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Gravidez na adolescência
Nath_sales
Obs: Sua redação está muito bem elaborada, apenas com alguns desvios de língua portuguesa e uma quantidade considerável de erros gráficos. Por ser um texto dissertativo argumentativo (como pede no ENEM), você apresentou diversos fatos e não os comprovou, como por exemplo: utilizar dados, frases, estLeia mais
Obs: Sua redação está muito bem elaborada, apenas com alguns desvios de língua portuguesa e uma quantidade considerável de erros gráficos. Por ser um texto dissertativo argumentativo (como pede no ENEM), você apresentou diversos fatos e não os comprovou, como por exemplo: utilizar dados, frases, estatísticas etc… Fazendo com que torne-se um texto expositivo.
See lessCritérios de acordo com o ENEM:
Competência 1: Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios = 160
Competência 2: Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo = 120
Competência 3: Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria, porém não explora o tema = 140
Competência 4: Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana = 120
Competência 5: Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação = 200
TOTAL: 740
REDACAO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NO BRASIL
Nath_sales
Introdução: Ficou muito boa e bem dinâmica com relação a disponibilização dos fatos. Parabéns. Apenas atente-se às pontuações. Conclusão: Assembleias e a Prefeitura para resolução do problema não resolveria. Você poderia ter citado o IBAMA ou Ministério do Meio Ambiente, órgãos que já atuam na preveLeia mais
Introdução: Ficou muito boa e bem dinâmica com relação a disponibilização dos fatos. Parabéns. Apenas atente-se às pontuações.
See lessConclusão: Assembleias e a Prefeitura para resolução do problema não resolveria. Você poderia ter citado o IBAMA ou Ministério do Meio Ambiente, órgãos que já atuam na prevenção de atos ilegais contra o meio ambiente.
Obs: No geral está ótimo, apresenta um alto domínio sociocultural.
Correção ENEM:
Competência 1: Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios = 160
Competência 2: Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes = 160
Competência 3: Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
Competência 4: Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações = 160
Competência 5: Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto = 120
TOTAL: 800
As Mídias Sociais como Impulsionadoras da Busca pela Perfeição
mechamo_italo
Boa noite Thais Se aceita minhas ponderações. Notei logo quando abrir a redação que alguns parágrafos estão pequenos, mas beleza eu entendo que as vezes nois escrevemos no papel e passamos pro site ele diminuiu 1 ou 2 linhas de cada parágrafo... INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO A contLeia mais
Boa noite Thais
See lessSe aceita minhas ponderações.
Notei logo quando abrir a redação que alguns parágrafos estão pequenos, mas beleza eu entendo que as vezes nois escrevemos no papel e passamos pro site ele diminuiu 1 ou 2 linhas de cada parágrafo…
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
A contextualização foi boa citou um filósofo muito usado no ENEM principalmente, Mas
a sua tese tem que ser uma frase a parte da conclusão
Para tomar menos espaço seria melhor
”Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman,”
A contextualização é bom deixar claro de quem se trata o que será dito, mas o mais importante é o que será dito e o tanto de linhas que será tomada
Ela tem que possuir ligação com a contextualização, porém tem que ser algo independente, por exemplo:
TEMA: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição.
A tese pra ficar claro você poderia escrever com suas palavras, por exemplo:
TESE: Dessa forma, é notório que, as mídias sociais hodiernas são grandes influentes modernos exigindo cada vez mais o perfeccionismo na vida das pessoas.
Isso é só um exemplo, mas poderia produzido melhor a tese que é a parte mais importante da sua redação de certa forma.
Não teve direcionamento
De certa forma a introdução ta muito pequena, só deixou a contextualização e a tese ta parecendo um argumento invés de uma tese, só ai já teria menos pontos nas competências.
