Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafios para Integração Regional Brasileira
gsmromeiro
Uma dúvida surgiu lendo seu texto: o tema é sobre a integração do Brasil com outros países latino-americanos ou sobre a integração entre as regiões do Brasil? O assunto tem foco internacional ou nacional? Partindo do entendimento que o foco é internacional: DESENVOLVIMENTO 1: - "hollywoodiana" deveLeia mais
Uma dúvida surgiu lendo seu texto: o tema é sobre a integração do Brasil com outros países latino-americanos ou sobre a integração entre as regiões do Brasil? O assunto tem foco internacional ou nacional?
Partindo do entendimento que o foco é internacional:
DESENVOLVIMENTO 1:
– “hollywoodiana” deve estar entre aspas;
– trocaria “admiradores da cultura estadunidense” por “admiradores da cultura norte-americana”, para evitar repetição de vocabulário;
– “dificultando sua identificação cultural”;
– substituir “hegemônico” por sinônimo (preponderante, predominante), para variar de “hegemonia cultural” usada no tópico frasal.
DESENVOLVIMENTO 2:
– “imperialismo” por “neocolonialismo” ou simplesmente “domínio”;
– colocaria “renomado autor” para destacar a importância de Orwell;
– a popularização de empresas dos EUA por aqui é facilitada e das sul-americanas, não, dificultando…”
– “imperialismo” por “ímpeto econômico fagocítico dos Estados Unidos” para dar impacto e não repetir vocabulário;
CONCLUSÃO:
– Acredito que boicote e embargo econômico são fatores que remetem a uma agressividade para com outros Estados. Logo, eu não utilizaria desses termos para expor minha proposta, mas sim focaria em estratégias que valorizassem as produções nacionais, das mais diversas esferas, em detrimento das internacionais (como a questão dos filmes sobre a cultura latino-americana, por exemplo). Ainda assim, creio que não haja problema algum em sugerir tal intervenção, então meu comentário foi feito apenas para suscitar discussão sobre.
Bem, eu te daria 960, pois creio que você só errou em variar pouco o vocabulário ao longo dos desenvolvimentos, o que te faz perder na Competência 4. Foram poucos erros na Competência 1, então você não perderia pontos – além de escrever muito bem e trazer uma leitura prazerosa ao corretor.
Parabéns!
See lessA PRÁTICA DE ESPORTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA (MODELO ENEM )
gsmromeiro
INTRODUÇÃO: - "do cantor Lulu Santos" deve estar entre vírgulas; - "nessa conjuntura exposta" eu acho que ficaria melhor como "na conjuntura exposta"; - "fatores de" ficaria melhor como "fatores relacionados à [a1] e à [a2]. DESENVOLVIMENTO 1: - fazer "vista grossa" entre aspas pois é uma expressãoLeia mais
INTRODUÇÃO:
– “do cantor Lulu Santos” deve estar entre vírgulas;
– “nessa conjuntura exposta” eu acho que ficaria melhor como “na conjuntura exposta”;
– “fatores de” ficaria melhor como “fatores relacionados à [a1] e à [a2].
DESENVOLVIMENTO 1:
– fazer “vista grossa” entre aspas pois é uma expressão informal;
– entre “prática” e “devido” não se usa vírgula;
– em “se torna longe da realidade para o indivíduo marginalizado, a expectativa de um futuro promissor” não se usa vírgula, pois não se separa sujeito (a expectativa de um futuro promissor) do predicado.
DESENVOLVIMENTO 2:
– “a influência que a lacuna educacional ocasiona” pode ser trocada por “a influência da lacuna educacional”, pois se influencia, ocasiona;
– “Consequentemente, o desrespeito às diferenças ideológicas e, gradativamente, a violência, aumentam”.
CONCLUSÃO:
– “implantarem”;
– “projetos de inclusão social das atividades físicas de diversas modalidades com profissionais adequados para o ensino da prática”;
– eu optaria por “desenvolvimento” em vez de “crescimento”;
– colocaria um sinônimo para “justo”, evitando repetir o uso na introdução.
Maria, eu achei sua redação muito boa, no que diz respeito a capacidade argumentativa e apresentação de proposta de intervenção, então eu te daria 920, pois ao meu ver você pecou apenas na Competência 1 por conta do uso incorreto de vírgula e de erros de concordância. Mas, de resto, você argumenta bem, traz repertórios pertinentes, emprega bem os conectivos e descreve todas as etapas da proposta de intervenção, o que garante a nota máxima nas outras competências.
