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O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil
Antônio123
Olá, tudo bom? Segue aqui a minha correção de acordo com as competências. 1) COMPETÊNCIA 1: 200 * Não notei desvios gramaticais expressivos que fundamentem o desconto de pontos nesse competência. Você apresenta um ótimo domínio da norma culta e das construções sintáticas. Contudo, tenho algumas sugeLeia mais
Olá, tudo bom? Segue aqui a minha correção de acordo com as competências.
See less1) COMPETÊNCIA 1: 200
* Não notei desvios gramaticais expressivos que fundamentem o desconto de pontos nesse competência. Você apresenta um ótimo domínio da norma culta e das construções sintáticas. Contudo, tenho algumas sugestões a fazer:
— No segundo parágrafo, há o uso de expressões semelhantes que provocam um efeito de aliteração: “A PRIORI, é imperativo perceber que a PRIORIZAÇÃO (…) ” Mas isso é apenas uma consideração pessoal!
— Na conclusão, apresenta-se na primeira oração o uso repetido da preposição “DE”
“a necessidade DE efetivação DE políticas DE combate”.
2) COMPETÊNCIA 2: 200
* Sua redação possui uma boa estrutura.
* Você compreendeu corretamente o tema, pois você versou sobre os vários aspectos do problema central.
* Utilizou repertórios legitimados nas áreas do saber ( adorei a alusão ao poema do Oswald de Andrade, especificamente). Segundo a grade de correção do Enem, basta apenas um repertório pertinente, legitimado e produtivo, e você trouxe vários, o que expressou riqueza na sua redação.
3) COMPETÊNCIA 3: 200
* Possui um bom projeto de texto, com retomada do repertório e da tese na conclusão.
* Possui autoria, pois você utilizou algumas palavras com juízo de valor.
* Você desenvolve bem seu argumentos. Para mim, faltou um pouco mais de “reflexão/ julgamento” do tema . Mas isso é pessoal.
4) COMPETÊNCIA 4: 200
* A coesão e o uso adequado dos conectivos está ótima. Poderia ter colocado um conectivo antes de : “O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos” .
— Não use, jamais, o elemento coesivo: “Somente assim”. Pois ele é genérico.
5) COMPETÊNCIA 5 160
*A grade de correção do Enem exige apenas uma proposta de intervenção com os cinco elementos. Entretanto, após o uso do conectivo “Ademais” na sua conclusão, é notório o inícios de uma segunda proposta. Com isso, não consigo evidenciar o uso do detalhamento na sua redação.
— Não achei muito estruturado esse modo/meio que você colocou, mas considerei-o mesmo assim.
NOTA FINAL: 960
Espero ter ajudado!
Solidariedade em tempos de crise – Corrige que corrijo de volta
Antônio123
*Primeiramente não sou corretor profissional, e venho humildemente pontuar erros e acertos com base nas minhas experiências de escrita. * Vou corrigir a sua redação aos moldes do ENEM, ou seja vou encarar o tema "Solidariedade em tempos de crise" como um problema ( a falta dessa solidariedade, e a nLeia mais
*Primeiramente não sou corretor profissional, e venho humildemente pontuar erros e acertos com base nas minhas experiências de escrita.
See less* Vou corrigir a sua redação aos moldes do ENEM, ou seja vou encarar o tema “Solidariedade em tempos de crise” como um problema ( a falta dessa solidariedade, e a necessidade de se estabelece-la). Se você não fez nos moldes do ENEM me fale por favor!
CORREÇÃO:
1) Sua contextualização com o filme ” O poço” ficou muito boa, porém a problematização ficou um pouco rasa. Você utilizou apenas o individualismo como base do problema, e uma relação dicotômica óbvia que apenas frisa o individualismo, sem acrescentar algo a mais.
* Em retomadas catafóricas se usa “esta”, e dicotomia é substantivo feminino, logo ficaria esta dicotomia.
* “Análogo Á ficção”, precisaria de crase no “a”, o acento está errado.
* “cárceres que tomam par se mais recursos”- Não compreendi essa frase.
