Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A preservação do meio ambiente no Brasil
cecibreis
oii, tudo bem? Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista (1), pois acreditava em um Brasil utópico. Entretanto, a violação do direito de um ecossistema equilibrado , dLeia mais
oii, tudo bem?
Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista (1), pois acreditava em um Brasil utópico. Entretanto, a violação do direito de um ecossistema equilibrado , devido à degradação do meio ambiente, torna o país mais distante do que foi imaginado pelo protagonista sonhador. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge tanto pela negligência governamental como pela má influência da mídia.
(1) “mais marcante”: acredito que seja uma marca de oralidade/coloquialidade
em linhas gerais, você fez uma ótima introdução, com uma tese bem estruturada e apresentou os dois argumentos a serem defendidos.
Em primeiro plano, é evidente que o governo se apresenta ineficaz no cenário de preservação das riquezas naturais no corpo social. No que se refere a isso, é pertinente trazer (1) a afirmação de (3) Abraham Lincoln sobre a política: essa é serva do povo e não o contrário, por isso tem a incumbência de assegurar suas concessões. (2) Somado a isso, o dado estatístico divulgado pelo Poder Data, no (4) qual aponta que cerca de 41% dos brasileiros consideram ruim/péssima o desempenho das governanças federais na conservação ecológica, comprova que o poder público não está servindo a população com planos, ações e metas que revertam esse cenário. Assim, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades responsáveis, visto que as ações de tais entidades não são eficientes o suficiente (5) para mitigar o dado exposto, dificultando, então, a consolidação do direito de usufruir de recursos ecologicamente balanceados. (6)
(1) o verbo “trazer” fica meio estranho nesse contexto. evite usá-lo na redação. opte por “é pertinente destacar, enfatizar, etc”
(2) se essa é a frase dele, coloque entre aspas. caso seja apenas uma citação, deixe claro que está fazendo uma paráfrase (por meio do discurso indireto)
(3) alguns corretores penalizam caso você não especifique quem é a pessoa de quem você está falando. tente deixar claro: é um filósofo, escritor, jornalista, pensador?
(4) erro de concordância: “no qual” = o qual
(5) eficientes… suficiente: esse conjunto de palavras gera algo chamado de “eco”. cuidado. você não quer fazer rimas no texto do enem
(6) olha, sua argumentação está muito boa, mas isso se deve ao fato de que você usou dados estatísticos nesse parágrafo. sempre gosto de falar pra vcs tomarem cuidado com isso, porque na hora da prova vcs não lembram de nada disso. e mesmo que você tenha em mãos os dados dos textos motivadores, eles não são contabilizados como repertórios legítimos. portanto, tente usar livros, filmes que ilustrem seu ponto de vista
Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o agravamento do contexto de um meio ambiente não preservado na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, é observável que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre esse contexto, influencia na não garantia da equiparação da natureza, em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.(1)
(1) seu parágrafo não tem desvios gramaticais visíveis, mas sua argumentação foi meio confusa. tive que voltar algumas vezes na mesma frase para tentar entender.
em geral, preste atenção a outro aspecto importante: seu texto deve ter progressividade, ou seja, uma hierarquização de suas ideias. seu primeiro argumento é bem mais forte e bem embasado que o segundo, portanto, a ordem deveria ser inversa
Logo, é evidente a necessidade de intervenção em relação à preservação do meio ambiente no Brasil. Para tanto, o Ministérios do Meio Ambiente deve promover campanhas de conscientização social, por meio de escolas, universidades e praças municipais para combater a degradação ambiental (1). Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais medidas a serem tomadas , com o objetivo de assegurar aos cidadãos os seus direitos e aumentar a conservação das riquezas naturais. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.
(1) como assim por meio de escolas, praças?
ok, mas qual é a ação? “campanha” é algo muito vago. elas devem contar com palestras sobre um determinado assunto? workshops? participações especiais de ambientalistas?
quando for fazer sua proposta, pense primeiro na ação, e depois no agente e finalidade.
quando o tema é meio ambiente, a gente vai logo no agente mais óbvio: ministério do meio ambiente, mas a gente esquece que tem muitos outros agentes importantes, como a mídia, o ministério das comunicações, o MCTI, etc
nota final: 920
See lessc1: 200
c2: 200 (mas um conselho: tente usar mais repertórios legítimos)
c3: 160 (argumentação meio confusa e falha no segundo argumento, além de uma falha no projeto de texto: hierarquização das ideias)
c4: 200
c5: 160 (por mais que tenha os 5 elementos, é uma proposta vaga, que não resolve plenamente os problemas que você levantou)
Os efeitos da Expansão da seca do Brasil
cecibreis
oie, tudo bem? vamoss lá A Constituição federal de 1988, (1) garante em seu artigo 6°, (2) o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Infelizmente, a narrativa destoa da realidade, de modo que a crise hídrica vêm (3) afetando cada vez maus (4) regiões do país. (5) (1) e (2) retire asLeia mais
oie, tudo bem?
vamoss lá
A Constituição federal de 1988, (1) garante em seu artigo 6°, (2) o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Infelizmente, a narrativa destoa da realidade, de modo que a crise hídrica vêm (3) afetando cada vez maus (4) regiões do país. (5)
(1) e (2) retire as vírgulas.