Parabéns!
See lessCorrijam, por favor, segundo o ENEM. Desde já, agradeçoooo!!!
GustavoMend
Parabéns!! Gostei de ver a evolução, melhorou bastante comparado ao último texto... Ainda há alguns desvios que comento abaixo, mas já percebi uma melhora considerável... INTRODUÇÃO Muito bem construída, minha única ressalva aqui é sobre o aposto especificativo, isto é, identificar quem é Paulo FreiLeia mais
Parabéns!! Gostei de ver a evolução, melhorou bastante comparado ao último texto… Ainda há alguns desvios que comento abaixo, mas já percebi uma melhora considerável…
INTRODUÇÃO
Muito bem construída, minha única ressalva aqui é sobre o aposto especificativo, isto é, identificar quem é Paulo Freire… Ex.: “Segundo Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro,…”.
Obs.: Quando usar aposto especificativo, esse sempre deverá está entre vírgulas
DESENVOLVIMENTO 1
Aqui temos algumas pequenas considerações. Primeiramente, cuidado para não repetir as palavras, como foram poucas vezes, a banca pode relevar mas já fica atenta a isso… Em segundo lugar, há o uso indevido de vírgula aqui: a vírgula depois da palavra desestímulo não deveria existir e, em seguida, a expressão correta é “se dá pelo fato de que…”, ficaria “se dá pelo fato de que muitos pais não tem uma boa educação e uma base acadêmica confiável…”, note que acrescentei alguns elementos como “uma”, para que haja paralelismo e “acadêmica confiável”, isso além de especificar a base da qual estamos falando, evita interpretação dúbia, como “base segura no sentido de haver segurança e proteção ou base segura no sentido de terem uma educação qualificada?”
DESENVOLVIMENTO 2
O que pegou nesse parágrafo foi o uso inadequado da vírgula (recomendo assistir as aulas do Noslen no YouTube, me ajudaram mtt), isso somado aos pequenos desvios dos parágrafos anteriores pode lhe tirar alguns pontos na competência 1. Depois do pronome relativo “que” não deveria haver vírgula, assim como depois da palavra “também”. No segundo período desse parágrafo, temos novamente o uso inadequado da vírgula depois do pronome relativo “que”.
CONCLUSÃO
A primeira consideração a fazer é que a palavra “medidas”, por não ter sido especificada, ficou com um sentido dúbio, quando não for especificar, tente deixar isso claro usando palavras como “algumas”, ficaria “algumas medidas”, porém não exagere nessas palavras pois a banca examinadora não costuma ser favorável ao abstracionismo ou coisas semelhantes a isso. Além disso, acredito que faltou a palavra “promover” antes de “interação”, se não faltou está errado, pois quem interage, interage com alguém, por esse motivo, “objetivo de interação entre” está incorreto. Para finalizar, o último período ficaria melhor construído se fosse escrito da seguinte forma: “Ademais, cabe às ONG’S auxiliarem os jovens marginalizados ajudando-os a ter maior retorno escolar…”, essas alterações são necessária porque da forma que estava, não havia concordância verbal e a regência do verbo também estava equivocada…
VISTA GERAL
Por fim, ressalto: sua evolução foi notável, parabéns! Continue progredindo e estudando, pois os desvios maiores nessa redação foram aspectos gramaticais, se forem corrigidos certamente você conseguirá atingir uma ótima pontuação… Continue! Vamos à nota que eu atribuiria…
C1 = 120
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 160
Total = 780 pts
See lessACESSIBILIDADE AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA (coloquem a nota pfv, obg)
GustavoMend
Gostei do seu texto, com alguns ajustes dá pra conseguir uma boa nota. Abaixo, algumas considerações que precisam ser feitas: INTRODUÇÃO Na sua introdução, temos o uso inadequado de vírgula... De acordo com meus conhecimentos, o primeiro período, que vai de "Considera-se" até "mobilidade", não deverLeia mais
Gostei do seu texto, com alguns ajustes dá pra conseguir uma boa nota. Abaixo, algumas considerações que precisam ser feitas:
INTRODUÇÃO
Na sua introdução, temos o uso inadequado de vírgula… De acordo com meus conhecimentos, o primeiro período, que vai de “Considera-se” até “mobilidade”, não deveria ter vírgula alguma, mas sim um ponto depois da palavra “mobilidade”. Além disso, sua introdução possui um único período (recomendo o estudo da construção de períodos, te ajudará e muito), e os parágrafos, assim como a redação, precisam de começo, meio e fim – os períodos são responsáveis por essa divisão.
