Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Estigmas relacionados às doenças mentais na sociedade brasileira
Artur_Pelegrino
Introdução: É uma excelente introdução, considerando-se que você soube contextualizar a referência de Émile Durkheim com o tema, além de deixar claro qual era a sua tese: a banalização das doenças mentais - como causa - e suas consequências. Ainda, pontuou o quão pejorativo tal realidade é para nossLeia mais
Introdução:
É uma excelente introdução, considerando-se que você soube contextualizar a referência de Émile Durkheim com o tema, além de deixar claro qual era a sua tese: a banalização das doenças mentais – como causa – e suas consequências. Ainda, pontuou o quão pejorativo tal realidade é para nossa sociedade, rogando mudanças.
Desenvolvimento:
2° parágrafo: bom começo de desenvolvimento. Você retomou a sua tese de que a banalização é a causa do estigma, e isso com uma referência correspondente, o que realça o conhecimento sobre o tema em questão. Agora, quanto à conclusão decorrente da banalização nacional, não é válido dizer que, por isso, o Brasil é o país com mais pessoas depressivas, já que o mesmo possui a maior população da América Latina, podendo (este número de enfermos) ser mero reflexo do contingente populacional. Além disso, a palavra “ínfimo” denota pequeno, não enquadrando-se neste período: “Destarte, prova-se importante conscientizar a população da ocorrência desse problema, para que ele se compreenda ínfimo.”. Isso pois queremos que os residentes percebam este problema como algo demasiadamente grave.
3° parágrafo:
Perfeito! Há a retomada da tese no âmbito das consequências do estigma, aliado à referência de Bauman – uma ótima citação, diga-se de passagem. A alusão do caso Dilera também é um ponto pertinente, pois mostra, mais uma vez, que você está por dentro deste assunto, com alusões atuais.
Conclusão:
Completíssima introdução: você disse que é necessário mudanças, sendo um bom começo de parágrafo. Os itens “quem”, “o que”, “como” e “para que” foram todos respondidos, junto do detalhamento no elemento “quem”. Para além disso, fechou a conclusão com a retomada da introdução, frisando o planejamento textual. Só uma coisa: aqui “Enfim, o agente patológico não estará mais presente na sociedade descrita por Durkheim e o estigma se tornará ínfimo.” você usou ínfimo novamente no final de parágrafo, o que pode lhe tirar alguns pontos por repetição de palavras (tome cuidado!).
Nota: 960
Competências
See less1: 180, visto o uso incorreto de ínfimo e sua respectiva repetição.
2: 200
3: 180, em virtude da interpretação inadequada quanto ao fato de o Brasil deter o maior contingente de pessoas com depressão.
4: 200
5: 200