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Desafios da popularização da vacinação no Brasil
Anamarina
INTRODUÇÃO: está muito boa, você colocou um repertório e possui uma tese. DESENVOLVIMENTO 1: Você poderia ter explicado melhor porque há a ausência de conscientização da maioria dos brasileiros,e relacionamento mais com o repertório usado. DESENVOLVIMENTO 2: Há erros de ortográfia,e há uma certa desLeia mais
INTRODUÇÃO: está muito boa, você colocou um repertório e possui uma tese.
DESENVOLVIMENTO 1: Você poderia ter explicado melhor porque há a ausência de conscientização da maioria dos brasileiros,e relacionamento mais com o repertório usado.
DESENVOLVIMENTO 2: Há erros de ortográfia,e há uma certa desorganização nos seus argumentos deixando assim o texto um pouco confuso de ser entendido.
CONCLUSÃO: sua conclusão está muito boa.
C1=160
See lessC2=200
C3=120
C4=160
C5=200
Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Anamarina
Sua redação está boa mais convém analisarmos algumas coisas. INTRODUÇÃO: Está muito boa com um repertório logo no começo e também há uma tese. 1DESENVOLVIMENTO:Fico bom,mas se você citasse um repertório daria mais ênfase ao seus argumentos. 2DESENVOLVIMENTO:Se você explicasse um pouco melhor como quLeia mais
Sua redação está boa mais convém analisarmos algumas coisas.
INTRODUÇÃO: Está muito boa com um repertório logo no começo e também há uma tese.
1DESENVOLVIMENTO:Fico bom,mas se você citasse um repertório daria mais ênfase ao seus argumentos.
2DESENVOLVIMENTO:Se você explicasse um pouco melhor como que a citação que você colocou tem a ver com os seus argumentos ficaria algo mais coesivo.
CONCLUSÃO:Sua conclusão está boa,no entanto você só colocou os 4 elementos faltou você detalhar mais sua proposta.
Em geral sua redação está boa.
Só tem alguns erros de ortográfia e pontuação,mas não tirarei porque possa ser só erro de digitação.
C1=200
See lessC2=160
C3=160
C4=120
C5=120
760.
Continue estudando e tenho certeza que você tirará o tão sonhado 1000
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA EM QUESTÃO NO BRASIL
alizoneida
De início, redação boa. Parabéns! C1: 160 "o qual ocorre.." (Parágrafo 1). A QUAL ocorre, pois está se referindo à violência "Este, é..." (Parágrafo 2). NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO e seria melhor usar ISSO nesse caso. " expõe nas obras..." (Parágrafo 3). Correção: "expões, nas obras, ..." pois háLeia mais
De início, redação boa. Parabéns!
See lessC1: 160
“o qual ocorre..” (Parágrafo 1). A QUAL ocorre, pois está se referindo à violência
“Este, é…” (Parágrafo 2). NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO e seria melhor usar ISSO nesse caso.
” expõe nas obras…” (Parágrafo 3). Correção: “expões, nas obras, …” pois há um descocamento do complemento.
“criem…” (Parágrafo 4). É CRIE, pois está se referindo ao MEC, as escolas são apenas um complemento e não devem ser consideradas, a não ser que você coloque “MEC E AS ESCOLAS”.
ATENÇÃO: evite usar períodos muito longo, visto no 4º parágrafo!
C2: 200
Repertório socio-cultural pertinente, legitimado e produtivo. Parábens! (Visto apenas no 1º parágrafo, mas apenas 1 já conta como 200 de acordo com a grade do ENEM)
C3: 120
Aqui você peca, pois seu D1 e D2, apesar de serem ricos em repertórios, eles são poucos argumentativos. Você não consegue desenvolvê-los de forma eficiente.
C4: 200
Texto fluído e muito bem articulado. Parábens!
Obs: embora no 2º parágrafo você tenha colocado “Este” de forma errada, eu não descontei ponto, pois é um erro pontual. TENTE EVITAR NA PRÓXIMA!
C5: 200
Há a presença dos 5 elementos e é pertinente ao tema. Parabéns!
