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tema; a educação como forma de mudança na sociedade brasileira
arhon
Competência 1 - 120 Alguns desvios gramáticais, soube expressar-se bem. Os desvios que achei foram: p.1 l.12 - Esqueceu da vírgula depois de Brasil, pois o termo citado é um aposto. p.3 l. 12 - O qual defende. p.3 l.14 - pobres, no plural. p.4 l.12 - a fim, separado. *Tome cuidado na hora de transcrLeia mais
Competência 1 – 120
See lessAlguns desvios gramáticais, soube expressar-se bem. Os desvios que achei foram:
p.1 l.12 – Esqueceu da vírgula depois de Brasil, pois o termo citado é um aposto.
p.3 l. 12 – O qual defende.
p.3 l.14 – pobres, no plural.
p.4 l.12 – a fim, separado.
*Tome cuidado na hora de transcrever o seu texto, pois, acho que muitos desses desvios foram erros de digitação!
Competência 2 – 160
Escreveu o texto com uma argumentação boa, bem embasada, mas eu senti que faltou autoria: Em poucos momentos consegui entender se você era a favor ou contra, mas mesmo assim, a argumentação está muito bem embasada em dados, com preposição e domínio da estrutura dissertativa-argumentativa.
Competência 3 – 200
Defendeu muito bem o ponto de vista com base em argumentos consistentes e em obras e fontes conhecidas. Isso é bom e muito produtivo, pois não adianta de nada citar “n” autores que não serão produtivos para o tema ou que o corretor não vai bater o olho e reconhecer.
Competência 4 – 160
Muitos recursos coesivos foram utilizados e foram muito produtivos para a construção do seu texto. Poucas inadequações nos recursos coesivos e repertório diversificado.
O único “problema” que eu achei foi um desvio de paralelismo sintático no 4° parágrafo, linha 8: Se você usou o verbo ‘promover’ nesse tempo verbal, adeque o ‘crie’ para ‘criar’, ou seja ‘promover-criar’ ou ‘promova-crie’.
Competência 5 – 160
Proposta de intervenção muito boa, porém, faltou detalhamento. Quanto mais detalhada, melhor. O governo deve criar uma plataforma online para ajudar os alunos que querem conciliar os estudos e o trabalho. O que essa plataforma vai fazer? Quem vai gerar conteúdo para essa plataforma? Qualquer aluno pode usar? Como isso vai ser feito?
No mais, a redação está muito boa e muito bem desenvolvida. Suas habilidades melhoraram muito, principalmente no quesito argumentação. Parabéns!!!
Nota final: 800
a exploração trabalhista no século 21
arhon
Competência 1 - 120 desvio do uso da vírgula no primeiro parágrafo, segunda linha. Não era necessário. desvio do uso da vírgula na 10a linha, terceiro parágrafo. Faltou vírgula depois de 'portanto'. carga horária está com desvio da norma padrão, escrito como "cargoraria". denúncias sem acento no últLeia mais
Competência 1 – 120
See lessdesvio do uso da vírgula no primeiro parágrafo, segunda linha. Não era necessário.
desvio do uso da vírgula na 10a linha, terceiro parágrafo. Faltou vírgula depois de ‘portanto’.
carga horária está com desvio da norma padrão, escrito como “cargoraria”.
denúncias sem acento no último parágrafo.
“que” está escrito duas vezes seguidas, também no último parágrafo.
No primeiro parágrafo tem “erro” de paralelismo sintático. (retrata-são ou retratava-eram).
Na quinta linha do terceiro parágrafo você começou uma frase com um “o que” e eu acho que ela era complemento da outra frase. Ficou sem nexo.
Como configuram mais de 3 erros de origens diferentes e, vários desvios : 120 pontos.
Competência 2 – 160
Acho que você soube dissertar muito bem sobre o tema, mas sinto que desviou um pouco da proposta e não resgatou-a conforme foi desenvolvendo o texto. Senti que cada parágrafo era um texto diferente e não me deu a sensação de estar lendo um texto homogêneo. Além do mais, você não fechou o texto, interligando a alusão da introdução com o final da conclusão. Acho que pecou um pouco nessa parte de planejar o texto.
Competência 3 – 160
Os argumentos são muito bem construídos e embasados em repertórios sócio-culturais legitimados, porém senti falta de autoria e personalidade ma argumentação.
Competência 4 – 160
Mecanismos muito bem utilizado, com poucas inadequações e recursos coesivos bem desenvolvidos.
Competência 5 – 120
Ficou bem vago o que você quer que seja feito. Eu li e parece que você jogou o problema de volta na mão do governo. E não é isso que eles querem que você faça. Eles querem que você resolva o problema, citando quem vai fazer, quando, onde, utilizando quais técnicas. A parte mebos produtiva do último parágrafo para mim foi: “implementando ações de controle a esse mal” que ações são essas??? Ficou genérico e vago.
Total: 720
acho que a redação em si está muito boa, bem construída, mas tem que cuidar para não repetir esses erros. Parabéns!!
* alguma dúvida é só mandar mensagem
**Todas essas informações estão disponíveis na cartilha de redação do INEP.
Equilíbrio Aristotélico
arhon
Competência I - 180 Períodos muito longos que atrapalham a fluidez na hora da leitura. Eu acho também que o verbo 'aplicar' (linha 10 do quarto parágrafo) ficou ilógico: campanhas não são aplicadas. Competência II - 200 Proposta compreendida de forma integral e com bom aproveitamento do tema para oLeia mais
Competência I – 180
See lessPeríodos muito longos que atrapalham a fluidez na hora da leitura. Eu acho também que o verbo ‘aplicar’ (linha 10 do quarto parágrafo) ficou ilógico: campanhas não são aplicadas.