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO+CONTEXTUALIZAÇÃO+DIRECIONAMENTO
No seu texto inverteu um pouco a ordem mas blz
NO 2 PARÁGRAFO
Apresentou contextualização, após essa contextualização cabia um argumento que é o mais importante que o corretor quer no seu desenvolvimento e depois teve o aprofundamento
Então faltou o Argumento e o fechamento dessa ideia
REPETIU ”DE” 5 VEZES
REPETIU 4 VEZES ”A”
NO 3 PARÁGRAFO
Cadê seu argumento? O parágrafo inteiro foi levado por uma contextualização
Dessa forma o texto ARGUMENTATIVO-DISSERTATIVO termina onde poderia apresenta seus argumentos em relação a isso
REPETIU ”QUE” 3 VEZES(tem outras repetidas mas to com sono kk)
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO CIRCULAR(RETOMANDO A TESE)
Não contextualizou com o que foi dito anteriormente
1 Proposta faltou o porque
A 2 proposta deveria ter uma separação ai então houve mais um erro que conta nas competências
Não precisava argumentar o que o Ministério faz porque a conclusão é só para apresentar agentes
A 2 proposta faltou também o porque
e não fechou o texto retomando a tese aliás ela não foi bem estruturada
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
COMPETÊNCIA 1: 120(REPETIÇÕES GRAMATICAIS)
COMPETÊNCIA 2: 180(BOAS ALUSÕES)
COMPETÊNCIA 3: 0(NÃO APRESENTOU NENHUM ARGUMENTO NOS DESENVOLVIMENTOS)
COMPETÊNCIA 4: 80(QUEBRA DE ESTRUTURA E REPETIÇÃO DE PALAVRAS)
COMPETÊNCIA 5: 100(FALTA FINALIDADE, CONTEXTUALIZAR E RETOMAR A TESE)
NOTA: 480
A Publicidade Infantil e o problema do consumismo e da obesidade
mechamo_italo
Boa noite Vivi... Se aceita minhas ponderações De cara notei que o texto tem 29 linhas. Coisa que quando você passa a limpo o texto do papel pra o site se tiver o número exigido de linhas(30) da no máximo 27 a 28 então acho que passou um pouco do limite de linhas na folha. INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃLeia mais
Boa noite Vivi… Se aceita minhas ponderações
See lessDe cara notei que o texto tem 29 linhas. Coisa que quando você passa a limpo o texto do papel pra o site se tiver o número exigido de linhas(30) da no máximo 27 a 28 então acho que passou um pouco do limite de linhas na folha.
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Introdução com 7 linhas aqui, no papel deve da umas 9… Parágrafo muito longo deveria diminuir a contextualização pois pegou muito espaço.
Sentir uma falta de conectivos
Não apresentar um argumento na introdução… A tese está parecendo um argumento invés de um fato.
A tese é a parte mais importante do texto, de melhor modo pode ser o título com suas palavras… Poderia diminuir essa contextualização e em seguida, exemplo:
TEMA: A publicidade infantil e o problema do consumismo e da obesidade.
Poderia ser assim:
TESE: Dessa forma, é notório que, o consumismo infantil e a obesidade estão atreladas as influências externas e o consumismo hodierno.
Direcionamento ta legal
Cuidado com as aspas pois alguns corretores acham fragilidade ao tema
REPETIU 5 vezes o artigo ”a”
REPETIU 3 vezes o artigo ”que”
Sentir a falta de vírgulas
Depois da sua introdução poderia trabalhar sobre a busca pelo corpo perfeito que muitas crianças entram em traumas por desde pequenos almejarem um corpo fictício, sendo sedentárias….
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO DO ARGUMENTO+CONTEXTUALIZAÇÃO+DIRECIONAMENTO
Usou o raciocínio lógico, para contextualização mas acho que poderia da um exemplo da algum comercial pra dar mais firmeza nesse argumento. Aliás os corretores buscam isso numa redação veridicidade.
Faltou uma direcionamento
Achei fraco o 2 parágrafo pois da pra perceber que até a introdução ta maior….
REPETIU 3 VEZES ”DE” E ”QUE”
Sentir a falta de 1 vírgula
Sentir a falta de direcionamento
Acho que poderia ter se aprofundado mais na questão da busca fracassada da perfeição desde pequeno e os traumas provenientes disso como o exemplo que você deu da barbie como se tudo fosse perfeito.
Gostei do 3 parágrafo
5 a 7 o que?