Nota Geral: 880
Tema: Trabalho informal no Brasil
lanaP
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtLeia mais
Bom dia Raquel Dionísio! 1. No geral, percebo uma falta de organização estrutural da sua redação, lembre-se que os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos e, na sua redação, a conclusão se apresenta como o maior (o que é errado). Além disso, sua introdução e o desenvolvimento 1 parecem curtos demais em relação aos outros parágrafos.
See less2. Introdução: Sugiro que utilize algum repertório sociocultural na sua introdução, além de te ajudar a argumentar, também te ajuda na competência 2. Na sua introdução, a tese deve estar explícita, ou seja, você deve colocar a sua opinião de forma subjetiva com dois argumentos, os dois argumentos serão desenvolvidos nos desenvolvimentos seguintes, isso é algo obrigatório então sugiro que pesquise mais a respeito.
3. Desenvolvimento 1: Erros ortográficos e gramaticais – vinhesse (a palavra não existe), ” chegando á atingir” – acento agudo utilizado de forma errada, “ao trabalho informal, avançou em grande escala” – sem necessidade da vírgula. Bom repertório (dados), no entanto, não está argumentativo, apenas expositivo. Gerundismo (ndo) – chegando, fazendo – evite ao máximo sua utilização.
4. Desenvolvimento 2: Erro gramatical – previdênciria e estado (que deve ser escrito com letra maiúscula quando representa o órgão governamental. Seu parágrafo não possui tópico frasal – pontos finais.
5. Conclusão: Sua conclusão apresenta mais de uma solução, isso não é obrigatório se a sua tese problematizar apenas um argumento, no entanto, você não fez uma tese, então não soube como melhorar o problema, visto que, a conclusão resolve os problemas citados na tese. Uma solução apresenta o agente, a outra não. Ambas apresentam o modo (o que será feito). Falta o meio (por qual meio a sua solução será feita), o detalhamento e a finalidade.
Logo, Competência 1: 80 (erros gramaticais, ortográficos, má utilização de tópicos frasais).
Competência 2: 80 (utilização de apenas um repertório (dados) + não argumentou o suficiente).
Competência 3: 120 (má organização do texto).
Competência 4: 40 (utilização de apenas 1 conectivo) – sugiro que a cada ponto final (lembre-se de coloca-lo) insira um conectivo, faça isso ao iniciar cada parágrafo também (menos o 1°).
Competência 5: 120 (falta de detalhamento e finalidade – resulta na perda de 80 pontos).
Total: 440 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Caminhos para o combate à homofobia no Brasil
Anamarina
INTRODUÇÃO: 1. Não consegui indentificar sua tese,e ela e muito importante para o leitor ver o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos. DESENVOLVIMENTOS: Estão muito bons. Mas há alguns erros de gramática e pontuação. CONCLUSÃO: Ficou boa,porém sua proposta de intervenção ficou um pouco confusaLeia mais
INTRODUÇÃO:
See less1. Não consegui indentificar sua tese,e ela e muito importante para o leitor ver o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTOS:
Estão muito bons.
Mas há alguns erros de gramática e pontuação.
CONCLUSÃO:
Ficou boa,porém sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa.
Seu texto está muito bom e você escreve bem.
Basta estudar mais e rever os seus erros.
C1=160
C2=200
C3=160
C4=180
C5=160
Total=860!
A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental
lanaP
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão. 2. Introdução: Na frase "respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país" - não se deve colocarLeia mais
Boa tarde FelipeReZ! 1. Notei que sua redação está bem grande, sugiro que você escreva em uma folha própria de redação para melhor se adequar à ela, caso já faça isso, desconsidere a sugestão.
See less2. Introdução: Na frase “respostas negativas. Visto que, ainda está presente no país” – não se deve colocar um ponto final se não terminou sua argumentação, nota-se que ao colocar a pontuação você utiliza o conectivo “visto que”, no entanto, o conectivo dá a ideia de causa/consequência e nesse caso, sua utilização não é recomendada para iniciar uma nova argumentação. “conduzindo – inevitavelmente – consigo novas doenças” – cuidado ao utilizar o “traço”, ele é necessário quando o escritor deseja colocar um frase de sua opinião de forma subjetiva, não é recomendado para palavras soltas/advérbios: correção: conduzindo consigo, inevitavelmente, novas doenças.
