Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
concurseiro01
OBS: o correto seria "Essa prática", ou, na dúvida, troque por "Tal prática"
OBS: o correto seria “Essa prática”, ou, na dúvida, troque por “Tal prática”
See lessA “uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade?
concurseiro01
Você está cometendo quase os mesmos erros que eu cometia. Vou te dar uma dica: Leia as redações nota 1000 e perceba que cada parágrafo possui cerca de 3 pontos finais. Após cada ponto há um conectivo (nesse viés, contudo, entretanto, etc.) que recapitulam o ponto anterior. Vou dar um exemplo ainda dLeia mais
Você está cometendo quase os mesmos erros que eu cometia. Vou te dar uma dica: Leia as redações nota 1000 e perceba que cada parágrafo possui cerca de 3 pontos finais. Após cada ponto há um conectivo (nesse viés, contudo, entretanto, etc.) que recapitulam o ponto anterior. Vou dar um exemplo ainda dentro do seu tema, baseando em como eu faria a redação agora que sei disso:
See less————————–INTRODUÇÃO———————–
O conceito de uberização pode ser estabelecido como um novo modelo de trabalho que vêm ganhando força no Brasil. *Esta prática* se tornou tendência após a pandemia, principalmente, por se mostrar um regime de trabalho mais flexível. *Nesse viés*, o trabalho desregulamentado vem se mostrando cada vez mais comum entre entregadores de aplicativo, que se valem de horas trabalhadas sem nenhum tipo de amparo pelo sistema legislativo vigente. *Esse cenário*, cada vez mais fomentado pelas big techs, se mostra urgente da necessidade de uma intervenção.
———————————————————————-
Note que eu coloquei 3 pontos finais. A cada ponto final eu coloquei uma ligação, um retorno, entre os assuntos dos pontos finais, chamados conectivos (destacadas pelos *). No fim da introdução eu coloquei pequenos trechos que eu poderia destrinchar em meus desenvolvimentos (D1 e D2).
Os desenvolvimentos por sua vez, seguirão mais ou menos a mesma lógica: PONTO FINAL –> CONECTIVO –> ARGUMENTAÇÃO
Vai praticando isso que eu garanto que sua redação melhora.
Redação Enem- Os desafios que a minoria passa para alcançar a igualdade
concurseiro01
"A Constituição Federal, documento que opera em feitos de direitos e o bem-estar dos cidadãos." - é o documento que opera... "Contudo, nem todas as garantias são compridas" - cumpridas " já que a minoria tem a dificuldade no alcance da igualdade" - Essa daqui NÃO está incorreta, porém, tem como vocêLeia mais
“A Constituição Federal, documento que opera em feitos de direitos e o bem-estar dos cidadãos.” – é o documento que opera…
See less“Contudo, nem todas as garantias são compridas” – cumpridas
” já que a minoria tem a dificuldade no alcance da igualdade” – Essa daqui NÃO está incorreta, porém, tem como você usar outros meios que tornam a leitura mais agradável e demonstra maior conhecimento: “tendo em vista que as minorias possuem empecilhos para alcançar igualdade”.
DICA: Releia e analise se certos artigos em seu texto são realmente necessários.
O seu segundo parágrafo ficou bom, mas o terceiro ficou um pouco confuso. No terceiro parágrafo você apresenta um motivo para a representatividade ser relevante, mas não é convincente o suficiente.
A persistência do tráfico de drogas nas periferias brasileiras
Sarahbeatriz171
Oi, Alixo! Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações. ERROS GRAMATICAIS: - " arruinando assim, sua própria vida." Arruinando, assim, sua própria vida. - De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns! INTRODUÇÃO - Contextualização OLeia mais
Oi, Alixo!
Comentário geral: fez uma boa redação com uma boa argumentação, mas segue abaixo algumas observações.
ERROS GRAMATICAIS:
– ” arruinando assim, sua própria vida.” Arruinando, assim, sua própria vida.
– De forma geral vc tem uma gramática excelente, parabéns!
