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Os etigmas associados a doenças mentais na sociedade brasileira.
DanJCardoso
Olá! Muito obrigado a todos pelas correções. A nota obtida foi de 920 pontos, sendo: C1 = 160; C2 = 200; C3 = 180; C4 = 180; C5 = 200. Para mim, a nota foi plausível, uma vez que estava no 2° EM no ano da pandemia. Novamente meu obrigado a todos pelo tempo e esforço cedido nas correções!
Olá! Muito obrigado a todos pelas correções. A nota obtida foi de 920 pontos, sendo:
See lessC1 = 160; C2 = 200; C3 = 180; C4 = 180; C5 = 200.
Para mim, a nota foi plausível, uma vez que estava no 2° EM no ano da pandemia.
Novamente meu obrigado a todos pelo tempo e esforço cedido nas correções!
A mobilidade urbana no Brasil e seus desafios
DanJCardoso
Boa redação. Corrija erros no plural de alguns pronomes, por exemplo no D1 o correto seria "deram origem" já que o verbo está se referindo a "avanços industriais" (mais de um). Tiro 40 pontos na C1 e 40 na C5, já que vc deveria ter apresentado duas propostas, já que foram apresentados dois problemasLeia mais
Boa redação. Corrija erros no plural de alguns pronomes, por exemplo no D1 o correto seria “deram origem” já que o verbo está se referindo a “avanços industriais” (mais de um).
See lessTiro 40 pontos na C1 e 40 na C5, já que vc deveria ter apresentado duas propostas, já que foram apresentados dois problemas.
920.
Os estigmas das doenças mentais na sociedade
DanJCardoso
Introdução: Não é pra falar como doenças mentais surgem ou porque ou em que frequência, e sim sobre os preconceitos que a sociedade tem para com essas pessoas. "do ingresso". Sua segunda tese não tem nada a ver com preconceitos. A primeira levanta suspeitas em relação ao que você realmente vai falarLeia mais
Introdução: Não é pra falar como doenças mentais surgem ou porque ou em que frequência, e sim sobre os preconceitos que a sociedade tem para com essas pessoas. “do ingresso”. Sua segunda tese não tem nada a ver com preconceitos. A primeira levanta suspeitas em relação ao que você realmente vai falar, mas vamos ver.
Desenvolvimento 1: não há argumentos para a tese 1 nem nada que siga o padrão dissertativo-argumentativo para um desenvolvimento. Disparidade na quantidade de escrita do segundo parágrafo para os demais.
Desenvolvimento 2: A sociedade tem uma parcela de que culpa? Não fale sobre porque a depressão surge ou se mantém e sim o preconceito que as pessoas que tem doenças mentais no geral sofrem diariamente. Não cite a pandemia de 2020 como algo que todos os leitores sabem, seu texto é atemporal e todos os fatos históricos apresentados devem ser detalhados. Sua argumentação está muito pessoal, é regra impessoalidade no texto dissertativo-argumentativo.
Conclusão: Você aponta que o jeito de acabar com os estigmas é acabando com a doença, sendo que doenças mentais em sua grande parcela não possuem cura, apenas tratamento, como por exemplo a hegemonia dos casos de depressão. Para acabar com as agressões contra indivíduos psicossomáticos, precisamos acabar com os agressores (seja por uma conscientização social ou algo assim) e não acabar com as vítimas (como se todos fossem obrigados a estarem bem e quem não estiver ser taxado de “anormal”.
Nota: 320 pontos.
See lessOS ESTGMAS ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA – RETRIBUO A CORREÇÃO
DanJCardoso
Introdução: Muito cuidado ao citar Tomás de Aquino, lembre-se que Aquino foi o pai da patrística, que por tentar unir razão e fé, taxava quem não tinham ambas de louco para queimar na fogueira da inquisição! Use vírgula ou travessões depois de Brasil. Feche com vírgula ou travessão após mentais. SóLeia mais
Introdução: Muito cuidado ao citar Tomás de Aquino, lembre-se que Aquino foi o pai da patrística, que por tentar unir razão e fé, taxava quem não tinham ambas de louco para queimar na fogueira da inquisição! Use vírgula ou travessões depois de Brasil. Feche com vírgula ou travessão após mentais. Só 1 estigma? Tome cuidado com um numeral e artigo. Ótima explanação das teses, porém, procure culpar sempre agentes diferentes em cada uma, por exemplo, qual a culpa que o estado tem? E as redes sociais? Justifique porque debater o tema: “Sendo assim, faz-se necessário debater os estigmas associados às doenças mentais …” . No geral, o texto apresentou: Repertório (25%), Contextualização (25%), Teses (25%), mas faltou justificar o debate. Portanto, a introdução alcançou 75% do objetivo.
