Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
LEGITIMIDADE E RAÍZES HISTÓRIAS: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO INDÍGENA NO BRASIL
BB23
Oii, tudo bem? Estive analisando sua redação, parabéns!!! Ela está muito bem escrita, apenas atente-se às observações que coloquei entre parênteses: A canção “O tempo não para” do cantor Cazuza tem o verso: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. De fato, a afirmação está correta,pois, ao analisar o cLeia mais
Oii, tudo bem?
Estive analisando sua redação, parabéns!!! Ela está muito bem escrita, apenas atente-se às observações que coloquei entre parênteses:
A canção “O tempo não para” do cantor Cazuza tem o verso: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. De fato, a afirmação está correta,pois, ao analisar o cenário brasileiro do século XXI, nota-se a recorrência da falta de preservação e legitimação das raízes históricas do patrimônio indígena brasileiro e que, portanto, configura um impasse a ser sanado. Desse modo, é essencial destacar a falta de mobilização social, bem como a escassez de políticas públicas eficazes ,como impulsionadores da perpetuação desse cenário hostil.
(Esse parágrafo está muito bem escrito, não possuo observações relevantes para fazer, mas um detalhe interessante é também citar de que ano ou álbum do cantor a música faz parte).
Nesse viés, evidencia-se a negligência da sociedade como uma peça chave da desvalorização da cultura indígena. Isso ocorre,porque, existe um preconceito enraizado devido à , principalmente, os rituais religiosos executados por esses povos. A esse respeito, cumpre pontuar que, conforme o filósofo medieval São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática são igualmente importantes. Dessa forma,é inaceitável que,em pleno século XXI,devido à falta de mobilização social ,os índios não gozem do direito de interação com seu patrimônio – direito que se aplica, em teoria, a todos.
(Evite a expressão “que em pleno”, ela demonstra muito sentimento, exponha sua opinião sem grande emoção, de modo que ela seja vista como séria e relevante, além disso, pode trocar o século XXI por o “século da ……” e citar uma característica marcante dele que o evidencie, evitando a repetição constante de tal século).
Ademais,é inegável como inoperância estatal alicerça a ineficiente preservação do patrimônio indígena.Sob esse viés, tal realidade problemática acontece em razão de que as políticas assistencialistas existentes não cumprem efetivamente seu papel. Nessa perspectiva, em consonância com a seguinte definição presente no dicionário : “ a cultura é a identidade de um povo”, cabe pontuar que medidas precisam ser tomadas para que as raízes históricas dos povos indígenas sejam preservadas. Logo, enquanto o Governo Federal postergar a efetividade da solução para essa questão, difícil será o processo de alterar esse cenário.
(Aqui foi feita uma argumentação muito rasa, especifique qual dicionário foi, conceitos mudam regularmente de um para outro. Além disso, as argumentações mais exatas e instigantes são as atrelações históricas, dados estatísticos e dados de instituições de grande relevância social, pois são argumentos irrevogáveis).
Há,portanto,a urgência de medidas que legitimem as raízes históricas do patrimônio indígena na estrutura do Brasil.Por isso,o Ministério da Cidadania deve criar o Plano Nacional Indígena , por meio do direcionamento de verbas para os governos estaduais .Nesse sentido,a finalidade dessa medida é que esse dinheiro seja repassado para os órgãos públicos das comunidades como, por exemplo, o CRAS a fim de que políticas possam ser aplicadas para exaltar as riquezas indígenas em meio a sociedade moderna e, consequentemente, evitar preconceitos com esse povo. Logo, posteriormente, os erros serão atenuados e o verso do cantor Cazuza, nesse âmbito, não representará a sociedade brasileira.
(Não comece um parágrafo com “há”, gera muita informalidade. Além disso, opte a substituição de pontos e vírgulas por conectivos e demais instrumentos formais da linguagem, assim, tornam o repertório instigante e bem elaborado).
Parabéns pelo seu texto! Muito sucesso para você!!!
