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As duas fases da indústria farmacêuticas
Ann
As duas fases (faces) da indústria farmacêutica A indústria farmacêutica surgiu após a segunda guerra mundial (Segunda Guerra Mundial) no período da segunda revolução industrial (Segunda Revolução Industrial) e se tornou um mercado disputado por causa dos lucros exorbitante (exorbitantes) que ela coLeia mais
As duas fases (faces) da indústria farmacêutica
A indústria farmacêutica surgiu após a segunda guerra mundial (Segunda Guerra Mundial) no período da segunda revolução industrial (Segunda Revolução Industrial) e se tornou um mercado disputado por causa dos lucros exorbitante (exorbitantes) que ela consegue angariar. Diante desse mercado lucrativo temos duas vertente (vertentes) a analisar: a preocupação dela com a saúde da população e os interesses nos lucros que ela consegue com a doença.
A saúde e (é) uma das preocupações mais discutida na atualidade, por causa do vírus covid19 (Covid-19) que já matou muitas pessoas e ainda não tem um meio eficaz de prevenção. Nesse sentido (vírgula) a indústria farmacêutica trabalha incessantemente na busca de uma vacina que alcance a cura e a prevenção desta doença. Sendo assim percebemos altos investimentos nessa área como foi citado pelo jornal poder 360 (Poder 360) o qual informou que o Brasil ira (irá) investir 1,8 bilhão na produção de vacina da Astrazeneca.
Por outro lado (vírgula) fica a duvida (dúvida) se o interesse é realmente a saúde da população ou o lucros que as doenças provem. Nesse sentido destaca o estudo feito pela Universidade de Liverpool que comprova eficiência da evermectina (Ivermectina) contra o covid19 (Covid-19), matéria publicada na CNN em 21 de janeiro de 2021. Então percebemos uma tendência a valorizar somente a campanha de vacinação e pouco se fala dos tratamento (dos tratamentos precoses) precoce que também estão em estudo e se mostram eficaz (eficazes) contra a doença.
Ademais fica perceptível que os remédios em estudos contra a doença já não tem (têm) mais patente e são extremamente barato (baratos), talvez por esse motivo não há interesse em divulgação dos grandes laboratórios. Também destacamos que a vacina esta (está) estudo e não tem comprovação cem por cento (oração incompreensível), mas ela e extremamente divulgada e algumas delas têm a mesma eficácia dos remédios baratos. Em contra partida (contrapartida) temos a falta de conscientização da população que muitas vezes toma remédios por conta própria, e esquece dos efeito (efeitos) colaterais que toda medicação causa.
Portanto cabe ao poder publico (público) criar leis que obriguem a indústria farmacêuticas a vender remédios somente com receitas medicas e fazer campanhas de conscientização da população para evitar a alto medicação. Também deve haver investimentos em estudos que comprovem a eficácia dos remédios parados (a palavra correta não seria “para”?) no combate a doença desconhecida.
Nota: 680
See lessTecnologia na Educação
Ann
Tecnologia na Educação A Quarta Revolução Industrial – também conhecida como Indústria 4.0 – caracteriza-se pelo advento da inteligência artificial e pela imersão digital que simplificou a disseminação do conhecimento ao redor do mundo. Entretanto, o fenômeno iniciado no século XXI não alcança todosLeia mais
Tecnologia na Educação
A Quarta Revolução Industrial – também conhecida como Indústria 4.0 – caracteriza-se pelo advento da inteligência artificial e pela imersão digital que simplificou a disseminação do conhecimento ao redor do mundo. Entretanto, o fenômeno iniciado no século XXI não alcança todos os estudantes brasileiros, uma vez que há locais em que a escassez de recursos é a regra (Esse período ficou confuso). Com efeito, a desigualdade social e a falta de autonomia estudantil são elementos que impedem que a tecnologia transforme o ambiente educacional. Desse modo, é indispensável a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da coletividade.