Desenvolvimento 1: Usou conectivo, excelente. Terceiro período muito longo, deveria ter conjugado com o quarto. Desenvolvimento perfeito. No geral, o desenvolvimento 1 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), contextualização (25%) e conclusão (25%). Portanto, o desenvolvimento 1 alcançou 100% do objetivo.
Desenvolvimento 2: Propagadas, propaganda é só no intervalo da novela das nove. Use ponto final para separar sua contextualização da conclusão. Vírgula não substitui ponto final, deixa o período muito longo e dificulta a leitura, porque falta ar e raciocínio para continuar lendo tudo em sequência. No geral o desenvolvimento 2 apresentou: Argumento (25%), Repertório (25%), Contextualização (20%) e conclusão (20%) ainda que conjugados. Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 90% do objetivo.
Conclusão: Retomou o tema! Deveria não, ou ele “deve” ou “não deve”, dá a entender que você tem medo dos órgãos ou uma humildade exagerada. Parceria não substitui detalhamento, só acrescenta mais agentes. Quem deve esses PDFs? Ou “é” pertinente ou “não é”. Cuidado com o uso de linguagens próprias das redes (#), não tenho a informação se é um problema, mas melhor não se arriscar. De que modo e aumentar o alcance de quê? Fechou o tema com o repertório inicial, excelente ( apesar de Tomás de Aquino querer isso para todas as pessoas cristãs, católicas e fervorosas, tal qual o modelo da Idade Média). Uma proposta de intervenção não é extensão da outra! Cada uma deve apresentar solução para cada uma das teses da introdução na ordem que você apresentou, geralmente os corretores são instruídos a ler primeiro a introdução e a conclusão para formar uma ideia sobre a qualidade geral do texto, valorize ambos. No geral, a conclusão apresentou: Retomada (10%), Intervenção com 4 dos 5 elementos fundamentais (60%) e Fechamento (10%). Portanto, a conclusão atingiu 80% do objetivo.
Nota gera: 87% ou 900
Competência 1: 180 pontos (estude a pontuação);
Competência 2, 4 e 4 (usarei a nota geral dos parágrafos): 180, 180 e 180.
Competência 5: 160 pontos (cuidado com a elaboração que não segue os critérios.
Nota geral: 880
See lessNota real 900+ (os corretores não tem tempo para serem tão rígidos).
Excelente redação! Extraordinária para o tempo e condições do ENEM.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
DanJCardoso
Introdução: erro ortográfico ao inserir um "e" no repertório, que por não ter função dificulta a leitura e o entendimento. Repertório mal interpretado, teses fracas por tangenciarem o tema, foi solicitado o enfoque nos estigmas, preconceitos, e não em como surgem as doenças mentais ou como elas sãoLeia mais
Introdução: erro ortográfico ao inserir um “e” no repertório, que por não ter função dificulta a leitura e o entendimento. Repertório mal interpretado, teses fracas por tangenciarem o tema, foi solicitado o enfoque nos estigmas, preconceitos, e não em como surgem as doenças mentais ou como elas são tratadas. Faltou justificar o tema.
Desenvolvimento 1: A sociedade “vivencia”. Ótimo repertório. Faltou a interpretação pessoal a cerca do repertório e porque ele se relaciona ao argumento. A sociedade só vivencia? Então quem comete o preconceito? Casos de que?
Desenvolvimento 2: São gastos cerca de um trilhão de DÓLARES. Mas o que que a falta de acesso ao tratamento tem a ver com os estigmas? Tangenciou o tema.
Conclusão: Medidas devem ser ou deverão ser tomadas, tratasse de um verbo auxiliar e um principal, sendo que somente o principal varia em número (singular plural). Medidas vão disseminar o problema? Medidas devem resolver o problema! O Ministério da Saúde deverá se atentar. Profissionais de que área? Profissionais são formados em palestras e campanhas ou em cursos e universidades? reflexão sobre o quê? Você deve combater os preconceitos para atingir equilíbrio social e não diminuir as pessoas doentes. As pessoas doentes existem e não são uma praga que deve ser eliminada e sim respeitada! Leve violação dos direitos humanos.