(3) vem, sem o acento
(4) mais, acredito que tenha sido erro de digitação
(5) seu parágrafo é considerado incompleto. para ser completo, ele deve apresentar pelo menos 3 períodos (frases). da próxima vez, tente colocar na introdução a tese (uma frase que vai explicar qual vai ser sua ideia, seu posicionamento acerca desse assunto)
– para melhorar seu parágrafo de introdução, recomendo que você coloque um repertório sociocultural (uma música, um filme, um livro que tenha a ver com o tema)
(1) Além do baixo volume de chuva, as companhias de saneamento, SABESP e COPASA apontam uma perda de cerca de 35% da água por causa das ligações clandestinas e vazamentos na distribuição. (2) Diante do que foi exposto, é nítido que essa distribuição vem sendo o principal motivo da expansão da seca.
(1) sempre que for iniciar um parágrafo de desenvolvimento, coloque um conectivo. aqui, você poderia colocar “A princípio”, “Em primeiro lugar”, etc
(2) o que são SABESP e COPASA? sempre que colocar uma sigla, escreva na frente o que elas significam!
– mais uma vez, temos um parágrafo incompleto, que tem apenas duas frases
– uma dica: seu texto deve ter argumentos. para ficar melhor, tente colocar o argumento na primeira frase do parágrafo. deixe para colocar os dados estatísticos na segunda frase
Por consequinte, os efeitos da seca pelo Brasil podem causar danos severos para a sociedade, o que pode acarretar em um efeito dominó. Nesse contexto, pelos baixos níveis de reservatórios e a alta demanda d’água, o INMET (1) aponta um aumento no valor dos alimentos e da água (2). Isso porque os produtores irão pagar mais caro na água para a irrigação.
(1) o que é INMET? mais uma vez, coloque o significado da sigla
(2) evite a repetição de palavras (água)
– aqui, você fez 3 frases, mas ainda é um parágrafo meio incompleto. una a segunda frase à terceira utilizando um conectivo
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde deve fiscalizar a funcionalidade do sistema hídrico por meio de um projeto de lei que deve ser entregue à Câmara dos Deputados. O projeto deve constatar e assegurar o funcionamento de uma termelétrica em cada região do país, de forma que seu acesso não acarrete em um custo que leve a uma inflação, confirmando o efeito dominó. Dessa forma, espera-se que os efeitos da expansão da seca no Brasil seja freado.
– boa conclusão, cumpre os 5 requisitos básicos
sua nota final, acredito eu, ficaria em torno dos 720 (apenas uma aproximação)
c1: 160 (norma culta)
c2: 80 (repertórios e parágrafos embrionários)
c3: 120 (argumentação)
c4: 160 (conectivos)
c5: 200
obs: dicass para você:
– sempre faça um projeto de texto antes de iniciar a redação
– leia muitas redações nota mil, e veja o que você pode tentar fazer “igual” a elas
– amplie seu repertório sociocultural, e tente fazer a ligação deles com os argumentos
espero que tenha te ajudado. caso precise de algo, manda uma mensagem aqui
See lessum abraçooo
Tema: Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil.
cecibreis
A Constituição de 1988 prevê, em seu artigo 144, o direito à mobilidade urbana eficiente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, nota-se que tal virtude não tem sido aplicada de forma satisfatória, uma vez que se percebe o aumento de problemas na locomoção urbana no Brasil. Diante disso, é necessárioLeia mais
A Constituição de 1988 prevê, em seu artigo 144, o direito à mobilidade urbana eficiente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, nota-se que tal virtude não tem sido aplicada de forma satisfatória, uma vez que se percebe o aumento de problemas na locomoção urbana no Brasil. Diante disso, é necessário analisar os fatores que favorecem essa problemática: a precariedade do transporte público no Brasil e o legado rodoviarista que o país carrega.
– boa introdução, bom uso da norma culta, apresentação da tese e dos argumentos
A priori, (1) há uma ressalva para a carência de medidas governamentais para sanar os entraves existentes em relação à má qualidade dos transportes coletivos. Por mais que as tarifas para a utilização do meio de transporte estejam em constante aumento, a infraestrutura não acompanha essa mudança. (2) Nesse sentido, a ineficiência torna-se presente cada vez mais nos cenários urbanos, impedindo, assim, que o bem-estar social ocorra. (3)
(1) já vi muitos corretores brigando com alunos que usam “a priori” como conectivo. para evitar problemas, opte por “a princípio”, “em primeiro lugar”, etc
(2) de onde você tirou essas informações? apresente dados ou algum outro repertório para embasar seu argumento
(3) sua argumentação ficou prejudicada devido à falta de um repertório, capaz de efetivar suas ideias acerca desse assunto
(1) Convém lembrar que, durante o Governo de Juscelino Kubitschek, criou-se uma cultura, (2) em detrimento (3) do surgimento da indústria automobilística, em que carros são usados como indicador de status social. Nesse cenário, houve um aumento no uso de automóveis, acentuando, desse modo, a dificuldade na locomoção em cidades. Dessarte, segundo (4) George Bernard Shaw, “é impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.”, corroborando (5) para evidenciar ser possível a mudança nessa situação.