REPETIU 3 VEZES ”QUE” E ”DE”
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO CIRCULATÓRIO(RETOMANDO A TESE)
Não teve uma contextualização, foi direto para a proposta
Porque os comerciais fariam isso? Poderia deixar algo mais resistente como argumento, por exemplo, o Ministério da Educação com comerciais direcionados ao público infantil… Ai sim, mas blz
Fechou a redação de forma clara
REPETIU 6 VEZES ”QUE”
REPETIU 5 VEZES ”DE”
REPETIU 3 VEZES ”É” , ”OS”
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
COMPETÊNCIA 1: 120(muitas repetições de palavras e falta de vírgulas)
COMPETÊNCIA 2: 160(precisa de mais sustentação na repertório)
COMPETÊNCIA 3: 140(precisa de mais autoria em algumas alusões)
COMPETÊNCIA 4: 100(desestrutura e repetições de palavras)
COMPETÊNCIA 5: 150(Porque do primeiro agente, contextualização, e melhor fechamento circulatório já que a tese foi mal exposta fica meio incoerente o final)
NOTA: 670
Desafio da modalidade de ensino EJA: Educação de jovens e adultos.
mechamo_italo
Bom dia Manoel. Irei ponderar algumas observações INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO Cara a introdução ta enorme, pra ter ideia um parágrafo de 7 linhas passado a limpo para cá fica com 5 linhas no máximo... A introdução aqui tem 10 linhas vey como assim maior até mesmo do que um desenvLeia mais
Bom dia Manoel.
See lessIrei ponderar algumas observações
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Cara a introdução ta enorme, pra ter ideia um parágrafo de 7 linhas passado a limpo para cá fica com 5 linhas no máximo… A introdução aqui tem 10 linhas vey como assim maior até mesmo do que um desenvolvimento… Da uma diminuída depois
Aliás percebi agora que teve um argumento na introdução, cara isso não pode, argumento é só no desenvolvimento. Deixando difícil encontrar uma tese de primeira, a contextualização tomou muita linha porque quis articular bem e acabou argumentando…. Diminuindo a pontuação em bastante competências
Esse parágrafo está muito saturado
8 vezes ”de”
5 vezes ”a”
3 vezes ”do”
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+FECHAMENTO
(alterou um pouco a ordem mais blz: argumento+alusão+aprofundamento+fechamento)
O 3 parágrafo está menor que o 2 e não pode
No 2 parágrafo não ouve o fechamento mas está bem feito esse parágrafo, tanto que eu quando vi mormente e outrossim no 3 eu olhei e fiquei ue esse cara faz igual eu ksksk eu só faço assim.
Repetiu 4 vezes ”a”
Repetiu 3 vezes ”é” ,”de’ e ”dos”
No 3 parágrafo ouve uma mudança de estrutura sendo: argumento+aprofundamento+alusão tirando pontos em competências já que o texto tem que ser em um formato só
Repetiu ”a” 4 vezes
Repetiu 3 vezes ”do” e ”de”
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
Não ouve uma contextualização, foi direto para a intervenção
tomou muita linha
Apresentou 1 proposta de intervenção
O problema não é em nivel estadual e sim nacional, pois toda redação é sobre um problema do Brasil e não de um estado específico
Criar vagas em universidades e postos de trabalho? O EJA é de nivel fundamental e médio, universidade já é outra coisa, e emprego? Tipo a unica proposta apresentada ta meia sem nexo….
A tese como ficou meia invisível eu vou considerar esse fechamento
6 vezes ”de”
4 vezes ”e”
3 vezes ”o” e ”a”
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
COMPETÊNCIA 1: 120(repetições de palavras em todos parágrafos)
COMPETÊNCIA 2: 110(introdução muito grande, quebra de estrutura entre os desenvolvimento, paragrafo 3 menor q 2.)