DESENVOVILMENTO 1
Nesse parágrafo de desenvolvimento, não percebi nenhum desvio. Contudo, é necessário alguns ajustes para aumentar sua nota, como a presença de “marca de autoria”. A redação do Enem segue o gênero dissertativo-argumentativo e, por esse motivo, não deve ser apresentada apenas a parte dissertativa, mas também a parte argumentativa, aí que entra a marca de autoria. Com isso, quero dizer que você fez apenas constatações da realidade nesse parágrafo e não emitiu um argumento crítico quanto ao tema.
DESENVOLVIMENTO 2
Aqui temos desvios gramaticais, por exemplo a inobservância da concordância verbal no primeiro período, explico: o verbo “utiliza” está no presente, mas o verbo parar não, você escreveu no passado “parou”, esse verbos deveriam concordar em tempo verbal. Além disso, deveria haver uma vírgula depois da palavra “básicos”. Ademais, aqui podemos perceber, no segundo período, o uso da marca de autoria, isto é, seu argumento crítico sobre o tema, mas você poderia ter ampliado a problemático discorrendo mais sobre o tema nesse parágrafo.
CONCLUSÃO
Na conclusão, apresentamos a nossa proposta de intervenção, e o Enem lança mão de 5 requisitos para considerar a proposta como completa e conceder os 200 pontos da competência 5 para o candidato, segue os 5 requisitos exigidos: AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, DETALHAMENTO e FINALIDADE. Comparando sua conclusão aos critérios exigidos, encontramos apenas AGENTES e AÇÕES, ou seja, duas propostas incompletas… Sugiro que apresente apenas uma proposta de intervenção contendo todos os 5 elementos, assim você garantirá os 200 pontos na competência 5
DICAS:
1º A competência 4 de correção do Enem considera o uso de conectivos como domínio dos mecanismos linguísticos. Nesse sentido, seu texto poderia ser melhorado com a apresentação de conjunções, por exemplo;
2º Recomendo fortemente estudar os 5 elementos da conclusão;
3º Explore mais seus argumentos e as formas de argumentação (por contraste, por comparação, causa x consequência etc), seus parágrafos precisam conter “marca de autoria” e citações, exemplos etc… Tudo isso pode aumentar e muito sua nota.
C1 = 140
C2 = 120
C3 = 100
C4 = 100
C5 = 120
TOTAL = 580
Obs.: Acredito que fui mais rígido que o Enem na correção, mas sua pontuação, em média, ficaria nessa faixa entre 580 – 620
See lessVale a pena insistir na estética tendo sua saúde fragilizada?
GustavoMend
Boa tarde, sua redação possui alguns desvios, porém esse podem ser facilmente corrigidos com muita prática e muitas correções aqui na plataforma... Disto isto, vamos à correção.... INTRODUÇÃO Olha, aqui há alguns erros que merecem a sua atenção... O período "Os limites entre a estética e a saúde encLeia mais
Boa tarde, sua redação possui alguns desvios, porém esse podem ser facilmente corrigidos com muita prática e muitas correções aqui na plataforma… Disto isto, vamos à correção….
INTRODUÇÃO
Olha, aqui há alguns erros que merecem a sua atenção… O período “Os limites entre a estética e a saúde encontra, no Brasil uma série de empecilhos…” tem sentido ambíguo, isso significa que ele não foi bem construído… O verbo “encontra” está no presente, mas como esse verbo está regendo “os limites”, deveria concordar com essa expressão no plural. Além disso, ainda nesse período, deveria haver um vírgula depois da palavra “Brasil” e ainda assim ficaria com um sentido ambíguo. Minha dica é reescreve da seguinte forma “É extremamente difícil, no Brasil, estabelecer um limite entre a saúde e a estética…”
No segundo período, que vai de “Essa constatação” até “física”, há mais alguns desvios… Primeiramente, a constatação está no singular, portanto, ela pode ser “comprovada” e no seu texto está “comprovados”. Em segundo lugar, os dados podem ser divulgados ou a partir da entrevista, ou na entrevista e não pela entrevista. E, por fim, você deve especificar a porcentagem (98,8%), logo, deveria escrever “98,8% dos entrevistados…”, “98,8% das pessoas…” etc
DESENVOLVIMENTO 1
Aqui, logo no início, é possível perceber o uso inadequado do pronome relativo “que”, pois se precisamos nos atentar, precisamos nos atentar “a algo” ou “para algo”. Além disso, vemos aqui os famosos verbos no gerúndio e esses devem ser evitados, ainda mais quando repetidos um após o outro como em “…vem buscando” e “…veio trazendo” (poderiam ser substituídos facilmente por “buscou” e “trouxe”. Por fim, outros dois erros podem ser observados aqui: quem é Pierre Bourdieu (sim, o nome dele tem esse ‘u’)? Você deveria fazer uso de aposto especificativo (entre vírgulas) para dizer quem é ele, por exemplo “Pierre Bourdieu, escritor,…”; e, em lugar de “influência”, deveria ser escrito “influencia”.