INTRODUÇÃO
– Contextualização OK
– Tese OK
– ARG 1 e 2 OK
– Como já foi citado nos comentários vc só se esqueceu de falar sobre a persistência em relação às drogas no atual cenário.
D1\D2
– A estrutura do desenvolvimento está perfeitinha!
– O pessoal citou a questão da repetição, mas não se preocupe, pois aqui vc não perderia na C4. De toda forma, eu recomendo que ao iniciar o seu texto já coloque sinônimos ao redor do título para evitar repetições e lembrar de falar o tema completinho na introdução.
– Não falar sobre tudo pode causar “buracos”, então toma cuidado!
CONCLUSÃO
Agente: Ok
Ação: OK
Modo\Meio: OK
Detalhamento: OK
Finalidade: OK
PS: recomendo trocar “De modo” na linha 5 por “Espera-se, com isso,…” para indicar finalidade.
Notas
C1: 180 (não percebi outros erros…)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
NF:980
Está no caminho certo, Alixo! Boas escritas!
See lessRedação Enem- Tema: Desvalorização dos docentes no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Andressa =) Vamos lá ? COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura está certinha, mas ainda existem pontos a serem trabalhados! CORREÇÃO GRAMATICAL - (Segundo parágrafo): " docentes não sentem representados pelo Estado" = docentes NÃO SE SENTEM representados pelo Estado. - (Terceiro parágrafo): "AléLeia mais
Olá, Andressa =)
Vamos lá ?
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura está certinha, mas ainda existem pontos a serem trabalhados!
CORREÇÃO GRAMATICAL
– (Segundo parágrafo): ” docentes não sentem representados pelo Estado” = docentes NÃO SE SENTEM representados pelo Estado.
– (Terceiro parágrafo): “Além de não estão cientes o quão importante”= Além de não ESTAREM cientes SOBRE o quão importante…
INTRODUÇÃO:
– Repertório sociocultural logo na introdução não é obrigatório no Enem, mas faz total diferença na redação. Na próxima, tente colocar!
– TESE OK!
– DOIS argumentos OK!
D1\D2:
– Bom, a estrutura do D1 está correta, mas a sua argumentação (opinião sobre o tema) pode ser melhorada. Veja bem: senti falta das CONSEQUÊNCIAS no seu texto, afinal, quais são os pontos negativos dessa desvalorização\ de que forma isso afeta a sociedade\ além do Estado quais são os outros culpados ? Poderia ter aprofundado mais esses pontos!
– O seu repertório do D1 já valeu 200 pontos, mas é sempre bom provar tudo o que vc fala ao decorrer do parágrafo, por isso, na próxima, tente colocar repertório sociocultural nos dois parágrafos.
– Sempre faça por que’s na sua cabeça à respeito do tema, assim, vc terá mais facilidade para argumentar sobre ele.
– Por último, cuidado com as repetições no seu texto como “alunos” e “Estado” sempre use sinônimos.
CONCLUSÃO: 200 p
– AGENTE: OK
– AÇÃO: OK
– MODO\MEIO: Ok
– DETALHAMENTO: detalhou o Tribunal de Contas, OK
– FINALIDADE: OK
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200 (só cuida das repetições! )
C5: 200
NOTA FINAL: 920
Só foque nos pontos que falei…vc está melhorando! Continue buscando melhorar a argumentação e pratique mts textos!
See lessBoas escritas e uma boa sorte no ENEM, Andressa! >3
O tráfico de animais silvestres no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Alixo! Vamos lá! Primariamente, sim, é necessário ter pelo menos 1 proposta com os 5 elementos. Entretanto, a sua proposta não está COMPLETA. Veja bem: (tudo o que irei falar abaixo é em relação à proposta 1, pq a 2 faltou mais coisas). - Agente: Ministério do Meio Ambiente (OK) - Ação: implemeLeia mais
Olá, Alixo! Vamos lá!
Primariamente, sim, é necessário ter pelo menos 1 proposta com os 5 elementos. Entretanto, a sua proposta não está COMPLETA. Veja bem: (tudo o que irei falar abaixo é em relação à proposta 1, pq a 2 faltou mais coisas).