COMPETÊNCIA 3: 180
COMPETÊNCIA 4: 160(alusões estão pegando muita linha)
COMPETÊNCIA 5: 60(falta outra proposta, proposta sem nexo e firmeza, sem contextualização, e retomação a tese questionável)
NOTA: 630
Os efeitos da camarotização no Brasil
mechamo_italo
Boa noite Maddy Deixarei algumas ponderações.... INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO Contextualização? Não teve uma informação ou fato para começar o texto de forma concreta perdendo pontos em competências Nunca use aspas em um texto argumentativo-dissertativo Tese com assim mais presentLeia mais
Boa noite Maddy
See lessDeixarei algumas ponderações….
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Contextualização? Não teve uma informação ou fato para começar o texto de forma concreta perdendo pontos em competências
Nunca use aspas em um texto argumentativo-dissertativo
Tese com assim mais presente em ambientes públicos? Algo bem questionável porque não existe um lugar privilegiado em praças ou hospitais..
Introdução ficou muito questionável porque isso não existe…
Repetiu ”e” 3 vezes
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+DIRECIONAMENTO
O 2° parágrafo inteiro está muito pequeno apresentando 1 argumento sem firmeza e se sentido algum…. Onde está essa camarotização na escola pública?
O tema quer saber no Brasil e não apenas em locais públicos, podendo de certa forma até generalizar poderia falar de acesso como pessoas cadeirantes, pessoas com deficiencias visuais, a fome, a seca(que atualmente não está tanta que apesar estamos no inverno) enfim…
No 3 parágrafo ouve um raciocinio lógico de certa forma mas que é previsível de certa forma, porque foi a primeira coisa que pensei quando vi o tema… Se bem que tá bem desenvolvido gostei como se posicionou, mas ate agora não ouve 1 alusão e já terminou onde poderia ter feito isso no 3 parágrafo
Repetiu ”a” 3 vezes
Repetiu ”em” 3 vezes
Repetiu ”o” 4 vezes
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
Teve um argumento e depois a contextualização… Não seria necessário esse argumento, a conclusão só pede que apresente propostas para intervir
Apresentou 1 proposta de intervenção, que tem que ser 2(padrão).
O Agente é o Estado beleza.. Mas qual Órgão do Estado? Não era algo Nacional aliás? e que leis? Quais ações? e porque?Não retomou a tese
Repetiu 3 vezes ”o”
Repetiu 3 vezes ”de”
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
COMPETÊNCIA 1: 140(repetiu muitos artigos)
COMPETÊNCIA 2: 90(quebra estrutural do texto, tese fraca, 2 parágrafo pequeno…)
COMPETÊNCIA 3: 80(pouca vericidade nos argumentos)
COMPETÊNCIA 4: 60(quase nenhuma articulação/alusão e a única que tem é previsível)
COMPETÊNCIA 5: 20(argumentou na conclusão, apresentou apenas 1 proposta de intervenção de forma muito genérica e sem cabimento, não retomou a tese, poderia até zerar de vez essa competência…)
NOTA: 390
A Fome no Brasil Como Enfrentar
mechamo_italo
Boa noite Laís. Se aceita minhas ponderações... Sou bem sincero ksskks Bem, notoriamente, o texto chegou a 30 linhas digitalizado para o site, coisa que um desenvolvimento de 7 linhas no papel fica 4 ou 5 aqui, então suponho que no papel essa redação ultrapassa o número de linhas exigidas. INTRODUÇÃLeia mais
Boa noite Laís.
See lessSe aceita minhas ponderações… Sou bem sincero ksskks
Bem, notoriamente, o texto chegou a 30 linhas digitalizado para o site, coisa que um desenvolvimento de 7 linhas no papel fica 4 ou 5 aqui, então suponho que no papel essa redação ultrapassa o número de linhas exigidas.
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Contextualização muito vaga… ”Alguns autores” quais? O corretor não vai ter firmeza dessa forma… Se por exemplo fosse.. Exemplo: Segundo o livro tal, do autor Machado de Assis, …. Seria bem melhor
A tese ta parecendo mais uma alusão e não o ”título” com suas palavras que é o que a tese é, quebrando o texto desde do inicio
Não possui direcionamento
Deu 7 linhas aqui, então suponho eu que no papel deu umas 9 a 10 linhas, Introdução tem que ser 5 a 6 linhas no máximo.
