Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
TEMA: O excesso de tecnologia na infância da cibercultura. (Reescrito)
apaixao
Olá, tudo bem? Estarei corrigindo a sua redação levando em consideração os critérios do ENEM. Sucesso! — No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame queLeia mais
Olá, tudo bem? Estarei corrigindo a sua redação levando em consideração os critérios do ENEM. Sucesso!
—
No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame que nem mesmo prestam atenção no pai. Fora da ficção, situações como essa refletem bastante na nossa realidade atual sobre a relação de crianças e tecnologia, o que é um problema devido à exposição a qualquer tipo de conteúdo e uma falta de socialização. (1)
Sob uma primeira análise, Piérre Levy, principal pensador do campo da cibercultura, tinha uma visão positiva da internet. Para ele, a internet é um mar de conhecimentos. No entanto, há também muito conteúdo impróprio para menores de idade, como jogos violentos e pornografia. (2) E as crianças acabam correndo o risco de ficarem expostas a esses conteúdos, uma vez que falta o controle parental. Logo, diante disso (3), o excesso de tecnologia na infância deve ser urgentemente reduzido. (9)
Ademais, destaca – se um problema de falta de socialização, visto que as crianças passam muito tempo em (4) frente de telas de computadores, smartphones, televisão e entre outros, (5) elas socializam menos com os amigos e com a família. Assim como é retratado na animação, “A família Mitchell e a revolta das máquinas” (2021), em que o personagem Aaron Mitchell chega em casa e senta – se a mesa com os seus filhos e diz que é muito bom ver os rostos deles após um longo dia de trabalho (6). Porém, eles não respondem ao pai e continuam a olhar para as telas dos celulares. Nessa perspectiva, o excesso de tecnologia torna – se um fator contribuinte para a falta de interação social.
Portanto, o excesso de tecnologia na infância na (7) Cibercultura deve ser reduzido. Para isso cabe ao Governo Federal juntamente ao Ministério da Educação (MEC) – como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro, organizar palestras por meio das escolas para informar e conscientizar sobre os pais sobre os perigos do excesso de tecnologia e sobre a importância do controle parental a fim de evitar que as crianças fiquem expostas a conteúdos inadequados. Desse modo, as crianças poderão utilizar a tecnologia com mais cuidado e segurança. (8)
—
See less1 – Na introdução, é apresentado um repertório que está bem relacionado com o tema e com a tese, além de ser pertinente, e também uma tese clara e os argumentos a serem defendidos, ótimo!
2 – Retire esse ponto final (C1)
3 – Tenho para mim que o uso do “diante disso” depois do “Logo” é desnecessário e até de certo modo redundante (C4)
4 – Não tenho a certeza disso, mas acredito que o correto seria “na frente de telas de …”
5 – Faltou algum elemento para conectar essas partes (C4)
6 – A relação do repertório com o argumento não foi efetiva (C3)
7 – Não se deve escrever essa palavra com inicial maiúscula nesse caso (C1)
8 – O texto apresenta somente uma conclusão, mas que soluciona os dois problemas apontados, garantindo uma maior pontuação na competência 3, além de possuir os 5 elementos da conclusão, garantindo nota máxima na competência 5
9 – Esse repertório não corrobora com o seu argumento, pois ele é contraditório (C3)
—
No geral, sua redação está muito boa, mas tem itens a melhorar! Sucesso para você!
—
– Competência 1: 200
– Competência 2: 200
– Competência 3: 120
– Competência 4: 120
– Competência 5: 200
—Nota final: 840—
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
apaixao
Olá, vou fazer a correção como um comentário ao invés de apontar erros específicos como normalmente faço. Sua introdução teve um repertório sociocultural bastante pertinente, ou seja, utilizado de maneira produtivo, além de ter uma tese bem definida, e ambos dessas características são cruciais paraLeia mais
Olá, vou fazer a correção como um comentário ao invés de apontar erros específicos como normalmente faço.
Sua introdução teve um repertório sociocultural bastante pertinente, ou seja, utilizado de maneira produtivo, além de ter uma tese bem definida, e ambos dessas características são cruciais para garantir pontos na competência 2. Relacionado a competência 4, esse parágrafo está bem coeso devido aos conectivos. Excelente!
Além disso, o seu primeiro parágrafo de desenvolvimento apresenta repertórios relevantes ao tema e bem utilizando, e também tem uma argumentação sólida e uma leitura bem fácil devido a coesão textual.
