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Combate ao assédio moral no ambiente de trabalho no Brasil.
Isabel.coelho
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, o candidato deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, o candidato deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicá-las à redação. As regras gramaticais serão cobradas considerando-se regência, concordância, ortografia e semântica.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.);
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
INTRODUÇÃO
No Brasil, em diferentes ambientes de trabalho, um dos problemas mais (1) recorrente é o assédio (2) moral/sexual. (3) Por conta da normalização de tais atos, as secretárias são umas das principais vítimas desse abuso, já que pela sociedade achar normal, elas omitem esses casos, tornando-os ainda mais (4) frequente.
1- recorrentes
2- não sei se fica legal utilizar barra na redação
3- Use conectivos, eles ajudam a interligar frases!
4- frequentes
COMENTÁRIO DA INTRODUÇÃO
Sua introdução está bem fraca estruturalmente. Portanto, para construção de um bom parágrafo, sua introdução não pode faltar de forma alguma as DUAS teses que serão utilizadas ao decorrer de sua redação. Além do mais, acho que seria legal se você utilizasse o método de alusões históricas ou socioculturais para enriquecer sua introdução e fazer com que o seu corretor valorize seu texto! Tirando isso, o parágrafo apresenta poucos erros ortográficos.
Estruturalmente, é aconselhável que você faça um projeto de texto na hora de sua prova… em algum canto, vá anotando o que vem em sua cabeça sobre o tema e depois quando for construir sua redação você não perderá muito tempo. Além disso, fazer um projeto de texto pode lhe ajudar quanto às linhas, uma vez que você só terá 30 para colocar suas ideias.
Logo, tente escrever textos com essa estrutura:
INTRODUÇÃO: 6/7 linhas
DESENVOLVIMENTOS: 16 linhas
CONCLUSÃO: 7/8 linhas
DESENVOLVIMENTO 1
(1) Esse assédio vertical descendente, ou seja, quando o patrão pratica a violência contra os funcionários, é ainda mais intensificado na área de trabalho das secretárias no país. (2) Em um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), foram (3)analisados as respostas de 2.435 funcionários, dos quais 18% disseram tolerá-lo como algo normal e aceitável. (4) Isso deve-se ao fato da maioria dos brasileiros entender essas situações como parte da carreira da vítima, que servirá para que ela cresça em sua empresa e conquiste cargos mais altos, isto significa, (5) enxergam como algo ruim que vem para o bem, (6) como parte do processo.
1- Algo de extrema importância sempre é colocar tópicos frasais para construção de um bom desenvolvimento.
2- Use conectivos!!! eles são essenciais
3- analisadas
4- Conectivo!
5- enxergar
6- “como parte” – você já utilizou esse termo acima, busque trocar para evitar repetição
COMENTÁRIO DO DESENVOLVIMENTO
Sua tese é boa e sua pesquisa também é!
DESENVOLVIMENTO 2
(1) Diante de tal regularização, as mulheres nesses cargos começam a aceitar o que passaram caladas, sem explanar ou denunciar o que sofreram. Ainda de acordo com o IPRC, 41% dos entrevistados disseram que iriam se omitir, caso ocorresse consigo ou com outro subordinado, portanto (2) alimentando a cultura do ocultamento e normalizando esses casos. Logo, torna-se comum e corriqueiro essas ações, seus(3) praticadores ficam livres para repetir e continuar fazendo o mesmo até que a funcionária canse e desista do emprego e isso ocorra com a nova contratada. Como no caso da (4) funcionária que fez as primeiras denúncias de abuso sexual contra Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, ele fazia ameaças de que acabaria com a carreira dela, tentava interferir em sua vida profissional, além de insinuar interesses por ela, ao (5) denunciar ela ajudou não só ela mesmo como outras (6) funcionárias que passavam o mesmo.
1- Tópico frasal
2- portanto é conectivo conclusivo… sugiro que mude para “assim, …”
3- praticantes
4- repetiu “funcionárias” várias vezes
5- repetiu a palavra denunciar
6- repetiu novamente funcionários
COMENTÁRIO
Ficou bom, mas pode melhorar… busque por sinônimos e estude conectivos também. Além disso, vou deixar duas combinações de tópico frasal para você. Seu parágrafo é muito grande!