* Nesse trecho aqui : “cabendo discuti-la e propor medidas para mitigá-la” – Você está se referindo a dicotomia, que se baseia incisivamente no individualismo. Porém, o que deve ser combatido é o problema como um todo ( a falta de solidariedade em tempos de crise)
2) No desenvolvimento 1
* Nessa colocação “solidariedade é um agente”, ao meu ver ( posso estar errado) parece uma personificação da solidariedade. Para mim seria melhor colocar que ela é uma: “virtude” ( já que a mesma se encaixa nesta denotação).
* você fala da importância da solidariedade como ponto principal no parágrafo, e somente no final retrata que se deve coibir o individualismo ( nos moldes do ENEM, o ideal seria discorrer sobre uma conjectura que causa a falta da solidariedade em tempos de crise, como o individualismo supracitado, e somente no final colocar brevemente que a solidariedade é de importância vital .
* No mais, o parágrafo está bem escrito.
3) DESENVOLVIMENTO 2
* “coletividade como uma arma” – esta colocação destoa da objetividade e dá um ar apelativo ( que é bom, mas não dessa forma).
* Novamente no tópico frasal desse parágrafo, você continua com a temática do individualismo, apenas o veste de uma forma diferente ( anti-solidário, falta de coletividade).
* Essa alusão à Anthony Giddens está correta? Pois eu li um artigo falando sobre a teoria da estruturação que ele propôs, a qual diz que os conhecimentos pericias faz o homem sujeito reflexivo e atuante ( o que destoa de um individualismo, ou anti- coletivismo)
* Nesse caso da falta de coletividade, eu usaria o sociólogo alemão George Simmel( sobre o sentimento de reserva nas grandes cidades) ou usaria Bauman.
* nesse parágrafo aqui: “Desse modo, guiados pelo medo e pela IRRACIONALIDADE de épocas estagnadas, as ações são permeadas pela vontade de assegurar individualmente a integridade física e psicológica, fomentando a INDIFERENÇA” – Você já levanta argumentos diferentes do individualismo apenas, que são os que eu destaquei. Por que você não teceu seu parágrafo na indiferença ou na irracionalidade? Colocando no tópico frasal estas ideias e fazendo alusão a elas e não ao individualismo novamente? ( OBS: individualismo e indiferença são diferentes)
4) CONCLUSÃO
* Nessa frase: “Diante dos supracitados, portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática”. – Ou coloca diante dos FATOS supracitados ou coloca o Portanto.
* Nesse trecho “entrega do Estado como mediador do bem estar social” ( é justamente a teoria do contrato social, e o pensamento de Thomas Hobbes __ você poderia citar isso brevemente).
* Sua conclusão não tem o devido detalhamento.
ps: Com relação a vírgulas, coesão de frases, acho que está tudo ok.
*Não fico muito a vontade para dar nota, pois não sou corretor de verdade. Mas acho que na minha opinião seria dessa 780
A importância do desenvolvimento ético do cidadão para a diminuição da violência
Antônio123
* Ao ler a sua introdução, o tema me parece muito mais os conflitos existentes do que a falta de ética para diminuir a violência. E nesse caso você tangenciou um pouco "A importância do desenvolvimento ético...", é preciso se atentar as palavras chaves ( Importância, ética e violência)- você utilizoLeia mais
* Ao ler a sua introdução, o tema me parece muito mais os conflitos existentes do que a falta de ética para diminuir a violência. E nesse caso você tangenciou um pouco “A importância do desenvolvimento ético…”, é preciso se atentar as palavras chaves ( Importância, ética e violência)- você utilizou apenas a palavra ética. No que se refere a “atos inadequados”, você teria que deixar claro que se trata da violência. o texto dissertativo- argumentativo não trabalha com pressupostos e subentendidos.
See less1)Na introdução você utilizou um conectivo de forma errônea. “No entanto” serve para apresentar uma ideia oposta ao que foi supracitado. E nesse caso você apresentou a progressão da alusão feita na atualidade, logo deveria usar por exemplo “De maneira análoga”.
2) Uso de vírgulas de forma inadequada.
3) O argumento “é necessário analisar as ações da sociedade” fica muito genérico. O ideal é apresentar que ações são essas e como elas podem corroborar para progredir ou causar o problema.