Entretanto, no segundo parágrafo de desenvolvimento, acho que você deve fazer algumas melhorias. Primeiramente, poderia fazer uma alteração tanto no tópico frasal (o uso de “estigmas” não acho que foi utilizado da maneira correta) quanto no período seguinte, para tornar mais claro a mensagem transmitida. (sugiro que coloque da seguinte maneira: ” Ademais, é válido pontuar que parte da sociedade brasileira apresenta uma mentalidade retrógrada que tentam diminuir a dor e sofrimento daqueles que sofrem desses transtornos mentais. Nesse viés, a obra “A sociedade do Espetáculo” de Guy Deboard, mostra que as pessoas vivem performando umas para as outras, expondo apenas o melhor de si. Diante disso, é possível concluir que as redes sociais contribuem para tal percepção, tendo como consequência a promoção da comparação entre a realidade do usuário e a falsa ideia de vida sem problema de outros” – não sei se ficou tão bom, mas acho que ja pode ser um incentivo para lhe ajudar a melhorar). Vale ressaltar também que acredito que você poderia ter argumentado mais. Se você parar para ler esse parágrafo, uma pequena parte dele é realmente produção sua – ou seja, desconsiderando o repertório sociocultural.
Para finalizar, a sua conclusão apresenta uma proposta de intervenção que não só apresenta todos os elementos (garantindo nota máxima na competência 5), mas também resolve os dois problemas apontados no texto (garantindo pontos na competência 3)
Espero ter te ajudado, abraços!
See lessTema: Tecnologias de compartilhamento e as novas perspectivas de trabalho. (deixem nota por favorr)
apaixao
Oii Isabella, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!! -- A DeclaraçLeia mais
Oii Isabella, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!
—
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), no seu Art. 3º, estabelece que todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Todavia, é evidente que os direitos humanos e trabalhistas foram gradativamente sendo colocados em segundo plano à medida em que o desenvolvimento tecnológico, impulsionado a partir da Revolução Industrial, afetou as relações laborais, propiciando uma crescente informatização e precarização da mão de obra. Assim sendo, cabe discutir as novas vertentes de trabalho do século XXI e analisar os respectivos efeitos evidenciados na sociedade, em busca de soluções eficientes para mitigar a problemática. (1)
(2)Convém discutir, nessas circunstâncias, as novas perspectivas de trabalho da contemporaneidade evidenciadas pela automação e robotização dos serviços. Nesse contexto, conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 85 mil robôs são introduzidos anualmente nas indústrias em todo o mundo. Tal tendência é justificada pela maximização da produção: a utilização de robôs chega a quadruplicar a produção industrial (3). Dessa forma, torna-se, a longo prazo, muito mais rentável e vantajoso ao empregador investir em maquinário e robôs, pois além de a produção ocorrer de forma mais rápida, não é necessário remunerar funcionários e nem bancar a intensa carga tributária que é atribuída à contratação de um empregado. (4)
Outrossim, cabe analisar como as novas vertentes de labor do contexto hodierno impactam na sociedade. Nessa conjuntura, estudos divulgados pela Universidade de Boston apontam que cada robô adicional na economia dos Estados Unidos representa 5,6 trabalhadores a menos. Isso posto, a mecanização e robotização da produção acarreta no desemprego estrutural que, acentuado ainda mais pela pandemia, fomenta no surgimento de fenômenos como a uberização (5) e a expansão dos serviços de delivery, acompanhados da precarização da mão de obra e flexibilização das leis trabalhistas. Desse modo, trabalhadores trabalham sem vínculo e aceitam condições desfavoráveis tais quais salários desproporcionais, jornadas de trabalho desgastantes além de correrem graves riscos de vida durante o exercício de seus ofícios.
É necessário, portanto, promover ações concretas as quais alterem esse cenário. Logo, cabe à OIT (Organização Internacional do Trabalho), em parceria com Secretarias do Trabalho dos governos, a tarefa de salientar e defender os direitos trabalhistas, por meio do estabelecimento de contratos que assegurem a segurança no trabalho, visando a plena garantia dos direitos propostos pela DUDH.
1 – Você faz a ativação total do tema, parabéns! (C2)
See less2 – Para redações do tipo ENEM, adicione conectivos como “Diante disso” (C4)
3 – Isso pode até ser verdade, mas baseado em quê? Se for colocar algo específico assim, preciso saber a fonte (C3)
4 – Acho que você poderia ter problematizado mais esse parágrafo, apesar de ele ter uma ideia muito boa!