Combinação 1:
D1: Observa-se diante dessa conjuntura, que a (TESE 1) agrava o impasse
D2: Outrossim, é necessário analisar a (TESE 2) e o seu efeito.
Combinação 2:
D1: Diante desse cenário, nota-se que o (TEMA) é motivado pela (TESE 1)
D2: Além disso, cabe analisar a (TESE 2) como outro obstáculo para problemática
CONCLUSÃO
Portanto, o assédio moral e sexual representa uma ameaça concreta não apenas aos indivíduos diretamente envolvidos como a todos os cidadãos que, indiretamente, também figuram como vítimas de seu legado. Nesse sentido, as mídias sociais devem executar campanhas influenciadoras, por meio de vídeos que (1) incentivem essas mulheres a não se calarem, influenciando-as a denunciar e a não aceitar esses abusos por medo de perder seus empregos e ensinar todas as pessoas a não fecharem os olhos para essas situações. Espera-se, com isso, acabar com o silêncio em torno desse assunto, o julgamento dessas atitudes como certas e a quebra desse ciclo que afeta tantas pessoas.
1- incentivam
COMENTÁRIO
Sua conclusão não está 100%. falta uma proposta de intervenção para sua segunda tese e detalhar direitinho sua medida
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação. Ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto. Além disso, você precisa ter uma reflexão anterior sobre os assuntos e demonstrar seu ponto de vista. Isso significa que você deve relacionar as várias áreas do conhecimento em seu texto para construir sua argumentação, mostrando que seu texto é realmente dissertativo-argumentativo.
Cuidado ainda para não tangenciar o tema: se a proposta pede, por exemplo, para falar sobre os “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil” (tema do Enem 2017), é preciso tocar em todos os três postos-chave: surdos, educação e desafios.
Se você tratar apenas dos deficientes de modo geral, ou dissertar
sobre os surdos, sem tocar na questão educacional, tira apenas 40 pontos nessa competência. Isso também ocorre se a parte de “desafios”, ou seja, problemas a serem resolvidos, não for citada.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados;
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e
conclusão).
Seu texto está bem estruturado, apesar de faltar algumas coisas em cada parágrafo.
Sua pesquisa foi uma ótima escolha e você conseguiu comprovar seu argumento.
Você não utiliza bem as palavras chaves do tema, pois a proposta era sobre o COMBATE… não sobre o assédio em si. Então o que foi proposto é o combate, o que é feito para combater? Nada, então quais os obstáculos?
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
É possível utilizar várias estratégias de argumentação, como: analogias, dados estatísticos, comparações, causas e consequências, citações e enumerações.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
No seu texto faltam muitos conectivos o que deixa a leitura menos fluida e consequentemente o texto não fica muito interligado. Isso torna-se um motivo para perda de pontos nessa competência.
Seu texto apresenta ordem lógica, ou seja, tem início, meio e fim! Senti falta de uma referência na introdução de seu texto, isso com certeza, valorizaria mais o seu texto
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais, a fim de formar uma unidade de sentido. Além disso, você deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos, com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na competência 4 do Enem:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Seus parágrafos não tem tópicos frasais, o que dificulta a conexão dos parágrafos e o entendimento de suas ideias. No mais, seu texto apresenta ideias ótimas, porém parece que se perde ao longo do desenvolver dos parágrafos. E as suas teses não foram tão bem escolhidas
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essa competência é uma das mais importantes e menos estudadas pelos candidatos. Ela também tem uma correção mais criteriosa, o que pode fazer com que sua nota caia se você não estiver preparado. É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionado com os argumentos utilizados.
