Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O acesso a Internet em questão no Brasil
brendaaaaaa
No início do século XXI, o mundo deparou-se com uma situação de caos, dada pelo surgimento da presente pandemia do Covid-19 que expôs, escancaradamente, diversos problemas sociais. No Brasil, a educação enfrenta um momento de reformulação, pois as aulas presenciais tornaram-se proibidas. Tendo em viLeia mais
No início do século XXI, o mundo deparou-se com uma situação de caos, dada pelo surgimento da presente pandemia do Covid-19 que expôs, escancaradamente, diversos problemas sociais. No Brasil, a educação enfrenta um momento de reformulação, pois as aulas presenciais tornaram-se proibidas. Tendo em vista a desigualdade social no país, as autoridades apresentam-se confusas para definir um emergente formato educacional que, mesmo tendo a tecnologia como aliada, os problemas ressalvam sobre a parcela da população que não tem acesso a mesma.
See lessPrimeiramente, a pandemia do coronavírus mudou radicalmente a vida das pessoas, o isolamento social apresenta-se como um adversário para o acesso, não somente da escola, mas para qualquer instituição. Logo, esta mudança exige do governo grande responsabilidade e eficiência nas medidas a serem tomadas, o que no presente momento, infelizmente, não ocorre. Nas ações tomadas até então, busca-se dar continuidade ao ano letivo através do EaD (Ensino a Distância), onde exclui-se, segundo IBGE, quase 30% da população, visto que estes não têm acesso a Internet e, mesmo que a parcela seja pequena, todos têm o direito de receber o mesmo tratamento dos demais indivíduos, conforme rege a Constituição.
Ademais, entre 2012 e 2017, estima-se que 100 milhões de crianças tenham acessado a internet pela primeira vez, ou seja, mesmo que alcancem o acesso, acredita-se que enfrentarão dificuldades de manuseio na plataforma. Dessa forma, tudo indica que a educação por EaD não seja eficaz e adequada, além de excluir a população mais carente, o método não é benéfico aos estudantes que querem fazer uma faculdade, alem de ser desinteressante a forma de ensino proposto no EaD.
Portanto, recomenda-se que o governo e as entidades responsáveis pela educação brasileira, através de um decreto, suspenda o ano letivo de 2020 e todos os vestibulares, visto que os estudantes não tiveram o preparo adequado para tal ação. Assim, a população sem acesso a Internet não se sentirá excluída pelas autoridades e defende-se a igualdade dos direitos para todos.
Isolamento social do jovem devido a dependência da tecnologia
brendaaaaaa
Com o avanço da tecnologia, os jovens estão cada vez mais sendo atraidos pelas inovações tecnológicas, estando confortaveis com o isolamento social, onde o celular e a internet se tornam lugares em que o jovem se sente completo. Dificilmente será possível ver um grupo de jovens reunidos em volta deLeia mais
Com o avanço da tecnologia, os jovens estão cada vez mais sendo atraidos pelas inovações tecnológicas, estando confortaveis com o isolamento social, onde o celular e a internet se tornam lugares em que o jovem se sente completo.
See lessDificilmente será possível ver um grupo de jovens reunidos em volta de uma fogueira conversando e/ou se divertindo com seus amigos. Mas em contrapartida facilmente será possível ver um grupo de jovens sentados em uma praça cada um com o seu celular nas mãos e escultando ritmos musicais diferentes através de seus fones individuais.
É contestável o que a tecnologia faz, ela rouba seus amigos, familiares, pais, filhos e os colocam em uma caixa fechada, sem nada, e os deixam vidrados e viciados naquele aparelho de forma retangular com diferentes tamanhos e uma tela com brilho adaptável quanto ao tempo. Além de dar todas as informações necessárias aos seus pertencentes.
Com as inovações tecnológicas, fica evidente o isolamento social e logo aparece seu resultado preocupante, a depressão, sabe-se que há uma onda de jovens depressivos no mundo todo, e as causas são em sua maioria devido a esse isolamento que o próprio jovem se submete a passar.
Fica claro que, para que a situação não se agrave, todos devem tomar uma atitude e colaborar para que os jovens saiam dessa dependência pela tecnologia. Com isso, as famílias devem ajudar os jovens a saírem desse isolamento, proporcionando atividades ao ar livre e mais eventos em família. Uma solução também seria criar projetos através do ministério da saúde proporcionando psicólogos para estes jovens dependentes tecnológicos e depressivos fazendo com que o jovem fique cada vez mais independente dessa tecnologia viciante.