Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
{ENEM} A conservação dos patrimônios históricos e culturais no Brasil
beatriis
Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado a promoção da preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. Entretanto, tal garantia não é concretizada, tendo em vista a visível desvalorização patrimonial. Isso ocorre em razão da inoperância governamental e da ausência de conscientizaLeia mais
Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado a promoção da preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro. Entretanto, tal garantia não é concretizada, tendo em vista a visível desvalorização patrimonial. Isso ocorre em razão da inoperância governamental e da ausência de conscientização social.
Diante do exposto, é válido destacar o papel do estado no que se refere à temática. Com base nisso, ao frequentar lugares turísticos no Brasil, é comum constatar que diversos artefatos, os quais deveriam ser conservados, sofrem com a falta de conservação. Tal fato promove o desgaste dos bens culturais, já que, sem uma ação estatal efetiva de manutenção, dificilmente esses espaços serão valorizados. Esse cenário preocupante mostra que o Poder Executivo, conforme o sociólogo Zygmunt Bauman, é definido como uma “instituição zumbi”, uma vez que, na prática, o órgão deixou de cumprir seu papel. Prova disso foi a recente extinção do Ministério da Cultura, demonstrando o descomprometimento do governo com a conservação cultural do país. Dessa forma, nota-se a necessidade de uma mudança na maneira de gerir o patrimônio histórico.
Outrossim, ressalta-se o papel da sociedade no tocante a problemática. Constante ao filósofo Byung Chul-Han, a contemporaneidade é marcada pelo individualismo que se sobrepõe ao altruísmo. Nesse sentido, a afirmação está relacionada ao fato de que uma pequena parcela social realiza atos de depredação patrimonial, como pichações e a destruição de prédios culturais. Posto isso, esses indivíduos não possuem consciência de que os espaços são públicos, prejudicando a preservação cultural, tendo em vista as atitudes individualistas.
Portanto, verifica-se a importância de preservar os patrimônios históricos e culturais. Para isso ocorrer, o Governo Federal, responsável pela gerência nacional, deve promover a destinação de verbas aos estados e municípios, por meio da retomada do Ministério da Cultura, com o fito de valorizar as produções brasileiras. Ademais, as forças de segurança precisam promover a fiscalização dos espaços culturais, para evitar que aconteçam as perdas de patrimônio. Feito isso, a Constituição de 1988 será respeitada.
See less