3. Desenvolvimento 1: Cuidado com palavras repetidas de forma próxima: ” é inegável que o contexto supracitado” e “é inegável que a expansão exacerbada”, novamente em “à exacerbação do problema” e “expansão exacerbada “. Na frase “demandando, sim, ” – a vírgula não é necessária e o “sim” entra como confirmação, não como consequência, dessa forma, ficaria melhor se você utilizasse o “demandando assim”. A palavra “identificamos” dá o sentido de “nós”, a redação não deve ter a generalização pessoal, ela deve ser escrita em 3° pessoa. Boa argumentação, mas sugiro a utilização de palavras não tão conhecidas pode te ocasionar problemas, visto que, a leitura se torna cansativa, isso é apenas uma sugestão, não necessariamente você deve utilizar :).
4. Desenvolvimento 2: Gostei do parágrafo, simples, objetivo e além de tudo, de fácil compreensão. Apenas uma sugestão, não copie frases que já foram citadas: ” trazendo, consequentemente, consigo novas doenças”, caso queira enfatizá-las, reescreva de uma nova forma.
5. Conclusão: Olha, o seu “fruto do problema” citado foi “a não fiscalização das leis que objetivam proteger o meio ambiente”, na qual, as consequências foram “forçam a atração dos animais às grandes cidades”, nesse contexto, você deve solucionar o seu problema, visto que, dessa forma as consequências serão solucionadas. Em sua conclusão você solucionou as consequências, mas enquanto o fruto acontecer as consequências não irão se resolver. Dessa forma, você deve fazer com que as leis sejam fiscalizadas. No entanto, apresenta todos os meios de correção da competência 5, mas você perde ponto na competência 2, dado que demonstrou não entender/solucionar o real problema.
Logo, Competência 1: 160 pontos (utilização errônea de pontuação + utilização do traço responsável por separar frases e não palavras).
Competência 2: 160 pontos (não solucionou o real problema).
Competência 3: 200 pontos.
Competência 4: 160 pontos (palavras repetidas de forma próxima)
Competência 5: 200 pontos (no entanto, tome cuidado com a solução).
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
VALORIZAÇÃO DO SUS
lanaP
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em "hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados". Ademais, foi uma boa introdução. 2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolLeia mais
Boa tarde Emily Santos! 1. Introdução: Sua tese não está explícita e contêm apenas um argumento: consequência da desvalorização do SUS citado em “hospitais lotados, escassez de equipamentos e profissionais desqualificados”. Ademais, foi uma boa introdução.
See less2. Desenvolvimento 1: Seu primeiro desenvolvimento foi baseado acerca do desvio de verbas, no entanto, isso não consta na sua tese, o que é errado e te prejudica na competência 2. “visto que o mal funcionamento deste órgão, pode acarretar a morte de milhares de pessoas” – sem obrigatoriedade da vírgula, não separe o sujeito (órgão) do predicado (acarreta a morte de milhares). Tal erro se repete em ” trazendo prejuízo aos cidadãos, que são os que usufruem destes três pilares.” – correção: trazendo prejuízo aos cidadãos que usufruem destes três pilares. Sugiro que após cada ponto final você coloque um conectivo, as palavras que foram colocadas não funcionam com esse propósito, logo, você não pontua muito bem na competência 4.
3. Desenvolvimento 2: “que cometem erros constantemente com os pacientes,” – sua frase apresenta uma ambiguidade acerca da palavra “constantemente” – corrigindo: que cometem, constantemente, erros com os pacientes. “Outro fator é a super lotação dos hospitais” – o correto é “superlotação”. Na frase ” os pacientes são obrigados a ficarem nos corredores e até mesmo, chegam a óbito” – você misturou o futuro do subjuntivo (ficarem) com o presente (chegam), cuidado com essa troca próxima de flexação de verbos. Ademais, parágrafo bem argumentado, mas ao falar sobre o Coronavírus 2019 coloque este em seu nome oficial e não em abreviatura, caso queira, coloque esta em parênteses.