(1) inicie o parágrafo com um conectivo
(2) esse período ficou meio confuso devido a alguns erros de vírgula
(3) “em detrimento” é uma expressão que não cabe bem nesse contexto
(4) quem é ele? um escritor? filósofo? tente especificar
(5) “corroborando para evidenciar” é errado
Em suma, enxerga-se a necessidade de combater esses infortúnios. Convém, portanto, à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, por intermédio de governos municipais, a aplicação de políticas públicas que visem a reparação da infraestrutura de transportes, a fim de oferecer à população uma melhor qualidade de vida. Outrossim, é imprescindível que as prefeituras instiguem campanhas de conscientização, no sentido de incentivar o uso de transportes coletivos pela população. Pois, somente assim, será possível provar a eficiência da legislação instituída na Constituição do Brasil.
– bom parágrafo, mas contém duas propostas incompletas.
NOTA FINAL: 840
c1: 160 (vírgulas e concordância)
c2: 160
c3: 160
c4: 200
c5: 160
caso tenha alguma dúvida, manda uma mensagem
See lessespero que tenha te ajudadoo
Os efeitos da expansão da seca no Brasil.
cecibreis
oie, tudo bem? gostei da sua redação e da sua forma de escrita, mas notei alguns errinhos. no entanto, não concordo com a nota que a lilianecoimbra te deu; achei um tanto quanto radical. Luiz Gonzaga, na música “Asa Branca” aborda a seca como principal motivo da migração do povo Nordestino. Hoje (1)Leia mais
oie, tudo bem?
gostei da sua redação e da sua forma de escrita, mas notei alguns errinhos.
no entanto, não concordo com a nota que a lilianecoimbra te deu; achei um tanto quanto radical.
Luiz Gonzaga, na música “Asa Branca” aborda a seca como principal motivo da migração do povo Nordestino. Hoje (1) as secas e os efeitos da crise hídrica afetam outros lugares do Brasil. (2) Por isso deve-se debater os meios para sobreviver e amenizar os efeitos desta e de futuras crises, (3) quais são,(4) controle e conscientização do uso e instalação de usinas de reciclagem de água.
(1) coloque vírgula
(2) tente substituir o ponto final por uma vírgula
(3) opte por “futuras crises, as quais são o controle…”
(4) substitua a vírgula pelo artigo “o”
(sugestões, apenas)
Primeiro (1), é indubitável (2) que não se pode evitar as secas. Contudo, é possível prever e criar medidas para que a população não sofra muito com os impactos, como, adotar o uso consciente da água, sempre economizando o máximo e re-utilizando, por meio da conscientização e o controle dos gastos e desperdícios. (3) (4)
(1) esse “primeiro”, para mim, parece muito coloquial. sugiro que passe a usar conectivos mais pertinentes, como: “em primeiro lugar”
(2) vi isso na correção de uma pessoa aqui do site, e o uso do “indubitável”, às vezes, pode ser prejudicial para você, principalmente quando se tem um parágrafo de desenvolvimento em que o argumento não é bem embasado
(3) em relação à estrutura, percebi aqui a presença de um parágrafo embrionário, ou seja, incompleto. lembre-se: um bom parágrafo deve conter, no mínimo, três períodos.
(4) tal como a outra menina falou, você não deve colocar uma proposta de intervenção em outro local do texto que não seja a conclusão.
– obs: sua argumentação é fraca e inconsistente, sem embasamento em nenhum repertório.
Outrossim, vale ressaltar as usinas de reciclagem hídrica como uma grande candidata a solução do empecilho. Segundo o site do G1, em entrevista, foi citado o sucesso das usinas no oriente, e quando questionado sobre o porquê do Brasil ter adquirido o conceito, Dante Ragazzi, presidente da ABES, afirma ser viável a ideia, porém “são necessários estudos aprofundados”. Com base nisso é necessária intervenção estatal para reverter tal conjuntura.
– aqui, percebi muitos errinhos que contrariam a norma culta.
– mais uma vez, percebo uma argumentação falha, mas baseada em dados estatísticos de um veículo conhecido nacionalmente. recomendo que você alie essas informações a algum outro repertório sociocultural. além disso, tente desenvolver melhor suas ideias. temos aqui dois períodos curtos, e um extremamente comprido. você gastou umas 3 ou 4 linhas apenas para falar sobre uma notícia. use essas linhas para mostrar o seu ponto de vista, e não para mostrar algo que já foi veiculado na internet anteriormente. é seu momento de argumentar.