Competência II – 200
Proposta compreendida de forma integral e com bom aproveitamento do tema para o desenvolvimento da redação
Competência III – 180
Fatos, argumentos e alusões foram muito bem selecionados, porém, não vi nenhum dado estatístico (não sei se haviam dados estatísticos nos textos motivadores) e acho que o fato social de Durkheim já é um argumento genérico.
Competência IV – 180
Aparato linguístico muito bem utilizado, conectivos bem desenvolvidos e conexão entre a alusão principal e a conclusão. A única parte que achei que ficou um pouco deficiente foi a conexão entre os parágrafos do texto; já que não havia nenhuma, ficou parecendo que eram de textos completamente diferentes.
Competência V – 120
Propostas vazias. Você citou o governo, mas o governo em parceria com qual órgão? Com qual ministério? Como agiriam? A qual resultado isso levaria? Essa parte do texto não precisa ser muito “pomposa”, apenas contar a sua proposta com muitos detalhes.
Nota final: 840
*Corrigido com base no manual de correção, disponível no site do INEP.
Favela ainda é senzala
arhon
Oi, boa noite. Vou corrigir por competências (o meu ver sobre o texto) e depois dou um parecer geral. Competência I - 180 Achei a norma culta da Língua Portuguesa muito bem aplicada ao texto, porém, na correção "de verdade" do ENEM, os corretores tiram pontos quando uma palavra não encaixa muito bemLeia mais
Oi, boa noite. Vou corrigir por competências (o meu ver sobre o texto) e depois dou um parecer geral.
See lessCompetência I – 180
Achei a norma culta da Língua Portuguesa muito bem aplicada ao texto, porém, na correção “de verdade” do ENEM, os corretores tiram pontos quando uma palavra não encaixa muito bem ao contexto ou não apresenta um significado que enriquece. Tais palavras podem deixar a leitura do texto um pouco maçante ou até mesmo confusa. No seu texto, achei a expressão ” (…) a fim de haver…”. Sinto que essa expressão utilizada poderia ser substituída por outra que não alterasse em nada o sentido, mas deixasse a leitura do texto mais fluida.
Competência II – 200
Acho que você demonstrou habilidade em compreender a proposta do tema e mostrou isso por meio de seu texto.
Competência III – 120
A coleta, seleção e interpretação dos dados referentes ao assunto foi feita de maneira muito precisa, porém, ao colocar todas essas no texto, sinto que você se perdeu um pouco e acabou colocando informações demais sem se aprofundar muito em nenhuma. Tomemos como exemplo o seu comentário referente ao livro de Renato Meirelles: foi um dado pouco desenvolvido e que agregou pouco valor final ao texto.
Competência IV – 180
Mecanismos linguísticos usados com eficiência, porém, senti falta de uma conclusão relacionada a alusão citada. Penso que a alusão ficou meio perdida e desconexa do texto como um todo.
Competência V – 200
Proposta de intervenção muito pertinente ao tema e muito bem trabalhada, levando em consideração a exposição dos órgãos responsáveis, como iria ser feito, etc.
Nota final: 880
* lembrando que esse é o meu parecer
Achei o texto muito bem escrito e desenvolvido. Parabéns!!
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
arhon
Vou falar o que eu acho a partir das competências e depois dou o meu parecer sobre o texto de forma integral. Competência I - 200 Achei um erro na colocação de vírgulas (entre severas e punindo, linhas 3,4), porém, continua no nível 5 do domínio da língua portuguesa. Acho importante ressaltar que éLeia mais
Vou falar o que eu acho a partir das competências e depois dou o meu parecer sobre o texto de forma integral.
See lessCompetência I – 200
Achei um erro na colocação de vírgulas (entre severas e punindo, linhas 3,4), porém, continua no nível 5 do domínio da língua portuguesa. Acho importante ressaltar que é válido tomar cuidado com períodos muito curtos e que não agregam em nada no textos, pois os mesmos podem ser avaliados como ‘desenvolvimento embrionário’ de uma idéia.
Competência II – 180
Penso que você compreendeu bem a proposta, entretanto, a abordagem da violência contra a mulher ficou apenas no campo físico e você não abriu espaço para abordar outros tipos menos recorrentes, como por exemplo a violência psicológica.
Competência III – 120
Não vi relação entre a alusão e a problemática citada. Os corretores considerariam essa parte como uma parte desconexa ao texto. É um conhecimento válido, porém sem conexão alguma com o tema abordado.
Competência IV – 120
Mecanismos linguísticos usados muito bem, porém senti falta de uma conexão de parágrafos no texto. Acho que os mesmos ficaram muito soltos e desconexos, principalmente a alusão em relação a conclusão. Em geral, é comum que a alusão se conecte com a conclusão e conclua-se o texto, como um ciclo.
Competência V – 120
Todas as propostas de intervençãosão muito interessantes, porém senti que você jogou muitas informações no texto e não se aprofundou de verdade em nenhuma. Vi uma mera citação a dois órgãos públicos, porém nada mais.
Sobre o texto em geral, achei muito bem escrito e desenvolvido, porém tente se atentar a esses pequenos detalhes. Corrigi com base no manual de instruções ao corretor de 2019, disponível no site do INEP.