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Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Jhullya
Vamos analisar o texto com base nos cinco critérios do ENEM: Competência 1: Domínio da norma culta O texto apresenta um bom domínio da norma padrão, com uma linguagem formal adequada ao contexto dissertativo-argumentativo. A estrutura das frases está clara, e a maioria dos períodos é bem pontuada. CLeia mais
Vamos analisar o texto com base nos cinco critérios do ENEM:
Competência 1: Domínio da norma culta
O texto apresenta um bom domínio da norma padrão, com uma linguagem formal adequada ao contexto dissertativo-argumentativo. A estrutura das frases está clara, e a maioria dos períodos é bem pontuada. Contudo, há um pequeno deslize na expressão “a existência de todos”, que poderia ser mais específica. No geral, erros gramaticais são mínimos.
Nota estimada para a competência 1: 180/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
O tema da desvalorização do trabalho de cuidado das mulheres foi bem abordado e contextualizado com o filme “Que Horas Ela Volta?”. A argumentação está bem estruturada, com as causas do problema sendo claramente expostas (estereótipos e negligência governamental). A proposta de intervenção está alinhada com o problema discutido.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
O repertório sociocultural mobilizado é pertinente. A menção ao período colonial, ao movimento feminista e à Constituição de 1988 contribui para a construção dos argumentos. Contudo, o uso de mais dados concretos ou pesquisas sobre a situação atual das mulheres que trabalham com cuidados poderia fortalecer a argumentação.
Nota estimada para a competência 3: 180/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta boa coesão interna, com conectivos e transições bem aplicados. Os parágrafos são bem estruturados e facilitam a compreensão do leitor. Não há saltos abruptos ou falhas na organização das ideias.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é pertinente e viável, mas poderia ser mais detalhada em termos de como as ações seriam executadas. A criação de campanhas educativas e legislações para investigar denúncias de discriminação é uma boa estratégia, mas faltou explicar como essas ações seriam implementadas e monitoradas.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 920/1000.
O texto está bem construído e atende aos critérios principais da redação do ENEM. O uso de mais dados concretos e um detalhamento maior da intervenção poderiam elevar ainda mais a nota.
See lessInsegurança alimentar no Brasil
Jhullya
Vamos avaliar o texto de acordo com as cinco competências exigidas na redação do ENEM: Competência 1: Domínio da norma culta O texto apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Há boa estruturação das frases e vocabulário adequado. Porém, no final do texto, há um pequeno desvio grLeia mais
Vamos avaliar o texto de acordo com as cinco competências exigidas na redação do ENEM:
Competência 1: Domínio da norma culta
O texto apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Há boa estruturação das frases e vocabulário adequado. Porém, no final do texto, há um pequeno desvio gramatical no trecho “visam à um melhor enfrentamento”, onde o uso do artigo “à” está incorreto. O correto seria “visam a um melhor enfrentamento”, sem crase. Esse erro não compromete a compreensão, mas é um desvio formal.
Nota estimada para a competência 1: 180/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
O tema da insegurança alimentar foi abordado de forma clara e direta. Você relacionou a questão com o papel do governo e a importância do debate social, atendendo à proposta dissertativa-argumentativa. A progressão textual é bem organizada, com um desenvolvimento lógico de ideias. As causas do problema são explicitadas, e a solução proposta é coerente com a argumentação.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Você trouxe dois repertórios filosóficos relevantes: Thomas Hobbes e Habermas, que foram bem aplicados ao contexto da argumentação. A análise da falta de campanhas governamentais e de debates é coerente e contribui para a construção dos argumentos. Além disso, a proposta de intervenção está fundamentada e se relaciona com o problema apresentado.
