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Saúde nutricional no Brasil em debate
Antônio123
**Multiplo de 20 que eu quis dizer, faltou o zero ao digitar. Sem necessidade essa refutação sua. Óbvio que todos sabem que as notas de cada competência não podem seguir essa denotação mensurada por você. No caso da nota 150 deveria ser 160 ( quando se atinge 80% da competência). ...................Leia mais
**Multiplo de 20 que eu quis dizer, faltou o zero ao digitar. Sem necessidade essa refutação sua. Óbvio que todos sabem que as notas de cada competência não podem seguir essa denotação mensurada por você. No caso da nota 150 deveria ser 160 ( quando se atinge 80% da competência).
See less………………………………………………………………
Saúde nutricional no Brasil em debate
Antônio123
Boa noite! Achei sua correção equivocada. A competência 2 avalia a estrutura, o projeto de texto, e a legitimidade do repertório, caso desconheça. Não acho nada que seja enpecilho aos 200 pts. Não existe dar a nota 150, tem que ser sempre multiplo de 2. A competencia 3 avalia a argumentação, e achoLeia mais
Boa noite! Achei sua correção equivocada. A competência 2 avalia a estrutura, o projeto de texto, e a legitimidade do repertório, caso desconheça. Não acho nada que seja enpecilho aos 200 pts. Não existe dar a nota 150, tem que ser sempre multiplo de 2. A competencia 3 avalia a argumentação, e acho que coloquei de forma objetiva sim. Você reclamou do vocabulário, as palavras difíceis são relativas e por acaso há alguma impedição no manual do corretor a respeito disso? A minha proposta de intervenção possui claramente os 5 elementos exigidos pela banca, os quais contabilizam 40 pontos cada um. Eu não usei a “conscientização” como ação da proposta, usei como ação à criação de uma campanha e ainda detalhei que seria com profissionais qualificados. Claramente seria 200 pontos. Eu só coloco minha redações aqui porque eu tenho dúvidas na competência 1 .
See lessO preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil
Antônio123
Olá, tudo bom? Segue aqui a minha correção de acordo com as competências. 1) COMPETÊNCIA 1: 200 * Não notei desvios gramaticais expressivos que fundamentem o desconto de pontos nesse competência. Você apresenta um ótimo domínio da norma culta e das construções sintáticas. Contudo, tenho algumas sugeLeia mais
Olá, tudo bom? Segue aqui a minha correção de acordo com as competências.
See less1) COMPETÊNCIA 1: 200
* Não notei desvios gramaticais expressivos que fundamentem o desconto de pontos nesse competência. Você apresenta um ótimo domínio da norma culta e das construções sintáticas. Contudo, tenho algumas sugestões a fazer:
— No segundo parágrafo, há o uso de expressões semelhantes que provocam um efeito de aliteração: “A PRIORI, é imperativo perceber que a PRIORIZAÇÃO (…) ” Mas isso é apenas uma consideração pessoal!
— Na conclusão, apresenta-se na primeira oração o uso repetido da preposição “DE”
“a necessidade DE efetivação DE políticas DE combate”.
2) COMPETÊNCIA 2: 200
* Sua redação possui uma boa estrutura.
* Você compreendeu corretamente o tema, pois você versou sobre os vários aspectos do problema central.
* Utilizou repertórios legitimados nas áreas do saber ( adorei a alusão ao poema do Oswald de Andrade, especificamente). Segundo a grade de correção do Enem, basta apenas um repertório pertinente, legitimado e produtivo, e você trouxe vários, o que expressou riqueza na sua redação.
3) COMPETÊNCIA 3: 200
* Possui um bom projeto de texto, com retomada do repertório e da tese na conclusão.
* Possui autoria, pois você utilizou algumas palavras com juízo de valor.
* Você desenvolve bem seu argumentos. Para mim, faltou um pouco mais de “reflexão/ julgamento” do tema . Mas isso é pessoal.
4) COMPETÊNCIA 4: 200
* A coesão e o uso adequado dos conectivos está ótima. Poderia ter colocado um conectivo antes de : “O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos” .
— Não use, jamais, o elemento coesivo: “Somente assim”. Pois ele é genérico.
5) COMPETÊNCIA 5 160
*A grade de correção do Enem exige apenas uma proposta de intervenção com os cinco elementos. Entretanto, após o uso do conectivo “Ademais” na sua conclusão, é notório o inícios de uma segunda proposta. Com isso, não consigo evidenciar o uso do detalhamento na sua redação.
— Não achei muito estruturado esse modo/meio que você colocou, mas considerei-o mesmo assim.
NOTA FINAL: 960
Espero ter ajudado!
Preconceitos infrentados pelos homossexuais na doação de sangue
Antônio123
1)INTRODUÇÃO * Você trouxe uma alusão que é pertinente ao tema, porém há erros de paralelismo nesse primeiro período do texto. Comece utilizando um recurso de concordância ( De acordo com, Consoante à), depois use vírgula antes do aposto e utilize a preposição "de" antes de homens homossexuais. FaltLeia mais
1)INTRODUÇÃO
See less* Você trouxe uma alusão que é pertinente ao tema, porém há erros de paralelismo nesse primeiro período do texto. Comece utilizando um recurso de concordância ( De acordo com, Consoante à), depois use vírgula antes do aposto e utilize a preposição “de” antes de homens homossexuais. Falta de crase, e do uso adequado de preposição ( de + substantivo feminino, vira “da”). Faltou problematizar um pouco mais o problema, e colocar os dois argumentos que irá defender no desenvolvimento ( 2 causas/ 2 consequências/ ou intercalar uma de cada). o parágrafo só tem parte A+B, faltou a parte C.
