Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Caio_Souza
Olá, segue algumas observações, humildemente: 1° ponto: Introdução muito confusa. O primeiro parágrafo de uma redação dissertativa argumentativa é dividido em 3 aspectos, citação, tese e problema. Citação: "A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de superLeia mais
Olá, segue algumas observações, humildemente:
1° ponto: Introdução muito confusa. O primeiro parágrafo de uma redação dissertativa argumentativa é dividido em 3 aspectos, citação, tese e problema.
Citação: “A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de super heróis que usam a variabilidade de seus poderes para ajudar pessoas voluntariamente”
Tese (?): “Nesse contexto, faz- se necessário ressaltar o trabalho voluntário como necessidade latente de ajuda humanitária”
Problema: “se dá devido a sua impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias.”
A confusão na introdução se dá na ligação entre a tese e a introdução dos argumentos; existe uma fusão desconexa entre as duas. Assim sendo, a tese começa dizendo que é fundamental observar a necessidade do trabalho voluntário como ajuda humanitária, mas logo após, é introduzido um conectivo adversativo, ou seja, de oposição (mas) que liga aos argumentos. Isso causa confusão. Além disso, a coesão é extremamente prejudicada aqui. Quando você introduz a(s) problemática(s) / argumento(s), a faz sem componente lógico, puxando a tese junto, vejamos:
“[…] faz- se necessário ressaltar o trabalho […] mas, se dá devido a impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias.”
– Quando você diz “faz-se necessário, subentende-se que você utilizará, como argumento, nos próximos parágrafos, afinal, você diz que é necessário ressaltar o trabalho específico.
– Existe uma repetição de palavras, “se dá *devido* a impotência, *devido* à ineficiência […]
– Não existe um desenvolvimento lógico para introduzir os argumentos. Você começa dizendo: “o trabalho voluntário é importante” e logo depois diz “mas, se dá devido a impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações involuntárias”. É introduzido aos argumentos de uma maneira bem confusa.
– Dá a entender que o trabalho voluntário ocorre em função da ineficácia estatal, impotência etc, o que contradiz o título da redação.
– O título do texto confere a importância do trabalho voluntário, aqui você inclui problemas nas condutas voluntárias.
– Todos esses problemas retiram da introdução a possibilidade de compreensão dela, inclusive do mais importante, do ponto de vista dos seus argumentos introdutórios; são críticos? favoráveis? contrários?
Um exemplo para correção da introdução, presumindo que quer evidenciar a crítica ao trabalho na realidade brasileira:
“A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de super heróis que usam a variabilidade de seus poderes para ajudar pessoas voluntariamente. Nesse contexto, é fundamental a importância do trabalho voluntário como necessidade latente de ajuda humanitária (PONTO). Mas, de maneira análoga a realidade brasileira, tais atividades ocorrem com impotência, devido à ineficiência estatal (argumento 1), além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias (argumento 2).”
2° ponto: Em razão da confusão iniciada na introdução, acaba, por consequência, influenciando nos próximos parágrafos. No que se refere, por exemplo, ao entendimento da progressão argumentativa em análise ao que você abordou na sua introdução. Passemos a analisar os parágrafos de desenvolvimento:
1° parágrafo:
– A partir da segunda frase, isto é, “Na Constituição de 1988 […]” não existe conectivo. Sempre lembre-se de, após ponto final, incluir um conectivo a frase. Nesse caso, seria interessante colocar, “Desse modo”, “Dessa maneira”, “Assim sendo” e etc.
– Existem uns traços entre as palavras, desconexo.