See lessDesafios são encontrados no ensino à distância nas escolas públicas no Brasil
BB23
Oiii, tudo bem ? Sua redação está muito bem escrita, no entanto se atente à algumas situações: Só no Brasil, o aumento do Ensino à Distância (EAD) chegou a 428 pontos percentuais. Desde o ensino nas modalidades escolares ao superior. O que significa dizer que a internet popularizou ingressos à distâLeia mais
Oiii, tudo bem ?
Sua redação está muito bem escrita, no entanto se atente à algumas situações:
Só no Brasil, o aumento do Ensino à Distância (EAD) chegou a 428 pontos percentuais. Desde o ensino nas modalidades escolares ao superior. O que significa dizer que a internet popularizou ingressos à distância no setor educacional. No entanto, vale observar que muitos dos ensinos que possuem a respectiva educação digital adequada advém do setor privado, num país em que a realidade é: alta demanda de desempregados e pobreza. Além disso, apenas 14% das escolas públicas possuem plataformas digitais de educação à distância. Ou seja, faz-se necessário analisar por quais caminhos o governo brasileiro precisa fazer para que a educação digital chegue com eficiência a casa de seus discentes.
(EVITE utilizar muita locução verbal, elas farão o leitor pensar que o repertório é fraco, “por quais caminhos o governo brasileiro fará a educação chegar com eficiência” é mais viável. Outra coisa, de onde veio os dados citados na introdução? É interessante colocar. Além disso, tente deixar a introdução para a contextualização do problema e pontualização da opinião. Argumentos preferencialmente guarde para o desenvolvimento)
O ensino à distância tem seus benefícios. O que daria melhor qualidade de vida, são eles: agilidade nos processos educacionais, otimização de tempo, melhor aproveitamento das aulas -visto que boa parte dos alunos vindos de escolas públicas enfrentam dificuldades para chegar ao destino, desafios esses que envolvem desde transporte coletivo, distância casa-escola, até problemas familiares e outros.
(Nesse parágrafo coloque mais argumentos, está muito fraco nesse quesito, aqui você tem que tentar convencer o leitor, torne-se um “advogado” da sua causa, exponha dados, citações, história, etc)
Segundo dados do Centro Regional de Estudos Para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 93% de todas as unidades regionais obtiveram dificuldades de realizar as demandas pedagógicas solicitantes do Ministério da Educação na pandemia. Até porque, não são todos os alunos que têm internet em casa, da mesma forma que nem todos os professores sabem lidar de maneira eficaz com as ferramentas digitais. Ainda tem essa questão.
(Evite a palavra “até”, é muito informal, prefira algo como “em contexto” e retire o “ainda tem essa questão” pois indica continuidade e não conclusão do desenvolvimento).
De qualquer forma, independente dos desafios que os alunos e professores das escolas públicas brasileiras enfrentem, é necessário dar continuidade ao processo de informatização nas escolas, por mais que os passos sejam reduzidos. Até porque, no fim, são nos mínimos detalhes que se chegam aos macros. Em suma, vale aos entes públicos reforçar o destaque no avanço da educação à distância ao público discente; oferecer cursos voltados para tecnologia da informação para os professores; fornecer ferramentas tecnológicas como forma de programas de auxílio para os estudantes de escolas públicas. Tudo isso para aprimorar os aspectos dos EADs, melhorando assim, mundo a fora o nosso país na questão da educação.
(Procure sanar dúvidas como – quem? – onde? – quando? – por que ? – como? / Especifique quais entes públicos você está citando, afinal, por exemplo, MEC e MMA podem ter parcerias em prol de um “bem maior”, mas nem por isso são obrigados a resolver problemas do outro, respectivamente, educação é do MEC e meio ambiente é do MMA / Subsequente, “melhorar mundo afora o país” é contraditório, preferencialmente evite este tipo de citação).
Espero ter ajudado, muito sucesso para você!!!
See lessConsumo consciente
BB23
Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto, são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é oLeia mais
Em razão do sistema econômico do pós-guerra, que estimulou a aquisição de bens materiais, surgiu o consumismo. Nesse contexto, são preocupantes os impactos para o meio ambiente, pois ocorre uma exploração excessiva dos recursos naturais. Desse modo, um desafio pertinente no Brasil contemporâneo é o consumo consciente, assim é relevante entender as causas e consequências do consumismo, bem como, a importância da consciência na hora de comprar.