Em primeira análise, cabe pontuar a carência de serviços básicos como um dos obstáculos que inviabiliza a implementação do ensino digital. Diante disso, a proposta de sistematização do ensino à distância esbarra na falta de urbanização e na miséria extrema, iniciada no Período Colonial e (Sugestão: “iniciada no Período Colonial, vigente na contemporaneidade”, sem a colocação do “e”) vigente na contemporaneidade, a exemplo disso temos o município de Melgaço no Pará, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano do país. Nesse viés, não há viabilidade em aprender – seja remota ou presencialmente – convivendo com a fome e com a ausência de serviços básicos, como na cidade paraense. Assim, usufruir dos benefícios da tecnologia se torna um desafio, visto que o saneamento e a alimentação continuam sendo privilégios, e não direitos.
Outrossim, para que a tecnologia transforme a educação, é crucial que a passividade dos alunos, dê lugar a autonomia destes. Nesse sentido, o modelo educacional vigente no país é inspirado no formato da Revolução Francesa ocorrida no século XVIII, que prega a disciplina e a dependência por parte do estudante a um ser iluminado cujo possui grau superior de intelectualidade, sendo este, o professor. Ocorre que, a matriz francesa se faz ultrapassada e não se encaixa no modelo da Revolução 4.0, em virtude da passividade do estudante a qual impede que o potencial da tecnologia seja aproveitada. Destarte, enquanto houver a subserviência do aluno ao docente, o aprendizado tecnológico será exceção.
Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação de desafios para que a tecnologia cumpra o seu papel na formação educacional. Assim, por meio de projetos pedagógicos, as escolas devem contribuir para a redução da desigualdade social, oferecendo oficinas e minicursos que provejam as 3 (três) refeições diárias aos alunos e que crie um ambiente favorável para o estudo autônomo. A iniciativa poderia ser nomeada de “Escola Digital” e teria a finalidade de possibilitar que meninos e meninas tenham acesso à tecnologia no ambiente escolar, de modo que a transformação prevista na Revolução 4.0 deixe de ser, em breve, uma utopia no Brasil.
Nota: ~ 960
Obs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do assunto, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
See lessParabéns, Harielly, por sua nota!
Os desafios de viver e aprender no Brasil
Ann
Viver e aprender estão intrinsecamente relacionados entre si (Não há necessidade do termo: entre si), pois o caminho da educação é essencial para uma melhor qualidade de vida (Por quê? tente detalhar). Entretanto, hodiernamente, no Brasil, essa relação de viver e aprender (Tente adicionar sinonimosLeia mais
Viver e aprender estão intrinsecamente relacionados entre si (Não há necessidade do termo: entre si), pois o caminho da educação é essencial para uma melhor qualidade de vida (Por quê? tente detalhar). Entretanto, hodiernamente, no Brasil, essa relação de viver e aprender (Tente adicionar sinonimos em seu texto; assim você evita a redução de sua nota na competência 1, por anáfora) se encontra marcada por uma série de desafios, que impossibilita muitos brasileiros de ter (Correção: terem. Atente-se a concordância verbal) acesso à educação. Sob esse viés, convém analisar os principais aspectos dessa problemática, a fim de se conquistar o pleno funcionamento da sociedade.
É inegável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas desses desafios no acesso à educação. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra “Globalização e as consequências humanas”, a falta de controle do Estado gera desordem na sociedade. De forma análoga, a atual sociedade brasileira assemelha-se a essa premissa, haja vista que, devido à negligência estatal sobre a gestão de recursos escolares nas escolas públicas, boa parte da população com baixa renda é privada de seu direito de aprender (Sugestão: aprendizado). Desse modo, o descaso estatal condena os seus cidadãos a uma vida despojada de qualidade.