– Agente: Ministério do Meio Ambiente (OK)
– Ação: implementar mecanismos de fiscalização mais eficazes na fauna silvestre (OK)
-Modo\Meio: por meio da tecnologia de código de barras de DNA (OK)
– Detalhamento: bom, aqui vc disse que o seu detalhamento era “com o intuito de rastrear/mapear os animais em seu habitat e protegê-los de contrabandistas”. Porém, observe que vc utilizou o conectivo “COM O INTUITO” que claramente expressa ideia de FINALIDADE e não uma ideia de detalhamento. Sendo assim, o detalhamento serve para aprofundar a tua ação (caso não detalhe o AGENTE) e analisando esses fatos surgiram dúvidas que poderiam ter sido esclarecidas no detalhamento como: em caso de resgate(para a proteção) o que será feito com os animais (faltou), quais serão os profissionais que estarão envolvidos nesse sistema (faltou). A sua ideia em si foi mt boa, mas faltou esse aprofundamento.
Dê uma olhada nessa conclusão de 2021 nota 1000:
“Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, [ o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo] , a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação”. ( O QUE ESTÁ EM COLCHETES (]) É O DETALHAMENTO…OBSERVE COMO ELE DETALHOU A AÇÃO E, LOGO EM SEGUIDA, UTILIZOU O “A FIM” PARA REALIZAR A FINALIDADE). Lá na sua proposta 2 vc detalhou o AGENTE se tivesse feito o mesmo com a proposta 1 teria os 200 pontos!
– Finalidade: eu tinha considerado o seu “detalhamento” como finalidade, então mesmo que tivesse considerado o detalhamento como realmente sendo detalhamento faltaria aqui de qualquer jeito. De todas as formas faltaria 1 elemento! Toma cuidado, porque nem sempre colocar 2 proposta vai te ajudar, em alguns casos, até atrapalha.
SOBRE A C3:
– Veja parte do seu terceiro parágrafo: “De acordo com uma reportagem divulgada pelo Ecoa, UOL, a explicação da atração por possuir animais exóticos advém da megalomania humana, relembra também celebridades que tiveram esses seres silvestres e como essa conduta desperta o interesse das pessoas de cometerem infrações contra à natureza. Conta ainda, que as implicações dessa futilidade humana podem causar diversos prejuízos aos animais, bem como os maus-tratos que são submetidos. ”
– O problema com esse parágrafo é que tem uma contextualização grande e pouca argumentação…deu pra sentir falta do teu lado crítico e a sua última frase de fechamento não compensou. O ENEM quer saber o quanto vc sabe argumentar sobre o tema e o repertório é só uma ajuda, não pode ocupar muitas linhas. Eu acabei tirando pontos para te alertar, mas em relação à nota dependeria do corretor, pois já perdi 40 pontos na C3 mesmo tendo um outro parágrafo “perfeito”, os corretores costumam chamar de “argumentação previsível”.
Enfim, a nota foi representativa, como disse, não sou corretora e tudo isso é a minha opinião de estudante e de experiências com o Enem. Logo, tudo bem não concordar com o que foi dito. É isso, Alixo! =)
See lessO tráfico de animais silvestres no Brasil
Sarahbeatriz171
Hey, Alixo! =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua redação tem a estrutura do 1000, mas ainda há detalhes a serem trabalhados, então vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Segundo parágrafo) : "A par disso, é indubitável que essa temática é deixada em último planoLeia mais
Hey, Alixo! =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua redação tem a estrutura do 1000, mas ainda há detalhes a serem trabalhados, então vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Segundo parágrafo) : “A par disso, é indubitável que essa temática é deixada em último plano”= A partir disso, é indubitável que essa temática ( SEJA) deixada em último plano. (substitua “a par” por ” a partir”, assim terá uma melhor coerência).
-(Segundo parágrafo): “encontra-se fadada a irresponsabilidade”= encontra-se fadada ( à ) irresponsabilidade.
– (Quarto parágrafo): “com o intuito de rastrear/mapear os animais” = escolha um dos dois: rastrear ou mapear.