5 – coloca entre aspas (C1)
—
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 5: 200
Competência 5: 200
— Nota final: 960 —
—
Sua redação está muito boa, atente-se somente aos erros apontados e você chegará nos seus objetivos, parabéns!
Desafios do funcionamento da saúde pública no Brasil
apaixao
Oii bealacerda, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!! -- No contoLeia mais
Oii bealacerda, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!
—
No conto Sarapalha, presente no livro Sagarana do escritor brasileiro Guimarães Rosa, é apresentado um cenário onde (1) o povoado é assolado por um surto de malária. Na obra literária, o descaso dos governantes em relação à doença é grave, visto que a morte em massa e a miséria da população é evidente. No contexto nacional atual, inferimos (2) que essa narrativa não destoa muito da realidade, já que a saúde pública é a maior problemática do país para mais de 90% dos brasileiros (3). Sendo assim, destacam-se dois desafios principais: o desfasamento de investimentos financeiros por parte do governo e o baixo número de médicos. (4)
(5) Em primeiro lugar, é importante analisar que o Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 (6) com o desígnio de permitir que toda a população brasileira tenha acesso à saúde, é um dos maiores centros de saúde pública do mundo, em virtude de seu vasto atendimento: mais de 190 milhões de cidadãos utilizam o sistema (7). Todavia, a falta de subsídio desafia seu desempenho funcional, uma vez que os recursos são escassos. Tal como divulgado pelo SUS em 2018, o Brasil possui de 2 a 3 leitos por mil habitantes, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 5 leitos. Além disso, neste mesmo ano, apenas 3,6% do orçamento governamental foi destinado à saúde. (8)
Outrossim, um problema também enfrentado pela população é a insuficiência de profissionais. (11) Uma pesquisa da OMS realizada em 2017 nos mostra que, atualmente, existem 17 médicos para cada 10 mil cidadãos. (9) Segundo Hipócrates, médico e filósofo da Grécia Antiga, “o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio.” Entretanto, o equilíbrio mencionado por Hipócrates não pode ser atendido sem especialistas da saúde suficientes para todos, independente de sua renda.
Tendo em vista os fatos mencionados, para melhorar o quadro atual da saúde no país, urge que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, providencie capital para o SUS, além de distribuir recursos e equipamentos. Ademais, é fundamental a contração de novos profissionais qualificados por meio de investimentos na área da educação de jovens médicos, com o fito de aumentar a qualidade do atendimento do sistema. Dessa forma, o estado de calamidade apresentado por Guimarães Rosa em sua obra não será mais uma realidade. (10)
1 – marca de oralidade (C1)
See less2 – Não utilize pronomes na primeira pessoa do plural (C2)
3 – Com base em que? Se isso não foi comprovado por meio de pesquisas estatísticas, então você não pode ser tão específica assim (C2/C3)
4 – Sua tese e seus argumentos ficaram bem claros logo na introdução, o que é ótimo para a competência 2
5 – Para o ENEM, evite utilizar esses tipos de conectivos – substitua por “Diante disso/Diante desse cenário (C4)
6 – Na verdade, o SUS foi criado por outra lei: a l8080/1990, corrija isso depois porque se o corretor for procurar isso, sua nota na competência 2 está comprometida (C2)
7 – Quem de confiança pode afirmar isso? E preciso citar um fonte (C2)
8 – Se essa fonte é do Portal da Transparência, deixe explícito que você obteve essa informação de lá (C2)
9 – Adicione um conectivo como “Nesse sentido” (C4)
10 – Da maneira como foi escrito, aparentemente a proposta de intervenção mais completa apresenta todos os elementos menos o agente (C5)
11 – Adicione algum conectivo (C4)
—
– Competência 1: 200
– Competência 2: 160
– Competência 3: 160
– Competência 4: 120
– Competência 5: 160
— Nota final: 800 —
As duas faces da indústria farmacêutica: quais os limites entre as necessidades dos doentes e os lucros das indústrias?
