Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A população em situação de rua no Brasil
Barbara Klaus
Oi, tudo bem? Seu texto possui um conjunto de idéias bem boas, no entanto, te falta prestar atenção em questões ortográficas como o uso da crase e na coesão do texto. Notei também a ausência de coerência no texto, os parágrafos e períodos não possuem muita comunicação. 1- No seriado “3%”, exibido peLeia mais
Oi, tudo bem? Seu texto possui um conjunto de idéias bem boas, no entanto, te falta prestar atenção em questões ortográficas como o uso da crase e na coesão do texto. Notei também a ausência de coerência no texto, os parágrafos e períodos não possuem muita comunicação.
See less1- No seriado “3%”, exibido pela Netflix, há a apresentação de uma sociedade distópica, a qual representa uma crítica a desigualdade social. Sendo o local denominado “continente” uma alusão às muitas pessoas em vulnerabilidade social, como moradores de rua. Desse modo, a situação de um grande número de pessoas marginalizadas socialmente, isto é vivendo nas ruas, é resultado de uma falta de estrutura pública para reabilitar a população de rua no Brasil.
-> Você precisa explicitar um pouco mais a referência, no caso a netflix. Ex: No seriado 3%, exibido pela plataforma de Streaming Netflix, …
-> deveria ter feito uso da crase ali em representa uma crítica à desigualdade social.
-> Não consegui identificar uma relação entre o exemplo da série e a ausência de estruturas públicas.
A princípio, é preciso ressaltar que muitos moradores de rua não possuem a oportunidade de se reabilitarem socialmente. Isto é, há uma falta de políticas públicas que assistam a população de rua, tanto que somente 1,9% da população sem-teto trabalha no regime de carteira assinada, segundo a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua. Contudo, infelizmente não há uma estrutura de políticas que reabilitem moradores de rua com oferta de trabalho ou cursos que auxiliem na qualificação profissional.
-> Esse parágrafo está muito bom! Parabéns.
Além disso, um agravante da situação é o sistema econômico neoliberal que preza um crescimento econômico, aliado às novas tecnologias, em detrimento do bem estar social. Como definido pelo filósofo coreano Byung Chul Han, presencia-se uma sociedade do cansaço, a qual não permite o descanso para as inovações tecnológicas e o crescimento econômico, assim são cada vez mais recorrentes conflitos familiares, por não haver tempo de lazer em família, e surge uma sociedade menos empática, que não avalia o bem estar social, desprezando a situação de pessoas em marginalização social. Portanto, o sistema neoliberal propicia um aumento da população de rua, com o aumento de conflitos familiares, e a deixa mais vunerável, com a menor preocupação com bem estar social.
-> Acredito que faltou maior detalhamento na relação do neoliberalismo com o aumento da quantia de moradores de rua. A ideia é ótima, mas faltou enriquecimento na relação causa e consequência.
Por conseguinte, é necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, em conjunto com os poderes municipais de metrópoles, construam centros de moradia e reabilitação socai, que abriguem e ofereçam cursos profissionalizantes e tratamento para viciados químicos, através de projetos legislativos e campanhas nacionais, com o intuito de reduzir a população de rua no Brasil, principalmente nas metrópoles.
-> O uso de através na p.i não é muito indicado. Através é algo que pode ser atravessado. Sugiro que você substitua o termo pelo “por meio de”. Faltou detalhamento da proposta de intervenção também.
Em suma, o seu texto é bom, possui uma boa coletânea de idéias, apenas falta corrigir esses errinhos de ortografia e ligação entre os parágrafos. Não esqueça de sempre detalhar o que você expõe!