Além disso, sua proposta deve mostrar ao leitor como ela pode ser colocada em prática. Por isso, você deve informar de forma detalhada como ela pode ser aplicada na sociedade.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos
Para mim, a competência na qual é mais difícil de tirar total. Aqui, você DEVE apresentar DUAS propostas de intervenção, ou seja, uma proposta para cada tese. E você não fez isso. Você menciona apenas uma proposta. Sua conclusão não está bem detalhada então se quiser me mande mensagem para te passar umas dicas sobre a conclusão
C1- 160
C2- 120
C3- 120
C4- 120
C5- 80
TOTAL: 600
Boa noite, estou corrigindo sua redação desde ontem kkkkkk
See lessMeu nome é Isabel e sou estudante de letras na universidade federal da minha cidade. Estou corrigindo redações nessa reta final do Enem com o intuito de ajudar quem quiser e poder transferir o pouco que sei, pois, ainda estou começando o meu curso… mas quero ajudar quem eu conseguir a realizar o sonho de se formar!
Pois, “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina.
Gostaria de dizer que posso ter cometidos vários erros ao corrigir sua redação, mas espero ter ajudado de alguma forma e estou a disposição… se precisar de algo me chame por mensagem!
Bons estudos e nunca se esqueça do quanto você é capaz e pode sim, conquistar o mundo só basta querer! Confie no seu potencial e nunca desista de nada que tenha vontade… você não é uma nota, é muito mais que qualquer ponto e muito maior que seus sonhos, então não desista!
Boa noite,
com muito carinho!
Isabel!
A cultura da automedicação em prejuízo da saúde da população no Brasil.
Isabel.coelho
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, o candidato deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, o candidato deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicá-las à redação. As regras gramaticais serão cobradas considerando-se regência, concordância, ortografia e semântica.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.);
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
INTRODUÇÃO
Na série televisiva (1) de nome (2) The Flash, Barry, o protagonista, é aconselhado a não se encontrar com um homem que se transforma em gás tóxico. (3) Se recusando a obedecer, foi a este encontro e inalou o gás, ficando com baixos níveis vitais. Distante da ficção, a realidade é semelhante, visto que a população brasileira também desobedece aos conselhos, como as orientações sanitárias sobre o perigo de se automedicar. (4) Este problema acontece porque a ignorância ainda é muito presente a respeito desse assunto, o que pode potencializar ou desenvolver instabilidades na saúde.
1- Sugiro que seja mais direta, então tire essa parte e vá direto para o nome da série. Veja: Na série televisiva “The Flash”…
2- Sempre que for trazer algo externo para redação e o que você escrever for exatamente igual, lembre-se das aspas. Não sei se eu expliquei muito bem, então vou dar exemplos
Introdução sociocultural
O filme “ O auto da Compadecida”, do autor brasileiro Ariano Suassuna, exalta a cultura nordestina através de uma história…
Veja que o nome da obra está entre aspas e sempre que for citar um filme, série, livro, música.. não vai poder se esquecer das aspas, ok?
Agora se sua introdução for escrita por uma alusão histórica, não precisa de aspas… veja
A Ditadura Militar no Brasil, foi um período de repressão dos direitos civis e políticos da população…
3- O repertório não precisa ser grande, apenas tem que conter as informações necessárias para construção do seu texto, para que o corretor consiga entender, sem dificuldades, sua referência.
4- Use conectivos! Isso facilitará para o corretor e consequentemente para você também. Exemplos de conectivos que encaixam na situação, “Logo, dessa forma, dessa maneira…”
COMENTÁRIO SOBRE O PARÁGRAFO
Sobre sua introdução, senti falta da sua segunda tese, ou seja, seu segundo argumento!
Para uma introdução legal, o corretor deve ler e ser capaz de identificar, sem dificuldades, os pontos principais do texto, como o seu posicionamento e o tema. É preciso então, que você escreva sua redação de forma clara e deixando evidente suas duas teses.
No geral sua introdução está boa, mas pode melhorar!
DESENVOLVIMENTO 1
(1) Infelizmente, a cultura de se auto receitar é normalizada por grande parcela da sociedade no país. O pensamento de que (2) “um simples remédio não faz mal” é propagado (3) por meio de quem já se automedicou e continua em bom estado, porém, vale ressaltar que os indivíduos são diferentes, logo a questão de fazer bem ou mal vai depender do funcionamento de determinado organismo. Por isso, é importante seguir as orientações sanitárias e (4) médica também, pois (5) o especialista analisará, com base em estudos, o que é viável para o paciente ingerir. (6) Com isso, Sócrates uma vez disse que o ser humano é ignorante por natureza e deve ir em busca de conhecimentos frequentemente
1- Coloque sempre um tópico frasal! Nele você apresenta com outras palavras o que você quer dizer no parágrafo.