apaixao
No Brasil, em 1988, em um período de redemocratização e manifestos populares, foi promulgada a constituição cidadã (1). Em seu artigo 6°, há a disposição dos direitos inerentes a todos os cidadãos brasileiros; dentre eles, destaca-se o da saúde (2)incluindo, portanto, meios de tratamendo (3) a um poLeia mais
No Brasil, em 1988, em um período de redemocratização e manifestos populares, foi promulgada a constituição cidadã (1). Em seu artigo 6°, há a disposição dos direitos inerentes a todos os cidadãos brasileiros; dentre eles, destaca-se o da saúde (2)incluindo, portanto, meios de tratamendo (3) a um possível enfermo. Desse modo, é essencial que o Estado regule as indústrias farmacéuticas (4), diminuindo a desigualdade inerente (5) ao modelo mercadológico, possibilitando o acesso a medicamentos por parte da população mais carente. (6)
Em primeira análise, é importante salientar que o sistema capitalista gera desigualdade. (10) Segundo o filósofo Karl Marx, o capitalismo importa-se com o lucro; neste viés, a indústria farmacéutica (4) fira (7) em torno da mesma lógica: àquele que possui capital, adquire o produto; entretanto, este produto relaciona-se ao bem-estar social, pois os químicos farmacéuticos salvam vidas. Dessa forma, é de suma necessidade que os governos interfiram, garantindo o acesso desses produtos a todos. (8)
Em segunda análise, é necessário ter equilíbrio na interferência estatal, para que não seja soerguida (9) uma crise no país. (10) Segundo o filósofo Adam Smith, há uma “mão invisível” que rege as regras de mercado. Neste sentido, a total interferência estatal destruiria esta ordem, podendo afetar além dos milhões de indivíduos que se sustentam com os bilhões de dólares movimentados pela indústria (dados do poder 360). (11) (12)
Portanto, é mister que sejam tomadas providências para superação do atual impasse. Urge que o ministério de Saúde (13) e suas secretarias, reavalie a conduta dos funcionários das agências reguladoras (como a ANVISA), indicando nomes técnicos e institucionalizando (14) concursos para os cargos, a fim de haver justa interferência nos meios econômicos, evitando piores agruras. Urge, também, que a sociedade civil e profissionais das áreas de saúde, por meio da imprensa e (15) uso das redes sociais, denunciem abusos cometidos pelos donos dos meios de produção (seja alta nos preços ou corrupção de receitas médicas), a fim de permitir o acesso aos medicamentos por toda a população. Dessarte, a saúde tornar-se-ia melhor, corroborando com a constituição, dando um passo mais próximo ao país idealizado pelas manifestações de 1988. (16)
1 – Coloque com iniciais maiúscula a Constituição (C1)
See less2 – Direito da saúde? Não seria direito à saúde? Corrija isso. (C1)
3 – O correto é “tratamento” (C1)
4 – O correto é “farmacêuticas” (C1) (2 vezes)
5 – Você já usou essa palavra, procure usar sinônimos (C4)
6 – Você não faz a ativação total do tema (C2)
7 – Pelo contexto, acredito que o verbo que você queria usar era “gira” (C1)
8 – Houve pouca argumentação (C2/C3)
9 – Não entendi (C3/C4)
10 – Coloque um conectivo intra parágrafo (C4) (2 vezes)
11 – Não entendo quais dados foram citados do Poder 360, tente colocar dentro desse período essa parte colocada entre parênteses (C3)
12 – Houve pouca argumentação (C2/C3)
13 – “Ministério”, por se tratar de um órgão, é escrito com a inicial em maiúscula (C1)
14 – Use outro verbo (C1)
15 – Adicione “do” (C1)
16 – Essa proposta não soluciona todos os problemas
—
Olá, tudo bem? estarei fazendo a correção da sua redação com base nos critérios do ENEM. Se tiver gostado da minha correção, peço que a avalie, abraços!
Competência 1: 120
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 160
Competência 5: 200
— Nota final: 680 —
A questão dos refugiados
apaixao
No filme As Crônicas de Nárnia (1), é retratada a vida de três irmãos que, devido à bombardeios em sua cidade natal, foram obrigados a se abrigarem na residência de seu tio. Porém, em contrapartida à ficção, encontrar asilo para evitar conflitos armados tornou-se um problema, pois cada vez mais políLeia mais
No filme As Crônicas de Nárnia (1), é retratada a vida de três irmãos que, devido à bombardeios em sua cidade natal, foram obrigados a se abrigarem na residência de seu tio. Porém, em contrapartida à ficção, encontrar asilo para evitar conflitos armados tornou-se um problema, pois cada vez mais políticas anti-imigracão vêm sendo adotadas. Nesse viés, dois pontos centrais da problemática devem ser combatidos, que são eles: o fechamento das fronteiras e a falta de inclusão.