São vitais, portanto, ações capazes de imunizar os efeitos da expansão da seca da crise hídrica no Brasil. Urge assim que o governo federal por intermédio do Super Ministério de Infraestrutura e em parceria com veículos de comunicação, conscientizem sobre o uso controlado da água, através de cartazes e campanhas. Também que sejam integradas as usinas de reciclagem hídrica, levando no futuro, água reciclada diretamente nas casas. Feito isso a nação sofrerá menos com os resultados da seca e crises.
– tal como a outra menina falou, não existe esse “super” antes do nome do ministério. muito cuidado com isso.
– Governo Federal é sempre com as iniciais maiúsculas
– mais uma vez, alguns errinhos que contrariam a norma culta.
– tome cuidado com o uso do “através”. não use em suas redações, opte por “por meio de”, já que “através” significa atravessar
NOTA FINAL: 680
c1: 120
c2: 120
c3: 120
c4: 160
c5: 160
acredito que ainda peguei muito no seu pé. em um enem, sua nota talvez girasse em torno dos 700
minhas sugestões são: leia muitas redações nota mil, e tente se espelhar no modelo de texto
sempre antes de iniciar uma redação, faça um brainstorming (colocando seus repertórios) e, principalmente, um projeto de texto. costumo dizer que organização é tudo na vida do estudante. na redação não poderia ser diferente.
esteja atento à norma culta.
enfim, qualquer dúvida, estou à disposição. pode mandar uma mensagem por aqui ou pelo instagram. espero poder te ajudar a conquistar notas melhores daqui pra frente
um abraço!
See lessO LIMIAR DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE NA MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA
cecibreis
A pandemia do Corona vírus vem impactando a vida de toda a população de várias formas, deixando as pessoas inseguras e com medo. Diante da propagação da doença e os números alarmantes de infectados, a sociedade tem buscado informações sobre a pandemia pela internet. Porém é nesse momento (1) que háLeia mais
A pandemia do Corona vírus vem impactando a vida de toda a população de várias formas, deixando as pessoas inseguras e com medo. Diante da propagação da doença e os números alarmantes de infectados, a sociedade tem buscado informações sobre a pandemia pela internet. Porém é nesse momento (1) que há várias notícias circulando nas redes sociais. (3) As informações falsas e verdadeiras vão sendo compartilhadas sem que as pessoas saibam diferencia-la. (2)
(1) nesse momento em que
(2) diferenciá-las (informações, no plural)
parágrafo simples, mas muito bom! parabéns
(3) tente fazer períodos mais extensos. você poderia unir as duas últimas frases com uma vírgula. assim, a leitura seria mais fluida
também senti falta da tese (que apresenta seus dois argumentos)
Em primeiro lugar é importante pontuar que, (1) as pessoas estão acreditando naquilo que querem acreditar. (2) As fake news estão levando a sociedade à pós-verdade, (3) fazendo-as acreditar nas calúnias de uma notícia falsa. Segundo Kant, “o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele”. Refletindo nesse pensamento, as pessoas acabam caindo em mentiras postadas nas mídias por não terem o ensinamento correto, e por consequência (4) não sabem reconhecer uma informação falsa.
(1) retire a vírgula
(2) coloque um conectivo!!
(3) ficaria melhor se você explicasse melhor o que é a “pós-verdade” (só uma sugestão)
(4) adicione vírgula
parágrafo ótimo.
(1) No entanto, de acordo com uma pesquisa da empresa global de cibersegurança, Kaspersty, diz que 62% da população brasileira não consegue diferenciar uma notícia verídica, de uma falsa. (2) (3) Dá para observar que mais da metade da população brasileira é leiga em questão de saber a verdade das notícias em mídias sociais e que precisam ser capazes de identificar uma fake news. (4)
(1) inicie o parágrafo com um conectivo de continuidade, tipo “outrossim”, “concomitantemente”, etc
(2) tente não colocar o seu repertório na primeira frase. opte por usá-la para apresentar qual vai ser seu segundo argumento (como vc fez no D1)
(3) muito cuidado com o coloquialismo “dá para observar”. opte por usar: “Assim, é possível perceber que”
(4) esse, infelizmente, é um parágrafo embrionário, ou seja, possui apenas 2 períodos (2 frases, 2 pontos finais). por isso, sua argumentação ficou um pouco prejudicada
Portanto, faz-se necessário que a própria mídia invista na divulgação de informações acerca da identificação de notícias falsas nas redes sócias. Essa ação deve ocorrer por meio de propagandas em emissoras com maiores influências como a rede Globo, SBT e Record. Deve também ocorrer em palestras em instituições públicas e privadas, visando uma participação social com o intuito de prevenir fakes news e pós-verdades nas mídias e entre a sociedade. (1)