2- Olha, na minha opinião, eu não colocaria uma frase pronta na redação… acho meio arriscado, não acho que está errado, mas eu não arriscaria ainda mais utilizando como argumento
3- é propagado POR quem já se automedicou
4- médicaS
5- pois, o especialista
6- Na minha opinião essa frase de Sócrates seria muito mais cabível do que a frase pronta que você menciona logo acima
REESCREVENDO SEU PARÁGRAFO!
Vou usar esse mesmo método que fizeram comigo, com o intuito de te mostrar com mais clareza os seus erros e assim fazer com que você compreenda melhor e foque em estudar onde achar maior a sua dificuldade.
Diante desse cenário, observa-se que a cultura de se automedicar é motivada pela falta de informação da população. Segundo o filósofo Sócrates, o ser humano é ignorante por natureza e deve sempre ir em busca de conhecimento. Sob essa ótica, cabe ressaltar que as atitudes dos indivíduos diante da problemática, uma vez que se auto receitar podem ocasionar graves malefícios à saúde. Logo, é essencial que as autoridades médicas busquem informar a sociedade sobre o perigo de medicar sem se consultar.
(não sei se seria um parágrafo de uma redação nota 1000, mas utilizando mais ou menos o que vc disse eu escreveria assim)
DESENVOLVIMENTO 2
(1) Contudo, sem o entendimento adequado sobre a ingestão correta de medicação o indivíduo é levado a situações desagradáveis na saúde humana. (2) Como forma de evitar mais situações assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ordenou que alguns fármacos devem ser vendidos somente com a apresentação de duas receitas médicas, como os remédios de tarja vermelha. (3) Essa atitude da Agência previne possíveis desenvolvimentos ou potencialização de doenças no indivíduo, que pode, inclusive, encaminhar para a morte. Dessa forma, não só fortes medicamentos como os mais simples, ocasionam riscos de saúde, por exemplo (4) o antibiótico, que fortifica os micro-organismos, ajudando na progressão de uma instabilidade no corpo.
1- Tópico frasal
2- conectivo, ex: Desse modo, como forma de evitar
3- Conectivo, ex: Indubitavelmente, a atitude da Anvisa (sugiro que use a sigla)
4- por exemplo, ( deve vir entre vírgulas)
COMENTÁRIO DOS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO
De modo geral, achei seus dois parágrafos bons. No entanto, sugiro que estude com mais frequência os tópicos frasais e busque aplicá-los na redação
Vou passar duas combinações de tópico frasal para você
Combinação 1:
D1: Observa-se diante dessa conjuntura, que a (TESE 1) agrava o impasse
D2: Outrossim, é necessário analisar a (TESE 2) e o seu efeito.
Combinação 2:
D1: Diante desse cenário, nota-se que o (TEMA) é motivado pela (TESE 1)
D2: Além disso, cabe analisar a (TESE 2) como outro obstáculo para problemática
CONCLUSÃO
Assim, faz-se necessário uma intervenção maior para erradicar essa cultura. Portanto, a Anvisa deve enviar semanalmente fiscais especializados em bioquímica nas farmácias (1) do Brasil para que controlem a compra de remédios vendidos livremente, caso contrário, o estabelecimento e o cliente pagaria uma multa, de modo que haveria uma inibição nessa venda livre. Logo, uma sociedade brasileira que conserva a vida (2) entrara em vigor. (3) Então, atitudes desobedientes, como a de Barry, seriam excluídas, a fim de o conhecimento ser o principal responsável pelos bons atos.
1- ,do Brasil,
2- entrará
3- Dessa forma, atitudes…
COMENTÁRIO DA CONCLUSÃO
achei boa, porém falta 1 medida para sua tese 2
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação. Ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto. Além disso, você precisa ter uma reflexão anterior sobre os assuntos e demonstrar seu ponto de vista. Isso significa que você deve relacionar as várias áreas do conhecimento em seu texto para construir sua argumentação, mostrando que seu texto é realmente dissertativo-argumentativo.