4. Conclusão: “O governo ” – qual governo? Lembre-se que é necessário a especificação do agente. Falta o meio, o detalhamento e a finalidade de ambas as propostas.
Logo: Competência 1 – 120 (erro ortográficos apresentados + erro gramatical “superlotação”).
Competência 2: 160 (não apresentou a má distribuição de verbas na tese – erro grave).
Competência 3: 200.
Competência 4: 120 (falta de conectivos ao decorrer da redação, sugiro que a cada ponto final você insira um conectivo e também no início do 2°, 3° e 4° parágrafo. OBS: sugiro a utilização de repertórios pelo menos em dois parágrafos).
Competência 5: 80 (falta de meio + detalhamento + finalidade + lembre-se que você deve resolver os problemas da tese, e a questão da verba não foi citada, logo, sua solução acerca se torna inválida).
Total: 680 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
O aumento de DSTS entre jovens brasileiros
Anamarina
Na sua introdução vc começou bem usando um repertório como a série Elite,mas eu não consegui indentificar sua tese,e ela é muito importante para o leitor saber o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos. Seus desenvolvimentos ficaram muito confusos,pois vc usou vírgula aonde era pra usar ponto eLeia mais
Na sua introdução vc começou bem usando um repertório como a série Elite,mas eu não consegui indentificar sua tese,e ela é muito importante para o leitor saber o que vai ser falado nos seus desenvolvimentos.
See lessSeus desenvolvimentos ficaram muito confusos,pois vc usou vírgula aonde era pra usar ponto e fez um período muito longo no seu texto.
Na conclusão,a proposta de intervenção tem que vir acompanhada de 5 coisas,o AGENTE>Quem vai fazerO que vai ser feitocomo vai ser feitopara que vai ser feito< e ainda o DETALHAMENTO,aí vc pode detalhar uma das quatros coisas citadas anteriormente,eu aconselho detalhar o AGENTE.
Nos seus desenvolvimentos tente sempre colocar períodos pequenos para que não fique tão confuso seu texto.
Estude pontuação isso irá lhe ajudar muito.
Além disso,estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo,pois eu vi que vc não colocou tópico frasal nos seus desenvolvimentos e isso é super importante numa redação.
Estude bastante redação,leia outras redações nota mil.
Tenho certeza que vc vai conseguir uma boa nota.
Soluções para acabar com as Fake News
alizoneida
Introdução: 1. “Sendo conhecida pelo mundo inteiro” – termo errado, pois não se pode generalizar 2. “,Fake News, é um termo utilizado“ – não se separa o sujeito [Fake News] do verbo [é]. 3. “divulgadas, principalmente, [vírgula errada] em redes sociais.” 4. “Em nosso hodierno,” – Aqui você erra em dLeia mais
Introdução:
See less1. “Sendo conhecida pelo mundo inteiro” – termo errado, pois não se pode generalizar
2. “,Fake News, é um termo utilizado“ – não se separa o sujeito [Fake News] do verbo [é].
3. “divulgadas, principalmente, [vírgula errada] em redes sociais.”
4. “Em nosso hodierno,” – Aqui você erra em duas coisas: o pronome em 1ª pessoa do plural [nosso] e o adjetivo [hodierno]. No contexto hodierno? No cenário hodierno? O adjetivo está solto sem o substantivo.
De maneira geral, sua introdução é fraca, tanto em repertório quanto à falta de uma tese: o que você acha sobre isso?
Dica: traga algum repertório sociocultural e relaciona com a sua tese. Pode ser filme, música, frase de um filósofo, etc.
Desenvolvimento 1:
1. “News, são” – Aqui você comete um erro igual ao *2. da introdução*
De forma geral, aqui você não deixa claro a sua argumentação: começa falando que as Fake News impossibilitam o senso crítico e, no mesmo parágrafo, argumenta sobre o quanto essas notícias falsas se espalham rapidamente.
