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A questão do idoso no Brasil
AriannyRusso
COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua. [ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente. [ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitárLeia mais
COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua.
[ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente.
[ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitária.
[ ] 80: Domínio insuficiente da modalidade escrita formal, com muitos desvios gramaticais OU estrutura sintática deficitária.
[ ] 120: Domínio mediano da modalidade escrita formal, com alguns desvios gramaticais E estrutura sintática regular.
[ ] 160: Bom domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais E boa estrutura sintática.
[x] 200: Excelente domínio da modalidade escrita formal. Estrutura sintática excelente (no máximo, UMA falha) E, no máximo, DOIS desvios.
COMPETÊNCIA 2: compreensão da proposta e aplicação das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do gênero Dissertação em prosa.
[ ] 40: Tangência ao tema, OU domínio precário do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 80: Abordagem do tema, mas com trechos de cópias dos textos motivadores E domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 120: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos PREVISÍVEIS, baseados nos textos motivadores E/OU com repertório não pertinente ao tema. Apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo.
[x] 160: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, com repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo. Apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 200: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, e com repertório cultural pertinente ao tema E com uso produtivo. Apresenta EXCELENTE domínio do texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA 3: seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido no texto.
[ ] 0: Apresentação de informações não relacionadas ao tema, sem defesa de um ponto de vista.
[ ] 40: Apresentação de informações POUCO relacionadas ao tema, OU abordagem completa do tema, mas sem direção.
[ ] 80: Falta projeto de texto. Informações relacionadas ao tema, mas desorganizadas ou limitadas aos argumentos dos textos motivadores, OU o texto apresenta contradição grave.
[ ] 120: Projeto de texto com MUITAS falhas E informações relacionadas ao tema, mas limitadas aos argumentos dos textos motivadores e POUCO organizadas em defesa da tese.
[ X ] 160: Projeto de texto com POUCAS falhas E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta indícios de autoria.
[ ] 200: Projeto de texto ESTRATÉGICO E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta AUTORIA no desenvolvimento temático.
COMPETÊNCIA 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
[ ] 0: Ausência de articulação entre as informações; períodos justapostos e desconexos.
[ ] 40: Articulação precária: rara presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos; excessivas repetições; elementos coesivos inadequados.
[ ] 80: Articulação insuficiente das partes do texto: muitas inadequações e repertório limitado de recursos coesivos; muitas repetições; elementos coesivos inadequados.
[ ] 120: Articulação mediana das partes do texto: repertório pouco diversificado de recursos coesivos e/ou algumas repetições e/ou algumas inadequações.
[x] 160: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; poucas repetições e/ou inadequações.
[ ] 200: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; raras ou ausentes repetições e sem inadequações.
COMPETÊNCIA 5: elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
[ ] 0: Ausência de proposta OU proposta não relacionada ao assunto OU que desrespeita os direitos humanos.
[ ] 40: Proposta de intervenção vaga, tangente ao tema, OU com apenas um elemento obrigatório e válido.
[ ] 80: Proposta de intervenção insuficiente: relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas dois elementos obrigatórios e válidos.
[ ] 120: Proposta de intervenção mediana: relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas três elementos obrigatórios e válidos.
[ ] 160: Proposta de intervenção BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas quatro elementos obrigatórios e válidos.
[x] 200: Proposta de intervenção MUITO BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com os cinco elementos obrigatórios e válidos.
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See lessAs queimadas e a preservação do meio ambiente
AriannyRusso
COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua. [ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente. [ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitárLeia mais
COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua.
[ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente.
[ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitária.
[ ] 80: Domínio insuficiente da modalidade escrita formal, com muitos desvios gramaticais OU estrutura sintática deficitária.
[ ] 120: Domínio mediano da modalidade escrita formal, com alguns desvios gramaticais E estrutura sintática regular.
[X] 160: Bom domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais E boa estrutura sintática.
[ ] 200: Excelente domínio da modalidade escrita formal. Estrutura sintática excelente (no máximo, UMA falha) E, no máximo, DOIS desvios.
COMPETÊNCIA 2: compreensão da proposta e aplicação das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do gênero Dissertação em prosa.
[ ] 40: Tangência ao tema, OU domínio precário do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 80: Abordagem do tema, mas com trechos de cópias dos textos motivadores E domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 120: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos PREVISÍVEIS, baseados nos textos motivadores E/OU com repertório não pertinente ao tema. Apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo.
[x] 160: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, com repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo. Apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo.
[ ] 200: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, e com repertório cultural pertinente ao tema E com uso produtivo. Apresenta EXCELENTE domínio do texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA 3: seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido no texto.
[ ] 0: Apresentação de informações não relacionadas ao tema, sem defesa de um ponto de vista.
[ ] 40: Apresentação de informações POUCO relacionadas ao tema, OU abordagem completa do tema, mas sem direção.
[ ] 80: Falta projeto de texto. Informações relacionadas ao tema, mas desorganizadas ou limitadas aos argumentos dos textos motivadores, OU o texto apresenta contradição grave.
[ ] 120: Projeto de texto com MUITAS falhas E informações relacionadas ao tema, mas limitadas aos argumentos dos textos motivadores e POUCO organizadas em defesa da tese.
[ X ] 160: Projeto de texto com POUCAS falhas E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta indícios de autoria.
[ ] 200: Projeto de texto ESTRATÉGICO E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta AUTORIA no desenvolvimento temático.
COMPETÊNCIA 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
[ ] 0: Ausência de articulação entre as informações; períodos justapostos e desconexos.
[ ] 40: Articulação precária: rara presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos; excessivas repetições; elementos coesivos inadequados.
[ ] 80: Articulação insuficiente das partes do texto: muitas inadequações e repertório limitado de recursos coesivos; muitas repetições; elementos coesivos inadequados.
[ ] 120: Articulação mediana das partes do texto: repertório pouco diversificado de recursos coesivos e/ou algumas repetições e/ou algumas inadequações.
[x] 160: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; poucas repetições e/ou inadequações.
[ ] 200: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; raras ou ausentes repetições e sem inadequações.
COMPETÊNCIA 5: elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
[ ] 0: Ausência de proposta OU proposta não relacionada ao assunto OU que desrespeita os direitos humanos.
[ ] 40: Proposta de intervenção vaga, tangente ao tema, OU com apenas um elemento obrigatório e válido.
[ ] 80: Proposta de intervenção insuficiente: relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas dois elementos obrigatórios e válidos.
[ ] 120: Proposta de intervenção mediana: relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas três elementos obrigatórios e válidos.
[ ] 160: Proposta de intervenção BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas quatro elementos obrigatórios e válidos.
[x] 200: Proposta de intervenção MUITO BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com os cinco elementos obrigatórios e válidos.
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