Em primeira análise, percebe-se que a principal causa do consumismo é a influência das mídias sociais. De tal maneira, uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers demonstrou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais no processo de compra. Sob esse viés, o consumidor manipulado pela mídia, realiza compras, que muitas vezes, são desnecessárias. Nesse sentido, são sérias as consequências para o meio ambiente, pois para atender a demanda de produção e consumo é necessário retirar a matéria-prima da natureza, fazer grande uso da energia elétrica e água, gerar emissão de gases poluentes, poluição geral, devastação e degradação dos ecossistemas. Dessa forma, é nítido que o consumismo tem relações negativas diretas com o meio ambiente.
Outrossim, o consumo consciente é caracterizado por ser hábitos de compras saudáveis, de adquirir apenas o necessário, optar por empresas e serviços sustentáveis, reutilizar e reciclar produtos. Nessa lógica, o meio ambiente é preservado, evitando escassez de água e outros recursos naturais, desastres como enchentes e garantido um mundo mais saudável para as próximas gerações. Entretanto, o consumo consciente é um desafio na realidade brasileira, prova disso, é a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, pois demonstrou que 97% dos brasileiros possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente. Logo, é evidente que medidas são necessárias diante dessa problemática social.
Destarte, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio das mídias sociais, divulgar propagandas institucionais, com o intuito de promover conhecimento sobre os malefícios do consumismo para o meio ambiente, bem como, incentivar o consumo consciente. Em adição, o Ministério da Educação, nas escolas, deve desenvolver projetos de consumo consciente, com palestras, trabalhos com reutilização de materiais, coleta de lixo eletrônico e incentivo a separação do lixo para reciclagem, com o objetivo de transformar os estudantes em adultos conscientes. Portanto, por meio dessas medidas, será possível alcançar o consumo consciente no Brasil, garantido a preservação do meio ambiente.
(A redação está realmente muito boa e organizada, no entanto melhoraria a introdução pois a vejo como a porta de entrada para a redação, evitando repetições de palavras muito parecidas como “consciente” e “consciência” na última parte do primeiro parágrafo, pois tornam a leitura maçante. No entanto a redação está ótima! :)
See lessOS DESAFIOS DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
BB23
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da família contemporânea no BrasilLeia mais
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da família contemporânea no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Considerei interessante ressaltar a Constituição de 1988 na introdução. Quando é citado “desafios da família contemporânea no Brasil” seria interessante ressaltar ao menos dois exemplos, que desafios são esses? Claro que também pode-se dar analogia durante o desenvolvimento. Em particular a introdução realmente está ótima!)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a rotulação de um único tipo ideal de constituição familiar. Nesse sentido, tal problema vem permeando entre a sociedade e culminando uma série de problemas como desprezo, desrespeito, violência verbal e física, que na maioria da vezes atingem mais à famílias homoafetivas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como à igualdade, o que infelizmente é evidente no país. (Esta parte do desenvolvimento está muito bem escrita, no entanto eu citaria exemplos sobre quais medidas governamentais não estão sendo tomadas. Também atente-se aos erros ortográficos como em “que na maioria da vezes”, onde “da” deveria concordar em número com ‘vezes”, e em “à famílias”, onde “à” deveria concordar em número com “famílias”).
Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador da não aceitação de novos tipos de constituição familiar no Brasil. Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, os fatos sociais podem ser normais ou patalógicos. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patalógico, em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Diante de exposto, é notório que esse problema ocasione em agressões, que na maioria dos casos infelizmente, levam à morte. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que as Mídias, a qual tem grande poder de alcance de pessoas, por meio de lives, promova palestras abordando sobre a liberdade e igualdade dos cidadãos, afim de se obter a conscientização da sociedade. Assim se consolidará uma sociedade mais humana e igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke. (O penúltimo parágrafo está muito bom assim como o último, no entanto na conclusão atente-se a responder questões sobre soluções de problema como “qual?”, “quem?’, “como?”, “onde?”, “quando?” e também quem é o público alvo das palestras? População em geral? Jovens? Empresários? Particularmente a conclusão está muito bem elaborada) ;)
See less