(1) é um parágrafo simples, com linguagem simples (o que não é um problema). boa proposta, mas tente unir o período 2 ao 3 com um conectivo
NOTA FINAL: 840
See lessc1: 160 (erros norma culta)
c2: 200
c3: 160 (projeto de texto, argumentação)
c4: 120 (parágrafo embrionário, má articulação de repertório)
c5: 200
Assédio Moral
cecibreis
No livro “Utopia” de Thomas More, é exposto um ambiente perfeito, onde a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que o assédio moral, apresenta um obstáculo para uma comunidade alienada e inerte como a brasileira. (1) Nesse seLeia mais
No livro “Utopia” de Thomas More, é exposto um ambiente perfeito, onde a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que o assédio moral, apresenta um obstáculo para uma comunidade alienada e inerte como a brasileira. (1) Nesse sentido, atuam solidificando essa problemática não só o silenciamento social (2) mas também a invisibilidade midiática para com o entrave. (3)
(1) o repertório não foi bem relacionado ao tema, você deveria ter falado que o Brasil é um país cujo estado é ineficiente, fato que contraria o avanço social presenciado na sociedade narrada por More. (c2)
(2) adicione vírgula (c1)
(3) boa tese e apresentação dos argumentos
Em primeiro plano, é notório que a invisibilidade midiática é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade, devido a (3) desinformação do corpo social o assédio moral hodierna. (4) (1) Vale ressaltar que, (2) a valorização hierárquica é favorecida por essa leigalidade da nação que não busca reivindicar seus direitos, tornando o empecilho cotidiano e habitual. Segundo o filósofo George Hegel, vive-se uma realidade firmada no “Status quo” – senso comum. Para ele, há um determinismo que impede o homem de enxergar os entraves sociais, interpretando-os como normais. Analogamente, é esse o transtorno gerado: o indivíduo, inserido nesse panorama, torna-se alienado frente à problemática.
(1) há um erro de coerência e estrutura (c3): na sua tese, o primeiro argumento mencionado foi o silenciamento social. logo, ele deve ser defendido primeiro.
(2) retire a vírgula (c1)
(3) devido à (c1)
(4) “o assédio moral hodierna”: essa expressão não fez sentido
Outrossim, o silenciamento social também pode ser apontado como promotor dessa problemática (1). Segundo a “Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo Simmel, ocorre (2) quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio a situações que ele deveria dar atenção. Sob essa ótica, entende -se que o cidadão inclina (3) a adotar essa “Atitude” com (4) o assédio moral, pois (5) devido a (6) instante (7) nebulosidade nas informações estabelecidas pela mídia não há um posicionamento adequado, mantendo assim, uma postura apática e inerte.
(1) evite repetir palavras num intervalo de 5 linhas (problemática), tente usar sinônimos
(2) emprego do verbo errado (segundo a … ocorre quando).
(3) é inclinado a… (c1)
(4) como o (c1)
(5) adicione vírgula (c1)
(6) devido à (c1)
(7) constante, né?
Diante do exposto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, cabe a (1) Mídia proporcionar melhores informações sobre como se portar em situações de assédio moral, por meio da visibilidade em canais de comunicação como; redes sociais e jornais, sobre o tema proposto, para que aja (2) a compreensão e diminuição desse quadro. A sociedade, no que lhe concerne, deve reformular a postura inerte em que hodierna e condecorar (3) com a busca pelos próprios direitos, pois assim pode-se-á (4) diminuir o impacto causado pelo assédio moral, concretizando o ambiente retratado por Thomas More (5) onde há harmonia entre o corpo social e o Estado. (6)
(1) cabe à Mídia (c1)
(2) haja (de haver) (c1)
(3) hodierna e condecorar? (c1)
(4) poder-se-á (c1)
(5) adicione vírgula (c1)
(6) há duas propostas incompletas; em nenhuma delas há o detalhamento
NOTA FINAL: 780
See lessc1: 120 (erros gramaticais, ortográficos, etc)
c2: 160 (repertório mal articulado)
c3: 180 (erro de estrutura) (coloquei 180 porque um corretor poderia dar 200, e o outro 160)
c4: 160 (constantes erros de coerência)
c5: 160 (faltou um elemento)
Crise penitenciária em evidência no Brasil
cecibreis
Na série, (1) Por dentro das prisões mais severas do mundo (2), (3) é retratado (4) a violência interna entre os presos e carcerários. Ao longo da trama, a narrativa revela a precariedade das penitenciárias. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada na série pode e é relacionada aquela (5)Leia mais
Na série, (1) Por dentro das prisões mais severas do mundo (2), (3) é retratado (4) a violência interna entre os presos e carcerários. Ao longo da trama, a narrativa revela a precariedade das penitenciárias. Fora das telas, é fato que a realidade apresentada na série pode e é relacionada aquela (5) do século XXI: superlotação e baixa infraestrutura (6).