Outrossim, a passividade do povo brasileiro contribui para que esse problema permaneça na sociedade. “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, através desse trecho de Simone Beauvoir, uma filósofa francesa, percebe-se que essa premissa molda o cotidiano do cidadão brasileiro que enfrenta os desafios do acesso à educação e, consequentemente, sente a falta de uma melhora em sua qualidade de vida, visto que o mesmo se habitua à injustiça, em lugar de combatê-la, sujeitando-se, logo, à limitação de sua autonomia, seja ela financeira, seja ela de pensamento. (Ótimo)
Faz-se mister, portanto, a aplicação de medidas para erradicar esse impasse na sociedade brasileira. Dessarte, o Estado, em parceria com o Tribunal de Contas da União, deve providenciar recursos – que facilitaram para os cidadãos o ingresso na educação e, por fim, terão mais oportunidades para melhorar suas vidas –, isso será feito mediante projetos de leis e distribuição de capital, promovendo a democratização dos direitos. Dessa forma, uma sociedade mais integrada poderá evitar a desordem. (Perfeito)
Nota: ~980
Obs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do assunto, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
See lessParabéns, Dio, por sua nota!
A posse de armas é realmente uma alternativa para diminuir a violência no Brasil?
Ann
A posse de armas é realmente uma alternativa para diminuir a violência no Brasil? Introdução: A obra literária ”Cidadão de papel”, escrita pelo jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, simboliza a cidadania atuante no Brasil frágil, como se fosse feita de papel, devido à ineficiência governamentalLeia mais
A posse de armas é realmente uma alternativa para diminuir a violência no Brasil?
Introdução:
A obra literária ”Cidadão de papel”, escrita pelo jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, simboliza a cidadania atuante no Brasil frágil, como se fosse feita de papel, devido à ineficiência governamental que domina o contexto do país. Nesse viés, é fato que essa metáfora é uma realidade no que tange a posse e porte de arma de fogo no território brasileiro, visto que os direitos dos cidadãos quanto à dignidade e vida harmônica em sociedade são frequentemente violados e permanecem apenas no papel. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase no aumento da violência e a falha do sistema jurídico com contornos específicos ao mal-estar da sociedade.
Desenvolvimento 1:
Deve-se pontuar (Necessário o uso da vírgula. “Deve-se pontuar, de início, que […]) de início, que a posse de armas de fogo a civis aumentaria a violência. Segundo dados informados pelo DataSUS, no ano de 2019 houve cerca de 43.062 assassinatos registrados no Brasil, e 30.206 deles foram causados por arma de fogo. Este panorama advém da desigualdade social, de tal modo que, a partir dos anos 1980, os níveis de pobreza se tornaram inaceitáveis, pois afetaram diretamente as condições de vida. Isso contribuiu para o aumento da violência e, em especial, os homicídios. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Ótimo, utilizou dados pertinentes e impôs o senso crítico. Parabéns.)
Desenvolvimento 2:
Em segundo lugar, pode-se citar a falta de segurança pública, que também pode ser apontada como promotor desse problema. De acordo com a OMS (É pertinente inserir o nome da agência. Ex.: “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (O.M.S)”), o Brasil é o nono país mais violento do mundo. Este cenário, é resultado da ausência de recursos enviados a este órgão, de tal forma que causa um aumento na taxa de criminalidade e, na crença da insuficiência de segurança. No entanto, os cidadãos andarem com uma arma, também não iria combater esse óbice e, sim agravar este quadro. (Sugestão: No entanto, a posse de uma arma por cidadãos não combaterá a problemática, mas ocasionará o agravamento do quadro
Conclusão:
Em vista disso, percebe-se como a fruição de armas não iria reduzir a violência e, sim aumentar (aumentá-la). Para combater esses empecilhos, o governo federal (Governo Federal) deve atuar por meio do (Sugestão: em parceiria com o MEC) MEC, através de verbas disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deve investir em escolas públicas, com a finalidade de garantir uma igualdade de acesso a todos os níveis de educação, diminuindo a desigualdade social e, consequentemente a retenção da violência. Ademais, o governo federal (Governo Federal) deve atuar por meio do Ministério de Segurança Pública, que a partir dos órgãos públicos, desenvolver projetos concretos de articulação, em nível de macro e micro, com o intuito de melhorar a (o) aproveitamento dos recursos humanos e, além disso,melhorando a segurança dos brasileiros. A partir disso, a obra supracitada não mais representará o comportamento negligente do governo diante dessa conjuntura.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. – 160
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. – 200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. – 200
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. – 180
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. – 180
Nota: 920
Obs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do assunto, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
Parabéns, Camila, por sua nota!