Cuidado ainda para não tangenciar o tema: se a proposta pede, por exemplo, para falar sobre os “Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil” (tema do Enem 2017), é preciso tocar em todos os três pontos-chave: surdos, educação e desafios.
Se você tratar apenas dos deficientes de modo geral, ou dissertar
sobre os surdos, sem tocar na questão educacional, tira apenas 40 pontos nessa competência. Isso também ocorre se a parte de “desafios”, ou seja, problemas a serem resolvidos, não for citada.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados;
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e
conclusão).
Seu texto está bem estruturado, apesar de faltar algumas coisas em cada paragrafo.
Além disso, você se perde um pouco quando escolhe o repertório que irá comprovar seu argumento, uma vez que há muita informação e falta comprovações. Outra coisa de extrema importância mencionar é que você não utiliza muito bem as palavras chaves do texto e usa como argumento o fato da automedicação ser prejudicial à saúde. Então, nesse caso é melhor você procurar como argumento algo que realmente é um obstáculo para o TEMA, não utilizar parte do tema como argumento.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
É possível utilizar várias estratégias de argumentação, como: analogias, dados estatísticos, comparações, causas e consequências, citações e enumerações.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
Aqui, mais uma vez chamo sua atenção para escolha do repertório que muitas vezes pode não ser o ideal para ocasião e foi o que EU achei. No seu texto faltam muitos conectivos o que deixa a leitura menos fluida e consequentemente o texto não fica muito interligado. Isso torna-se um motivo para perda de pontos nessa competência.
Seu texto apresenta ordem lógica, ou seja, tem início, meio e fim! Além do mais, é um texto circuito onde você cita a referência inicial como fechamento do texto. Parabéns!!!
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais, a fim de formar uma unidade de sentido. Além disso, você deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos, com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na competência 4 do Enem:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Seus parágrafos não tem tópicos frasais, o que dificulta a conexão dos parágrafos e o entendimento de suas ideias. No mais, seu texto apresenta ideias ótimas, porém parece que se perde ao longo do desenvolver dos parágrafos.
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essa competência é uma das mais importantes e menos estudadas pelos candidatos. Ela também tem uma correção mais criteriosa, o que pode fazer com que sua nota caia se você não estiver preparado. É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionado com os argumentos utilizados.
Além disso, sua proposta deve mostrar ao leitor como ela pode ser colocada em prática. Por isso, você deve informar de forma detalhada como ela pode ser aplicada na sociedade.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos
Para mim, a competência na qual é mais difícil de tirar total. Aqui, você DEVE apresentar DUAS propostas de intervenção, ou seja, uma proposta para cada tese. E você não fez isso. Você menciona apenas uma proposta. No entanto, sua conclusão está bem detalhada e como já disse é um texto que finaliza super bem voltando com a referência inicial da série
C1: 120
C2: 120
C3: 160
C4: 120
C5: 160
TOTAL: 680
Boa noite, estou corrigindo sua redação desde ontem kkkkkk
Meu nome é Isabel e sou estudante de letras na universidade federal da minha cidade. Estou corrigindo redações nessa reta final do Enem com o intuito de ajudar quem quiser e poder transferir o pouco que sei, pois, ainda estou começando o meu curso… mas quero ajudar quem eu conseguir a realizar o sonho de se formar!
Pois, “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina.
Gostaria de dizer que posso ter cometidos vários erros ao corrigir sua redação, mas espero ter ajudado de alguma forma e estou a disposição… se precisar de algo me chame por mensagem!
Bons estudos e nunca se esqueça do quanto você é capaz e pode sim, conquistar o mundo só basta querer! Confie no seu potencial e nunca desista de nada que tenha vontade… você não é uma nota, é muito mais que qualquer ponto e muito maior que seus sonhos, então não desista!
Boa noite,
See lesscom muito carinho!
Isabel!
A questão da fome em tempos de pandemia
Isabel.coelho
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito. Nesse ponto, você deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicá-las àLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical dos estudantes, bem como a estética do texto escrito.