Competência 1: Ortografia: 120 pontos;
Competência 2: Compreensão da proposta: 80 pontos;
Competência 3: Seleção e organização das informações: 80 pontos;
Competência 4: Argumentação do texto: 80 pontos;
Competência 5: Proposta de Intervenção: 80 pontos;
Nota: 440.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Ótima redação! Porém tome cuidado com a prolixidade - verborragia de palavras de elevado gabarito sem que haja necessidade - uma vez que se trata de um texto dissertativo-argumentativo voltado a comunidade estudantil com nível médio de formação. O uso do repertório foi bem empregado. Você deveria teLeia mais
Ótima redação! Porém tome cuidado com a prolixidade – verborragia de palavras de elevado gabarito sem que haja necessidade – uma vez que se trata de um texto dissertativo-argumentativo voltado a comunidade estudantil com nível médio de formação. O uso do repertório foi bem empregado. Você deveria telo retomado na ultima oração da conclusão para gerar um elo conclusivo entre os textos. Sua conclusão vai bem, mas você não detalhou a segunda proposta, mesmo que será considerada somente uma, lembre-se de que você não pode deixar teses sem solução dentro do texto e que o detalhamento e as 4 áreas da conclusão de cada uma das teses é muito importante. A nota geral seria 980 a 1000 por não haverem maiores entraves ao entendimento e seguir impecavelmente a proposta dissertativa-argumentativa e o tema.
See lessQUANTO ACHAM QUE TIRO???? O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DanJCardoso
Faltam alguns pontos do texto dissertação argumentativo! Não cite o nome de artísticas como fez, use aspas no nome do livro. Cadê o agente, ação, meio e detalhamento da proposta? Ou o governo "poderia" ou ele pode, e deve. Repertórios aceitáveis. Tome cuidado com períodos muito longos, vírgulas nãoLeia mais
Faltam alguns pontos do texto dissertação argumentativo! Não cite o nome de artísticas como fez, use aspas no nome do livro. Cadê o agente, ação, meio e detalhamento da proposta? Ou o governo “poderia” ou ele pode, e deve. Repertórios aceitáveis. Tome cuidado com períodos muito longos, vírgulas não substituem ponto final. No mais, excelente redação. Acho que caberia 900+
See lessOs estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Olá! Irei analisar sua redação em relação aos parágrafos e as 5 competências. Introdução: Repertório distante do tema estigmas e entrando na ceara da educação feminina. Há repetição em "paquistanesas" e "paquistã" ("islâmica" seria mais coerente). "Fora da ficção" já serviria de elemento de contextuLeia mais
Olá! Irei analisar sua redação em relação aos parágrafos e as 5 competências.
Introdução: Repertório distante do tema estigmas e entrando na ceara da educação feminina. Há repetição em “paquistanesas” e “paquistã” (“islâmica” seria mais coerente). “Fora da ficção” já serviria de elemento de contextualização. Tese 1 muito bem elaborada. Tese dois bem elaborada, mas estigmas já são preconceitos, logo estigmas não geram preconceitos, são preconceitos. Cuidado com a repetição de “imposição”. Não houve justificativa do tema. No geral, a introdução apresentou: Repertório (20%), contextualização (25%), Teses 20%, mas faltou justificar porque debater o tema (0%). Portanto, a introdução alcançou 65% do objetivo.
Desenvolvimento 1: use vírgulas ou travessões para separar a explicação da teoria do autor do restante da oração. Não use vírgulas como pontos finais, antes do “mas”, por exemplo, criando períodos muito longos. Não explique porque doenças surgem, mas como os estigmas surgem e o que eles causam. Não seja subjetiva ao usar aspas em “presas”, textos dissertativos argumentativos exigem objetividade.Leve tangenciamento do tema. Houve apresentação de argumentos que sustentasse a tese 1, embora a subjetividade gere a quebra da leitura para se pensar no que a autora quis dizer. No geral, o desenvolvimento 1 apresentou: Repertório (25%), Contextualização (25%) Argumento para a tese 1, ainda que subjetivo (20%), conclusão das ideias, ainda que em levemente tangenciada (15%). Portanto, o Desenvolvimento 1 alcançou 85% do objetivo.
Desenvolvimento 2: use virgulas para separar as opções a as explicações. A ausência de elementos de coesão e de conexão no texto, bem como o uso equivocada em ” também fora da ficção, descreve uma realidade atual” ou ele narra ficção ou uma realidade atual. Períodos muito longos atrapalham o entendimento. Use pontos finais ao final do repertório, da contextualização, da argumentação e da conclusão. No geral, o texto apresentou: Repertório, ainda que corrompido por mal uso de conector e sinais gráficos (20%), contextualização, ainda que corrompida por sinais gráficos e períodos longos (20%), argumentação 25% e conclusão (25%), ainda que não bem divididas orações separadas. Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 90% do objetivo.
