Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
ENEM 2015: A persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira
Caike999
OIEEE STEPHANY, TUDO BEM? Dei uma lida no seu texto, e percebi que relacionado ao outro texto que corrigi – A cultura do cancelamento -, houve uma melhora na ortografia e na conexão entre parágrafos, parabéns. No primeiro parágrafo, “A aclamada e popular série Grey’s Anatomy retrata...”, deve trocarLeia mais
OIEEE STEPHANY, TUDO BEM?
See lessDei uma lida no seu texto, e percebi que relacionado ao outro texto que corrigi – A cultura do cancelamento -, houve uma melhora na ortografia e na conexão entre parágrafos, parabéns.
No primeiro parágrafo, “A aclamada e popular série Grey’s Anatomy retrata…”, deve trocar “a” por “na”, pois o que é retratado depois acontece “na” serie, além de colocar “Grey’s Anatomy” entre aspas, por uma vírgula após Anatomy, e colocar “retrata” após “episódios”. “Após fugir de seu marido depois de sofrer violência doméstica.” Nessa fraze não é necessário o após pois você está narrando o que aconteceu depois de ela ter sofrido violência doméstica, e modificar o “fugir” para “fugiu”, gostei da forma como você usou alguns conectivos para ligar a serie a vida real.
2ª parágrafo: um parágrafo muito bem estruturado, gostei da forma como você conectou o segundo com o primeiro parágrafo, pode se citar também que vivemos em uma sociedade patriarcal, por isso de tantas pessoas acreditaram em uma família com o homem como ditador. Após patriarcal é necessário colocar uma vírgula, pois você dá uma pausa para depois explicar o que é a “família patriarcal”.
3ª parágrafo: “De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) sete á cada dez mulheres já sofreram algum tipo de violência ao longo da sua vida. No Brasil, a lei Maria da Penha, criada em 2006, tem como objetivo de penalizar os praticantes da violência contra mulher. Embora, hajam leis que punem os agressores a taxa de crime ainda é alta e precisa de melhorias.” Após (ONU), coloque uma vírgula, “á” para esse caso não usa crase, acho que o parágrafo está bom, é uma parágrafo mais voltado a dados, diferente do 2ª, mas com certa conexão.
4ª parágrafo: “É necessário campanhas para apoiar as vítimas á denunciar no número 180 a agressão que está sofrendo…” Temos competência para esse parágrafo e senti falta de “quem faz?”, qual órgão vai melhorar isso? Um poderia ser o ministério das mulheres, o “á” não usa crase, tente usar crase apenas quando for “para a” assim terá bem menos erros com a crase, depois de 180 coloque uma virgula, para então falar “sobre a agressão que estão sofrendo”, e pode acrescentar que isso é algo demorado, mas que qualquer forção vai ajudar nessa batalha.
Parabéns, gostei do seu texto, ele tem uma proporção boa entre citação e opinião, é claro, mas acho que seria melhor agora você pesquisar sobre conectivos, principalmente aqueles que não são tão usados, para deixar seu texto mais rico.
Pontuação por competência:
C1:120
C2:160
C3:120
C4:160
C5:120
Total: 680 pontos.
Continue escrevendo bjssss.
Mulher na sociedade: idependência ou morte?
Caike999
Oiee, tudo bem? Li umas duas vezes seu texto, percebi que você tem bastante domínio do conteúdo e também do escrita formal e redação dissertativa argumentativa, se sairia bem, se prestasse o Enem, tem alguns pontos que gostaria de rever com você, mas peço paciência estou começando a corrigir os textLeia mais
Oiee, tudo bem?
See lessLi umas duas vezes seu texto, percebi que você tem bastante domínio do conteúdo e também do escrita formal e redação dissertativa argumentativa, se sairia bem, se prestasse o Enem, tem alguns pontos que gostaria de rever com você, mas peço paciência estou começando a corrigir os textos, e aceito críticas se forem construtivas.
No primeiro parágrafo observo um grande domínio da língua formal, além de coesão e coerência textual, porem senti falta de uma vírgula após “estatal”, trazendo uma pausa, para depois dizer o que surge com isto, e houve um erro na palavra “contemporâneadade”, a palavra deve ser escrita assim contemporaneidade, mas gostei da forma como ela foi usada.
No segundo parágrafo gostei como é usado o conectivo inicial, traz um entendimento melhor do texto como um todo, não encontrei nem um erro de ortografia, e percebi que seu texto tem bastante coerência entre parágrafos, pois é ressaltado o conceito histórico, depois traz uma citação, e por fim, consegue ligar o primeiro e o segundo parágrafo, quando cita que a Mula tem seu gênero considerado inferior. Também achei interessante a forma como é posto a sua opinião, principalmente na parte “Sob essa lógica…”
No terceiro parágrafo, achei interessante o jeito com que você brincou com a frase “Sob essa lógica”, do 2ª parágrafo, trocando logica por ótica. Não encontrei nem um erro ortográfico nesse parágrafo, porem acho que você poderia reduzir um pouco a quantidade de referências, bastante delas são importantes para o texto, mas acho que ele fica com informações demais, e faz com que pareça que você não tem opinião sobre o assunto.