Repetiu o artigo ”a”, ”de” e ”da” 3 vezes de cada apenas na introdução
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+DIRECIONAMENTO
3 parágrafo menor que o 2 e isso não pode(maior ou igual) – desenvolvimento 5 a 8 linhas
O 2 parágrafo deu 10 linhas!!!! como assim? Na folha da de umas 12 a 14 linhas, tá um parágrafo bem cansativo, com algumas frases desnecessárias que fazem errar a competência 1 e esquecer outras
Pontuação e vírgula em lugares errados
Contextualização sem uma fonte
4 vezes ”é” e ”que”
5 vezes ”de”
6 vezes ”a”
Meu amigo no ENEM isso seria uma nota complicada na competência 1… E ainda falta o 3 parágrafo
Uma coisa é certa, conectivos usa bastante e isso é bom
No 3 parágrafo continuou no mesmo pensamento do 2… Não apresentou as consequências, ficou cansativo e não apresentou um fato concreto para dar credibilidade, porque assim eu sou do nordeste.. Aqui ta chovendo bastante, a fome e miséria foi mais na época do quinze exemplo disso o livro de Rachel de Queiroz, O quinze… Mas o nordeste hoje em dia está igual qualquer outra região, existe pessoas carentes mas conforme foi exposto no texto não teria um argumento concreto se o corretor fosse do nordeste ou norte e soubesse como realmente ta a situação.
4 vezes ”a” e ”de”
3 vezes ”da”
Acho que nos desenvolvimentos poderia ter investido mais em questão de não apenas como foi colocado que apenas uma elite possui uma parte do dinheiro, mas algo como a falta de emprego, as crises econômicas, fatos atuais como a COVID-19… O texto girou em torno de uma coisa só, não teve argumentos consistentes e ficou cansativo
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ DIRECIONAMENTO(RETOMANDO A TESE)
Não possuiu uma contextualização tipo
” Em vista das virtudes citadas, é necessário intervir sobre.” Todas redações que alcançam 1000 tem alguma espécie de contextualização e isso vai de cada um.
Apenas o Governo é muito genérico poderia utilizar o Governo atrelado/juntamente ao Ministério da Economia por exemplo.
Reformular mas como? O que pode ser mudado? O corretor não quer saber o que eles fariam mas uma opinião sua. Porque o programa ainda ta ai mesmo com seus troncos e barrancos… Então considero uma intervenção +/- porque sim poderia melhorar mas não disse o COMO e nem o PORQUE disso
Na 2 proposta de Intervenção já teve erro de pontuação e começando a oração com letra maiúscula depois de vírgula.
Vírgulas em lugares desnecessário e excesso em outros
Falta de pontuação em algumas necessidades
Na 2 proposta faltou o porque e foi meio genérica, já que isso já ocorre… Mas beleza, vou considerar essa
Não retomou a tese fechando o texto de forma clara, a tese também não teve uma argumentação sua e sim uma espécie de alusão…
Repetiu 4 vezes o ”a” e o ”o”
E enfim… O que posso dizer é que estude sobre vírgulas, pontuação, estruturação da redação para que não fique tão cansativo, tente colocar fontes nas redações para ter mais autoria e credibilidade, responda as perguntas bases da conclusão O QUE? QUEM? COMO? PORQUE?, evite repitir palavras… enfim precisando estou a ordens :)
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
COMPETÊNCIA 1: 40(erros como muita repetição, vírgulas, pontuações…)
COMPETÊNCIA 2: 100(argumentações previsíveis)
COMPETÊNCIA 3: 100(argumentos sem autoria/fontes)
COMPETÊNCIA 4: 120(bastante conectivos porém bastante desestruturação textual)
COMPETÊNCIA 5: 120(falta responder algumas perguntas bases, retomar a tese e uma contextualização para saber o que vai ser intervido)
NOTA: 480
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
mechamo_italo
Boa tarde, Paloma Se aceita minhas ponderações INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO Contextualização muito fraca, sem fontes, algo como se fosse uma argumento seu e não ficou legal... pesquisa na internet como fazer uma boa alusão... olha redações nota 1000.. se você acha que possui essaLeia mais