Conclusão: Não retomou o tema ou as teses. Parcerias não substituem modo/meio, só acrescentam o agente. Falta detalhamento das porpostas. Não utilize “poderiam”, ou eles podem ou não podem. Trate do problema no Brasil, seu país deve ser o foco da sua intervenção. Houve fechamento através da retomada do repertório 1, o que atribui conexão ao texto. No geral, a conclusão apresentou: Agente (20%), ação (20%) e finalidade (20%), faltando o modo/meio (0%) e o detalhamento (0%). Portanto a conclusão atingiu 60% do objetivo.
Média geral: 75%
Competência 1: 160.
Use vírgulas e travessões para separar locuções no seu texto. Não substitua pontos finais por vírgulas e não faça períodos muito longos, dificultam a leitura e o entendimento. Fracione as ideias e as conduza a síntese final.
Competências 2,3 e 4, usarei a média geral dos parágrafos: 150, 150 e 150.
Competência 5: usarei a nota da conclusão: 120.
Nota final definitiva: 730 pontos.
Você escreve muito bem, mas a quantidade de coisas que você escreve passam uma certa insegurança em relação a escrita, como o uso do “Em contrapartida” antes da “fora da ficção”, já que o segundo já servirá perfeitamente. Dê valor a introdução e a conclusão, os corretores leem primeiro elas, para só depois ler os desenvolvimentos. Estude a conclusão. Parcerias não substituem o modo/meio, só acrescentão agentes. Faça um detalhamento, por exemplo: “o Ministério da Saúde – órgão responsável pelo SUS – deve …”, houve um detalhamento do agente através de um aposto que explica algo sobre o agente. Tenho certeza que os corretores não serão tão rígidos. Foi um prazer corrigir sua redação! Rumo ao 1000!
PS: depois me conta o que fez pra caber na folha de redação…
See less(ENEM 2020) O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Redação nota quase 1000. Há uma probabilidade de que você perca pontos na competência 3 e 5 por tratar de tratamentos no desenvolvimento 2 e na segunda proposta de intervenção, o que configuraria um leva afastamento do tema, que indicava a discussão de estigmas. Além disso, pode ser que perca um pouLeia mais
Redação nota quase 1000.
See lessHá uma probabilidade de que você perca pontos na competência 3 e 5 por tratar de tratamentos no desenvolvimento 2 e na segunda proposta de intervenção, o que configuraria um leva afastamento do tema, que indicava a discussão de estigmas. Além disso, pode ser que perca um pouco na competência 4 pela repetição do “que” durante e após o detalhamento da primeira proposta de intervenção. Minha nota seria 940, sendo 200, 200, 180, 180, 180. Mas pode ser que os corretores não sejam tão rígidos, afinal a redação está impecável nos moldes dissertativo-argumentativo.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
DanJCardoso
Olá! Irei analisar sua redação de duas formas, parágrafo por parágrafo e dentro das cinco competências. Introdução (1° Parágrafo): A oração utilizada para iniciar o texto é uma curta narrativa bem empregada. A segunda oração funcionou como uma contextualização, entretanto, não foram utilizados conecLeia mais
Olá! Irei analisar sua redação de duas formas, parágrafo por parágrafo e dentro das cinco competências.
Introdução (1° Parágrafo): A oração utilizada para iniciar o texto é uma curta narrativa bem empregada. A segunda oração funcionou como uma contextualização, entretanto, não foram utilizados conectivos para ligar as oração no parágrafo. O uso dos termos “julgar”, “preconceito” foram bem empregados e destacaram bem “estigmas”. Entretanto, “descompreensão” tem sentido de abandonar uma ideia e ao ser usada junto a “preconceitos” gera uma contradição de sentidos. O uso de áreas da medicina voltadas as “doenças mentais” não substitui a expressão e se afasta de estigmas, enfraquecendo sua tese. No geral, a introdução apresentou: Repertório (25%), contextualização (20%) e teses (15%), faltando porém a justificativa do tema (0%). Portanto, a introdução alcançou 60% do objetivo.