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– Contextualização: OK
– Tese: a sua tese pode melhorar…tente deixá-la um pouco mais crítica, pois aqui ela só foi uma frase que complementou a contextualização do filme Rio, mas não evidenciou o teu ponto de vista, entende?
“Assim como retratado no longa, animais exóticos são removidos de seu habitat por criminosos”= Assim como retratado no longa, no falho cenário hodierno, animais exóticos vem sendo constantemente removidos de seu habitat por criminosos que agravam a questão do comércio ilegal de tais seres. AS PALAVRAS DE JUÍZO DE VALOR FAZEM DIFERENÇA!
– Dois argumentos OK!
D1\D2:
– O seu D1 está certinho: bom tópico frasal, boa contextualização e ótima argumentação.
– Já no D2, teve um bom tópico frasal, mas vc acabou se perdendo quando trouxe o repertório. A contextualização serve para comprovar o que vc disse e te ajudar com a argumentação, ou seja, não deve ocupar mais que 3 linhas, OK?
– O ENEM quer saber da tua capacidade de argumentar sobre determinado tema, então lembre-se de focar nisso!
– Fechamento OK
CONCLUSÃO:
– Vc trouxe 2 propostas, mas nenhuma está completa! O meu conselho é: faça somente uma proposta com os 5 elementos completos!
(Proposta 1 )
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ? (detalhe o agente ou a ação)
FINALIDADE: OK
(proposta 2) MT CONFUSA!
AGENTE: OK
AÇÃO: ?
MODO\MEIO: ?
DETALHAMENTO: Ok
FINALIDADE: OK
NOTAS:
C1: 180
C2: 200
C3: 160
C4: 200 (bom uso de conectivos)
C5: 160
NOTA FINAL: 900 ( nota representativa)
Continue treinando, até porque o 1000 não está longe, Alixo!!
See lessBoas escritas e uma boa sorte no ENEM >3!
As crescentes crises da mobilidade urbana no Brasil contemporâneo
Sarahbeatriz171
Olá, Clara! =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Quarto parágrafo) " É dever da Secretaria Nacional" = coloque um conectivo aqui para manter a coLeia mais
Olá, Clara! =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, a sua estrutura ainda precisa ser aperfeiçoada, mas vc está no caminho certo, então vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Quarto parágrafo) ” É dever da Secretaria Nacional” = coloque um conectivo aqui para manter a coesão do texto. Exemplo, “No entanto”, é dever da…
– De forma geral a sua gramática é muito boa, Clara!
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– O ENEM não exige iniciar a introdução com repertório, mas se vc olhar as redações nota 1000 vai notar que a maioria é muito bem contextualizada.
– Vc esqueceu da tese: a sua opinião crítica sobre o tema
– Separou os dois argumentos, ok!
– Então a estrutura correta é: CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA, TESE e APRESENTAÇÃO DOS 2 ARGUMENTOS!
D1\D2:
– O que falta para o seu projeto de texto ficar bom é um maior aprofundamento dos seus argumentos.
– A minha dica é que ao ler os textos motivadores comece a criar por que’s na sua cabeça e tente responder a essas perguntas nos parágrafos de desenvolvimento, ok?
– senti falto do teu posicionamento crítico, por isso não tenha medo de criticar secretarias, ministérios ou o que for…
CONCLUSÃO:
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: Ok
– Vc pode detalhar o agente ou a sua ação!
NOTAS:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160 (Invista mais em conectivos)
C5: 160
NOTA FINAL = 840 (nota representativa)
DICAS: recomendo os canais do youtube= Rômulo Bolivar e prof Henrique Araújo
– Leia e analise as redações nota 1000
– Leia e escreva bastante
Boas escritas e uma boa sorte no Enem! >3
See lessTema:Os efeitos do consumo e consumismo no Brasil
Sarahbeatriz171
Olá, Layssa =) Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, vc seguiu certinho a estrutura da redação Enem, porém senti falta de um maior aprofundamento nos seus parágrafos. Vamos lá? CORREÇÃO GRAMATICAL: - (Segundo parágrafo) " adquirir sempre produtos novos(.) OcasionandoLeia mais
Olá, Layssa =)
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, vc seguiu certinho a estrutura da redação Enem, porém senti falta de um maior aprofundamento nos seus parágrafos. Vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
– (Segundo parágrafo) ” adquirir sempre produtos novos(.) Ocasionando, portanto, um processo de endividamento.” = o ponto antes do ocasionando fez vc cometer uma fragmentação textual, o certo seria usar a vírgula. Cuidado porque isso pode prejudicar a coerência ao longo do parágrafo.
