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nvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Arthur_Menezes
Parágrafo 1) "Em pleno século" sem artigo pelo uso de "pleno", e vírgula após seu uso "O nosso sistema" uso de terceira pessoa sempre para imparcialidade "Varios", "Importancia", "Convivencia" e "Democratica" sem acento "Sidadão" erro de escrita (Cidadão) Houve explicação sobre a importância da docuLeia mais
Parágrafo 1) “Em pleno século” sem artigo pelo uso de “pleno”, e vírgula após seu uso
“O nosso sistema” uso de terceira pessoa sempre para imparcialidade
“Varios”, “Importancia”, “Convivencia” e “Democratica” sem acento
“Sidadão” erro de escrita (Cidadão)
Houve explicação sobre a importância da documentação, mas não se foi apontada a problemática, nem o viés de tese (argumentos que se pretende dissertar ao longo do texto).
P2) “Sendo assim” vírgula depois de conectivo inicial
“Retrata bem” não deve estar entre vírgulas por estar no meio da oração principal
“Tiverão” não existe. Pretérito: Tiveram; Futuro: Terão
Repetição do pronome “que” (Em 8L, teve 4 aparições)
“Beneficios” sem acento
Mesmo com repertório, não houve argumentação. Precisa-se interligar os fatos ditos, comentar sobre eles ao longo do parágrafo e aí ligá-los ao repertório. Houve apenas repetição de algo já dito na introdução.
P3) “Todos individuos” sem acento e necessita de artigo no meio (“os”)
“Pais”, “Regioes” e “Existencia” sem acento
“Existencia de ambos, pessoas que moram” Periodização faltando
“Conhecimento sobre, seus direitos, de cidadão” não era para ter posto “seus direitos” entre vírgulas
P4) “Sendo assim” vírgula depois disso
“Á” não existe acento aí
“Atraves”, “Ministerio”, “Publico” e “Eletronico” sem acento
“Informadas” e “Informando-os” muito perto (além de outro “informando-os” depois), causando redundância. Troque por sinônimos
“Informando-os” pronome errado, já que está se referindo à “pessoas”
“Infomando-os atravez de propagandas via qualquer aparelho eletronico” período desconexo do resto do parágrafo, e redundante pela repetição de algo já dito anteriormente
Agente) Pessoas desinformadas, do meio urbano e sem o devido conhecimento (Redundância pela repetição da mesma ideia)
Ação) Faltando. O uso do tempo passivo ao usar “serem informadas” pede a existência de outro agente que faça essas pessoas receberem tal informação, tornando essas pessoas parte da ação a ser feito (no caso, “informar essas pessoas”)
Meio) Propagandas do ministério público da educação e de qualquer via eletrônica
Finalidade) Ajudar pessoas desinformadas a se preocuparem com seu registros de cidadania
Detalhamento e o uso de conectivos faltando, bem como uma ligação com os outros parágrafos
Agente facilmente trocado por ação, podendo ser motivo de penalização
Sugiro reestruturação da proposta com alguma ação mais eficaz, sem o uso da passiva
OBS: Preste atenção na reescrita aqui na plataforma para que erros de escrita e pontuação por computação não penalizem a você depois
C1) 0 C2) 120 C3) 40 C4)160 C5) 80 —> 400
Lembre-se: a prática gera a perfeição :), continue mandando redações no site!
See lessPossíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil
Arthur_Menezes
"Em primeiro lugar, é importante destacar que a formação cidadã (1) no que diz respeito ao meio ambiente (2) é um fator decisivo" é preciso por esse fragmento entre vírgulas, visto que é uma partícula frasal geralmente posta no fim da frase (por ser uma explicação - orações adjetivas) Ainda no segunLeia mais
“Em primeiro lugar, é importante destacar que a formação cidadã (1) no que diz respeito ao meio ambiente (2) é um fator decisivo” é preciso por esse fragmento entre vírgulas, visto que é uma partícula frasal geralmente posta no fim da frase (por ser uma explicação – orações adjetivas)
Ainda no segundo parágrafo, tente evitar o início de períodos com gerúndio (ao invés de “Fazendo um paralelo”, opte por “Ao fazer um paralelo” – redatores não curtem muito um gerundismo)
Na conclusão, temo desconhecer o termo “mister” no sentido usado, então considerarei ser algo culto – todavia, caso não tenham certeza do uso correto do termo em tal particularidade, opte por vocábulos mais leves, sua argumentação vale muito mais do que apenas um vocabulário extenso, já dizia o Parnasianismo.
Redação fluida, de escrita rica, argumentação forte, coesão entre parágrafos e conclusão sólida, digna de um mil.