(1) retire a vírgula
(2) coloque o nome da série entre aspas
(3) retire a vírgula
(4) é retratadA (erro de concordância)
(5) àquela (o que se relaciona, se relaciona a alguma coisa) (erro de regência)
(6) “século XXI: superlotação e baixa infraestrutura “: ficou confuso. opte por algo como: ” século XXI, caracterizada pela superlotação e pela baixa infraestrutura dos presídios”
Em primeiro lugar, é importante destacar que o crescimento da população carcerária supera o número de vagas, ocasionando aglomeração (1) dificultando também o convívio e a humanização dos presos. Segundo o sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman “Não são as crises que o mudam o mundo, e sim nossa reação sobre elas”. Assim (2) essa visão, embora correta, não se faz (3) no Brasil, visto que a crise penitênciára (4) tornou-se evidentes e elas sim mudam o mundo. (5)
(1) adicione vírgula
(2) adicione vírgula
(3) erro de coerência: não se faz (presente) no Brasil.
(4) erro de ortografia (penitenciária)
(5) “tornou-se evidentes e elas sim mudam o mundo.”: essa frase não fez sentido no contexto.
obs: o repertório, embora seja pertinente, não foi ligado ao argumento de forma proveitosa, tome cuidado com isso, você perde na competência 2
Ademais, a baixa infraestrutura por falta de ventilação e água, e as poucas condições sanitárias faz-se (1) com que a miséria e a desumanidade nesses locais seja notada (2) sem esforços. No livro, (3) Sociedade do espetáculo (4), por exemplo, a exigência da vida perfeita é uma mentira, porquê (5) todos cometem erros e não faz com que mereçam ser tratados com tanta desumanidade. Logo vimos (6) que a sociedade brasileira é imperfeita e imprudente, (7) ao que se diz respeito a vida dos demais.
(1) faz com que
(2) sejam notadas (erro de concordância = sujeito no plural feminino)
(3) retire a vírgula
(4) coloque o nome da obra entre aspas
(5) porque, sem o acento
(6) vê-se: não devemos usar a primeira pessoa do discurso na redação do enem, opte por verbos no infinitivo
(7) retire a vírgula
Portanto, é preciso que o Estado (1) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (2) tome providências (3) para amenizar o quadro atual, por meios de penas alternativas restritivas que possuem caráter educativos para redução da superlotação, como assistências hospitalares, orfanatos, (4) faz-se (5) necessário também investimentos na infraestrutura das prisões por água encanada e alimentação de qualidade, consultas médicas quando precisas. Somente assim, será possível diminuir essa problemática na contemporaneidade.
(1) e (2) adicione vírgulas nesses locais
(3) quais providências? muito vago, seja mais específico
(4) substitua essa vírgula por um ponto final, já que você vai iniciar uma ideia nova
(5) fazem-se necessários (erro de concordância): sujeito no plural (investimentos)
NOTA FINAL: 860
See lessc1: 120 (erros gramática, ortografia, pontuação, etc)
c2: 160 (repertório mal articulado)
c3: 160 (repertório mal articulado prejudicou sua argumentação)
c4: 160 (invista mais em conectivos entre períodos e recursos coesivos)
c5: 160 (proposta incompleta e meio subjetiva)
Desafios da inclusão digital no Brasil
cecibreis
oie, tudo bem? O advento da internet, em meados do século XX, representou, apesar de sua serventia militar durante a Segunda Guerra Mundial, uma progressão nos mecanismos comunicativos globalizados (1). A ascensão das redes mundiais de interligação tecnológica estabeleceu, neste contexto, um parâmetLeia mais
oie, tudo bem?
O advento da internet, em meados do século XX, representou, apesar de sua serventia militar durante a Segunda Guerra Mundial, uma progressão nos mecanismos comunicativos globalizados (1). A ascensão das redes mundiais de interligação tecnológica estabeleceu, neste contexto, um parâmetro de alcançabilidade informativa, o qual se apresenta, na realidade brasileira, como um princípio infundado, uma vez que as disparidades econômicas entre as regiões do país destacam-se, assim como os fatores sociais e etários, como desafios à inclusão digital no Brasil. (2)
(1) olha, se você usou o “apesar de”, espera-se que você coloque uma característica ruim da internet. “uma progressão nos mecanismos comunicativos globalizados” é uma coisa boa :( fiquei confusa. erro de coerência.
(2) ótima tese, parabéns
Em síntese, (1) é possível afirmar que a inclusão digital relaciona-se à garantia condicional do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TCIs) em uma determinada localidade. (2) Tratando-se das instâncias regionais brasileiras, observam-se dissemelhanças no que se refere à acessibilidade virtual: enquanto as federações Sul, Sudeste e Centro-Oeste importam-se, em virtude do desenvolvimento industrial, como os eixos dominantes da realidade conectada, os demais territórios nacionais (Norte e Nordeste) caracterizam-se por sua insuficiência estrutural de conexão à internet (3). O nordeste brasileiro exemplifica, neste sentido, tal parâmetro de evasão virtual: segundo os dados mais recentes do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, 37% dos domicílios presentes no território nordestino não possuem acesso à rede mundial de computadores. (4) (5)
(1) em síntese? mas você acabou de começar um parágrafo de desenvolvimento. opte por: “A princípio”, “Em primeiro lugar”, etc
(2) achei seu tópico frasal muito confuso
(3) toda essa informação é do IBGE? especifique
(4) senti que faltou você explorar melhor o argumento, fazer a relação com o repertório de maneira mais consistente.