– Sem dados objetivos para afirmar que o trabalho voluntário é realizado por populações de baixa condição
– 1° parágrafo contido só por duas frases, ou seja, uma que termina em “[…] sem maior efetivação[…]” e outra que termina lá no final “[…] acessível a mais indivíduos do corpo social[…]”. Isso indica dispersão. Tente dividir em mais frases, 3 ou 4. Exemplo:
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a ineficiência estatal é constatada, principalmente, pelos aspectos governamentais sem maior efetivação na sociedade brasileira (sempre busque ressaltar o Brasil, fale sempre do Brasil). Desse modo (veja, sempre use conectivos), na Constituição de 1988, em seu artigo 3, é previsto o dever social de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Contraditoriamente, encontra-se o artigo distante de ser concebido, visto que, o trabalho voluntário conta com populações com baixa condições financeiras, sem moradia e ausência de direitos básicos de sobrevivência. Além disso(mais um conectivo, nunca esqueça), de forma controversa, os programas não merecem devida atenção e conhecimento acessível a mais indivíduos do corpo social (não entendi muito bem esse seu argumento, como disse, a confusão na introdução prejudicou o entendimento dos demais parágrafos).
– artigo em abreviação correta é “art.”
2° parágrafo: possui outros problemas também.
Conclusão da redação:
“[…] É dever do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Social (agente), elaborar as situações mais latentes que dependem das ações voluntárias (modo) e promover, com o auxílio de recursos financeiros (meio), uma maior incentivação e abertura (modo) para que a solidariedade humanitária seja realizada de forma eficiente (finalidade). Aliado a isso, empresas privadas (agente) podem promover a seus colaboradores (meio), a incentivação e ascensão corporativa (modo), como estímulo. Desse modo, os quadrinhos da liga da justiça se tornam realidade e justos na nação brasileira.
– O(s) modo(s) foram muito subjetivos. O que é “elaborar situações mais latentes”; promover aonde uma maior “incentivação e abertura”?; o que é “abertura”?
See lessDepressão: A doença do século
Caio_Souza
Olá, segue a correção de um leigo :) [Citação/Contextualização - A série “Os treze porquês” retrata a história de Hanna, uma estudante depressiva que infelizmente tira sua própria vida]. [Tese - Analogamente a esta situação, o Brasil vêm sofrendo com a doença do século: a depressão]. [Proposta argumLeia mais
Olá, segue a correção de um leigo :)
[Citação/Contextualização – A série “Os treze porquês” retrata a história de Hanna, uma estudante depressiva que infelizmente tira sua própria vida]. [Tese – Analogamente a esta situação, o Brasil vêm sofrendo com a doença do século: a depressão]. [Proposta argumentativa – Neste contexto, essa problemática se deve não somente pela ausência de conversas familiares, como também pelo isolamento social causado pela pandemia.]
Cumpriu-se a demanda de introdução (Contextualização, Tese e introdução argumentativa)
Boa citação;
Boa tese, senão, eu particularmente optaria por, ao invés de usar a palavra “situação” (situação: remete-se comumente a um fato da realidade), usaria algo do tipo “Analogamente a série/Analogamente ao exposto/Analogamente ao contexto”.
Por conseguinte na mesma frase, eu não utilizaria o Brasil como sujeito vítima da doença do século (…o Brasil vêm sofrendo com a doença do século). Aparenta-se o Brasil, ao você o colocar nesse contexto, ser um indivíduo dotado de capacidades cognitivas. Sugiro você começar a usar sinônimos como: realidade brasileira, população/sociedade brasileira… E quando for algo relacionado ao país Brasil, você o usaria. Por exemplo, “A obra literária X, do autor Y, destaca a importância da normatização da Constituição Cidadã de 1998, tratando de pontos históricos como a validação dos fundamentais direitos sociais. Entretanto, analogamente ao exposto, não se vê *no* Brasil o cumprimento social prático de tais garantias fulcrais, atualmente.” Eu substituiria a sua frase por algo como, “Desse modo, analogamente ao exposto, a sociedade brasileira >atualmentefilósofo gregocasos de depressão que ocasionalmente levam ao suiçdio. Vejo que você colocou somente um ponto de intervenção, que está relacionado ao argumento 1, ficaria mais completo se você relacionasse também uma solução para o argumento 2, que fala sobre o isolamento social.
Espero ter ajudado. Que a prática constante a/o leve ao pódio.