Nota estimada para a competência 3: 200/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta boa coesão, com conectores utilizados adequadamente para garantir a fluidez das ideias, como “entretanto”, “diante desse cenário”, “ademais”, “portanto”. As ideias fluem de maneira lógica e consistente ao longo dos parágrafos, e não há problemas de repetição excessiva de termos ou falta de clareza na transição entre os argumentos.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é clara, detalhada e viável. Você sugere que o Ministério da Saúde, em parceria com redes midiáticas e por meio de palestras em escolas e debates, deve implementar campanhas de conscientização sobre a segurança alimentar, promovendo também o cumprimento da Constituição. No entanto, poderia ter sido ainda mais detalhada ao sugerir como essas campanhas seriam aplicadas na prática, como periodicidade, abrangência, ou a criação de políticas públicas complementares.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 940/1000.
O texto está muito bem construído, com argumentos sólidos e uso adequado de repertório sociocultural. Pequenos ajustes na competência 5 e um desvio gramatical mínimo evitaram a nota máxima.
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Jhullya
Baseando-se nos critérios de avaliação da redação do ENEM, a nota seria composta pelas 5 competências avaliadas. Vamos analisar seu texto considerando cada uma delas: Competência 1: Domínio da norma culta Você demonstra um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. O uso de conectivos, concordLeia mais
Baseando-se nos critérios de avaliação da redação do ENEM, a nota seria composta pelas 5 competências avaliadas. Vamos analisar seu texto considerando cada uma delas:
Competência 1: Domínio da norma culta
Você demonstra um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. O uso de conectivos, concordância verbal e nominal estão corretos, e o vocabulário é adequado para o gênero dissertativo-argumentativo. Há pequenos desvios, como “promovendo futuras frustações”, mas nada que comprometa a compreensão.
Nota estimada para a competência 1: 200/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
Você atendeu bem à proposta, discorrendo sobre as consequências negativas do vício em apostas online e sugerindo soluções. A argumentação está organizada em torno da exposição de um problema (falta de educação financeira e suas consequências) e da proposta de uma intervenção. A citação de Kant fortalece a argumentação, e a coesão textual é bem estabelecida.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Os argumentos apresentados são bem fundamentados, especialmente com o uso de dados do Banco Central e a citação da Revista Oeste. Além disso, o texto incorpora um repertório filosófico relevante (Immanuel Kant), o que enriquece a argumentação. A ideia de autonomia financeira está clara, e você apresentou uma análise consistente sobre o impacto do vício em apostas online.
Nota estimada para a competência 3: 200/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta um bom encadeamento lógico. As ideias fluem de forma coesa, e os parágrafos estão bem conectados. Os conectivos são bem utilizados para garantir a progressão textual, como “por conseguinte”, “nesse sentido”, e “dessarte”. A estruturação do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão está muito bem estabelecida.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
Sua proposta de intervenção é clara, detalhada e exequível, como exigido pelo ENEM. Você sugere a atuação do Ministério da Fazenda e da Receita Federal para regulamentar e impedir o funcionamento de plataformas ilegais, além de promover ações educativas. No entanto, seria interessante incluir mais detalhes sobre como essas palestras ou ações seriam implementadas (por exemplo, campanhas permanentes ou temporárias, alcance nacional ou regional), para enriquecer ainda mais a intervenção.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 960/1000.
O texto está bem articulado, com boa argumentação, repertório e proposta de intervenção. Pequenos ajustes na proposta de intervenção poderiam levar à nota máxima.
See lessviolencia infantil
Jhullya
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa O texto está bem escrito, com boa estrutura gramatical e vocabulário formal. Há, no entanto, algumas repetições, como o trecho "Para combater a violência infantil, é essencial implementar medidas eficazes de prevenção e intervençLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa
O texto está bem escrito, com boa estrutura gramatical e vocabulário formal. Há, no entanto, algumas repetições, como o trecho “Para combater a violência infantil, é essencial implementar medidas eficazes de prevenção e intervenção”, que aparece duas vezes no último parágrafo. Isso poderia ser evitado para melhorar a fluidez e evitar redundâncias.
