Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A importância da polícia para coibir as violências contra as mulheres
BrendaSSilva
Sua redação no geral está muito boa. Entretanto apresenta algumas penalidades. C1= O domínio da norma escrita deixa um pouco a desejar por causa dos erros ortográficos e a falta de vírgulas. 180 pontos. C2= Apresentou um bom desenvolvimento mostrando que entendeu e aplica várias áreas do conhecimentLeia mais
Sua redação no geral está muito boa. Entretanto apresenta algumas penalidades.
C1= O domínio da norma escrita deixa um pouco a desejar por causa dos erros ortográficos e a falta de vírgulas. 180 pontos.
C2= Apresentou um bom desenvolvimento mostrando que entendeu e aplica várias áreas do conhecimento. 200 pontos.
C3= seu argumento ficou bem confuso, não consegui ver a sua opinião de fato. 180 pontos.
C4= sua argumentação foi bem elaborada, mas deixou um pouco a desejar porque a sua argumentação foi um pouco vaga. 180 pontos.
C5= sua argumentação para a solução do problema foi bem vaga e sem diversidade cultural. Além disso, colocou ela numa posição de um problema para ser resolvido no futuro (com a utilização do verbo “servirão), logo não atingiu o objetivo desejado. 160 pontos.
See lessOs desafios no combate à pobreza menstrual
BrendaSSilva
[17:08, 05/09/2021] Brenda Souza: Os desafios no combate à pobreza menstrual Segundo a OMS, a saúde é um estado que indica o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade(1). De maneira análoga, a desigualdade social configura-se como um desafio no combate à pobreza menstLeia mais
[17:08, 05/09/2021] Brenda Souza: Os desafios no combate à pobreza menstrual
Segundo a OMS, a saúde é um estado que indica o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade(1). De maneira análoga, a desigualdade social configura-se como um desafio no combate à pobreza menstrual, posto que a saúde, para atingir sua totalidade, depende do bem-estar social(2). Desse modo, urge a necessidade de analisar a estigmatização da menstruação e a indiferença do Estado acerca desta pauta(3).
Primeiramente, a saúde feminina ainda é pouco debatida(1), de modo que a menstruação é tratada como um assunto censurado, o que dificulta o combate à pobreza menstrual. Nesse viés, a série da Netflix, “Absorvendo o Tabu”, mostra que menstruação e saúde feminina são assuntos altamente restritos na Índia, de forma que até mesmo as mulheres obtém pouca ou nenhuma informação a respeito. Igualmente, a incipiência na abordagem da temática no Brasil reforça barreiras no combate à pobreza menstrual(2). Assim, perdura-se o estigma relacionado à menstruação, causando a inconsciência da importância do cuidado à saúde da mulher.(3)
Além disso, o descaso do Estado diante da existência da pobreza menstrual também é um obstáculo para sanar tal realidade. Para ilustrar, o atual prefeito do município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, vetou um projeto que visava a lidar com a pobreza menstrual na cidade, alegando que tal questão não é de interesse público. Analogamente, embora seja função do Estado promover o bem-estar social, nota-se que o aparato administrativo também propicia a desigualdade, ao passo que desprioriza questões de saúde pública como essa, estabelecendo-se como um entrave no combate à pobreza menstrual. Consequentemente, a saúde feminina é menosprezada e aprofunda-se a conjuntura da pobreza menstrual no país(1)
Logo, é necessário que a estigmatização da menstruação e o descaso por parte do Estado sejam combatidos, para que deixem de fomentar a pobreza menstrual no país. Para isso, a população — especialmente mulheres — deverá exigir do Estado uma maior atenção ao tema, por meio de protestos nas ruas e via “internet”(1) — poderosa ferramenta para divulgar informações — e primordialmente, elegendo candidatos que apresentem propostas para reverter o problema e/ou que atendam aos anseios da população. Tais condutas têm a finalidade de impedir que a pobreza menstrual e seus danos perdurem no país. Enfim, a sociedade e o Estado entenderão a gravidade do problema e o cenário como o da série “Absorvendo o Tabu” deixará de existir(2)
Introdução:
(1) a ideia principal da introdução é apresentar o tema, como se fosse para um leigo. Mas, aqui você já está argumentando com fatos.
O trecho “A série da Netflix, “Absorvendo o Tabu”, mostra que menstruação e saúde feminina são assuntos altamente restritos na Índia, de forma que até mesmo as mulheres obtém pouca ou nenhuma informação a respeito. Igualmente, a incipiência na abordagem da temática no Brasil reforça barreiras no combate à pobreza menstrual” é um ótimo exemplo de como como começar a introdução, uma vez que ele está apresentando o tema.