Único detalhe que se deve tomar cuidado: repetição de palavras. O uso do “que” foi corriqueiramente presente ao longo dos parágrafos (4 em um só parágrafo, inclusive), e isso, infelizmente, é penalizado às vezes, especialmente se seu redator não estiver de bom humor. Além disso, peço que foque no máximo de 30 linhas. Ao considerar a escrita no word (para ser postada virtualmente), o tamanho da folha de redação e uma letra legível, tente colocar o tamanho da fonte do word em 14, para uma escrita mais realista com relação a folha de redação.
Meus mais sinceros parabéns!! Com certeza, um modelo inspirador de redação.
See lessTema: O excesso da tecnologia na infância na era cibercultura.
Arthur_Menezes
A Revolução Industrial foi um marco importante no Brasil, porque significou a transição entre a economia rural e urbana, a discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia (1). Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones, (2) tablets (3). Alguns fatores pLeia mais
A Revolução Industrial foi um marco importante no Brasil, porque significou a transição entre a economia rural e urbana, a discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia (1). Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones, (2) tablets (3). Alguns fatores podem influencia essa situação (4) como os pais trabalhando várias horas por dia (5) e o aumento da criminalidade. (6)
1- Informações mais precisas são boas para ratificar o seu conhecimento extra com relação ao senso comum. A discrepância econômica já ocorria antes das revoluções industriais, e o advento tecnológico só ocorreu na terceira – tente pôr “o aumento da discrepância socioeconômica e o advento crescente da tecnologia na terceira etapa do movimento” (lembre-se de não repetir termos em períodos próximos)
2- Conjunção “e”. Você está no último elemento exemplificado.
3- Opte por deixar seu texto mais fluido, não crie períodos tão curtos com apenas uma informação. Ao contrário, explore-os: “Diante disso, cada vez mais crianças têm acesso computadores, smartphones E tablets”, o que você quis dizer com isso? Em que (essa informação) afeta as crianças e jovens de hoje em dia? Isso daria mais sentido ao período e já deixaria claro seu viés de tese
4- Uso da vírgula faltando.
5- Em sua tese, é preciso explicitar os estigmas que você pretende tratar. Ao ler o final, entende-se que os problemas são a carga horária laboral dos pais e o aumento da criminalidade. Tente trocar “trabalhando várias horas por dia” por ausência parental.
6- Como dito no ponto (3), disserte seus períodos: como o aumento da criminalidade influencia no maior uso e acesso de crianças com relação aos aparelhos eletrônicos? Bote ideias que tenham relação explicita com o tema base, ou deixe explicito como tal ideia está relacionada com o tema – isso ajuda a amenizar o olhar rígido do corretor sobre fuga ao tema proposto ;)
Dica1: Como, às vezes, precisamos explicar mais nossos argumentos e períodos, tente trocar certos termos por sinônimos menores. Exemplo: troque “transição entre a economia rural e urbana” por “urbanização” – ou industrialização, o que complementaria mais. Isso seria bom até pelo fato de que a economia não foi a única coisa que mudou com a revolução, visto que ela tem também caráter político e social; urbanização é uma mudança de >>estilo de vida<>DETALHAMENTO< Muitos erros gramaticais, o ENEM tolera no máximo dois desvios, depois, cada um até dois vão tirar mais 40 pontos
C2 (Fidelidade e compreensão da proposta e do modelo de redação)- 120
–> Modelo correto, mas manuseio precário. Argumentação fraca, tangencial e sem coerência com o tema. Isso acabou influenciando na fidelidade com a proposta também.
C3 (Coerência e Coesão)- 120
C4 (Mecanismos textuais – fluidez, conectivos e ligamentos entre parágrafos)- 80
–> Essas duas andam juntas praticamente. Estruturação textual falhou em certos pontos (como eu explicitei em alguns pontos), fluidez insuficiente, conectivos de uso popular (tente usar algo mais formal. Por incrível que pareça, já me cobraram isso) e, principalmente, ligamento entre parágrafos inexistente – sempre ordene e ligue todos os 4 parágrafos, é vital.
C5 (Conclusão)- 40
–> Como já explicado, cada um dos 5 elementos conclusivos valem 40 pontos, e, juntos, formam 200. Detalhamento foi insuficiente, por isso ele foi retirado também.
NOTA) 360
Em análise final, sugiro que foque bastante sua conclusão, e, principalmente, no ordenamento de seu texto. A falta de fluidez e estruturação coerente dele afetam tanto as competências 3 e 4, quanto a 1, pois erros de periodização e concordância verbal também entram na gramática – apenas outra prova de que a redação trabalha como um corpo só, o que mostra a necessidade de trabalhar todos os 4 parágrafos em conjunto.
Você compreende o texto dissertativo-argumentativo, isso é ótimo! Agora, foque na estrutura e cheque conclusões com os 5 elementos para compreendê-la melhor (ela é como uma mini redação já, por ter também elementos a serem ligados). A prática leva a perfeição, você está indo bem ;)
Dica Final: Leia redações nota mil, salve conectivos mais pomposos e releia seu texto para ver se fez sentido.
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