(5) senti falta de conectivos entre os períodos
Outrossim, a política da estimação exacerbada das indústrias de desenvolvimento digital implica, também, na segregação dos usuários das ferramentas tecnológicas. (1) Os valores exorbitantes exigidos na aquisição de um dispositivo de configuração virtual, aliado às buscas constantes pela excelência funcional dos aparelhos, acarretam no isolamento de determinados grupos etários que, a exemplo dos idosos, demonstram dificuldades no processo de adaptação aos instrumentos informacionais da atualidade (2). Em meio a uma esfera de ebulição artificial, em que os poderes de produção capitalista influenciam no ingresso à “web”, a permanência das classes sociais “D” e “E” nesta nova realidade é diminuta.
(1) tente mencionar o argumento no tópico frasal (fatores econômicos e etários)
(2) você afirma isso com base em que? senti falta de um repertório (1 na introdução e 1 em cada parágrafo de desenvolvimento)
Diante das informações apresentadas, é perceptível que a democratização do acesso à internet no Brasil destaca-se como relevante. É necessário, portanto, que o Ministério da Economia, em conjunto com o Governo Federal, elabore propostas associativas às corporações de inteligência artificial, de maneira a oportunizar, por meio de um cadastramento nacional de integração tecnológica, ao menos um aparelho computador às famílias brasileiras que apresentem a renda abaixo ou igual a um salário mínimo. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, ademais, deve promover a implantação estável, nas instituições públicas, de uma rede universal de acesso à internet que, através do cadastro federal, regulamente a aplicação popular dos recursos digitais oferecidos. Disponibilizando um técnico para o préstimo de assistência às residências alistadas na plataforma, os impasses decorrentes da exclusão digital serão minimizados. (1)
(1) parabéns, boas propostas de intervenção, mas não encontrei a finalidade da segunda.
NOTA FINAL: 800
See lessC1: 200
C2: 120 (faltou um repertório, e você não relacionou bem o repertório do D1 com o argumento)
C3: 160 (argumentação meio falha no D2)
C4: 160 (falta de conectivos e problemas no uso de alguns)
C5: 160 (faltou um elemento na proposta: finalidade)
O assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil
cecibreis
O filósofo Zygmunt Bauman evidencia, em seu ensaio sobre a cegueira moral (1), a falta de empatia na coletividade moderna ao dizer que: “a sociedade moderna é líquida e indiferente ao outro”. Hodiernamente (2), as relações de poder no âmbito profissional são ultrapassadas e se tornam relações de abuLeia mais
O filósofo Zygmunt Bauman evidencia, em seu ensaio sobre a cegueira moral (1), a falta de empatia na coletividade moderna ao dizer que: “a sociedade moderna é líquida e indiferente ao outro”. Hodiernamente (2), as relações de poder no âmbito profissional são ultrapassadas e se tornam relações de abuso devido a falta de respeito e empatia, o que simboliza, assim, a indiferença entre os indivíduos, além de apresentar a fragilidade das relações sociais. No contexto contemporâneo, o assédio moral é reflexo da negligência estatal e da impunidade no Brasil.
(1) cuidado, “ensaio sobre a cegueira” é de Saramago, “cegueira moral” é de Bauman. tente substituir por “em seu trabalho sobre a “Cegueira Moral” …”
(2) hodiernamente não é um conectivo, é um advérbio de tempo, é importante colocar um conectivo para ligar os períodos.
Diante desse cenário, cabe salientar que a ineficiência do governo é uma das principais razões para a persistência desse problema social. De acordo com o filósofo francês Barnett, o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis e, consequentemente, inapto e contraditório como legislador. Logo, por mais que o governo tente, de forma jurídica, minimizar essa mazela social, ele próprio a acentua com sua incapacidade de fiscalizar e colocar leis em prática. Desse modo, fica claro que o assédio moral no Brasil é consequência da ineficiência do Estado. (1)
(1) parágrafo impecável. parabénsss
Dessarte, a sociedade brasileira é marcada pela impunidade e, consequente a isso, suas ações refletem esse fato. De acordo com o filósofo Sérgio Buarque, em sua obra Raízes do Brasil (1), a origem da impunidade, como perturbação da estrutura social nacional, é colonial e, destaca que a “frouxidão” das instituições políticas na época se perpetuou até os dias atuais. Sendo assim, a impunidade acompanha os processos sociais sofridos em nosso corpo social e se torna uma característica marcante do Estado brasileiro. (2)
(1) opte por colocar o nome da obra entre aspas
(2) parabéns, ótimo parágrafo
Portanto, existe a necessidade de realizar medidas não somente no âmbito governamental, como no cultural, fazendo com que, os problemas sociais sejam atenuados. Assim sendo, cabe ao governo federal (1) reafirmar e fiscalizar leis contra o assédio, por meio da criação de Medidas Provisórias, (2) com o fim de amparar os trabalhadores no âmbito legislativo. Ademais, convém ao Ministério do Trabalho desenvolver cartilhas educacionais, por intermédio das redes sociais, a fim de alertar os empregadores sobre o abuso moral no ambiente de trabalho. Neste sentido, os sujeitos sociais se tornaram (3) mais empáticos uns com os outros e, as relações em sociedade, mais sólidas.