DESENVOLVIMENTO 2
1º A fragilidade do que? Esses termos não podem ficar soltos; devem ser especificados;
2º “sem nenhuma porcentagem de não haver riscos..” não está bem construído, deveria ser escrito “sem nenhuma chance de complicações” ou simplesmente “sem nenhum risco”;
3º Podem “carregar até mesmo…”, nesse caso deveria ter sido usado o verbo acarretar;
4º Antes de “Além” deveria haver uma vírgula em lugar do ponto, e o “a” de “a busca” deveria levar o acento grave (crase).
CONCLUSÃO
Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Assim, tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio da produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão, comparando com o tratamento que a média dá com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal problema e liberarem mais consultas gratuitas em municípios de nutricionistas para que, dessa maneira, implante uma dieta de forma orgânica. Por fim, espera-se promover uma melhora nos limites entre a estética e a saúde!
Acredito que aqui você pecou na escolha dos elementos de coesão (conectivos e afins). O objetivo desses elementos é trazer clareza e fluidez ao texto para que o leitor não precise dispor de tanto esforço para entendê-lo. Imagine uma costureira fazendo um lindo bordado, os conectivos (elementos de coesão) são como os pontos que a agulha faz no bordado e o resultado final é um lindo texto. No seu texto, foi difícil entender a conclusão.
Em primeiro lugar, você poderia ter lançado mão do conectivo “Nesse sentido” no lugar de “Assim”, além de especificar quais são as ações, pois quando não especifica fica muito vago… Percebo que você erra em não especificar o que deve ser especificado no seu texto, como em “reais condições da questão”, mas qual questão? Em segundo plano, depois de problema deveria ser colocado um ponto e, em seguida, uma conjunção para introduzir a segunda ação a ser feita… Enfim, podemos mencionar outras coisas que influenciariam negativamente sua pontuação, como a ausência dos 5 elementos da conclusão, sugiro que estude sobre isso… No mais, parabéns por seu texto e continue praticando pois a prática te conduz ao sucesso na escrita!!
See lessAlimentos transgênicos no Brasil
GustavoMend
Boa noite Paulo Ricardo, gostei muito da sua redação!! Muito bem contextualizada e coesa com apenas alguns desvios que irei comentar a seguir... INTRODUÇÃO Sua introdução, no que tange à escrita, está ótima, mas tenho alguns alertas a fazer. O texto dissertativo-argumentativo exigido no Enem, requerLeia mais
Boa noite Paulo Ricardo, gostei muito da sua redação!! Muito bem contextualizada e coesa com apenas alguns desvios que irei comentar a seguir…
INTRODUÇÃO
Sua introdução, no que tange à escrita, está ótima, mas tenho alguns alertas a fazer. O texto dissertativo-argumentativo exigido no Enem, requer a problematização do tema e senti falta desse aspecto não só na introdução, mas no decorrer dos desenvolvimentos também. Como muitos dizem, para fazer redação no Enem tem que ter olhar de sogra: enxergar problema em tudo kkkkkk… Por esse motivo, deixo aqui a dica: tente problematizar o tema nas suas redações, para esse tema escolhido você poderia falar dos malefícios que uma dieta baseada nesses alimentos podem trazer…
DESENVOLVIMENTO 1
A meu ver, não se usa vírgula após o conectivo “já que”, pois outros conectivos semelhando, como “uma vez que…”, dispensam seu uso… Então, a menos que tenha plena convicção de que o uso da vírgula é devido, sugiro que escolha a opção mais segura como “visto que” e “uma vez que”, ambas sem vírgula após. Além disso, é preferível usar outro conectivo porque “já que” foi repetido ao longo do texto….