See lessEnem 2020 ( avaliem com nota por favor)
Caio_Souza
[Conextualização-As doenças mentais são enfermidades de ordem psicológica que englobam um vasto espectro de síndromes e transtornos e, diferentemente das doenças físicas, elas variam de indivíduo para indivíduo]. [Citação (deve-se incluir ao desenvolvimento 1/2)-Segundo a OMS(Sempre destacar nome/deLeia mais
[Conextualização-As doenças mentais são enfermidades de ordem psicológica que englobam um vasto espectro de síndromes e transtornos e, diferentemente das doenças físicas, elas variam de indivíduo para indivíduo].
[Citação (deve-se incluir ao desenvolvimento 1/2)-Segundo a OMS(Sempre destacar nome/descrição completos de citações; ´´OMS´´? O que é? É a Organização Mundial da Saúde; ´´Sócrates/Platão´´? Quem são? São -filósofos gregos-), em 2017, cerca de 11 milhões de brasileiros apresentam depressão e mais de 20 milhões ja apresentaram algum tipo de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.]
[Tese-Infelizmente, esse cenário de pandemia é agravado por estigmas associados às doenças mentais e,]
[Encaminhamento argumentativo- portanto(conectivo ok), cabe analisar como esse fenômeno se faz presente na sociedade brasileira.]
[Em primeira análise (Conectivo ok) , é importante recorrer ao passado a fim de entender como as doenças mentais receberam uma percepção popular extremamente negativa no Brasil]. Ótima introdução argumentativa.
[Citação-Segundo a obra “O livro da Psicologia” (de quem? Sempre apontar autor, traz senso de domínio sobre o tema, além de confiabilidade), antes da difusão dos estudos do psicanalista Sigmund Freud sobre a mente humana, as pessoas associavam pensamentos mítico-religiosos a causa de transtornos mentais].
[Referência à citação-As expressões populares “homem de pouca fé” e “pobre de espírito” passaram a ser designadas a pessoas com a saúde mental abalada e, com isso criou-se um tabu envolta desse tipo de problema.] Sem aprofundamento -opinativo-
[Em segunda análise (Conectivo sem coesão, se é uma segunda análise, logo cabe-se incluir divergência contextual da primeira análise, o que não ocorre, é dado continuidade ao pensamento; Ademais/Nesse Contexto/Nessa Conjuntura… são ótimos para tal), a consequência de tal percepção (Que percepção, se é uma 2a análise?) social fomentou ainda mais o preconceito, a falta de informação e os tratamentos absurdos.] Boa introdução argumentativa, apenas atente-se aos conectivos para coerência
[Citação-Em Minas Gerais, o sanatório de Barbacena teve ha pouco tempo revelado documentos que relatavam procedimentos infames e pouco ortodoxos como eletrochoque e privação de luz (Quem prova? Sempre colocar o órgão/grupo/pessoa/site qual expôs os dados; ressaltando-se a necessidade de ser fidedigno).
[Argumentação ok-Na medida em que tratavam pessoas com doenças mentais como loucas e histéricas, o tabu em volta de se ter algum tipo aflição psicológica cresceu ainda mais na sociedade brasileira, levando muitos indivíduos a evitarem, por medo, a busca por ajuda médica].
[Portanto (Conectivo ok), é extremamente necessário desconstruir os estereótipos negativos em volta das doenças mentais]. Ótimo
[Dessa forma(,) (Conectivo ok) cabe ao Ministério da Saude (Agente) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (Agente), por meio de campanhas em redes midiáticas(Modo), promover a conscientização da normalidade de se apresentar uma doença mental (Ação) ( apresentando os dados estatísticos que indicam a manifestação dos problemas sobre a população {Detalhamento} ). Somente através da divulgação em massa desse recurso informativo, a população brasileira desmistificará a sua visão frente os transtornos mentais e buscaram corretamente o prognóstico (Finalidade). Ótima conclusão, apenas atente-se mais ao detalhamento.
Ótima redação, parabéns e voltemos à prática!
See less