(2) Destaca-se, em primeira instância, o bloqueio imigratório, imposto pela maioria dos países europeus. (3) O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assim como à Europa, construiu (7) um muro,(4) com capital estrangeiro, visando barrar o deslocamento de pessoas (5). Consoante (6), observa-se um acúmulo de indivíduos em campos de concentração que, sem condições para retornarem ao seu país ou procurarem abrigo em outro, ficam dispostos em grandes aglomerações, sem mantimentos ou saneamento. Dessa forma, a aversão a entrada dos refugiados é uma barbárie e um desrespeito à vida.
Outrossim, em segunda instância (8), (9) está a dificuldade de inclusão dos refugiados na sociedade. (10) O Brasil recebe, em sua maioria, refugiados da América e da África, (11) devido a esse fato, mais da metade dos residentes expatriados no Brasil não falam a língua adequadamente (12), logo, são privados dos seus direitos, (13) de condições dignas e, principalmente, de sua cidadania. Mediante a isso, fica evidente a dificuldade de adaptação dos refugiados, além do grande descaso do governo quanto à problemática. (14) (15)
Urge-se, portanto, que o governo adote uma postura objetiva e ajude os indivíduos expatriados. Com tal finalidade, o Ministério da Cidadania, deve, por intermédio do projeto “falando bonito” (16/17), ensinar português básico aos imigrantes, além de instrui-los acerca da constituição (18), de tal modo que estes tenham pleno acesso aos direito (19) e sua dignidade seja preservada. Por fim, os entraves serão sanados e, assim como no filme, as pessoas terão um local seguro para se abrigarem. (20)
1 – Título de obras precisam estar entre aspas (competência 1)
2 – Se você estiver se preparando para o ENEM, devido a uma atualização das suas normas, é recomendado substituir o “Destaca-se, em primeira instância” por “diante disso” (competência 4)
3 – Use algum conectivo como “Nesse sentido” (competência 4)
4 – Remova a vírgula (competência 1)
5 – Não é um erro em si, mas seria interessante especificar que essas pessoas são imigrantes
6 – Coloque “Consoante a isso”
7 – O verbo “construiu” concorda com “O ex-presidente dos Estados Unidos e a Europa”, sendo o correto escrever “construíram” (competência 1)
8 – Para os padrões do ENEM, sugiro que mantenha somente o “em segunda instância”
9 – Reformule isso, para ficar mais coerente (sugiro escrever: “Outrossim, nota-se a dificuldade de inclusão dos refugiados na sociedade”) (competência 3)
10 – Adicione um conectivo, como “Nesse cenário, vale destacar que”
11 – Adicione o “e” para dar a ideia de adição (competência 4)
12 – Essa informação veio de que lugar? (competência 2)
13 – Remova essa vírgula (competência 1)
14 – Poderia ter argumentado um pouco mais
15 – Como você traz a informação sem uma comprovação, logo é considerado que você não trouxe um repertório sociocultural (competência 2)
16 – Se for o nome do projeto, coloque as letras iniciais em maiúsculo (“Falando Bonito”) (competência 1)
17 – Deixe claro que o projeto ainda é uma sugestão, pois eu lendo, dá a entender que ele já existe (competência 3)
18 – “Constituição” deve ser escrito com a inicial em maiúsculo (competência 1)
19 – A palavra “direito” concorda com “aos”, sendo o correto escrever “aos seus direitos” (competência 1)
20 – Essa proposta de intervenção não soluciona todos os problemas apontados no texto
—
Olá estudante, tudo bem? Fiz a correção da sua redação de acordo com os padrões do ENEM, aproveite!
Competência 1: 160
See lessCompetência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 200
—— nota final: 800 ——
Tema: Os limites de exposição nas redes sociais.
apaixao
Olá Mirela, tudo bem? Estarei fazendo a correção no modelo ENEM. Segue a correção abaixo, sendo apontado os erros e elogios entre parênteses -- A partir da Terceira Revolução Industrial, sucedida em meados do século XX, ocorreu uma grande expansão das tecnologias e da internet. Por conseguinte, foiLeia mais
Olá Mirela, tudo bem? Estarei fazendo a correção no modelo ENEM.