DESENVOLVIMENTO 2
Aqui é possível perceber o uso indevido da vírgula novamente, pois não se usa vírgula para separar o verbo dos seus complementos como em “…clássica, diz, quanto maior é a oferta menor é o preço e quanto menor é a oferta maior é o preço”. Minha dica é: se essa foi uma citação direta, isto é, se a lei da oferta e demanda foi escrita por Adam Smith com essas palavras, a pontuação deveria ser da seguinte forma: …na economia clássica, diz “quanto quanto maior é a oferta menor é o preço e quanto menor é a oferta maior é o preço”, isso resolveria o problema da vírgula inadequada. Entretanto, se a lei da oferta e demanda não foi escrita com essas palavras considere usar o verbo diz seguido do pronome relativo “que”, ou seja, “diz que”.
CONCLUSÃO
Na conclusão, vou te dar uma dica que já ouvi de muitos professores: não comente a estrutura do seu texto… Como assim? Nós somos tentados a escrever, muitas vezes, coisas do tipo “segundo os fatos mencionados…”, “de acordo com os fatos supracitados”, “levando em consideração o que já foi dito…” etc… Tudo isso, passa a impressão para o corretor de que te faltou repertório de conectivos para conectar o que você está prestes a dizer com o que já foi escrito… Portanto, evite usar expressões desse tipo…. Quanto à proposta de intervenção, não tenho o que falar, exceto sobre o uso inadequado da vírgula depois da palavra “Workshop”… No mais, sua proposta está completa, parabéns!!
Dica Extra 1:
Eu também tinha muitaa dificuldade no uso da vírgula, na verdade eu achava que sabia usá-la em qualquer situação kkkk, mas foram as aulas do professor Noslen no Youtube (sobre esse assunto, claro) que me ajudaram bastante… Então deixo essa recomendação aqui
Dica Extra 2:
No Enem, por exemplo, o gênero da redação é dissertativo-argumentativo. Isso significa que não conta apenas dissertar, contextualizar e usar repertório produtivo, é preciso também preencher seu texto com Marcas de Autoria, ou seja, opinião crítica sobre o problema abordado e, na sua redação, senti falta…
Em resumo, queria dizer que gostei do panorama geral da sua redação, em especial as citações de Adam Smith e Taylor (Fiz 7 semestres de Administração e tranquei esse ano), passei um bom tempo conhecendo as teorias desses caras kkkkk. Desejo sucesso, sua redação pode atingir nota máxima sim, basta para isso corrigir pequenos desvios…
See lessDesafios para o combate do déficit habitacional no Brasil
GustavoMend
Puts... Já vi que errei concordância verbal com "criarem" ali na conclusão kkk ignorem esse erro e foquem nos outros por gentileza... 😂 Testei dar nome a um programa na proposta de intervenção. Gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso também...
Puts… Já vi que errei concordância verbal com “criarem” ali na conclusão kkk ignorem esse erro e foquem nos outros por gentileza… 😂
Testei dar nome a um programa na proposta de intervenção. Gostaria de saber o que vocês pensam sobre isso também…
See less“Os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil”
GustavoMend
Bom dia!! De modo geral, seu texto está bom e eu irei pontuar apenas alguns tópicos que podem enriquecer sua produção textual e aumentar sua nota... 1º Gerundismo: Verbos no gerúndio devem ser evitados e no seu texto notei que houveram alguns casos desses. Não é "O ERRO", mas evitá-los e substituí-lLeia mais
Bom dia!! De modo geral, seu texto está bom e eu irei pontuar apenas alguns tópicos que podem enriquecer sua produção textual e aumentar sua nota…
1º Gerundismo: Verbos no gerúndio devem ser evitados e no seu texto notei que houveram alguns casos desses. Não é “O ERRO”, mas evitá-los e substituí-los enriquece seu texto;
Ex.: “…ocasionando”, “…endividando” etc…
2º Redundância: No 1º desenvolvimento, você escreveu “Analogamente, baseado no texto…”. Isso soa redundante, pois se você usou o conectivo “Analogamente” significa que fará uma análise baseada no período anterior, logo, não seria necessário usar a expressão (baseado no filme…);
3º Proposta de intervenção: No Enem, por exemplo, a proposta de intervenção nos garante 200 pontos quando completa e para atingir esse objetivo é necessário atender alguns critérios. Sua proposta de intervenção deve conter AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO, MEIO/MODO e FINALIDADE. Contudo, no seu texto, percebi apenas os AGENTES, as AÇÕES e a FINALIDADE, com isso os outros requisitos não foram atendidos. Minha dica é a seguinte: na sua conclusão foram apresentadas duas propostas de intervenção, se conseguir atender todos os 5 requisitos com uma proposta apenas, faça e abra mão da segunda intervenção… Acredito que para o INEP, mais vale uma proposta de intervenção completa do que duas incompletas… Além disso, na segunda proposta de intervenção você menciona o Ministério da Ciência e Tecnologia com o Tribunal de Contas da União, mas em seguida você diz “pode”, como são dois agentes, para que aja concordância, o verbo deve estar no plural: “podem”
Aqui, repito o que disse no início, me propus apenas a dar dicas a fim de aumentar sua nota em caso de avaliação. Seu texto ficou bom, se reparar apenas alguns pequenos desvios pode atingir nota máxima… Desejo sucesso e continue produzindo mais e mais!!
See lessPublicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
GustavoMend
INTRODUÇÃO Muito bem construída!! A coesão e a contextualização desse parágrafo são admiráveis. Além disso, esse tipo de parágrafo indutivo é corriqueiro nas redações nota mil, isso quer dizer que você está no caminho certo... Enfim, foi muito bem construído, foi um prazer ler... DESENVOLVIMENTO I MLeia mais
INTRODUÇÃO
Muito bem construída!! A coesão e a contextualização desse parágrafo são admiráveis. Além disso, esse tipo de parágrafo indutivo é corriqueiro nas redações nota mil, isso quer dizer que você está no caminho certo… Enfim, foi muito bem construído, foi um prazer ler…
DESENVOLVIMENTO I
Minha única ressalva encontra-se aqui… Você iniciou o parágrafo dando a entender que ressaltaria os problemas psicológicos causados pela exposição das imagens traumáticas, porém, no decorrer da leitura, não consegui identificar esses problemas ressaltados, exceto a espécie de vício mencionada. De todo modo, embora eu ache que isso empobreceu seu texto, muito provavelmente a banca corretora do Enem não consideraria, uma vez que são várias redações para corrigir, além de considerar que seu texto, de modo geral, está impecável!
DESENVOLVIMENTO II
Cara, não tenho mais o que falar!! kkkk Muito bom também esse parágrafo. Os conectivos foram bem empregados, você conseguiu satisfazer a expectativa do leitor quando de fato apresentou o aspecto dúbio do problema ao enfatizar os benefícios nesse parágrafo!! Parabéns, show de bola, nunca tinha visto um contraponto sendo exposto em uma redação dessa forma
CONCLUSÃO
Sua proposta de intervenção está completa, acredito que os 200 pontos seriam garantidos. No entanto, para ficar perfeita, você poderia detalhar mais essas ações da mídia, pois no meu ponto de vista, você citou duas ações alternativas que a mídia deveria adotar, mas não detalhou como seria feito, exceto quando disse o modo elucidativo que deveria ser empregado…
Enfim… Sua redação está ótima! Acredito que no Enem seria um 1000 na certa! Parabéns mesmo, continue praticando que no dia da prova você conseguirá fazer em 10 minutos!! kkkk Gostei de verdade!
See lessO DESAFIO DE PRESERVAR A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA SOCIEDADE BRASILEIRA
gsmromeiro
Boa tarde, Gislaine. Você escreve muito bem e o modelo de redação utilizado é muito bom para se conseguir uma nota acima de 920. Competência I: 200 O segundo período do terceiro parágrafo possui erro de escrita. Competência II: 200 Competência III: 160 Falta desfecho crítico/reflexivo no seu terceirLeia mais
Boa tarde, Gislaine. Você escreve muito bem e o modelo de redação utilizado é muito bom para se conseguir uma nota acima de 920.
Competência I: 200
O segundo período do terceiro parágrafo possui erro de escrita.
Competência II: 200
Competência III: 160
Falta desfecho crítico/reflexivo no seu terceiro parágrafo, que ficou muito expositivo e pouco argumentativo.
Competência IV: 160
Faltam alguns conectivos.
Obs.: entendi o emprego da palavra “retardamento”, no terceiro parágrafo, porém não acredito que seja a mais adequada, visto que o corretor poderia interpretá-la em um sentido negativo para a permanência do empecilho, inviabilizando sua argumentação. Cuidado!
Competência V: 200
Nota: 920
Parabéns!
See less