Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O avanço da construção de muros num mundo globalizado
Caio Coelho
Considerações: 1) É recomendável que você faça uso de alguma alusão histórica ou citação na sua introdução para que se mostre domínio do assunto e valide as argumentações que virão. 2) No segundo parágrafo (primeiro de argumentação), você deve usar algum conectivo no início, e não começar por "o", "Leia mais
Considerações:
See less1) É recomendável que você faça uso de alguma alusão histórica ou citação na sua introdução para que se mostre domínio do assunto e valide as argumentações que virão.
2) No segundo parágrafo (primeiro de argumentação), você deve usar algum conectivo no início, e não começar por “o”, “a” e outros porque o texto deve possuir uma linearidade. Conectivos como: “Em primeiro plano”, “a princípio” e etc.
Sua argumentação nesse parágrafo cumpre com o que é esperado pelas competências do ENEM, uma vez que apresenta dados, relação com outros contextos e etc. Boa argumentação!
3) O seu segundo parágrafo de argumentação, apresenta muitos dados precisos, o que pode causar estranheza no corretor ao ler sua redação, porque não é esperado tantos dados e tamanha precisão. Digo ainda, os dados em excesso podem empobrecer sua argumentação e levar à fuga ao tema, perdendo pontos.
Além das considerações anteriores, o parágrafo também não se inicia com conectivo, sendo linearidade e entendimento do texto, prejudicados.
4) A defasagem dos conectivos se faz presente também na sua conclusão (proposta de intervenção). Fora o erro anterior, é uma boa conclusão e que atende ao que a competência espera.
Resumindo: É uma boa redação e atende ao que é esperado diante desse tema. Porém, você deve usar conectivos quando começar parágrafos ou der ponto final dentro de um assunto em um parágrafo, assim você não compromete o entendimento.
Outro ponto importante é o cuidado com o excesso de dados e o não desenvolvimento deles na argumentação, o que também pode prejudicar o entendimento.
Doação de órgãos
Caio Coelho
Considerações: 1) Sua introdução já começa com argumento por meio do "É notório que...". A argumentação deve se dar nos parágrafos de desenvolvimento (2° e 3°). Nesse ponto, você também deve fazer uso de alguma alusão histórica para mostrar domínio de outras áreas do conhecimento, propriedade da tesLeia mais
Considerações:
See less1) Sua introdução já começa com argumento por meio do “É notório que…”. A argumentação deve se dar nos parágrafos de desenvolvimento (2° e 3°). Nesse ponto, você também deve fazer uso de alguma alusão histórica para mostrar domínio de outras áreas do conhecimento, propriedade da tese e embasamento para o assunto.
No primeiro parágrafo de argumentação (2°), você não diz o motivo da situação ser um problema, apenas apresenta dados, o que parece ser uma continuação da introdução. No trecho: “segundo estatísticas”, deve-se apresentar a fonte de onde elas foram retiradas.
No segundo parágrafo de argumentação (3°), normalmente os motivos que impedem o problema de ser resolvido devem aparecer somente. Nesse tópico, você diz o motivo da situação ser um problema, além do que a impede de ser resolvida, ou seja, você coloca partes que devem ser separadas, juntas em um único parágrafo. É válido dizer que há uma colocação errada na parte: “ainda mais, principalmente”, ambas as expressões dão ideia de intensidade, ao repeti-las é notada certa defasagem no entendimento do texto e na sua construção.
No 4° parágrafo, logo no início você retoma a questão do consentimento em doação de órgãos, isso se repete mais de uma vez no texto, o que o deixa prejudicado na argumentação. Além de explicar, mais uma vez, o problema.
Nesse parágrafo, faz-se a conclusão que contém proposta de intervenção, o agente, ações, como se darão as ações e para quê se darão.