Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Infraestrutura de Transportes no Brasil e seus desafios
CarlosSaraiva
Olá! Sua introdução está boa e você expôs sua tese. Porém, não sustentou sua ideia até o final do texto, pois, no 3° parágrafo você cita a locomoção dentro das cidades, entretanto, na introdução você apresenta ao examinador um ponto crítico em relação às rodovias, levando a pensar em transportes pesLeia mais
Olá!
See lessSua introdução está boa e você expôs sua tese.
Porém, não sustentou sua ideia até o final do texto, pois, no 3° parágrafo você cita a locomoção dentro das cidades, entretanto, na introdução você apresenta ao examinador um ponto crítico em relação às rodovias, levando a pensar em transportes pesados.
Não se esqueça que escrever uma redação é costurar o texto sem cortar a linha de raciocínio lógico, por isso, procure ligar seus períodos e parágrafos por conectivos.
A conclusão falta detalhamento, e, dizer como irá fazer essa ação (apoio do governo? Prefeituras? ).
Comp1: 120 – domínio mediano da escrita formal, erros gramaticais e falhas sintáticas.
Comp2: 120 – há falta de defesa da ideia até o final do texto. O 3° parágrafo ficou perdido no texto, não houve uma menção dele na introdução, pelo contrário, pode levar o corretor para uma outra linha de raciocínio.
Comp3: 160 – você apresentou os argumentos que combinam com o tema e buscou argumentá-los.
Comp 4: 120 – falta coerência e coesão entre as partes do texto.
Comp 5: 140 – diz quem e o que deve ser feito, mas não detalha. Há certa consistência, porém, é uma intervenção muito genérica.
Possível nota: 660.
Analfabetismo no Brasil
CarlosSaraiva
Bela, na sua introdução você expôs sua tese, expôs os argumentos de forma bem sucinta no final, porém tente dar um destaque para seus argumentos, por exemplo: No Brasil, o analfabetismo destaca-se como um problema para a sociedade e deve ser combatido. Sob tal ótica, a precariedade do sistema de ensLeia mais
Bela, na sua introdução você expôs sua tese, expôs os argumentos de forma bem sucinta no final, porém tente dar um destaque para seus argumentos, por exemplo: No Brasil, o analfabetismo destaca-se como um problema para a sociedade e deve ser combatido. Sob tal ótica, a precariedade do sistema de ensino (ARG 1) e a dificuldade de se adentrar em uma instituição pública( ARG 2) revelam-se como agravantes dessa problemática e ferem o direito à educação, previsto no art ……… Desse modo, tornam-se necessárias a compreensão e a resolução desse impasse, visto que há prejuízo ao bom funcionamento da sociedade. (AQUI ENTRA ONDE EU DISSE SOBRE FECHAR O PARÁGRAFO. )
See lessNo segundo parágrafo não há a presença de um conectivo que ligue a introdução ao primeiro argumento. Tente usar: em uma primeira análise no segundo parágrafo e ademais no terceiro parágrafo (arg2), por exemplo. Lembre-se que escrever uma redação é costurar a redação sem cortar a linha de raciocínio.
No final dos argumentos (2° e 3° parágrafos) conclua cada um deles, resumindo basicamente o que você disse. Ex: Desse modo, torna-se claro como a precariedade (de alguma coisa) contribui para o analfabetismo na sociedade brasileira.
Na conclusão, retome o tema, por ex: O analfabetismo, portanto, deve ser mitigado, desestruturado etc. Aí você irá propor a sua solução. No enem, você dirá: quem deve resolver, (e aqui fazer um breve detalhamento sobre quem resolverá, por exemplo: a secretaria de educação, RESPONSÁVEL POR ZELAR DA EDUCAÇÃO NO PAÍS), como deve resolver e qual a finalidade disso. (Dicas que servem bem para modelo enem)
Bom, existem inúmeras formas de se fazer redação, essa que eu citei é uma forma fácil e que garante boa pontuação, tendo um bom repertório, é bem verdade.
Na sua existem alguns erros de crase. Na introdução tem quebra de paralelismo sintático no ultimo período.
A argumentação é boa mas falta uso de conectivos e concluir os parágrafos.
Se for uma redação que não seja modelo enem, a conclusão serve. Só que tente usar pelo menos dois períodos para não deixar o parágrafo cansativo de ler para o examinador.