4) No 1º parágrafo de desenvolvimento, você defende a “ilegitimidade da mentalidade das pessoas que vivem em uma sociedade”. Porém, continua sendo um argumento genérico. – O que é essa ilegitimidade de pensamento? o que seria um pensamento legítimo para destoa-lo do contrário?
5) Você escreveu o sobrenome do poeta de forma incorreta ( se escreve “Drummond”)
6) Erros de conexão ( coesão e coerência textual)
7)A conclusão está completamente fora do padrão de um texto dissertativo- argumentativo. o agente paliativo você colocou, mas cadê a proposta de intervenção? “campanhas pedagógicas” é completamente vago- que campanhas são essas? Como serão feitas? De que modo?
“por meio de palestras” – Quem ira realizar?
8) “evidencia-“se” que a violência “se” diminua” Erro de coesão/ colocação gramatical.
Com base nos erros apontados a nota:
C: 120
C: 120
C: 120
C: 80
C: 80
Total: 520
VIOLÊNCIA URBANA NO BRASIL
Antônio123
1) Na introdução você utilizou um verbo em 1º pessoa do plural "vivemos", e no texto dissertativo- argumentativo não se usa a primeira pessoa. Falta uma letra na palavra "população". 2)Utilize também conectivos mais elaborados no lugar de "porém" como ( Entretanto, no entanto, de maneira análoga) eLeia mais
1) Na introdução você utilizou um verbo em 1º pessoa do plural “vivemos”, e no texto dissertativo- argumentativo não se usa a primeira pessoa. Falta uma letra na palavra “população”.
See less2)Utilize também conectivos mais elaborados no lugar de “porém” como ( Entretanto, no entanto, de maneira análoga) e no lugar de “logo” ( Em suma, Por conseguinte ….).
3)Eu também trocaria a frase “tem tirado esse direito da população”, por ” se torna um empecilho à consolidação dos direitos”
4) Você não explicitou devidamente os argumentos a ser defendidos no texto, colocando apenas que deve-se “avaliar os fatores para que que favorecem esse tipo de ação nos meios urbanos”, mas que fatores são esses? Devia explicita-los para o debate argumentativo no desenvolvimento. Com relação ao argumento “mulheres e jovens negros” você conseguiu fazer essa relação.
5) No primeiro parágrafo, você defende a tese da “normalidade/banalização da violência” ao mesmo tempo que apresenta a violência contra a mulher- que você apresentou na introdução. Mas a banalização ligada a essa atitude você não apresentou, creio que esteja implícita nos fatores que devem ser analisados- que você supracitou na introdução ( mas isso está vago). Um texto desse gênero não deve trabalhar com Subentendidos e pressupostos.
6) Você escreveu “importânte” no 2º parágrafo (a palavra não tem acento circunflexo.)
7) No 3º parágrafo tem um erro de coesão ” a violência enfrentadas”- retire o “s”.
8) Novamente aparece um verbo em 1º pessoa do plural – “podemos” no 3º parágrafo
9) A palavra “problema” foi escrita incorretamente no 3º parágrafo ( mas nesse caso creio que foi erro de digitação, certo?)
10) Na conclusão houve erro com nome do Ministério. o certo é Ministério da “Justiça” e Segurança Pública
11) palavra “população” na Conclusão está faltando uma letra.
12) A proposta de intervenção da conclusão está muito subjetiva, sem nenhum detalhamento. É preciso propostas consistentes, explícitas, mostrando a forma como devem ser viabilizadas.
13) Você citou como agente o Ministério da “Justiça” e Segurança Pública, mas entre as propostas está a criação de “leis mais específicas e consistentes. Quem cria leis é o poder legislativo, o Ministério supracitado faz parte do poder executivo.
14) Quem investe em meios educacionais e de comunicação não é o Ministério da “Justiça” e Segurança Pública, e sim o MEC, a Secretaria de Cultura…..
15) A palavra “conscientizar” está incorreta no 4º parágrafo ( coloque o “s” antes do c)
16) Seu texto não tem estratégia de fechamento, está vago. O último parágrafo merece uma frase que retome o que foi dito garantindo a destituição do problema.
17) Tem muitas palavras repetidas no seu texto.
18) Poderia ter utilizado algum filósofo, pois nem sempre estarão disponíveis dados estatísticos como você citou na redação.
A nota que eu daria no geral: 620