Nota estimada: 160/200
Competência 2:
O texto aborda de maneira clara o tema da violência infantil, com dados estatísticos relevantes e argumentação sólida. No entanto, faltou uma conexão mais explícita com outras áreas do conhecimento, como psicologia, sociologia ou direito, que poderiam aprofundar a análise dos fatores que levam à violência infantil.
Nota estimada: 160/200
Competência 3:
Os argumentos estão bem organizados e há uma boa seleção de informações, como os dados da UNICEF. Contudo, o último parágrafo contém repetição de ideias, o que compromete a organização e a originalidade do texto. Além disso, a conclusão poderia ter sido mais direta e concisa.
Nota estimada: 160/200
Competência 4:
Há uso adequado de conectores e uma progressão textual clara, que facilita a leitura. No entanto, a repetição no último parágrafo prejudica a coesão, pois torna a argumentação redundante. Pequenos ajustes deixariam o texto mais fluido.
Nota estimada: 160/200
Competência 5:
A proposta de intervenção está presente, com sugestões como programas educativos e fortalecimento de serviços de apoio às famílias. Essas propostas são viáveis e respeitam os direitos humanos, mas poderiam ser mais detalhadas em relação à forma de implementação, para dar mais profundidade à solução apresentada.
Nota estimada: 160/200
Nota final : 800/1000
O texto está bem desenvolvido, mas há pontos a melhorar, especialmente na coesão do último parágrafo e na conexão com outras áreas do conhecimento. Reorganizar algumas ideias e evitar repetições pode elevar a qualidade do seu texto.
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Jhullya
Introdução: Sua introdução está clara ao apresentar o tema e a tese, mas poderia ser mais objetiva. Há uma repetição de ideias que pode ser suavizada para evitar uma construção prolixa. Sugiro reformular a frase inicial para algo mais direto e substituir "o povo brasileiro não apresenta a mesma opinLeia mais
Introdução:
Sua introdução está clara ao apresentar o tema e a tese, mas poderia ser mais objetiva. Há uma repetição de ideias que pode ser suavizada para evitar uma construção prolixa. Sugiro reformular a frase inicial para algo mais direto e substituir “o povo brasileiro não apresenta a mesma opinião” por uma construção mais precisa, já que não se trata de opinião, mas de uma dificuldade prática.
Desenvolvimento:
Os dois parágrafos de desenvolvimento estão bem organizados, com uma citação relevante em cada um deles. No entanto, o uso das citações poderia ser mais integrado ao argumento, para que não pareça algo desconectado do restante da análise. Além disso, a argumentação sobre o “desinteresse do povo” poderia ser explorada de forma mais crítica, com a consideração de fatores externos, como a manipulação política e a desinformação, que também influenciam esse desinteresse.
Conclusão:
A conclusão apresenta uma proposta de intervenção coerente, mas a formulação poderia ser mais precisa. A frase “promova a presença da política em sala de aula, através de debates com intermédio de professores” poderia ser mais clara ao indicar de que maneira esses debates ocorreriam e como a estrutura educacional pode ser adaptada para isso.
Nota Estimada
– Competência 1 (Domínio da norma padrão):160/200. A redação apresenta um bom domínio da norma culta, mas há construções que podem ser mais claras e objetivas.
– Competência 2 (Compreensão da proposta):180/200. A proposta foi bem desenvolvida e responde ao tema, mas poderia aprofundar alguns aspectos.
– Competência 3 (Seleção e organização de argumentos):160/200. Os argumentos são válidos, mas faltam mais conexões críticas, especialmente no que diz respeito ao desinteresse popular.
– Competência 4 (Conhecimento de mecanismos linguísticos): 160/200. A coesão textual está boa, mas o uso das citações poderia ser mais fluido.
– Competência 5 (Proposta de intervenção): 160/200. A proposta de intervenção é pertinente, mas falta detalhamento sobre a execução.
Nota final estimada: 720/1000.
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