Aqui você perde na competência 1,2, 3 e 4; pois há excesso de vírgulas postas de forma errada, o erro já dito anteriormente e a ausência de conectivos.
Desenvolvimento 2:
De maneira geral, há excesso de informações. Escolha apenas um argumento ou generalize. Exemplo: “estresse emocional, insatisfação corporal, depressão, discriminação, preconceito, furtos às instituições privadas e públicas, desavenças familiares e violência física.” Fale de apenas um dessas consequências ou generalize elas.
Conclusão:
Aqui você consegue os tão sonhados 200 pontos na competência 5, pois possui os 5 elementos: (Agente, Ação, Modo/Meio, Detalhamento e Finalidade).
Porém, te dou uma dica: evite usar “palestras, conscientização ou afins”, pois são de punho senso-comum e fazem você perder ponto na competência 2.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 680.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 120
Consumo de álcool pelos adolescentes.
lanaP
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos dLeia mais
Boa noite Elianacust! 1. Gostaria de deixar claro que não corrigi nenhuma redação anterior, porém, há erros que merecem ser notados. Em geral, seus parágrafos estão bem curtos, sendo que o seu 1° desenvolvimento está extremamente pequeno, quando na verdade, deveria ser o maior (os desenvolvimentos devem ser os maiores parágrafos).
See less2. Introdução: Sua introdução não apresenta a tese, você apenas acrescentou um repertório sociocultural e não desenvolveu sua tese. Além disso, sugiro que ao colocar algum repertório sociocultural, coloque-o entre aspas, para separá-lo da argumentação. “adolecentes” – erro gramatical. Excesso da palavra “álcool”, o que leva a entender que você não possui um vasto conhecimento linguístico.
3. Desenvolvimento 1: Lembre-se que a tese irá te guiar nos desenvolvimentos e quando você não a apresenta, seu texto perde a estrutura, foi exatamente isso que aconteceu no seu 1° desenvolvimento, você colocou o repertório mas não o dissertou-argumentou. Sugiro que neste parágrafo você desenvolva acerca dos frutos do problema.
4. Desenvolvimento 2: Você colocou dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos, a competência 2 avalia, principalmente, a utilização de “várias áreas do conhecimento”, além disso, utilizar dados estatísticos nos 3 primeiros parágrafos revela que você não possui domínio amplo de conhecimento, sugiro que alterne entre livros/filmes/séries/alusão histórica/músicas, ou que for de sua preferência.
5. Conclusão: Para que sua conclusão siga uma estrutura bem feita, deve conter em ordem, o agente (quem irá realizar a ação), o modo (o que será feito), meio (por qual meio será feito), detalhamento e finalidade (o que se espera com essa ação). A sua conclusão está desorganizada, desse modo, sem uma tese, sua proposta de intervenção perde a validade. Basicamente, a sua tese deve ser apresentada na introdução, deve conter dois argumentos (os quais serão desenvolvidos nos desenvolvimentos) e na conclusão, sua proposta de intervenção irá se basear em resolver os problemas da tese.
OBS: Sugiro que a cada parágrafo, no início, você coloque um conectivo, o mesmo vale para cada após de ponto final.
Logo, Competência 1: 120 pontos (alguns erros gramaticais, mas poucos, visto que sua redação está bem pequena para poder ser avaliada de acordo com o padrão + sua introdução não apresenta nenhum ponto final).
Competência 2: 80 pontos (3 parágrafos contendo dados estatísticos + falta de argumentação necessária + falta de tese).
Competência 3: 80 pontos (seus parágrafos estão curtos, faltam argumentação acerca da tese (que não está presente + falta de organização da conclusão).
Competência 4: 40 pontos (nenhum parágrafo contem conectivo no início + apenas 2 parágrafos apresenta conectivos após o ponto final (desenvolvimento 1 e 2).
Competência 5: 80 pontos (falta agente, meio, detalhamento e finalidade + sem a tese, a sua conclusão não pode ser feita, pois a proposta baseia-se na mesma).
Total: 400 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!