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Modelo ENEM: Efeitos da precarização do trabalho no Brasil
bxy9n
Olá, emillainepaiva! Abaixo, segue a correção da sua redação! NOTA FINAL: 920 COMPETÊNCIA 1 - DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: 160 Pontos de melhoria: - Correção: "os brasileiros" - Primeiro parágrafo; - Correção: "como a instabilidade e a falta de proteção legislativa ao trabalhLeia mais
Olá, emillainepaiva!
Abaixo, segue a correção da sua redação!
NOTA FINAL: 920
COMPETÊNCIA 1 – DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
NOTA: 160
Pontos de melhoria:
– Correção: “os brasileiros” – Primeiro parágrafo;
– Correção: “como a instabilidade e a falta de proteção legislativa ao trabalhador” – Primeiro parágrafo.
COMPETÊNCIA 2 – COMPREENSÃO DO TEMA E NÃO FUGIR DO QUE É PROPOSTO
NOTA: 200
Comentário:
– Boa abordagem do tema.
COMPETÊNCIA 3 – SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
NOTA: 200
Comentários:
– Excelente organização dos fatos e argumentos!
COMPETÊNCIA 4 – CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
NOTA: 200
Comentários:
– Excelente articulação.
COMPETÊNCIA 5 – ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS
NOTA: 160
Pontos de melhoria:
– Selecione, pelo menos, duas soluções (pode ser mesclada também) no seu parágrafo de conclusão;
– Adicione um detalhamento na solução.
Comentários:
See less– A montagem da sua proposta de intervenção está muito boa!
O aumento da Evasão Escolar no Brasil
bxy9n
Olá, Mayx! Abaixo, segue a correção da sua redação! NOTA FINAL: 800 COMPETÊNCIA 1 - DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: 160 Comentários: - Parabéns! É observado raríssimos desvios em relação à norma padrão da língua portuguesa. - Correção: "desequilíbrio", "Ministério da Educação (oLeia mais
Olá, Mayx!
Abaixo, segue a correção da sua redação!
NOTA FINAL: 800
COMPETÊNCIA 1 – DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
NOTA: 160
Comentários:
– Parabéns! É observado raríssimos desvios em relação à norma padrão da língua portuguesa.
– Correção: “desequilíbrio”, “Ministério da Educação (ou MEC)”, “Portanto”.
– DICA: Evite períodos longos. No primeiro parágrafo, logo após “solo verde-amarelo”, um ponto final evitaria o problema. Entretanto, pelo fato de você não ter cometido desvios gramaticais ao longo da sua redação, isso não foi penalizado.
COMPETÊNCIA 2 – COMPREENSÃO DO TEMA E NÃO FUGIR DO QUE É PROPOSTO
NOTA: 160
Comentário:
– Boa abordagem do tema!
COMPETÊNCIA 3 – SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
NOTA: 160
Comentários:
– Você conseguiu desenvolver o tema muito bem, há indícios de autoria e soube defender um ponto de vista.
– A reflexão dos parágrafos de desenvolvimento (desenvolver os seus argumentos por meio de situações do mundo, etc) pode ser melhorada.
COMPETÊNCIA 4 – CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
NOTA: 200
Comentários:
– Excelente articulação!
COMPETÊNCIA 5 – ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS
NOTA: 120
Pontos de melhoria:
– Não houve retomada da tese no parágrafo de conclusão;
– Não é possível identificar (é possível apenas subjetivamente) a finalidade e o detalhamento na sua proposta.
Comentários:
See less– Procure trabalhar a proposta de intervenção, articulando a partir dos elementos básicos de uma conclusão de redações do gênero dissertativo-argumentativo (Agente, Ação, Modo/Meio, Finalidade, Detalhamento).
Praticas racistas e discriminosas
bxy9n
Olá, PEDROFDGRT! Abaixo, segue a correção da sua redação! NOTA FINAL: 640 COMPETÊNCIA 1 - DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: 120 Pontos de melhoria: - Tenha cuidado na pontuação! Nessa redação, é notável a ausência de vírgulas em diversos trechos; - Período muito longo no primeiroLeia mais
Olá, PEDROFDGRT!
Abaixo, segue a correção da sua redação!
NOTA FINAL: 640
COMPETÊNCIA 1 – DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
NOTA: 120
Pontos de melhoria:
– Tenha cuidado na pontuação! Nessa redação, é notável a ausência de vírgulas em diversos trechos;
– Período muito longo no primeiro parágrafo: crie períodos mais curtos;
– Escreve-se “Vinícius JR.”;
– Escreve-se “LaLiga”, “La Liga” ou “LALIGA”;
– Acentuação inadequada em diversos pontos do texto.
COMPETÊNCIA 2 – COMPREENSÃO DO TEMA E NÃO FUGIR DO QUE É PROPOSTO
NOTA: 160
Comentário:
– Boa abordagem do tema! O uso dos repertórios foram excelentes, com bom uso de argumentos consistentes).
COMPETÊNCIA 3 – SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
NOTA: 120
Comentários:
– Você conseguiu desenvolver o tema muito bem, há indícios de autoria e soube defender um ponto de vista, entretanto, há a necessidade de uma melhor organização dos fatos e argumentos.
COMPETÊNCIA 4 – CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
NOTA: 120
Pontos de melhoria:
– Procure adicionar conectivos em todos os períodos da redação (excluindo o primeiro periodo do primeiro parágrafo, já que é o começo da redação). Sua articulação está mediana, e investindo nos conectivos, com certeza sua nota irá alavancar na próxima redação.
COMPETÊNCIA 5 – ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS
NOTA: 120
Pontos de melhoria:
– Selecione, pelo menos, duas soluções no seu parágrafo de conclusão;
– Não houve retomada da tese no parágrafo de conclusão;
– Não é possível identificar o modo/meio da sua proposta de intervenção.
Comentários:
See less– Numa proposta de intervenção (conclusão), há a necessidade de seguir o seguinte modelo: “Retomada do tema + Agente da intervenção + Ação + Meio/Modo de propagação + Finalidade (objetivo da ação) + Detalhamento (fornecer mais detalhes, como os possiveis resultados).”. Seguindo o modelo, você conseguirá obter 160/200 na maior parte das redações.