(2) você deu o seu ponto de vista ao invés de apresentar o tema.
(3) faltou o encaminhamento argumentativo que indicasse o início do desenvolvimento. exemplo: “Faz-se necessária a analise dos fatores que favorecem esse quadro”
Desenvolvimento 1:
(1) A ideia do desenvolvimento é culpar alguém. Ou seja, apresentar o porque aquele problema está presente na sociedade. Seu argumento estava bom, entretanto não apresentava um culpado de fato. Já que você apresentou o “tabu na sociedade”, poderia por a culpa na sociedade de forma explicita. Exemplo: “Primeiramente, vale ressaltar que a lenta mudança de mentalidade social contribui para o entrave. Isso porque a saúde intima feminina ainda é pouco debatida….” ,Dessa forma, você apresentaria os responsáveis pelo problema, demonstraria o domínio do conteúdo e ainda usaria os conectivos.
(2) seu desenvolvimento parece uma introdução. Falta o argumento que comprove o seu ponto de vista. ou seja, você apenas apresentou mais fatos.
(3) falta de conectivos que liguem os parágrafos.
Desenvolvimento 2:
(1) falta de conectivos adequados.
(2) falta de encaminhamento argumentativo. exemplo: “logo, é inadmissível que o cenário continue a perdurar”.
Conclusão:
(1) é necessário mais de um agente para combate os obstáculos.
(2) você pulou algumas etapas para fechar a conclusão. segue o passo a passo:
→ Proposta de intervenção é basicamente resolver e atenuar o problema.
Agente+ ação+ meio/modo+ detalhamento e finalidade. Sem pular essa ordem.
Agente= o grupo ou instituição que vai protagonizar a medida de intervenção.
Ação= atividade que o agente vai desenvolver.
Meio/ modo= Qual recurso será utilizado para para praticar a ação.
Detalhamento: especificação da ação ou do meio/ modo.
Finalidade: objetivo da ação.
Nota:
See lessC1= 180.
C2=120.
C3= 120. (Você teve muita dificuldade em organizar e expor seus argumentos. Mas eles existem no texto, só não estão organizados da forma correta)
C4- 160
C5- 180 (Vale ressaltar que esse é o meu ponto de vista. Não sou nenhuma especialista em redação. Espero ter ajudado :)
O pensamento como instrumento de compreensão e libertação
BrendaSSilva
Você poderia me informar se essa é uma redação dissertativa-argumentativa?! ( vista pelo angulo da norma do enem) Porque se sim, infelizmente está faltando algumas questões obrigatórias, e são elas que sinalizam a sua redação. Pesquisa alguns conectivos e modelos prontos, acredito que isso vai te ajLeia mais
Você poderia me informar se essa é uma redação dissertativa-argumentativa?! ( vista pelo angulo da norma do enem) Porque se sim, infelizmente está faltando algumas questões obrigatórias, e são elas que sinalizam a sua redação. Pesquisa alguns conectivos e modelos prontos, acredito que isso vai te ajudar bastante. O texto em si está bom, só tem algumas penalidades. acredito que com treino você vai se sair bem.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
BrendaSSilva
Oi, Beatriz. Tudo bem?! Então, seu texto está muito bom. Entretanto, você precisa delimitar os seus parágrafos para que não seja penalizada em algumas competências. Por exemplos: deixar o seu posicionamento claro. Percebi que você usou a constituição de 88, proposta interessante. Mas, no primeiro deLeia mais
Oi, Beatriz. Tudo bem?! Então, seu texto está muito bom. Entretanto, você precisa delimitar os seus parágrafos para que não seja penalizada em algumas competências. Por exemplos: deixar o seu posicionamento claro. Percebi que você usou a constituição de 88, proposta interessante. Mas, no primeiro desenvolvimento você repetiu uma nova Introdução ao invés de expor seus argumentos. Também precisa usar os conectivos adequado para as devidas ocasiões. Por exemplo, na frase: ” Logo é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar o estigma.” essa frase deveria está no ultimo desenvolvimento, porque ela é um encaminhamento conclusivo, normalmente usado antecedente ao paragrafo de conclusão. Ademais a sua escrita é muito boa e tem uma proposta interessante. Só precisa de um pouquinho mais de atenção no modelo de redação. Espero ter ajudado.
See less