo: Por fim, essa ação teria a finalidade de aproximar o contexto atual (fazendo referência ao seu D1) à tese de Platão.
🔶 Geral: você escreve bem, acredito que com algumas mudanças aqui e ali, você chegará no mil até novembro. Uma coisa que me ajuda a argumentar é pensar como se eu estivesse discutindo com uma pessoa, e não escrevendo uma redação.
🔶 Nota
– C1: 160
– C2: 180
– C3: 160
– C4: 180
– C5: 200
🔹 Total: 880
~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever amanhã! 🌸
See lessDesafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil
Choclet
Oi, boa madrugada! Não sou professora (acabei de ganhar o título de aprendiz ali) mas vou tentar corrigir sua redação. - Introdução: curta, porém direta e comprindo todos os elementos necessários. - D1: parágrafo bem escrito, apenas senti falta de exemplificações para os estereótipos ou preconceitosLeia mais
Oi, boa madrugada! Não sou professora (acabei de ganhar o título de aprendiz ali) mas vou tentar corrigir sua redação.
– Introdução: curta, porém direta e comprindo todos os elementos necessários.
– D1: parágrafo bem escrito, apenas senti falta de exemplificações para os estereótipos ou preconceitos que você mencionou, o que favoreceria sua nota na C3.
~ Gramática: repetição da frase “o que é inadmissível”, recomendo cortá-la da introdução. Além disso, não seria “séc XXI” (com acento)?
– D2: senti falta de aprofundamento e seu repertório ficou pouco relacionado com o tema.
~ Gramática: repetição da palavra “povos” e da frase “o que é inaceitável” (você substituir a palavra inadmissível por inaceitável não deixa a frase menos repetitiva e redundante).
– Conclusão: muito bem escrita, estruturalmente falando.
~ Gramática: Governo (letra maiúscula), sem crase no a (exemplo é uma palavra masculina), TV (letra maiúscula, pois é uma abreviação).
– Geral: sua redação está boa, apenas recomendo você tomar cuidado com a repetição de palavras, além de evitar repertórios tão genéricos pois fica difícil relacionar eles com o tema de forma coesa.
~ Boa sorte, desculpa qualquer coisa ♡♡♡
See lessCombate à gordofobia e direito à dignidade no Brasil
Choclet
Oi, boa tarde! Não sou professora, mas vou tentar corrigir sua redação. - Introdução: bem construída e com excelente fechamento. Apenas senti falta de mais palavras-chaves do título, como gordofobia, combate, dignidade e Brasil. - D1: não recomendo dizer que "há estudos que comprovam" se você não foLeia mais
Oi, boa tarde! Não sou professora, mas vou tentar corrigir sua redação.
– Introdução: bem construída e com excelente fechamento. Apenas senti falta de mais palavras-chaves do título, como gordofobia, combate, dignidade e Brasil.
– D1: não recomendo dizer que “há estudos que comprovam” se você não for citar esses estudos em si, porque dá a impressão que você tem um conhecimento raso do tema, então, seria melhor você juntar as duas frases:
“Isto é (conectivo), indivíduos convivem, há séculos, com padrões de beleza – normas sociais acerca do corpo perfeito -, como por exemplo, a Grécia Antiga, na qual corpos atléticos eram endeusados pelos cidadãos.”
Além disso, faltou o fechado do parágrafo.
– D2: apesar de você ter explicado bem o seu argumento, achei o seu repertório um pouco fraco e genérico. Evite citar coisas no texto apenas para marcar presença na C2, porque isso acaba diminuindo sua nota na C3, ok?
– Conclusão: boa proposta de intervenção, contando com os 5 elementos.
Obs. Não seria “privação da liberdade”?
– Geral: você escreve e defende bem seu ponto de vista, acredito que com a prática vai chegar no mil. Só recomendo aumentar o uso de conectivos e cuidar o excesso de vírgulas informações nas frases.
~ Boa sorte ♡♡♡
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Choclet
Oi, boa noite! Não sou especialista, mas bora corrigir sua redação! Obs. Melhor tema impossível, considerando a data kkkkk - Introdução: bom parágrafo, porém acho que você se enredou demais na contextualização e poderia ter deixado sua tese em mais evidência. ~ Gramática: repetição de palavras (dianLeia mais
Oi, boa noite! Não sou especialista, mas bora corrigir sua redação!
Obs. Melhor tema impossível, considerando a data kkkkk
– Introdução: bom parágrafo, porém acho que você se enredou demais na contextualização e poderia ter deixado sua tese em mais evidência.
~ Gramática: repetição de palavras (diante e direito) e uso da primeira pessoa (⚠️) no plural (vimos e nossa).
– D1: apesar de você ter trazido uma boa contextualização, o parágrafo acabou se tornando expositivo. Ou seja, você não trouxe a problemática do tema, o X da questão, que nesse caso seriam: por que (principalmente se considerarmos a luta pelo sufrágio universal, fim do voto censitário e afins) há um aumento do votos brancos e nulos? Por que isso é algo ruim (consequências)?