Desenvolvimento 1 (2° parágrafo): O primeiro desenvolvimento deve ser utilizado para através de argumentos defender a sua primeira tese. No seu caso você deveria retomar a tese de que nem todas as pessoas convivem com doenças mentais no seu cotidiano e explicar como isso corrobora para a manutenção dos estigmas na sociedade. Entretanto ocorreu uma conceituacão de saúde e de como surgem doenças mentais, que não cumpre com sua primeira tese e tangencia o tema, já que deveriam ser abordados os estigmas e não as doenças. No geral, o desenvolvimento apresentou: Repertório (25%), não apresentou argumento que sustentasse a tese da introdução (0%), logo não apresentou contextualização que ligasse o repertório ao argumento e a tese (0%), e consequentemente não concluiu como a tese, o argumento e o repertório se relacionam ao tema. Portanto, o desenvolvimento 1 alcançou 25% do objetivo.
Desenvolvimento 2 (3° parágrafo): aqui já ocorre uso de um conector, embora não faça sentido utiliza-lo, uma vez que o segundo desenvolvimento deve tratar da segunda tese e não ser uma extensão da primeira, mas felizmente houve apresentação de um argumento, repertório, contextualização e conclusão, ainda que não tenha sido evidenciada uma tese que possa se relacionar claramente com os argumentos, entretanto, mesmo que forçosamente, pode-se deduzir que as redes sociais e a “cultura da felicidade” contribuem para que as questões psíquicas não sejam abordadas no cotidiano e que isso acaba por gerar desinteresse da sociedade em compreender estas condições. No geral, o segundo desenvolvimento apresentou argumento que defendesse a segunda tese, ainda que forçadamente (15%), apresentou repertório muito bem empregado e condizente com o argumento (25%), uma ótima contextualização (25%), mas faltou concluir porque o argumento, o repertório e a tese se relacionam ao tema (0%). Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 75% do objetivo.
Conclusão (4° parágrafo): Não houve retomada do tema! Não houveram, em nenhuma das duas propostas de intervenção a abordagem de “como?” e “para qual finalidade?” e nem detalhamento (um aposto explicativo do sujeito ou uma exemplificacão/explicação do modo/meio). Não se deve propor nada com futuros do preterido (“deveria”, “poderia”), ou o agente “deve”, “pode” ou não! Ocorreu um fechamento do texto através de um repertório! Entretanto, busque retomar um repertório citado durante o texto, de preferência na introdução para ligar, conectar toda a sua escrita e demonstrar que houve um planejamento prévio. Utilize conectores (“assim”, “logo”, “ademais”, “além disso”, “concomitantemente”…) nas propostas e entre elas, além de em todo o seu texto para conectar todas as orações, teses, argumentos, repertório, interpretações e conclusões. No geral, a conclusão apresentou retomada, ainda que confusa (10%), apresentou a proposta 1, mesmo que sem 3 dos 5 fatores de intervenção (10%), apresentou a proposta 2 nos mesmos moldes da primeira (10%) e fechamento, ainda que desconexo do resto do texto (20%). Portanto a conclusão alcançou 50% do objetivo.
Nota geral definitiva: 210% ÷ 4 = 53%
Competência 1: Não há desvios que comprometam o entendimento do texto.
Nota: 200 pontos.
Competências 2,3 e 4: usarei a nota geral definitiva.
Nota: 110 pontos nas três competências.
Competência 5: a mesma nota da conclusão.
Nota: 100 pontos.
Nota final definitiva: 630 pontos. (Modelo ENEM).
Dicas: elabore bem suas teses. Faça o primeiro desenvolvimento com um argumento para sua primeira tese. Faça uma proposta de intervenção para sua primeira tese. Faça a mesma coisa para a segunda tese, só que no desenvolvimento 2 e na segunda proposta de intervenção. Aponte QUEM “”deve”” fazer o QUE,de que MODO e PARA QUAL FINALIDADE. Não se esqueça do detalhamento por exemplo: “O MEC ‘- órgão responsável pela educação no país -‘ deve …” você detalhou o agente através de um aposto que explica qual a função do agente (aposto explicativo) o que já serve como detalhamento. De atenção a sua introdução e a conclusão, geralmente os corretores leem primeiro a introdução e depois a conclusão e somente depois o resto da redação para poupar tempo e ver se você colocou os pontos principais.
Você escreve muito bem, tem muito potencial, aperfeiçoue-o e com certeza chegará ao 1000, estude a teoria da redação, a forma como de dividem os parágrafos, as subdivisões, como se cada parágrafo fosse um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão! Espero que tenha gostado da correção! Levei 2 horas para fazê-la. Parabéns e continue estudando!
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