See lessOs efeitos da implementação do auxílio emergencial no Brasil
Ann
Os efeitos da implementação do auxílio emergencial no Brasil Introdução: Para garantir condições básicas para as (Sugestão: "Para garantir condições básicas às famílias brasileiras") famílias brasileiras que perderam sua renda devido a pandemia do Covid-19, o Governo Federal criou um programa socialLeia mais
Os efeitos da implementação do auxílio emergencial no Brasil
Introdução:
Para garantir condições básicas para as (Sugestão: “Para garantir condições básicas às famílias brasileiras”) famílias brasileiras que perderam sua renda devido a pandemia do Covid-19, o Governo Federal criou um programa social chamado “auxílio emergencial” (Correção: “Auxílio Emergencial”. Leis, normas, programas e etc são grifados em letra maiúscula) para ajudar financeiramente essas famílias. Apesar desse auxílio ser bastante necessário, ele apresenta vários problemas, tais como a insuficiência no valor pago e a falta de fiscalização por parte do Governo (Sugestão: “Apesar de sua necessidade, no Brasil, o auxílio apresenta falhas, como, por exemplo: a insuficiência no valor pago e a falta de fiscalização por parte do Governo.”). Com isso, urge a reflexão sobre a problemática dos efeitos da implementação do auxílio emergencial no Brasil (Tente adicionar sinônimos em seu texto; assim você evita a redução de sua nota na competência 1, por anáfora).
Desenvolvimento 1:
Em primeira análise, é notório que devido ao valor baixo (se comparado ao salário mínimo) oferecido pelo Estado por meio do programa emergencial, muitas famílias ainda (Sugestão: […] muitas pessoas continuam passando por diversos […]) passam por diversos problemas financeiros. Ou seja, o auxílio não é suficiente para cumprir com as demandas essenciais das famílias brasileiras, o que fere o artigo 6° da Constituição Federal, que se refere sobre direitos sociais, tais como o acesso a alimentação e lazer.
Desenvolvimento 2:
Além disso, é indubitável que a falha (na/ a falta de) fiscalização governamental está prejudicando a eficácia do auxílio, uma vez que quem não precisa desse benefício está recebendo. Conforme o portal de notícias da Uol, 3,9 milhões das famílias mais ricas do Brasil estão recebendo esse dinheiro, mesmo que (Termo desnecessário no contexto da oração) sem precisar (Sugestão: mesmo sem sua precisão). Então, essas famílias que estão recebendo esse dinheiro público estão agindo imoralmente, pois estão se beneficiando dessa ajuda financeira sem a necessidade, prejudicando quem realmente depende desse (do) dinheiro.
Conclusão:
Portanto, são necessárias medidas capazes de combater a problemática. Para isso, cabe a Polícia Federal fiscalizar o repasse do auxílio, por meio de investigação realizada pelo setor de crimes cibernéticos, na qual haverá a presença de especialistas em crimes digitais e financeiros, para assim o auxílio emergencial ter a sua destinação a quem necessita. Além disso, cabe ao Ministério da Economia aumentar o valor do auxílio emergencial. (Houve, em sua conclusão, uma falta de planejamento)
*Aconselho que você siga os seguintes parâmetros em sua conclusão: apresentar uma proposta de intervenção; possuir agente, ação, meio/modo, finalidade/efeito, detalhamento e retomada da introdução.
Nota: 860
Obs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do assunto, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
See lessParabéns, Apaixão, por sua nota!
Escassez de Água (MINHA PRIMEIRA REDAÇÃO QUE TENTEI FAZER ESTILO ENEM) Críticas construtivas sejam bem vindas.