~ Gramática: Sempre comece os parágrafos (com exceção da introdução) com o tópico frasal, repetição de palavras (direito, voto, visto).
– D2: Excelente parágrafo, com bom repertório, apenas um pouco desorganizado e com falta de conectivos.
– Conclusão: bem organizado, contando com os 5 elementos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), retornar a citação da introdução contribui muito para a coesão textual. Entretanto, achei sua proposta de intervenção um pouco fraca pois durante toda redação você abordou apenas os eleitores, sem citar as críticas. Então, não seria mais interessante tomar uma atitude de curto prazo para influenciar aqueles que já votam?
– Geral: você escreve bem, no geral. Porém, recomendo expandir seu vocabulário para evitar a repetição de palavras e utilizar melhor (e com mais frequência) os conectivos. No mais, acho que se continuar estudando, você chega no 1000.
See lessValorização do trabalho docente
Choclet
Oi, bom dia! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação ^^ Introdução: o papel desse parágrafo é ser uma porta de entrada para a sua redação. Nele você deve: introduzir o tema (de preferência com um repertório) e trazer a sua tese (argumentos). Pelo que eu entendi, ela seria: 1) a impoLeia mais
Oi, bom dia! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação ^^
Introdução: o papel desse parágrafo é ser uma porta de entrada para a sua redação. Nele você deve: introduzir o tema (de preferência com um repertório) e trazer a sua tese (argumentos). Pelo que eu entendi, ela seria: 1) a importância do professor e 2) a baixa valorização e salário. No entanto, você apenas trouxe uma explicação geral do tema (contexto), sem apresentar seus argumentos.
D1: Sempre comece o parágrafo com um conectivo (Por exemplo: a princípio, primeiramente, em primeiro plano, etc) e com o tópico frasal. Escritores da Liberdade é um ótimo repertório, que se encaixa perfeitamente no assunto e no seu argumento, porém, você usou todo um parágrafo para descrever o filme, sem abordar seu argumento. Tente sempre resumir seu repertório a 1 ou 2 linhas, por exemplo: No filme “Escritores da Liberdade”, é abordada a importância que os educadores têm no futuro dos jovens, mostrando a realidade caótica de uma escola pública onde, porém, uma professora inspirada é capaz de abrir os horizontes dos alunos.
*Gramática: influência (com acento), ponto final depois de diferença, vírgula depois de “se forma”, público (com acento), “por sua inexperiência” (entre vírgulas), ponto depois de colégio, compreendê-los (com acento), dá (com acento, do verbo dar), causas (no feminino), ponto final antes de “quando”, dois pontos depois de livro, “ao longo do filme” entre vírgulas,
D2: recomendo focar em apenas um argumento por parágrafo e desenvolver bem ele. Nesse, você trouxe dois: a falta de valorização resultando no baixo salário e a falta de professores nas escolas públicas. Além disso,você ainda disse que a desvalorização do professor aumentou com o passar do tempo, sem explicar, contudo, o porquê disso. Por fim, senti falta de outro repertório, como um caso ou exemplo real brasileiro.
*Gramática: vírgula depois de acima, porém (com acento), apesar da relevância para toda a sociedade (entre vírgulas), vírgula depois de “contrário”, vírgula depois de abaixou, públicas (com acento).
Conclusão: no modelo Enem, a conclusão deve contar com 5 elementos: ação, agente, modo, detalhamento e finalidade. Entretanto, faltou o modo, deixando no ar a pergunta: qual deveria ser o salário dos professores? Além disso, em momento nenhum, durante o texto, você trouxe a questão da alfabetização, recomendo evitar trazer novas informações na conclusão.
*Gramática: Governo (letra maiúscula), ponto final depois de “deles”, por, essa (no lugar de está), temos (uso de primeira pessoa), Brasil (letra maiúscula).
Geral: sua redação está desorganizada, faltando coerência entre os parágrafos do texto. Recomendo estudar: estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uso da vírgula e acentuação, além de vocabulário, a fim de evitar repetições de palavras (influência, público, escola, etc).
Espero ter ajudado, desculpa qualquer coisa ♡
See lessREDAÇÃO AGRINHO 2022: Sustentabilidade ambiental
Choclet
Eu ameiii sua redação, você falou com propriedade e coesão do tema. A introdução ficou perfeita, com contexto histórico sem fugir do assunto. As únicas coisas que eu acho que faltaram foi, primeiro: citar mais dados e referências em si, principalmente no desenvolvimento e, segundo: acho que na conclLeia mais
Eu ameiii sua redação, você falou com propriedade e coesão do tema. A introdução ficou perfeita, com contexto histórico sem fugir do assunto. As únicas coisas que eu acho que faltaram foi, primeiro: citar mais dados e referências em si, principalmente no desenvolvimento e, segundo: acho que na conclusão faltou colocar que medidas e que ações vão ser tomadas, você só colocou os agentes (ONU e governos), mas não o que deve ser feito em si, sabe?
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