Boa tarde, Paloma
See lessSe aceita minhas ponderações
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Contextualização muito fraca, sem fontes, algo como se fosse uma argumento seu e não ficou legal… pesquisa na internet como fazer uma boa alusão… olha redações nota 1000.. se você acha que possui essa dificuldade então explorar essa parte
A tese até que ficou boa mas ficou muito longa
Não possui um direcionamento para saber do que se trata o texto
Repetiu ”de” 3 vezes
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+DIRECIONAMENTO/FECHAMENTO
O 2 parágrafo não pode ser maior que o 3
Você começou o 2 com uma alusão e o 3 com um argumento, isso quebra a estrutura do texto
No 2 parágrafo teve um bom desenrolar, porém faltou o fechamento da ideia
Repetiu o artigo ”a” 5 vezes
O 3 parágrafo está muito pequeno… Não teve muita credibilidade já que não apresentou fatos que comprovem isso… tipo os brasileiros precisam disso mais porque? Diz um livro? Um filme? Uma serie? O corretor queria ver uma firmeza do seu argumento com fontes
Repetiu 3 vezes ”é” e 3 vezes ”a”
Também acho que fugiu um pouco do tema focando apenas em quesito regional e financeiro… Porém atualmente existe várias formas de assistir cinema como a netflix, sites piratas, até no youtube enfim… Então, mesmo as pessoas que moram longe possuem um certo acesso ao cinema.
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
Acho que deveria ter citado O Ministério da Cultura atrelado com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) pois é esse órgão o principal respónsavel pelo cinema brasileiro
A 1 proposta de intervenção faltou uma finalidade.. porque o Ministério faria isso? Aliás seria possivel? Já que talvez não seria possivel pelos fatos de direitos autorais enfim…
A 2 proposta de intervenção ficou ótima a idéia, só faltou a finalidade também
No fechamento você falou sobre a democratização, mas na tese falou de questões financeiras deixando meio inconsistente o encerramento da redação…
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(NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS)
COMPETÊNCIA 1: 140(repetições de artigos)
COMPETÊNCIA 2: 120(fugiu um pouco do tema)
COMPETÊNCIA 3: 60(repertório sóciocultural que deixa a desejar…)
COMPETÊNCIA 4: 60(quebra da estrutura e poucos conectivos)
COMPETÊNCIA 5: 140(falta finalidades e retomar a tese)
NOTA: 520
OBS: Essa é a nota dada por mim, mas no ENEM dependendo do corretor seria entre
450 a 650 no máximo
O papel do sus no combate às pandemias
mechamo_italo
Boa noite Andreia. Se aceita minhas ponderações.. Em Suma: Acho que no papel o texto passaria de 30 linhas que é o máximo da redação do ENEM... Só uma hipótese já que aqui tem 27 linhas e em um desenvolvimento de 7 linhas fica de 5 aqui. INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO A contextualizLeia mais
Boa noite Andreia.
See lessSe aceita minhas ponderações..
Em Suma: Acho que no papel o texto passaria de 30 linhas que é o máximo da redação do ENEM… Só uma hipótese já que aqui tem 27 linhas e em um desenvolvimento de 7 linhas fica de 5 aqui.
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
A contextualização foi boa porém, acho que como foi um fato que ocorreu seria bem melhor apresentar fontes para ficar mais consistente, talvez isso já tiraria pontuação sua.. Não acho que a contextualização teve muito sentido com a tese tipo eles aplaudiram os médicos mas quem tá lendo vai saber porque eles foram aplaudidos? Eu entendi porque vi a notícia mas quem não tivesse visto iria pensar ue, se eles foram aplaudidos porque eles não são prioridades?
