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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessEnsino a distância no brasil ( Modelo Enem)
Victória Morganna
Parabéns pela redação, Alexiaada!!! Belo texto. C1: Linha 1 > *Coronavírus *2019, *à Linha 2 > Não precisa colocar o "e" após a vírgula nesse caso, pois a vírgula já desempenha esse papel A construção do texto está muito boa!!! Atentar-se, apenas, para alguns erros bobos da C1. Além disso, suaLeia mais
Parabéns pela redação, Alexiaada!!! Belo texto.
C1: Linha 1 > *Coronavírus
*2019,
*à
Linha 2 > Não precisa colocar o “e” após a vírgula nesse caso, pois a vírgula já desempenha esse papel
A construção do texto está muito boa!!! Atentar-se, apenas, para alguns erros bobos da C1. Além disso, sua introdução está bem feita, atende a proposta do tema e apresenta as teses.
See lessSeu 1º desenvolvimento está MUITO bom, tem a retomada da tese, repertório e argumentação muito boa e eu esperava a continuidade desse padrão no D2, o que não ocorreu, isto é , não houve a mesma estruturação no 2º desenvolvimento como houve no 1º, o que prejudica todo o projeto de texto (C3).
Sua conclusão tá ótima, retomada das teses e resolução dos problemas, só faltou o detalhamento (-40 pts).
C1: 160
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 160
Perseguição Digital no Brasil
Victória Morganna
Olá, amarquess! Parabéns pelo excelente texto!! A introdução está muito bem feita e es teses explícitas, muito bom! Entretanto, ao desenvolver a tese 1 "insuficiência legislativa" no D1 você fez uso de 2 repertórios e não houve uma argumentação do primeiro reportório, o do Thomas Hobbes, houve apenaLeia mais
Olá, amarquess! Parabéns pelo excelente texto!!
A introdução está muito bem feita e es teses explícitas, muito bom! Entretanto, ao desenvolver a tese 1 “insuficiência legislativa” no D1 você fez uso de 2 repertórios e não houve uma argumentação do primeiro reportório, o do Thomas Hobbes, houve apenas a argumentação da Lei, que está muito boa por sinal! Contudo, devido a esse panorama, há perda de pontos na competência 3 (aborda o projeto de texto).
Você deve atentar-se pela falta de retomada da tese 1 ainda no primeiro desenvolvimento, você retomou sabiamente a tese 2 no D2, mas não fez isso no desenvolvimento. As propostas de intervenção estão bem relacionadas ao que foi discutido. Contudo, em nenhuma delas há detalhamento (-40 pts).
Diante disso:
See lessC1: 160 falta de artigo, ausência de vírgula
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 160
Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
Lucas.mmmendes
O filósofo Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável(1). No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade(2), e do governo, no que concerne à falta de saneamento básico para uma parcela da população e suas implicações na saLeia mais
O filósofo Jean-Paul Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável(1). No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade(2), e do governo, no que concerne à falta de saneamento básico para uma parcela da população e suas implicações na saúde pública brasileira. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela falta de debate.
(1) esse repertório é pouco produtivo. Não há relação com saneamento
(2) Por que a sociedade seria irresponsável? Essa responsabilidade não seria do Estado?
Em primeiro lugar, nota-se que a inoperância estatal é um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo Aristóteles defende que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange ao fornecimento adequado de saneamento básico à população, visto que o governo, muitas vezes, investe pouco em ações voltadas à implantação desse conjunto de serviços e infraestrutura em áreas que carecem destes, gerando riscos à saúde pública(3). Dessa forma, para que o bem-estar seja plenamente usufruído pela sociedade, é preciso que o governo saia da inércia em que se encontra.
(3) quais seriam esses riscos?
Além disso, o silenciamento desse panorama lamentável é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, a escritora Nadejda Mandelstam explica que “o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade”. Tal silêncio contua-se(4) presente na falta de saneamento básico em determinadas regiões brasileiras, posto que, muitas vezes, o Ministério da Saúde não promove e nem divulga, nos meios de comunicação em massa, campanhas voltadas à abordagem das implicações desse problema na saúde pública, o que gera um desconhecimento generalizado do meio social acerca da questão(5). Desse modo, urge que esse “crime” à sociedade seja combatido.
(4) acredito que seja outra palavra
(5) esse não é o maior dos problemas. O meio social não precisa (apenas) ser informado dos problemas causados pela falta de saneamento, pois ele não pode agir sem a ajuda do Estado…
Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal criar políticas públicas voltadas à implementação de saneamento básico em áreas que carecem desse conjunto de serviços e infraestrutura, por meio da destinação de verbas federais que subsidiem essa ação, com o objetivo de promover melhores condições de saúde aos brasileiros(6). Paralelamente, o Ministério da Saúde deve divulgar esse feito, na forma de campanhas, nas mídias sociais(7) a fim de informar as pessoas acerca do tema(8). Assim, espera-se, com efeito, tornar a sociedade mais responsável(9), conforme defendeu o filósofo Sartre.
(6) Essa proposta de intervenção não tem detalhamento
(7) vírgula
(8) Proposta com os cinco elementos
(9) Por que?
Notas:
CI – 200 (apenas 2 desvios gramaticais)
CII – 160 (pelo repertório pouco produtivo)
CIII – 120 (comentários (2), (3), (5) e (9))
CIV – 200 (tem elementos coesivos entre e intraparágrafo)
CV – 200 (a proposta de intervenção 2 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!!!
Democratização do acesso ao sanemento básico no Brasil (nota pfvr)
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem alguns comentários: O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico(1) tal lei não se faz verdadeira, visto que,(2) muitos brasileiros não tem acesso à(3) esse recurso. Nesse priLeia mais
Olá! Seguem alguns comentários:
O artigo 5 da Constituição Federal prevê que perante a lei somos todos iguais, entretanto no que diz respeito à democratização ao acesso do saneamento básico(1) tal lei não se faz verdadeira, visto que,(2) muitos brasileiros não tem acesso à(3) esse recurso. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: falta de investimento público e o legado histórico brasileiro.
(1) vírgula
(2) não tem vírgula
(3) não tem crase
Primeiramente, é inegável a falta de verbas públicas destinadas a resoluçaõ(4) do problema. Desse modo(8), é necessário ressaltar que(5) de acordo com o site (6)águasustentavél,104 milhões de brasileiros não tem acesso à rede de esgoto(7). Conquanto, é possível avaliar o descaso das autoridades legais quanto ao tratamento de esgoto dos brasileiros, de modo que quase metade da população não tenha alcance a este recurso previsto na Constituição de 1988(9)(10).
(4) resolução
(5) vírgula
(6) Instituto Água Sustentável
(7) Sugestão de escrita para esse período: “Sob esse viés, vale ressaltar a persistência de índices negativos de cobertura dos serviços de saneamento básico no Brasil, já que, de acordo com o Instituto Água Sustentável, 104 milhões de cidadãos não possuem coleta de esgoto doméstico em suas residências.”
(8) uso inadequado do elemento coesivo. “Desse modo” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(9) faltou aprofundar. Qual é o problema disso? Quais são as consequências causadas pela falta de saneamento?
(10) A CF de 1988 não prevê isso… Existe uma legislação específica (Lei nº 11.445/2007)
Outrossim, é notório que o legado histórico do Brasil não é o melhor diante ao(11) tema. Dessa forma(12), faz-se importante lembrar a chegada da coroa portuguesa no Brasil, quando houve pavimentação em parte Rio de Janeiro, alargamento das ruas e ínicio(13) do saneamento básico, porém os lugares periféricos destinados aos escravos continuaram em condições precárias. Sendo assim, é possível observar que a falta da democratização de itens básicos no Brasil tem raízes intrínsecas no seu passado(14)(21).
(11) do
(12) uso inadequado do elemento coesivo. “Dessa forma” é conclusivo, o que não se encaixa com a apresentação de argumentos
(13) início
(14) Sugestão: coloque esse parágrafo como Desenvolvimento 1
(21) atualmente há democratização?
Em vista dos fatos supracitados, faz-se urgente à(15) adoção de medidas que venham ampliar o acesso da limpeza pública(16). Por conseguinte, cabe ao Ministério da Infraestrutura, fazer redes de esgoto, tratamento de sólidos(17) e (18) água em áreas necessitadas, por meio de verbas do Governo Federal, a fim de que a democratização do saneamento seja uma realidade no país(19). Somente assim, o artigo 5(20) será uma verdade para os cidadãos brasileiros.
(15) sem crase
(16) saneamento básico não é só limpeza pública…
(17) resíduos sólidos?
(18) de
(19) anteriormente vc não tinha falado sobre democratização do acesso ao saneamento
(20) da CF
Notas:
CI – 120 (muitos desvios gramaticais)
CII – 160 (identifiquei problemas em um dos seus repertórios socioculturais: A CF, diretamente, não prevê o saneamento a todos)
CIII – 120 (faltou desenvolver o argumento do desenvolvimento 1 (comentário 9); faltou falar sobre a democratização (ou falta dela) do acesso ao saneamento na atualidade)
CIV – 160 (alguns conectivos usados de forma errada)
CV – 160 (faltou o detalhamento em sua proposta de intervenção)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
Saneamento Básico no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem meus comentários: A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutLeia mais
Olá! Seguem meus comentários:
A Constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil(1)(2). Todavia, o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto omissões estatais são causas da falta de saneamento básico em muitos locais. Logo, é válido discutir a problemática.
(1) Esse repertório sociocultural é válido e pertinente, mas é muito amplo. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos”. Mas é só uma sugestão mesmo, seu repertório não está errado
(2) Outra sugestão: o saneamento básico é composto por quatro componentes (abastecimento de água, esgoto sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos). Sugiro, então, que vc defina o que é saneamento no primeiro parágrafo (após o repertório). Assim, quando vc precisar falar de cada um desses componentes de forma separada, essa ideia já terá sido apresentada antes. Sugestão: “Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – estabelecidos em Assembleia pela ONU – é garantir saneamento básico para todos, o qual pode ser entendido como um conjunto de medidas que visa promover a saúde e o bem-estar das pessoas, por meio de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e gestão de resíduos sólidos”.
Diante desse cenário, cabe ressaltar a desigualdade social como fator desse quadro. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas famílias pobres, sem moradia, ocuparem locais sem sistemas de esgotos(3) demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver poluição de lençóis freáticos pelos resíduos sólidos(4) produzidos por tais grupos familiares, pondo em risco a saúde pública. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema(5).
(3) Nesse caso, sugiro generalizar para as quatro componentes do saneamento, pois, infelizmente, essa é a realidade dessas famílias
(4) Ficou confuso. Qual a relação entre falta de esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos? Existe, mas vc não falou. Caso vc aceite minha sugestão anterior, pode deixar resíduos sólidos e acrescentar esgoto doméstico. Caso contrário, sugiro rever isso
(5) Em parte, discordo disso. Acredito que o equilíbrio socioeconômico ajuda, mas não resolve o problema. Lembre-se que o saneamento básico é um conjunto de serviços, os quais são executados por meio de obras de infraestrutura a nível municipal e, em muitos casos, intermunicipal. Dessa forma, não há como resolver o problema apenas dando dinheiro a população. Os governos (Municipal, Estadual e Federal) precisam intervir diretamente
Ademais, o descaso estatal em muitos locais brasileiros representa outro agravante. Segundo Durkheim, o Estado deve assegurar o funcionamento correto da sociedade. Contudo, ao se omitir da responsabilidade de fornecer água tratada(6) para parte da população, o governo brasileiro deixa de seguir a lógica do sociólogo. Em decorrência disso, esse grupo populacional pode contrair doenças e infecções provenientes do consumo da água não tratada(6). Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares(7).
(6) Não é só água tratada…
(7) Não somente o Ministério da Saúde, mas também o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil, por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de garantir capital para o aluguel de moradias em locais com esgotos e água tratada(8)(9)(10). Paralelamente, o Ministério da Saúde(11) deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir boas condições sanitárias para toda a população. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna.
(8) Não acredito que isso resolva o problema. Mas também não posso dizer que está errado 😊
(9) O problema não é só a água e o esgoto, mas também a gestão de resíduos sólidos e o manejo de águas pluviais. Sugiro colocar saneamento
(10) essa proposta de intervenção tem os 5 elementos
(11) veja o comentário (7)
(12) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e objetivo
Primeiramente, quero dizer que fui um pouco exigente por causa do tema, pois tenho muito carinho por ele 😊. Então, não consegui distinguir o nível médio (Enem) do superior (engenharia) durante a correção. Me desculpe por isso e peço, também, que aceite esses comentários como um aprendizado.
Notas:
CI – 200 (não consegui identificar nenhum desvio gramatical)
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
CIII – 160 (a única falha argumentativa foi em (4). Meus outros comentários foram apenas sugestões)
CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
Pobreza Menstrual no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Seguem minhas observações: A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo,Leia mais
Olá! Seguem minhas observações:
A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo, cabe discutir esses dois tópicos.
(1) vírgula
Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos(2) para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo(3). Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.
(2) financeiros
(3) Gostei muito de sua argumentação, mas tente aprofundar mais. Acrescente uma frase na sequência dessa respondendo às seguintes perguntas, por exemplo: a) quais são os desdobramentos disso (evasão escolar)? b) a pobreza menstrual pode aumentar as desigualdades de gênero, já que as mulheres com menos recursos financeiros poderão ter menos escolaridade que os homens?
Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante. Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”(11), mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação(5), além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares.
(11) coloque o ano de referência, pois esses dados mudam muito
(4) essa frase ficou um pouco confusa. Sugestão: “essa população pode sofrer com infecções causadas pela má higienização durante o período menstrual”
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo, aliado ao Ministério da Economia(5), deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil(6) por meio do aumento do auxílio(7) do programa(8) Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual(9). Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir a dignidade feminina durante a menstruação(10). Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.
(5) Isso está errado, pois o Ministério da Economia faz parte do Poder Executivo. Sugiro deixar apenas Ministério da Economia
(6) vírgula
(7) ficou confuso. Sugestão: “por meio do aumento no valor do auxílio…”
(8) coloque a letra inicial maiúscula
(9) proposta de intervenção 1 tem os cinco elementos
(10) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e finalidade
Notas:
CI – 200 (encontrei 3 desvios gramaticais, mas acredito que isso não justifique a perda de pontos)
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
CIII – 160 (única falha que encontrei foi em (3), acho que se vc aprofundar mais um pouco ficará perfeito. Mas eu entendo que, muitas vezes, não temos espaço para escrever mais…)
CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!
See lessEspero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!
As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil
Lucas.mmmendes
Olá! Farei alguns comentários. Aristóteles dizia(1) que o homem possui, por natureza, o desejo de conhecer. Entretanto, tal desejo é prejudicado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado ao uso de novas tecnologias nas escolas quanto o fato de a maior parte dessas ferramentas não serem feitasLeia mais
Olá!
Farei alguns comentários.
Aristóteles dizia(1) que o homem possui, por natureza, o desejo de conhecer. Entretanto, tal desejo é prejudicado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado ao uso de novas tecnologias nas escolas quanto o fato de a maior parte dessas ferramentas não serem feitas para esse âmbito dificultam sua inserção na educação brasileira. Logo, cabe discutir a questão.
(1) opte por “afirmava”. Outra opção seria substituir por “Segundo Aristóteles…”
Diante desse cenário, vale ressaltar o preconceito contra produtos digitais nas escolas. Nesse sentido, Schopenhauer afirma que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Sob essa ótica, o pensamento do filósofo pode ser relacionado ao fato de parte da população, ao não compreender o potencial das novas tecnologias no processo de aprendizagem, se posicionar contra seu uso na esfera educacional. Consequentemente, ocorre, em alguns casos, a exclusão digital. Assim, é preciso remediar essa visão equivocada.
Ademais, o fato de a finalidade da maioria dos produtos eletrônicos não ser a de educar representa outro agravante. Esse quadro corrobora com a opinião de Jaron Lenier, pois, para o escritor, grande parcela das atuais ferramentas do mundo digital é elaborada para viciar e manipular usuários. Em decorrência disso, há uma carência de recursos tecnológicos eficientes voltados ao âmbito escolar, atrasando sua utilização(2). Por conseguinte, algumas ações no setor tecnológico brasileiro se mostram necessárias.
(2) Aqui é apenas uma observação: acho válido esse seu ponto de vista, mas discordo dele. Penso que não há carência por novos recursos tecnológicos que auxiliem o processo ensino-aprendizagem, por exemplo, o Youtube, que é utilizado, majoritariamente, para entretenimento, mas que também tem muito conteúdo educacional de qualidade. Apesar de termos pensamentos diferentes, admito que vc argumentou muito bem, parabéns!
Portanto, é imprescindível superar a atual realidade. Nesse viés, o Ministério da Educação deve conscientizar o corpo social, por meio de campanhas publicitárias nas diversas mídias e de palestras — ministradas por técnicos em informática,(3) docentes(4) e abertas ao público,(5) sobre o uso de novas tecnologias no ambiente escolar, a fim de melhorar o ensino brasileiro(6). Paralelamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve investir em “startups” que desenvolvam recursos tecnológicos para melhorar a educação. Desse modo, o Brasil facilitará o desejo natural por conhecimento que Aristóteles teorizara.
(3) aqui é um “e”
(4) aqui tem uma vírgula pra separar as orações
(5) no lugar da vírgula vc deve colocar um travessão
(6) essa proposta de intervenção tem os cinco elementos necessários
Comentários:
CI – 200 (apenas três desvios gramaticais)
CII – 200 (fala sobre o tema; o texto é dissertativo-argumentativo; seus repertórios são válidos, pertinentes e produtivos; tem uma tese)
CII – 200 (o projeto de texto apresentado na introdução é cumprido no desenvolvimento; além disso, não fui capaz de identificar nenhuma falha argumentativa ou ponto que precisou de mais detalhamento)
CIV – 200 (bom uso dos conectivos)
CV – 200 (tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!!!
See lessTexto de muita qualidade.
Boa sorte!!!!
Doação de Órgãos no Brasil e seus desafios
Lucas.mmmendes
Olá! Irei corrigir com base nos critérios do Enem Para Betinho(1), a sociedade civil só evoluirá ao se comprometer com a solidariedade, dentre outros aspectos. Entretanto, tal compromisso nem sempre é observado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado à morte encefálica quanto a ineficiente lLeia mais
Olá! Irei corrigir com base nos critérios do Enem
Para Betinho(1), a sociedade civil só evoluirá ao se comprometer com a solidariedade, dentre outros aspectos. Entretanto, tal compromisso nem sempre é observado no Brasil, onde tanto o preconceito relacionado à morte encefálica quanto a ineficiente legislação relacionada ao transplante de órgãos são obstáculos para a doação de organismos(4) do corpo humano. Assim, cabe discutir a problemática.
(1) especifique quem é Betinho
Diante desse cenário, é válido ressaltar o preconceito sobre a morte encefálica como fator do problema. Nesse sentido, Schopenhauer defendia que os limites do conhecimento de um homem determinam sua visão de mundo. Sob essa ótica, o pensamento do filósofo pode ser relacionado ao fato de alguns familiares, por não compreenderem a irreversibilidade da morte encefálica, optarem por não doar os órgãos de seus entes que se encontram nessa situação. Consequentemente, muitas vidas podem deixar de ser salvas e a fila para receber transplantes cresce. Logo, é preciso remediar essa visão errônea presente na sociedade brasileira.
Ademais, a legislação nacional representa outro empecilho para a questão, visto que ainda não existe um documento legal que possa ser deixado ainda em vida para comprovar o desejo de se tornar um doador de organismos(4). Tal empecilho vai contra o Estado,(2) idealizado por Durkheim, que garante o funcionamento correto da sociedade. Em decorrência disso, a autorização para tornar pacientes terminais em doadores fica a cargo das famílias, as quais nem sempre sabem sobre o desejo de doar dos mesmos(3). Por conseguinte, são necessárias ações do Poder Legislativo sobre a questão.
(2) retire essa vírgula, pois ela mudou totalmente o sentido de sua frase. Com essa vírgula, vc está dizendo que a idealização do Estado, de forma geral, foi feita por Durkheim, o que está errado, já que ele viveu entre os séculos XIX e XX e a existência do Estado vem de muito antes
(3) utilize mesmo apenas quando for uma comparação. Sugestão: substitua por desses
Portanto, é imprescindível superar esse quadro. Nesse viés, o Ministério da Educação, aliado ao Poder Legislativo, deve criar, respectivamente, a disciplina Doar Para a Vida e a Lei da Vontade Doadora. Essa nova disciplina deve ser obrigatória, por meio da inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ensino médio brasileiro, além de ser elaborada por médicos, biólogos e enfermeiros. Sua finalidade será fomentar a conscientização sobre quando o encéfalo morre e a importância da doação de organismos(4). Paralelamente, a nova lei deverá criar um documento legal para autorizar previamente a doação de órgãos daqueles que se encontram em casos clínicos terminais. Desse modo, será possível se aproximar da solidariedade que Betinho idealizara.
(4) pode ser ignorância minha, mas não tenho certeza se o uso da palavra organismos como sinônimo para órgãos é adequado
Notas:
CI – 200 (apenas 2 desvios gramaticais – (2) e (3))
CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; tem uma tese; tem repertórios válidos, pertinentes e produtivos; e não foge ou tangencia o tema)
CIII – 200 (a única observação é a (2), pois o uso dessa vírgula prejudicou a coerência de seu repertório)
CIV – 200 (não identifiquei nenhum desvio coesivo)
CV – 200 (uma das propostas de intervenção tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!!!
Espero ter ajudado de alguma forma.
See lessBoa sorte!!!
o lixo e a sociedade de consumo
Lucas.mmmendes
Olá! Corrigi com base no Enem. “O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável.Leia mais
Olá!
Corrigi com base no Enem.
“O mundo vai girando cada vez mais veloz, a gente espera do mundo e ele espera de nós um pouco mais de paciência”. Assim, baseado no trecho da canção de Lenine, infere-se que a sociedade de consumo prioriza o viés econômico em detrimento do desenvolvimento sustentável. Tal conjuntura culmina no perecimento do meio ambiente devido ao esgotamento dos recursos naturais e ao acúmulo de lixo.
Sob essa perspectiva, segundo o filósofo Theodor Adorno, a Indústria Cultural atua na massificação e na comercialização de interesses. Por conseguinte, o “Fetichismo da mercadoria” induz o indivíduo ao consumo de itens frívolos como pressupostos para o convívio e a aceitação social, em que se prioriza a lógica da novidade, em vez da lógica da necessidade. Nesse viés, há a “Obsolescência programada”, na qual a vida útil das mercadorias é reduzida com o objetivo de fomentar a aquisição de novos produtos, o que favorece o descarte dos objetos e o acúmulo de lixo.
Outrossim, no documentário “Oceano de plástico”, aplique(1) na plataforma Netflix, note-se(2) os impactos da intervenção antrópica no meio natural, visto que se tem a formação das “ilhas” de resíduos plásticos devido ao descarte inadimplente e ao descaso ambiental. Ademais, no Brasil, foi considerado(3) a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que pretendia acabar com os lixões a céu aberto. Contudo, esses ainda são realidade no território nacional e contribuem na disseminação de doenças, como a leptospirose e a dengue, nas enchentes, devido ao entupimento de bueiros, e na contaminação dos lençóis freáticos, causada pela infiltração do chorume no solo.
(1) disponível?
(2) nota-se?
(3) instituída?
Logo, é notória a interferência da sociedade de consumo no meio natural. Dessa forma, faz-se necessário a atuação do(4) Ministério(4) da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente, em conjunto com os(5) mecanismos de proteção ambiental, como a AIA (Avaliação de Impacto Ambiental), no fornecimento de saneamento básico à população e na efetivação das jurisdições previstas na PNRS. Tais ações podem ser consolidadas por intermédio da coleta seletiva do lixo,(6) de palestras que visem incentivar o consumo consciente e da construção de aterros sanitários(7). Assim, haverá uma maior seguridade ambiental e social e uma gestão efetiva dos resíduos sólidos no território nacional.
(4) dos Ministérios
(5) o adequado seria “por meio de mecanismos de proteção ambiental…”, já que a AIA é um estudo, isto é, um meio pelo qual a ação pode ser realizada.
(6) apague a vírgula e coloque um “e”
(7) a proposta de intervenção tem os cinco elementos
Notas:
CI – 160 (poucos desvios gramaticais)
CII – 200
CIII – 200
CIV – 200
CV – 200
Desculpe por qualquer equívoco.
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