(1) Governo Federal, com maiúsculas
(2) medidas provisórias? elas não teriam que durar para serem eficazes? quais seriam essas medidas? especifique
(3) tornarÃO
NOTA FINAL: 880
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 120 (proposta muito vaga, sem detalhamento, medidas que não casam muito bem com o tema, repense um pouco sobre isso)
enfim, redação muito boa, parabéns. perdeu um pouquinho na C1 por uns errinhos gramaticais e na C5 pelo motivo que ja falei
See lessbeijosss espero que tenha te ajudado
qualquer duvida me manda msg aqui :)
Consequências do conflito premeditado como estratégia política no Brasil
cecibreis
oii, tudo bem? vamos lá De acordo com (1) a organização da nações unidas–ONU–de 1948, decreta que uma população em geral deve se manter em comunhão e evitar discordâncias desnecessárias. Todavia, conflitos políticos premeditados no Brasil corrobora (2) integradamente com o seu contexto do século XXILeia mais
oii, tudo bem?
vamos lá
De acordo com (1) a organização da nações unidas–ONU–de 1948, decreta que uma população em geral deve se manter em comunhão e evitar discordâncias desnecessárias. Todavia, conflitos políticos premeditados no Brasil corrobora (2) integradamente com o seu contexto do século XXI para uma conjuntura iníqua, a qual desconstrói a ideologia pacífica da sociedade brasileira. Nesse âmbito, contempla-se um inquietante cenário, em consequência das divergências relativas à (4) um líder político quaisquer (3) e no excesso de informações fakes espalhadas nas redes sociais. Dessa maneira, demonstra-se imprescindível medidas para converter a problemática.
(1) “de acordo com” não faz muito sentido aqui, pq o texto não fica coerente.
(2) corroboraM (concordância)
(3) lider político quaisquer?
(4) retire as aspas.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que eleitores estão cada vez mais seguros de suas concepções políticas, tornando-se egoístas. Nesse viés, a constituição federal (1) de 1988 alega que todos os cidadãos necessitam de livre árbitrio para escolher seus argumentos, independentemente de outras pessoas ou pautas antagonistas (2). Entretanto, desde o princípio (3), já haviam atos violentos relacionados a caça e a tentativa de subsistência condizentes à infortúnios de caçadores dessas regiões. Não obstante, torna-se inconcebível que esta conjunção se perdure, porquanto, traz conclusões gravíssimas como o incremento da imoralidade. (4)
(1) Constituição Federal, com letras maiúsculas.
(2) o que seriam pautas antagonistas?
(3) qual princípio?
(4) a tentativa de usar um vocabulário “chique” fez com que seu parágrafo ficasse difícil de ser compreendido. às vezes, um vocabulário simples atribui uma nota melhor, por ser bem estruturado e fácil de compreender. além disso, tem algumas palavrinhas aí que foram empregadas no contexto errado…
Ademais, é crucial dar ênfase à tese da grande circulação de depoimentos fakes na internet, resultando em maiores preocupações. Segundo, o jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony, “a internet é poluídora, não no sentido ecológico, mas sim espiritual. (1) Destarte, no mundo hodierno essas notícias estão cada vez mais em alta, levando indivíduos a acreditarem nós (2) diversificados assuntos, sem mesmo antes, (3) recorrer a um ponto de vista autocrítico. Entrementes, essa discrepância sócioespacial (4) concernente a alta visibilidade da mídia, revigoram (5) como uma estável obstrução para a solução dessa adversidade alocada no país. (6)
(1) fecha aspas
(2) nos, sem acento
(3) retire a vírgula
(4) socioespacial, sem acento
(5) revigora, concordando com o sujeito
(6) mais uma vez, um parágrafo confuso, com uma argumentação não muito consistente devido ao vocabulário empregado
Para isto, é mister que a imprensa–meio de ampla acessibilidade informática–promulgue um projeto (1), com o propósito de instruir a camada, (2) através de uma vasta propalação midiática, englobando entrevistas em jornais, propagandas televisivas e debates com especialistas nesses assuntos. Nessa acepção, o desígnio de tal parâmetro deve ser a qualificação dos direitos civis dessa nação. Deste modo, o procedimento principiado recentemente será apto para modificar o futuro distópico dessa sociedade brasileira como previsto, dispondo como suporte fundamental a isonomia social em conversas, conjecturada pela ONU
(1) ???
(2) que camada?
NOTA FINAL: 680
See lessc1: 120
c2: 120
c3: 120
c4: 160
c5: 160 (embora contenha os 5 elementos, sua proposta é vaga e confusa)