No último parágrafo, achei uma forma muito boa de intervenção, porem acho que poderia ser acrescido algo como um incentivo as mulheres denunciarem, pois muitos desse casos que não a conhecimento deles, e sabemos que essa é uma mudança social que demanda tempo.
Em um parecer final, acho que você tem um desenvolvimento incrível com o texto, tem uma forma de conexão textual muito bem formada, e uma opinião muito bem formada sobre o tema.
1ª escrita formal da língua portuguesa: 160, daria até um pouco a mais, porem estou seguindo a tabela do MEC, daria em média 180.
2ª tema proposto: 200, tem ótimo desenvolvimento com o tema, e tem um excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3ª organizar argumentos, e interpretar informações: 200.
4ª conhecimento dos mecanismos linguísticos, na construção de um argumento: 160.
5ª respeito aos direitos humanos: 200.
Parabéns, achei seu texto muito bom, e continue escrevendo você tem muito potencial.
Total: 920.
Cultura do cancelamento do meio virtual
Caike999
Oie Stephany, tudo bem? Na frase “cultura do cancelamento é uma situação...”, esta desconexa, inicialmente fala de uma cultura, que é uma situação, uma cultura são um conjunto de características que determinam certo povo, acho que você poderia mudar a frase da seguinte forma: “O cancelamento, é umaLeia mais
Oie Stephany, tudo bem?
See lessNa frase “cultura do cancelamento é uma situação…”, esta desconexa, inicialmente fala de uma cultura, que é uma situação, uma cultura são um conjunto de características que determinam certo povo, acho que você poderia mudar a frase da seguinte forma: “O cancelamento, é uma cultura desenvolvida no meio digital, caracterizada principalmente quando algum influenciador…”, e a palavra erro, pode ser faliu, pois quem julga são os “Juízes da internet” como você mesmo disse.
“Assim como aconteceu com o cantor Mc Gui que em 2019…” falta uma vírgula após Mc Gui, e colocar ao invés de “que em 2019”, seria melhor usar “– em 2019 – “, pois assim você mostra o seu domínio do língua formal, e dessa forma você pode usar o traço com parênteses. “Após ser acusado de Bullying contra um criança que estava passando por um tratamento de saúde enquanto estava em sua viagem ao Parque Magic Kingdom.” Aqui temos um erro na palavra Bullying deve estar entre aspas, por ser uma palavra vinda do inglês assim como Magic Kingdom, e na parte “Após ser acusado…” deveria usar “após ser flagrado cometendo Bullying…”, e se quiser pode usar também de que isso é um crime nacional, após a palavra criança e após saúde deve por virgula, e enquanto substituído por durante, e retirar a palavra estava da frase.
“Como qualquer problema na sociedade, o cancelamento virtual também tem dois lados. Um totalmente contra por conta do “Tribunal da Internet” …”, primeiramente você poderia retirar o ponto e por uma vírgula, pois como é mantido o mesmo assunto, o ponto é desnecessário, e seria legal mudar a parte “também tem dois lados…” para bipolar ou algo do tipo, deixaria seu texto mais rico, a palavra “contra não faz sentido, ela pode ser retirada, e seria legal uma explicação breve do que seria esse “tribunal da internet”. “…e o outro a favor que acham que expondo essas pessoas que são “protegidas” pela classe social vão ser punidas. E que na Internet vão ter espaço de fala para expressar suas opiniões quando querem.” Na parte “e o outro á favor” o “a” não usa crase, e a palavra favor não faz sentido na frase na forma que é posta, pode ser mudada por e o “outro lado acham que…” depois de protegidas deve-se por uma vírgula, após punidas o ponto pode ser retirado, e trocado por uma vírgula, e na frase final a pouquíssima conexão, que dificulta o entendimento mas sugiro que mude para “e tem medo que serão reprimidos.”
Acho que nesse paragrafo faltou muita conexão, não apenas dentro do parágrafo mas também com o texto em geral, poderia tentar trazer algo do parágrafo anterior, como depois de tribunal da internet colocar “que por esse o Mc GUI pagou polo crime cometido” trazendo uma conexão entre parágrafos.
Acho que no último parágrafo quando cita problemas psicológicos poderia tentar usar isso no texto por inteiro, seria uma boa forma de você puxar assunto, e que te ajudaria a fazer uma conclusão mais solida consistente.
Usei o portal do MEC para avaliar:
1º domínio da língua formal: 120 pontos, daria 105 mas como na site tem apenas 120 ou 80 escolhi o mais próximo.
2ª compreender o tema e proposito da redação: 120.
3ª defendendo de forma coerente seu argumento: 80.
4ª conhecimento da língua ara construção de argumentos: 80, se a nota fosse livre colocaria uns 95.
5ª elaboração da proposta de intervenção: 40, achei muito vaga sua conclusão.
Parabéns pelo se texto, nunca para de tentar e escrever, e assim que você vai melhorar bjjjs.
Total: 440 pontos