Segue a correção abaixo, sendo apontado os erros e elogios entre parênteses
—
A partir da Terceira Revolução Industrial, sucedida em meados do século XX, ocorreu uma grande expansão das tecnologias e da internet. Por conseguinte, foi possível a criação e amplificação das redes sociais que, apesar de facilitar a comunicação e a globalização, também exigem atenção quanto aos limites de exposição nessas plataformas (parabéns, já ativou o tema, garantindo pontos na C2). Diante dessa perspectiva, faz-se necessário uma discussão referente à falta de controle dos conteúdos publicados nas redes sociais e a sua influência sobre os adolescentes e jovens. (Parabéns, ja apontou os seus argumentos)
(Coloque algum conectivo, como: Em primeiro lugar, Diante disso, etc.) Convém ressaltar, a princípio, que grande parte dos conteúdos publicados nas redes sociais não possui (erro de concordância – “possuir” concorda com “conteúdos publicados”, sendo o correto escrever “possuem”) controle efetivo. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos utilizam das redes sociais (repetição do termo, faz perder ponto na C4) para divulgarem “fake news” e comentários de ódio. Nesse sentido, observa-se, no cenário atual, diversas notícias falsas referentes a tratamentos, medicação e a vacinação contra o covid-19 expostas em canais sociais, por exemplo, informações inverídicas de que o uso de máscara pode trazer malefícios à saúde, o que levou muitas pessoas a não cumprir esta importante medida de prevenção. Dessa forma, fica evidente a importância do controle de conteúdos, visto que conteúdos sem fiscalização podem trazer diversos impactos à sociedade.
(adicione algum conectivo, como Ademais ou Além disso)É imprescindível discutir, ainda, a influência das redes sociais sob os adolescentes e jovens. Sob tal viés, em 2016, o jogo “Baleia Azul” se propagou mundialmente, (não achei legal essa vírgula, comece um outro período) esse jogo (repetição do termo, perdendo ponto na C4) consistia em vários desafios de automutilação até o suicídio e causou a morte de muitos jovens. Nesse contexto, verifica-se que o mau uso dos canais sociais pode ter grandes impactos, (coloque alguma frase como “em que”) a baixa autoestima, a depressão, a ansiedade e o comportamento negativo e agressivo da juventude são algumas de suas consequências. Dessa maneira, constata-se que a influência e a dependência das redes sociais afeta drasticamente a vida de diversos adolescentes.
(—)Portanto, medidas são fundamentais para amenizar essa problemática. Assim, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao poder legislativo (Poder Legislativo se escreve com as iniciais em maiúsculo), implementar ações para fiscalização de conteúdos, por meio do desenvolvimento de um projeto de leis (erro de concordância – ou você escreve “um projeto de lei”, ou você escreve “projetos de leis”) , direcionado aos usuários de redes sociais, que penalize a divulgação de conteúdos impróprios, como notícias falsas e manifestações de preconceito. Tendo por finalidade tornar os canais sociais um ambiente mais seguro e igualitário, além de proteger a juventude de influências negativas e da discriminação. (essa proposta de intervenção não soluciona os seus dois argumentos, perdendo pontos na C3)
—–
No seu segundo parágrafo, achei um pouco mal escrito – desculpe o termo, devido a maneira em que você escreveu. Pelo que eu entendi, o fato de pessoas postarem fake news e discurso de ódio na internet gera a falta de um controle efetivo, o que não é. Na verdade, essa questão das pessoas postarem é uma consequência da falta de controle efetivo. Não sei se você me entendeu, e se quem leu seu texto também entendeu isso, mas só ressaltei porque na verdade é simples de resolver, e acaba evitando dores de cabeça posteriormente.
Além disso, somente por ser um padrão de escrita, dê um espaço de +ou- 2cm antes de iniciar um parágrafo (esse espaço deve ter em todos os parágrafos, mas só para exemplificar, olhe o início do ultimo parágrafo e veja a marcação “(—)”)
Na competência 1, identifiquei somente 2 erros de concordância, que não são suficientes para descontar pontos (é a partir de 3)
Na competência 4, sua nota caiu devido a falta de elementos coesivos e a repetição de palavras em um mesmo parágrafo.
Na competência 3, sua nota se deu devido ao erro no segundo parágrafo, e ao erro do “em que” e ao erro notado na sua proposta de intervenção
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Bons estudos e sucesso na sua jornada! estou aberto para possíveis dúvidas.
See less