Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
OS EFEITOS DO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
carolinamnsouza
Bom dia, Ana! Obrigada pela avaliação... A minha tese está exposta em: "Fora da melodia, o Brasil século XXI, tem como consequência dessa irresponsabilidade, os efeitos do analfabetismo funcional, que ainda persiste devido, não só à evasão escolar, mas também à ausência da motivação dos familiares eLeia mais
Bom dia, Ana! Obrigada pela avaliação… A minha tese está exposta em: “Fora da melodia, o Brasil século XXI, tem como consequência dessa irresponsabilidade, os efeitos do analfabetismo funcional, que ainda persiste devido, não só à evasão escolar, mas também à ausência da motivação dos familiares e professores”.
See lessFake news um perigo a ser combatido
carolinamnsouza
Boa noite, Vitória! Irei analisar sua redação de acordo com o ENEM, pois é o estilo textual que estudo. Sua introdução começa com uma estética não muito boa, como: "vem provocando polêmica", além disso, há a repetição da palavra "notícias" e é errado dizer: "o fato das "fake news" propagarem notíciaLeia mais
Boa noite, Vitória! Irei analisar sua redação de acordo com o ENEM, pois é o estilo textual que estudo.
See lessSua introdução começa com uma estética não muito boa, como: “vem provocando polêmica”, além disso, há a repetição da palavra “notícias” e é errado dizer: “o fato das “fake news” propagarem notícias falsas”, até porque, este ja é o significado da palavra. Você não utilizou as ‘palavras chaves’ (fake news, perigo e combate) – para que pudéssemos entender o tema. Uma observação: palavras em outro idioma, devem vir entre aspas. Então, com as correções, ficaria:
As “fake news”, ou ‘falsas notícias’, tem seu espaço nas redes sociais, e vem trazendo transtornos no dia a dia das pessoas, que por sua vez, compartilham uma informação com amigos virtuais, acreditando fielmente em sua veracidade. Entretanto, o combate das mesmas torna-se necessário, principalmente pelos perigos que traz esta disseminação – podendo abalar o psicólogo ou, até mesmo, levar à violência física.
No seu segundo parágrafo, você não conseguiu mostrar impessoalidade, pois fez o uso do verbo de forma errada. Em uma redação como a do ENEM, devemos falar na 3° pessoa. Você escreveu: “coloquemos”, que poderia substituir por coloca-se. Seu primeiro argumento é bom, mas suas idéias devem ser organizadas de uma forma melhor. Aliás, você consegue apresentar 4 parágrafos, sim. Até porque, temos a informação da ‘senhora do Guarujá’ e, em seguida, a ‘preocupação da população inconsciente’.
Em sua conclusão, seria válido uma ‘proposta de intervenção’. Nela, também temos a repetição da palavra “Fake News”, do verbo “ter” e temos conjugações na 3° pessoa, como: “teremos”, “combatermos” e “termos”.
Me desculpe se não gostou de algo. Meu desejo é conseguir te ajudar da melhor forma. Seu texto tem potencial, mas são necessárias idéias mais organizadas e uma linguagem adequada e com concordância também. Obrigada pela atenção!
Tema : O acesso ao lazer no Brasil
carolinamnsouza
Boa tarde, Lucas! Achei sua introdução e tese claras e objetivas. Porém, eu deixaria da seguinte forma: 'o lazer não é vantajoso para a maior parte da população e, dessa forma, a acessibilidade torna-se precária', para que se torne menos 'poluído'. No seu argumento um, utilizou "primeiramente". AconLeia mais
Boa tarde, Lucas!
See lessAchei sua introdução e tese claras e objetivas. Porém, eu deixaria da seguinte forma: ‘o lazer não é vantajoso para a maior parte da população e, dessa forma, a acessibilidade torna-se precária’, para que se torne menos ‘poluído’.
No seu argumento um, utilizou “primeiramente”. Aconselho você a tirar das suas redações esta palavra, uma vez que primeiramente não existe, pois “primeiro” é um numeral e não varia, nem vira advérbio de modo. Senão, teríamos: segundamente, décimamente, e afins.
No seu argumento dois, há um erro de concordancia verbal, mas acredito que tenha sido por distração, uma vez que seu texto apresenta um bom uso da linguística. De qualquer forma, o seu primeiro período deveria ficar: “Outrossim, o lazer está, comumente, restrito a uma elite de capital”.
No decorrer da escrita, os conectivos foram usados de maneira correta e não repetitiva. Ficaram bons.
Por fim, sua proposta de intervenção é clara e alcançável/possivel. Mas, é importante lembrar de retomar na conclusão a sua alusão histórica feita na introdução – sobre a política do Pão e Circo – para manter uma ‘conversação’ entre as partes da sua redação, além de, também, citar o tema.
Ademais, achei que você soube abordar muito bem o assunto, suas argumentações e a estrutura ficaram excelentes. Parabéns pela escrita, e desculpa algum erro.