– (Terceiro parágrafo) “gerariam “= GERAM
– (Quarto parágrafo) “promovam palestras sobre a temática(.) Ações que devem ser”= aqui vc cometeu novamente uma fragmentação textual ao colocar o ponto (.), cuidado!
– (Quarto parágrafo) “devem ser realizadas(,) a fim de reeducar e formar indivíduos instruídos, e não movidos apenas pela vontade(,) como afirmava Schopenhauer.” = faltou algumas vírgulas!
CORREÇÃO GERAL
INTRODUÇÃO:
– A redação do Enem não exige iniciar com um repertório, mas se vc observar as redações nota 1000 vai perceber que são muito bem contextualizadas!
– Aqui a sua tese não ficou clara, lembrando que ela será o teu posicionamento crítico à respeito do tema.
– Não separou os dois argumentos ao final da introdução, mas fez o encaminhamento argumentativo, OK!
D1\D2:
– A sua estrutura está correta, mas senti falta de enxergar mais do seu posicionamento crítico ao longo desses dois parágrafos. Na próxima vez, lembre de reunir todas as sua ideias no papel e só depois comece a escrever.
– Ao ler os textos motivadores comece a criar POR QUE’S na sua cabeça e responda a essas perguntas no desenvolvimento.
– Não tenha medo de criticar órgãos, secretarias, ministérios e por aí vai.
– Quero ver a sua opinião crítica no texto, hein?
CONCLUSÃO:
-VC trouce 2 propostas de intervenção, mas nenhuma está completa.
(proposta 1)
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: OK
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: ?
(Proposta 2)
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MODO\MEIO: ?
DETALHAMENTO: ?
FINALIDADE: OK
– Recomendo que vc faça uma única proposta contendo os 5 elementos (agente, ação, modo\meio, detalhamento e finalidade)
NOTAS:
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 160 (cuidado ao utilizar palavras “difíceis” para enfeitar o texto. Entenda, quanto mais objetivo o seu texto estiver, melhor para o corretor)
C5: 120
Nota final: 760
Layssa, espero ter ajudado e se quiser estudar um pouco mais recomento os canais no Youtube: prof Henrique Araújo e o canal Rômulo Bolivar.
Boas escritas e uma boa sorte no ENEM! >3
A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro
Sarahbeatriz171
Olá, Guilherme! Espero ser útil na sua jornada de conhecimento! COMENTÁRIO GERAL: bom, eu acredito que vc tentou fazer essa redação estilo ENEM, certo? Então existem MUITOS aspectos a serem trabalhados, mas sabe qual é a notícia boa? Tudo nessa vida é treino e persistência, vamos lá? CORREÇÃO GRAMATLeia mais
Olá, Guilherme!
Espero ser útil na sua jornada de conhecimento!
COMENTÁRIO GERAL: bom, eu acredito que vc tentou fazer essa redação estilo ENEM, certo? Então existem MUITOS aspectos a serem trabalhados, mas sabe qual é a notícia boa? Tudo nessa vida é treino e persistência, vamos lá?
CORREÇÃO GRAMATICAL:
(Primeiro parágrafo):
– “e algo muito complexo pois a taxa de obesidde e muito alta”= cuidado com a falta do acento e erro ortográfico. O certo seria “é algo muito complexo, pois a taxa de obesidade é muito alta”.
– “mais temos meios de diminuir”= aqui o mais não está no sentido de quantidade e sim oposição, por isso use MAS.
– ” sendo assim”= conectivo de conclusão sempre deve vir entre VÍRGULAS.
– “ate\e mostrando oque e saudável e oque nao e saudável.”= novamente esqueceu dos acentos no “E”. Guilherme, estude as regras de acentuação com urgência, pois isso está prejudicando o seu texto.
(segundo e terceiro parágrafo):
– Durante todo o seu parágrafo vc cometeu vários erros de pontuação e acentuação como: a falta da vírgula no “sendo assim” que inicia a sua frase e, novamente, o acento gráfico foi negligenciado na maioria do seu texto, tome cuidado!
– “frutas que no caso são alimentos saudaveis e deixam o(a) filho(a) escolher oque ela(e) vao querer comer ira imediatamente ensinando a criança a comer de uma forma saudável sendo assim ela podera crescer de uma forma melhor sem danos menstais e o indice de obesidade será extemamente baixo, porque ela(e) foi educada(o) desde pequena(o) a comer de uma forma saudadel e a respeitar o seu limite interno. ” JAMAIS coloque esse tipo de abreviação, pois quando vc diz criança já está incluindo MENINO E MENINA, ok?
– Foque em trabalhar vírgula e acentuação gráfica, viu?
(Quarto parágrafo):
– Aqui, basicamente, vc cometeu os mesmo erros dos outros parágrafos: esqueceu MUITOS acentos gráficos, não usou a vírgula da forma correta e errou na grafia de algumas palavras. Vamos continuar!
CORREÇÃO GERAL:
INTRODUÇÃO:
– Então, na redação Enem não é obrigatoriedade começar o texto usando um repertório, mas é essencial vc contextualizar o tema ou irá simplesmente “jogar” tudo na cara do corretor. E aqui vc não fez isso bem, na próxima tente dar uma pesquisada mais profunda no tema e procure contextos históricos ou qualquer outra coisa que faz alusão à proposta apresentada.
– Uma introdução MIL precisa ter os seguintes elementos: apresentação do tema (por meio de repertório ou não e sempre encaixe o tema por completo logo no início), tese e os DOIS argumentos ou tem que fazer o encaminhamento argumentativo para apresentar PROJETO DE TEXTO AO CORRETOR.
– Na sua introdução não tem a tese (ponto de vista crítico sobre o texto) e nenhum dos outros elementos que citei acima!!
DESENVOLVIMENTO 1 e 2:
– Nos seus dois parágrafos de desenvolvimento há muitos problemas, por exemplo: não existem fontes que comprovam o que vc está dizendo, o quero dizer é: cadê os seus repertórios socioculturais que comprovam os argumentos do seu texto. O seu texto seria ideal caso o Enem fosse expositivo e não argumentativo, fora que até agora não entendi sobre o que se trata o tema central. Sendo assim, da próxima vez, tente organizar as ideais na cabeça, ou melhor, num papel, só aí comece a escrever.
– O certo seria criar os seus parágrafos de desenvolvimento da seguinte forma: tópico frasal+ repertório sociocultural + aprofundamento do seu argumento 1\2 e finalizar com o seu fechamento CRÍTICO.
– A redação do Enem só tem 30 linhas, então evite fazer parágrafos extensos assim!
CONCLUSÃO:
– A sua conclusão foi elaborada de forma errada.
– Para pontuar 200 na competência 5 é preciso ter os cinco elementos na proposta de intervenção
– São eles: agente, ação, modo\meio, detalhamento e finalidade (não vou te explicar aqui, mas vc encontra no youtube muitas vídeo aulas com explicações perfeitas).
NOTAS:
C1 :80
C2: 80
C3 :40
C4: 40
C5: 40
NOTA FINAL: 280
Guilherme, não fique triste com a nota, mas use-a como motivação para ir treinando mais e mais. A sua redação precisa ser melhorada em muitos aspectos, por isso vou te dar algumas dicas.
ASSISTA AOS CANAIS NO YOUTUBE:
-Prof Henrique Araújo (assista a playlist do “corretor sicerão” tbm)
– Canal Rômulo Bolivar (assuntos básicos)
– Professor Noslen (gramática)
É isso, boas escritas e uma boa sorte no ENEM! >3
See less