Ann
Olá, Talitha! O texto cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é do gênero dissertativo-argumentativo. Seguindo os respectivos critérios: introdução, desenvolvimento (sendo, geralmente, dividido em dois parágrafos) e conclusão. Espero que esse breve resumo da estrutura da redação possa te ajLeia mais
Olá, Talitha!
O texto cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é do gênero dissertativo-argumentativo. Seguindo os respectivos critérios: introdução, desenvolvimento (sendo, geralmente, dividido em dois parágrafos) e conclusão.
Espero que esse breve resumo da estrutura da redação possa te ajudar.
Introdução: 1° Período – Citação (filmes, documentários, entrevistas, obras de arte, filosofos, teorias).
2° Período – Analogia do tema com a citação e sua relação com a sociedade brasileira – visto que o Enem aborda temas sociais.
3° Período – Apresentação superficial dos desenvolvimentos, apresentação da tese – listar as problemáticas/ consequências/ causas.
Desenvolvimento: 1° Período – Tópico frasal: retomada do que foi abordado na introdução.
2° Período – Citar dados/ filósofos.
3° Período – Problematizar (é inadmissível, intolerável, inaceitável).
Conclusão: apresentar uma proposta de intervenção. Seu parágrafo deve conter: agente, ação, meio/modo, finalidade/efeito, detalhamento e retomada da introdução.
É válido ressaltar: a redação é corrigida de acordo com cinco competências.
See lessCompetência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atingindo uma pontuação de 200 pontos em ambas, sua nota final é 1000.
Espero ter ajudado, boa sorte em seus estudos!
A banalização do diagnóstico de TDAH
Ann
A banalização do diagnóstico de TDAH A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a banalizaçãoLeia mais
A banalização do diagnóstico de TDAH
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a banalização do diagnóstico de TDAH no Brasil. Isso se deve pela falta de aprofundamento dos laudos médicos, além da influência negativa da sociedade nesse processo.
Primeiramente, é importante destacar a mediocrização por parte dos profissionais da saúde com relação a esse transtorno. O diagnóstico do TDAH exige uma avaliação profunda do comportamento do sujeito, uma vez que os principais sintomas desse distúrbio são comuns em diversas doenças. Dessa forma, apenas médicos especializados na área da saúde mental são capazes de identificar corretamente essa condição. Assim, torna-se necessário investir mais em tal setor para poder obter melhores análises desse quadro clínico
Ademais, cabe apontar o impacto da sociedade nesse cenário. A ideia de que uma criança inquieta possui TDAH já se tornou um senso comum. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para uma mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a comunidade contemporânea atual. Portanto, percebe-se o desconhecimento de muitos acerca do distúrbio, o que fornece (sugestão: favorece) cada vez mais a automedicação incorreta da (de) Ritalina no Brasil, ocorrência que deve ser eliminada imediatamente.
Urge, destarte, a necessidade de combater essas problemáticas. Para tal, é imprescindível que o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, promova atendimento exclusivo e gratuito para pessoas com sintomas de TDAH (vírgula necessária) por intermédio de campanhas informativas e educativas nas mídias sociais, a fim de fornecer um diagnóstico correto aos pacientes. Dessa maneira, o Estado irá cumprir o que menciona o artigo 6º da Constituição Federal de 1988.
Nota: 980
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Seu desempenho: 180.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Nota: 200.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 200.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 200.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 200.
* Sugiro que, em suas próximas redações, utilize repertório sociocultural no D1, e tente fugir um pouco de modelos coringas – eles podem fazer com que o corretor duvide de sua capacidade crítica e autoral; fazendo com que o mesmo leia seu texto com desânimo, ocasionando uma nota baixa.
See lessObs.: Não possuo qualificação em correções de redação. A nota aplicada em seu texto é o reflexo do meu raso conhecimento acerca do tema, podendo ser contestado e classificado como incorreto.
Parabéns, Vitória, por sua nota!