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Linchamento virtual
Vanessa Rocha de Souza
Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 200 achei o texto muito bem escrito, mas cuida o espaço no início dos parágrafos que vc não colocou. Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 200 você manuseou muitoLeia mais
Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 200 achei o texto muito bem escrito, mas cuida o espaço no início dos parágrafos que vc não colocou.
See lessCompetência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 200 você manuseou muito bem isso usando até mesmo citações.
Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 180, acho que faltou explorar o nível do problema e as proporções que está se tomando, hoje em dia querem cancelar qualquer um por qualquer coisa, parece um vicio atual.
Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 200 não tenho muito o que falar você argumentou tudo o que devia e importa de forma muito organizada.
Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 180 acho que o ministério dos direitos humanos ou alguma secretaria de propaganda seria melhor do que o ministério da educação nesse quesito, mas ainda assim está muito bom.
Os preconceitos enfrentados pelos homossexuais na doação de sangue
Vanessa Rocha de Souza
Sua redação está ótima!! Demonstrar domínio da língua escrita : 200 Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento: 160 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200 Demonstrar conheLeia mais
Sua redação está ótima!!
See lessDemonstrar domínio da língua escrita : 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento: 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: 200
Nota: 960
O Problema das Enchentes no Brasil
Vanessa Rocha de Souza
Olá Laís! Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 80 pois mostrou alguns erros na ortografia, não sei se foram de digitação ou não mas é muito importante revisar bem antes! Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimLeia mais
Olá Laís!
See lessCompetência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 80 pois mostrou alguns erros na ortografia, não sei se foram de digitação ou não mas é muito importante revisar bem antes!
Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 160. Achei interessante falar sobre o meio ambiente e as ações humanas. Mas cuidado com a narração, pois precisa ser sempre em terceira pessoa, o narrador nunca pode participar da explicação. Então coisas como “precisamos entender” não acho que fica legal.
Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 120. Vou dar a dica de no 1 desenvolvimento usar a pergunta “por que isso é um problema? como ele é gerado?” e no desenvolvimento 2 usar a pergunta “o que ele causa? por que ainda não foi solucionado?”
Nesse quesito acho que focou muito em falar o que causa as enchentes mas não se aprofundou em outras questões como, o que acontece com as famílias que perdem suas casas para as enchentes? o que o governo faz sobre isso?
Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 120 justamente por faltar abordar alguns assuntos importantes dentro do tema.
Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 80. Faltou falar quem irá resolver o problema (governo, sociedade, ministérios) e por meio de que será resolvido. Também seria bom dar uma recapitulada no que foi dito durante o texto na conclusão, como “é perceptível que tanananana.. é um problema para tananan…., portanto é necessário que tananana…”
Nota : 560
Espero ter ajudado. Você está no caminho certo.
Tente melhorar a conclusão, ela é muito importante pois demonstra seu conhecimento em órgãos do governo e sobre ações dentro da sociedade que podem mudar os problemas abordados!!
O esporte como ferramenta de inclusão social
Madu03
Competência 1- Domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa =120 Competência 2 Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura =200 Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos mLeia mais
Competência 1- Domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa =120
See lessCompetência 2 Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura =200
Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos motivadores e pouco organizados =120
Competência 4- Articula o texto de forma mediana, com inadequações e repertório pouco diversificado de recursos coesivos =120
Competência 5- Elabora a proposta de forma mediana e articula a discussão =120
Nota =680
OBS.: Não sou professora, faço curso de redação e dei a nota conforme os meus conhecimentos, os quais são limitados, porém as dicas que tenho a dar é que você estude a forma correta de usar a vírgula no texto, tente nas suas próximas redações colocar repertórios para dar firmeza a sua tese/ponto de vista, e assim conseguir uma nota maior na competência 3, pesquise um pouco mais os conectivos e estude como fazer uma conclusão com os 5 elementos da proposta de intervenção. Um abraço
Sistema Prisional Brasileiro
Madu03
Competência 1- Bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160 Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200 Competência 3- Informações , fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos mLeia mais
Competência 1- Bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
See lessCompetência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
Competência 3- Informações , fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos motivadores e pouco organizados = 120
Competência 4- Articula o texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 160
Competência 5- Elabora a proposta de forma mediana e articula à discussão = 120
Nota = 760
TEMA: Desafios do saneamento básico no Brasil: como resolver?
luvgs
O texto apresentado apresenta poucos erros ortográficos e a maior parte das idéias expostas pode ser compreendida, mas há sérios problemas de pontuação e de concordância. Algumas das frases apresentam a introdução de um assunto, seu desenvolvimento, mas sem conclusão. Outras não tem introdução e aprLeia mais
O texto apresentado apresenta poucos erros ortográficos e a maior parte das idéias expostas pode ser compreendida, mas há sérios problemas de pontuação e de concordância.
See lessAlgumas das frases apresentam a introdução de um assunto, seu desenvolvimento, mas sem conclusão. Outras não tem introdução e apresentam conclusões ou frases desconexas com o texto imediatamente relacionado. Vejamos:
“(…) Porém, esse descaso traz consequências graves para eles. ” – Sim, quais?
ou
“(…) Portanto, medidas são necessárias para resolver os impasses. ” – Sim, quais?
“Em segundo plano, a população ribeirinha também sofre como o abandono dos representantes da cidade. A falta de água potável para essas pessoas as obriga a buscar os rios com fonte para beber. Desse modo, a água pode estar (…)” – Que modo? Para alegar como a água poderia estar, você precisaria ter feito uma introdução, fazer uma conexão lógica, para ai sim concluir. Vejamos: “Por conta da falta da falta de saneamento e distribuição das redes tratadas de água e esgoto, a população se vê obrigada a buscar água em rios próximos e deste modo, está sujeita aos riscos de se utilizar água (…)
“Logo, para reverter a situação é necessário a Declaração dos Direitos Humanos seja colocada em prática.” – Além de não haver uma relação lógica entre esta frase e a imediatamente anterior, mencionar a Declaração de Direitos Humanos assim, sem explicar o que é, para que serve ou o que diz, só dificulta a compreensão do leitor sobre o tema.
É importante esclarecer ainda que ao utilizar as expressões “deste modo” e “por isso”, o escritor aparenta estar concluindo algo e a conclusão deve ser única. Infelizmente, não foi o que ocorreu na frase destacada a seguir, pois aparentemente foi tirada uma conclusão de outra conclusão. Vejamos: “(…) Desse modo, a água pode estar contaminada por fazes de animais, por isso, surgem doenças (…)”.
Quanto ao último parágrafo, o texto apresenta conclusão com aparente conhecimento sobre o tema proposto, mas com erros de pontuação e o uso desnecessário da locução conclusiva “dessa forma”. Se reescrito, seria melhor compreendido da seguinte maneira: “Muitas são as medidas necessárias para resolver o presente problema, mas é imperativo que as Câmaras Municipais, façam o uso de suas atribuições legais de fiscalização, para verificar se os prefeitos estão cumprindo com as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Ao fazer esta checagem a fim de verificar se o saneamento está chegando a toda a população brasileira, só assim, seria possível cumprir a lei estabelecida na Constituição.”
Sugestão: Além de tomar cuidado com o uso excessivo de palavras que expressem “conclusão”, não jogue frases avulsas no texto, dê sentido lógico a inclusão delas e respeite a introdução do tema, o desenvolvimento dele e uma conclusão a seguir. Você está no caminho certo!
A importância da educação financeira no Brasil
Madu03
Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160 Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200 Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistenteLeia mais
Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
See lessCompetência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
Competência 4- Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 200
Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão = 160
Nota = 920