A contextualização poderia ser menor também
A tese foi linda, quase chorei aqui kk
Faltou direcionamento
Repetiu ”de” 3 vezes na introdução
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+FECHAMENTO
O 3 parágrafo não pode ser menor que o 2
No 2 parágrafo tava ótimo a idéia e a argumentação. Faltou uma alusão com fonte também mas não vou cobrar isso agora…
Não use aspas, dois pontos, travessão enfim(demonstra fragilidade)… no máximo parenteses
Senário não existe, o certo é cenário
O 3 parágrafo também tava ótimo a argumentação, faltou apenas o direcionamento
Mas o problema seria mesmo a falta de profissionais? Porque tipo profissionais tem, tem e quase não são pagos como qualquer servidor público. Então o problema em si acho que não seria a falta de profissionais, porque isso já tem… Mas foi uma ótima argumentação
Faltou direcionamento no 3 parágrafo
Repetiu 3 vezes o artigo ”o” no 2 parágrafo
Repetiu 4 vezes o artigo ”a” no 3 parágrafo
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+2 propostas de intervenção+Fechamento(RETOMANDO A TESE)
Siglas são todas maiúsculas (SUS) e tem que dizer antes o que essa sigla significa no caso o Sistema Único de Saúde
Não argumente na conclusão. Pois ai já perderia praticamente metade da nota, você só tem que achar uma solução para o problema enfrentado… Pegou 4 linhas a contextualização, coisa que deveria ser só 2 no máximo
ministério da saúde – Ministério da Saúde(sempre maiúsculo)
1 proposta faltou: Porque?
(não seria algo eficiente, já que no meio de uma pandemia é incongruente abrir mais concursos)
2 proposta faltou: Porque?
(muito genérica e já está sendo feita)
Repetiu 5 vezes o artigo ”a”
Fechamento retomou a tese e fechou o texto de forma congruente
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COMPETÊNCIA 1: 120
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 40(nenhuma alusão)
COMPETÊNCIA 4: 180
COMPETÊNCIA 5: 110
NOTA: 570
(nota com bases nas competências)
570 a 700 no máximo acredito que alcançaria no ENEM dependendo do corretor
Corona Vírus: O começo do fim
mechamo_italo
Boa noite Vinícius. Se aceita minhas ponderações.... Em suma: Percebi que você passou o seu texto inteiro jogando argumentos sem bases e muita desorganização INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO Falta pontuações Falta vírgulas Falta conectivos Contextualização genérica, sem uma alusão...Leia mais
Boa noite Vinícius.
See lessSe aceita minhas ponderações….
Em suma: Percebi que você passou o seu texto inteiro jogando argumentos sem bases e muita desorganização
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Falta pontuações
Falta vírgulas
Falta conectivos
Contextualização genérica, sem uma alusão…
Não possui a parte mais importante da redação que é a tese e o direcionamento
Repetiu o artigo ”a” 3 vezes
DESENVOLVIMENTO
ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+FECHAMENTO
Tanto um como o outro desenvolvimento não apresentou uma veracidade para provar que o argumento é verdadeiro, deixou partes soltas do texto dificultanto a correção de forma que o corretor sinta-se confiante do que está lendo.
2° PARÁGRAFO : Com essa pandemia que está ocorrendo uma grande parte da população tem se apavorado e um grandes números de pessoas tem desenvolvido um grande medo ou ansiedade em relação à própria saúde ou da saúde de familiares….. PORQUE?
3° PARÁGRAFO: Mas não só a saúde mental tem sido afetada, mas também a própria saúde física… PORQUE?
2° Parágrafo: Repetiu ”de” 3 vezes
3° Parágrafo: Repetiu o artigo ”a” 4 vezes
Falta pontos
Falta conectivos
Falta uma boa estruturação de onde por a vírgula
CONCLUSÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
Contextualização até que ficaria boa se soubesse estruturar
1 proposta de intervenção faltou: quem, porque e como?
2 proposta de intervenção faltou: como e porque?
Não retomou a tese no fim da conclusão(aliás não possui) não fechando o pensamento
Repetiu o artigo ”o” 4 vezes
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COMPETÊNCIA 1: 80
COMPETÊNCIA 2: 120
COMPETÊNCIA 3: 60
COMPETÊNCIA 4: 40
COMPETÊNCIA 5: 60
NOTA: 360
(COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM, QUALQUER OUTRO CORRETOR COM BASE NELA DARIA ENTRE ISSO E DARIA NO MÁXIMO 600….)
360 a 600 +/- seria a nota no ENEM