Nesse ponto, você deve ter conhecimento das principais normas da língua portuguesa escrita em seu padrão culto e aplicá-las à redação. As regras gramaticais serão cobradas considerando-se regência, concordância, ortografia e semântica.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.)
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas)
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
erros ortográficos por parágrafos:
INTRODUÇÃO:
A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição-Cidadã, prevê segurança alimentar a todos. (1) Na prática, não é isso que acontece, uma vez que a fome atinge grande parte da população brasileira (2) não tem acesso pleno à uma alimentação de qualidade, isso ocorre por conta de desigualdades sociais, evidenciadas ainda mais com a pandemia do novo coronavírus, fazendo com que a (3) população se submeta (4) à condições desesperadas para obtenção de alimentos. Assim, é necessário analisar as origens de tal problemática.
1- coloque um conectivo logo após os pontos para deixar a leitura mais fluida
2- brasileira QUE não tem acesso pleno à alimentação. Veja que tem dois erros corrigidos aqui!
3- uso repetitivo da palavra “população”
4- “às condições”
DESENVOLVIMENTO 2
No filme “O Poço”, da Netflix, uma quantidade de comida é colocada em um grande elevador, os andares mais acima recebem uma maior e mais variada (1) quantidade de (2) comida, já os (3) andares mais abaixo (4)recebem os restos deixados, da mesma forma é tratado o povo brasileiro. Segundo o portal de notícias G1, 1% dos mais ricos obtinha quase 9% do total de riquezas no país, o que deixa claro que nem todos terão as mesmas condições em várias áreas, incluindo alimentação.
Os quatro erros desse paragrafo ocorre devido ao uso repetitivo das mesmas palavras, por isso tente buscar por mais sinônimos, assim o texto fica mais fácil de ler.
DESENVOLVIMENTO 3
Ademais, no documentário “Ilha das Flores” é exposta (1) a vida de uma vila, onde os moradores recolhem comidas descartadas em condições intragáveis (2) pois é a única forma de se alimentarem. (3) A situação também acontece em capitais (4) no Brasil de 2021, com o alto preço dos alimentos e a grande taxa de desemprego, vários veículos informativos como G1 e Folha de São Paulo noticiariam famílias disputando ossos jogados ao lixo para terem do que se alimentar, uma condição devastadora em um país que volta ao mapa da fome depois de cerca de 6 anos.
1- É exposta ha vida
2-
3-
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação. Ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto.
Além disso, você precisa ter uma reflexão anterior sobre os assuntos e demonstrar seu ponto de vista. Isso
significa que você deve relacionar as várias áreas do conhecimento em seu texto para construir sua
argumentação, mostrando que seu texto é realmente dissertativo-argumentativo.
Cuidado ainda para não tangenciar o tema: se a proposta pede, por exemplo, para falar sobre os “Desafios
para a formação educacional dos surdos no Brasil” (tema do Enem 2017), é preciso tocar em todos os três
pontos-chave: surdos, educação e desafios. Se você tratar apenas dos deficientes de modo geral, ou dissertar
sobre os surdos, sem tocar na questão educacional, tira apenas 40 pontos nessa competência. Isso também
ocorre se a parte de “desafios”, ou seja, problemas a serem resolvidos, não for citada.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos
motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados;
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história,
cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e
conclusão).
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para
defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na
sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de
especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
É possível utilizar várias estratégias de argumentação, como: analogias, dados estatísticos, comparações,
causas e consequências, citações e enumerações.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem
mudar repentinamente de assunto).
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada
precisa estar embasada e articulada com as demais, a fim de formar uma unidade de sentido. Além disso, você
deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos,
com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na competência 4 do Enem:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em
que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias,
estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação,
conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode
ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essa competência é uma das mais importantes e menos estudada pelos candidatos. Ela também tem
See lessuma correção mais criteriosa, o que pode fazer com que sua nota caia se você não estiver preparado. É
preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação
e relacionado com os argumentos utilizados.
Além disso, sua proposta deve mostrar ao leitor como ela pode ser colocada em prática. Por isso, você deve
informar de forma detalhada como ela pode ser aplicada na sociedade.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para
implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos