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Feminismo no Brasil (Corrige com as competências do Enem)
Ariel_hsy
Competencia I: "No livro [...] Demonstra a violência" faltou um sujeito para a ação. Seria interessante adicionar a partícula apassivadora ( -se) para expressar um sujeito indeterminado. Em "[...]Conseguinte que, o Brasil.." Essa vírgula não precisava ter sido colocada. Em "[...]Nessa perspectiva doLeia mais
Competencia I: “No livro […] Demonstra a violência” faltou um sujeito para a ação. Seria interessante adicionar a partícula apassivadora ( -se) para expressar um sujeito indeterminado.
Em “[…]Conseguinte que, o Brasil..” Essa vírgula não precisava ter sido colocada.
Em “[…]Nessa perspectiva dois aspectos se fazem relevante, a..”. Faltou utilizar uma vírgula antes de “dois” e faltou a utilização dos dois pontos depois de “relevante”, pois houve a anunciação de algo.
No segundo parágrafo em “[…]Vale ressaltar que, a família..” novamente, a vírgula não entra depois dessa conjunção coordinativa.
Em “predominou pensamentos machistas”, há um problema por falta de concordância verbal. “Pensamentos machistas predominaram” seria mais adequado.
“[…]Contribuindo com o crescimento da desigualdades implicando na violência” faltou uma vírgula antecedendo o verbo.
No parágrafo seguinte, em “Leis de proteção às mulheres” faltou uma frase. (Crase é um tipo de contração prepositiva, basicamente, Artigo feminino (A) + Preposição essencial (A) = À)
No último parágrafo em “Os recursos da mídia e comunicação, devem” Houve um desvio por acentuação pois não deve-se separar sujeito de verbo.
Competência II: A compreensão temática foi boa. Contudo, senti um vazio muito grande na argumentação.. Não houve alusões históricos nem comprovação da argumentação. Sei que os fatos colocados na redação são verídicos. Concordo com eles. Mas é necessária comprovar seus argumentos com base em algo, ou, nesse caso, torna-se um texto predominantemente opinativo e expositivo.
Competência III: Não houve apresentação de um repertório sociocultural. Não houve alusões históricas claras, nem citações cinematográficas, nem literárias, nem nada. Essa competência requer a apresentação de um repertório. Pode ser música, filme, série, filósofo, qualquer tipo de repertório. Pois, dessa forma, você comprova possuir conhecimentos prévios sobre o assunto e também originalidade na argumentação.
Competência IV: A utilização dos conectivos textuais e recursos coesivos foi boa. Demonstra que você pesquisou a estrutura da redação, então continue praticando para desenvolver-se. O tamanho dos parágrafos ficou bastante curto. Isso não é necessariamente um problema, mas é bom se atentar ao desenvolvimento maior da redação como um todo.
Competência V: Ficou muito fraca. Não especificou-se os agentes interventores e, atribuir a conscientização à sociedade como alternativa de resolução dessa problemática é muito vago.
I – 80
See lessII – 80
III – 80
IV – 120
V – 120
Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças[ENEM]
Ariel_hsy
Competência I: No último parágrafo em "[...]A primeira vai trazer uma fiscalização maior pelos pais em casa e a segunda mostrar outras.." dá pra notar que o verbo "mostrar" está concordância com o verbo "ir", caracterizando uma locução verbal. Contudo, devido ao conceito do paralelismo sintático, seLeia mais
Competência I: No último parágrafo em “[…]A primeira vai trazer uma fiscalização maior pelos pais em casa e a segunda mostrar outras..” dá pra notar que o verbo “mostrar” está concordância com o verbo “ir”, caracterizando uma locução verbal. Contudo, devido ao conceito do paralelismo sintático, seria mais interessante reiterar o verbo “ir”, pois assim soaria mais fluída essa oração. Independentemente disso, o texto foi muito bem escrito e não possui desvios ortográficos nem de concordância.
Competência II: A compreensão temática está muito boa. Foi uma boa opção citar o sociólogo e o conceito estudado pelo mesmo.
Competência III: O repertório sociocultural foi razoável. A citação a dois pensadores e ao documentário da Netflix foram excelentes escolhas. Contudo, senti a falta de uma citação literária ou cinematográfica (para além do documentário). Essa competência cobra esse complemento a partir de diversas perspectivas.
Competência IV: o uso dos conectivos textuais no início dos parágrafos foi fraco.. Seria bacana utilizá-los com maior frequência e de forma mais diversificada. Quanto ao tamanho e espaçamento dos parágrafos, eles possuem similaridade. Isso é bom.
Competência V: a proposta de intervenção tá excelente.
I – 200
See lessII – 200
III – 160
IV – 120
V – 160
A inclusão do hábito de leitura entre os jovens
Ariel_hsy
Competência I: Em "[...]Era de suma importância, por isso, Platão.." era mais adequado encerrar a oração e iniciar outra depois de "Importância. No segundo parágrafo em "[...]Análise literária acadêmica, induz os jovens.." Houve um desvio de acentuação novamente pois não se deve separar verbo do sujLeia mais
Competência I: Em “[…]Era de suma importância, por isso, Platão..” era mais adequado encerrar a oração e iniciar outra depois de “Importância.
No segundo parágrafo em “[…]Análise literária acadêmica, induz os jovens..” Houve um desvio de acentuação novamente pois não se deve separar verbo do sujeito. Houve um erro também ao entrecortar o advérbio “onde” com vírgulas.
Competência II: A compreensão temática foi boa, mas senti que reteu-se muito à prática de estudo da literatura e também ficou muito no academicismo. Ler é algo que transcende o academicismo. Poderia-se ter falado mais sobre os processos para a inclusão de prática de leitura, como a alfabetização, uma vez que citou-se um prestigiado pedagogo e também foi falado sobre a sociedade rural. As vezes não é só falta de interesse em ler, pode ser também falta de oportunidade (Eu sei que isso foi citado no seu texto, só tô reiterando kkj)
Competência III: O repertório cultural, com base em dados estatísticos e fatos históricos foi muito bom, mas senti falta da citação de obras literárias ou cinematográficas. Assim seria até interessante a metassíntese argumentativa.
Competência IV: A estrutura textual bem como a utilização dos recursos coesivos foram bem aplicados.
Competência V: “Ministerio da educação.. E Cultura” faltou uma parte do nome do ministério. Quanto à obrigatoriedade do Ensino de disciplinas de literatura.. Isso já não ocorre? Senti um pouco vaga a proposta de intervenção de forma geral
I – 160
See lessII – 160
III – 120
IV – 120
V – 120
Os efeitos da supervalorização do trabalho na atualidade
Ariel_hsy
Competência I: No primeiro parágrafo poderia-se ter optado por utilizar vírgula ao invés de ponto final em "Haja vista". Não identifiquei nenhum outro desvio de gramática no texto. A redação foi muito bem escrita e revisada. Parabéns!! Competência II: a compreensão temática bem como a abordagem do tLeia mais
Competência I: No primeiro parágrafo poderia-se ter optado por utilizar vírgula ao invés de ponto final em “Haja vista”. Não identifiquei nenhum outro desvio de gramática no texto. A redação foi muito bem escrita e revisada. Parabéns!!
Competência II: a compreensão temática bem como a abordagem do tema em diversos aspectos foram amplas. Muito bom.
Competência III: O repertório sociocultural foi bom devido à citação ao filme e à OMS, mas senti um pouco a falta de uma frase de autoridade, ou, talvez, a citação de uma obra literária. Mas claro, nada disso é obrigatório. A apresentação do repertório foi boa.
Competência IV: quanto à utilização dos conectivos coesivos tá tudo bom. Apesar disso, notei que não há uma semelhança estrutural entre os parágrafos. Seria bacana tentar deixá-los com o tamanho o mais próximo possível.
Competência V: Neste aspecto senti que ficou vaga a proposta de intervenção porque responsabilizar as empresas privadas pela manutenção de suas práticas exploratórias a favor da saúde dos funcionários soa contraditório, uma vez que não há um monitoramento ou fiscalização adequados. Seria mais interessante fomentar a questão legislativa e de intervenção do Estado ou dos próprios trabalhadores.
I – 200
See lessII – 200
III – 160
IV – 120
V – 120
Caminhos para combatet a intolerância religiosa no Brasil
Ariel_hsy
Competência I: atente-se ao espaçamento das palavras após o uso da vírgula. No segundo parágrafo houve um desvio ortográfico, em "intrínseco". Ainda no segundo parágrafo houve um problema de concordância verbal em "grupos religioso". No último parágrafo separou-se o sujeito do verbo. Isso não pode aLeia mais
Competência I: atente-se ao espaçamento das palavras após o uso da vírgula.
No segundo parágrafo houve um desvio ortográfico, em “intrínseco”.
Ainda no segundo parágrafo houve um problema de concordância verbal em “grupos religioso”.
No último parágrafo separou-se o sujeito do verbo. Isso não pode acontecer!
Competência II: A compreensão temática foi razoável, mas acho que beirou o tangenciamento quanto à abordagem da individualidade humana. Falou-se muito sobre este aspecto e menos sobre a intolerância em si.
Competência III: O repertório sociocultural foi razoável pela citação a Bauman e à Constituição de 1988.
Competência IV: o texto teve problemas de espaçamento quanto aos parágrafos. Ficou dificil identificar onde um termina e o outro começa. Quanto às vírgulas, houve o mesmo problema. Contudo, a estrutura textual está muito boa.
Competência V: faltou-se especificar e detalhar os agentes de intervenção: Ok, influenciadores, mas em qual plataforma? Quais influenciadores? E, tendo em vista que foi dito no texto que o próprio governo negligência a questão da intolerância religiosa, é incoerente doer que o próprio governo trará mudanças neste quadro.
I – 120
II – 120
III – 120
IV – 80
V – 120
OBS: você escreve bem, mas atente-se à revisão textual, pois foi alguns erros de transcrição, acredito eu, que acabaram por prejudicar sua nota como um todo!
See lessDESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA
Ariel_hsy
Competência I: no primeiro parágrafo, poderia ter sido utilizado aspas em "1984" e "O grande irmão" pois faz-se duas citações. Também poderia ter-se reescrito a frase "mesmo com acesso a ela [informação], a maior parte dos brasileiros não.." como "A maior parte dos brasileiros QUE não possui acessoLeia mais
Competência I: no primeiro parágrafo, poderia ter sido utilizado aspas em “1984” e “O grande irmão” pois faz-se duas citações. Também poderia ter-se reescrito a frase “mesmo com acesso a ela [informação], a maior parte dos brasileiros não..” como “A maior parte dos brasileiros QUE não possui acesso à informação”, pois da outra forma soa colo se todos os brasileiros tivessem acesso à informação. Faltou uma virgula depois de “assim sendo”
No segundo parágrafo há um problema ortográfico: “societal”, deve ter sido na hora de passar para o site, mas ainda sim é importante se atentar
No último parágrafo é importante dizer que, atualmente, o MEC passou a ser Ministério da Cultura apenas. O novo órgão de educação é a Secretaria da Educação.
Obs: de modo geral, os erros de gramática foram simples e a redação foi muito bem escrita e pontuada. Parabéns!
Competência II: A compreensão temática foi absoluta. Muito bom!
Competência III: As referências e repertórios socioculturais foram exemplares também
Competência IV: A estrutura do texto preenche todos os requisitos.
Competência V: A proposta de intervenção está bem elaborada.
I – 120
II – 200
III – 200
IV – 200
V – 160
Sua nota seria algo em torno de 820- 920
See lessAnafalbetismo no Brasil
Ariel_hsy
1° parágrafo: está muito grande, há muitas idéias sendo apresentadas e não fica totalmente claro do que se vai argumentar na redação. 2° parágrafo: ficou muito expositivo e pouco argumentativo: novamente, que ideia você pretende defender? Houve um desvio de concordância e dois de ortografia. 3° paráLeia mais
1° parágrafo: está muito grande, há muitas idéias sendo apresentadas e não fica totalmente claro do que se vai argumentar na redação.
See less2° parágrafo: ficou muito expositivo e pouco argumentativo: novamente, que ideia você pretende defender? Houve um desvio de concordância e dois de ortografia.
3° parágrafo: é um bom parágrafo e possui argumentos consistentes.
4° parágrafo: a proposta de intervenção é boa, mas falta especificar de que maneira tais ações serão feitas.
I – 160
II – 160
III – 120
IV – 160
V – 160
Nota: 720