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O PODER DO ESTADO BRASILEIRO NA REPRESSÃO E NO COMBATE ÀS DROGAS
blluecdb
Olá, tudo bem? Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa. Análise: O texto apresenta um bom domínio da norma culta, mas há alguns deslizes gramaticais, como a ausência de vírgulas em lugares apropriados e a utilização incorreta de termos como "descussões" em vez de "discLeia mais
Olá, tudo bem?
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Análise: O texto apresenta um bom domínio da norma culta, mas há alguns deslizes gramaticais, como a ausência de vírgulas em lugares apropriados e a utilização incorreta de termos como “descussões” em vez de “discussões”. Há também erros de concordância, como “é necessário a criação” em vez de “é necessária a criação”.
Nota: 160/200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Análise: A redação demonstra boa compreensão da proposta, desenvolvendo o tema do combate às drogas em consonância com a necessidade de políticas públicas e educação. Os argumentos são relevantes e alinhados com o tema, mas o texto poderia explorar mais profundamente as causas e consequências mencionadas.
Nota: 180/200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Análise: O texto utiliza citações de Platão e Nelson Mandela para fundamentar os argumentos, o que enriquece a discussão. No entanto, a integração dessas citações ao desenvolvimento das ideias poderia ser mais fluida. Há uma boa tentativa de estruturar os argumentos, mas a conexão entre os parágrafos poderia ser mais clara e coesa.
Nota: 160/200
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Análise: O texto utiliza conectivos e mecanismos de coesão, mas há momentos em que a construção das frases prejudica a fluidez da leitura. Além disso, alguns trechos são repetitivos ou mal estruturados, o que enfraquece a argumentação.
Nota: 140/200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Análise: A proposta de intervenção é relevante e bem estruturada, sugerindo a criação de programas sociais e a utilização das mídias para disseminação de informações. No entanto, a redação poderia detalhar mais as ações propostas, especificando como seriam implementadas e quais resultados se esperam.
Nota: 160/200
Nota Final:
800/1000
Considerações finais:
See lessA redação demonstra uma compreensão sólida do tema e oferece uma proposta de intervenção pertinente. No entanto, há espaço para melhorias na clareza da argumentação e na correção de alguns erros gramaticais. Para elevar a nota, o candidato deve trabalhar na coesão textual, na articulação mais fluida dos argumentos e na elaboração de uma proposta de intervenção mais detalhada e prática.
Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
blluecdb
Olá, tudo bem? Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa. Análise: A redação apresenta alguns problemas gramaticais, como uso incorreto de vírgulas, erros de concordância e estruturação inadequada de frases. Além disso, há falta de clareza em algumas partes, o que comproLeia mais
Olá, tudo bem?
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Análise: A redação apresenta alguns problemas gramaticais, como uso incorreto de vírgulas, erros de concordância e estruturação inadequada de frases. Além disso, há falta de clareza em algumas partes, o que compromete a coesão textual.
Nota: 120/200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Análise: O candidato demonstra compreensão da proposta ao discutir o preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho. No entanto, o desenvolvimento dos argumentos poderia ser mais robusto e articulado, e a conclusão carece de uma proposta de intervenção mais detalhada e prática.
Nota: 160/200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Análise: A redação apresenta argumentos relevantes, mas a organização das ideias não é totalmente coerente. A citação de teóricos como Hannah Arendt e Jürgen Habermas é válida, mas poderia ser melhor integrada ao texto para fortalecer a argumentação. Além disso, falta um encadeamento lógico mais claro entre os parágrafos.
Nota: 140/200
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Análise: Há certa dificuldade em manter a coesão textual devido ao uso inadequado de conectivos e à estruturação das frases. A transição entre as ideias é muitas vezes abrupta, o que compromete a fluidez do texto.
Nota: 120/200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Análise: A proposta de intervenção é apresentada, mas de forma superficial. A redação sugere campanhas de conscientização, mas não especifica como essas campanhas seriam implementadas, quais órgãos seriam responsáveis, e como a sociedade poderia ser efetivamente mobilizada. A proposta poderia ser mais detalhada e prática.
Nota: 120/200
Nota Final:
660/1000
Considerações finais:
See lessA redação demonstra uma compreensão básica do tema e inclui referências teóricas que enriquecem o texto. No entanto, a execução tem falhas significativas em termos de gramática, estruturação, coesão e clareza dos argumentos. Para melhorar, é essencial trabalhar na organização das ideias, fortalecer os mecanismos de coesão, e elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada e viável