2) DESENVOLVIMENTO 1
* Seu tópico frasal não apresenta mecanismo de abertura ( Primeiramente, sob esse viés, Em primeiro Plano), além de presentes incorreções na concordância nominal, no uso de preposição. Não possui repertório sociocultural, apresenta escassez de conectivos, o argumento não é convincente, possui falhas de estrutura. Não há estratégia de fechamento com retomada ao tema, não há projeto de texto.
3) DESENVOLVIMENTO 2
* Apresenta as mesmas incorreções que o desenvolvimento 1. Nesse parágrafo houve um pequeno tangenciamento, ao abordar o preconceito com as mulheres que são casadas com bissexuais. O repertório sociocultural não foi bem colocado, haja vista que se situa no final do parágrafo, no qual a linha de argumento deveria abrir espaço para o fechamento, com uma retomada ao tema.
4) CONCLUSÃO
*Sua conclusão não está completa e possui erros gramaticais como os demais parágrafos. Uma boa conclusão deve seguir essa estrutura.
Frase inicial+ agente + ação+ meio+ finalidade+ detalhamento.
NOTA FINAL
C1: 80 – POR PRESENTAR MUITOS ERROS GRAMATICAIS
C2: 120 – APRESENTA APENAS 2 REPERTÓRIOS, SENDO AMBOS BEM MAL COLOCADOS.
C3: 80 – VOCÊ INTERPRETOU INFIMAMENTE FATOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
C4: 80 – ESCASSEZ NO USO DE CONECTIVOS, VÍRGULA E CRASE.
C5: 120 – ESTÁ INCOMPLETA A PROPOSTA.
NOTA FINAL: 480.
Maternidade e o Preconceito no Mercado de Trabalho
Antônio123
1) INTRODUÇÃO *"A escola literário" = erro de concordância nominal * "Romantismo" nesse contexto se escreve com letra maiúscula, por se tratar do nome da escola literária( substantivo próprio). * Erro de vírgula no primeiro período do texto. Logo após de "A escola literária do romantismo (...) vem uLeia mais
1) INTRODUÇÃO
See less*”A escola literário” = erro de concordância nominal
* “Romantismo” nesse contexto se escreve com letra maiúscula, por se tratar do nome da escola literária( substantivo próprio).
* Erro de vírgula no primeiro período do texto. Logo após de “A escola literária do romantismo (…) vem um detalhamento que funciona como um aposto, e o uso correto da vírgula seria depois do século e não da palavra “Europa”. Ficaria assim: “A escola literária do Romantismo, que surgiu na Europa em meados do século XVIII, é marcada pela idealização da mulher.
* O repertório não foi muito pertinente no problema em questão. Pois você propôs uma dicotomia temporal, na qual a mulher era idealizada e hoje é tratada com preconceitos no mercado de trabalho. Porém, a mulher na figura do idealismo masculino só denotava com ela era objetificada sentimentalmente no século XVII. Em momento nenhum a segunda fase do Romantismo ( Mal do século) falou da igualdade entre mulheres e homens, da ausência do preconceito.
2) DESENVOLVIMENTO
* Compreendeu a proposta da redação, teceu uma argumentação efetiva, porém não utilizou repertório sociocultural( dados estatísticos, livros, filmes, citações de filósofos e pensadores) para comprovar seu argumento, dar veracidade a ele e convencer o seu leitor( no caso o corretor do ENEM, cujo nível de exigência é máximo).
*”devido à regência” precisa da crase.
* O uso da expressão ” no hodierno” para substituir “na atualidade” foi desnecessário. Eu particularmente acho essa palavra muito arcaica.
*”devido à corrente” possui crase.
* poderia ter usado um aposto ao colocar o “movimento sufragista”, especificando um pouco mais e garantindo pontos na competência 3 ( repertório sociocultural).
3) CONCLUSÃO
* Sua conclusão possui agente e finalidade que são evidentes, e também um detalhamento mesmo que ínfimo. Porém o meio e ação se confundem , talvez faltasse o uso do conectivo ” por meio de” ou “através de” e também um pouco de detalhamento neles. O uso do “disponham de verbas governamentais para realizar campanhas”, particularmente me parece mais uma ação. Não está completa essa intervenção.
* Jamais use o “Somente assim”, pois transmite a ideia de limitação, que nenhuma outra medida é efetiva, somente a que você postulou.
NOTAS:
C: 160
C: 160
C: 120
C: 120
C: 120
NOTA FINAL: 680
Tema: A questão da evasão escolar no Brasil
Antônio123
Ola! Segue aqui a minha correção: 1) INTRODUÇÃO: * Repertório sociocultural bem contextualizado, e a estrutura do parágrafo está bem feita. * Não há a necessidade de colocar que o problema é "vigente na sociedade brasileira", pois você citou anteriormente: (...) "direito não é plenamente evidenciadoLeia mais
Ola! Segue aqui a minha correção:
See less1) INTRODUÇÃO:
* Repertório sociocultural bem contextualizado, e a estrutura do parágrafo está bem feita.
* Não há a necessidade de colocar que o problema é “vigente na sociedade brasileira”, pois você citou anteriormente: (…) “direito não é plenamente evidenciado no BRASIL CONTEMPORÂNEO” ( logo, é evidente uma colocação redundante)
* Não use a colocação “por conta da…”, pois essa destoa da norma culta padrão.
* Esse repertório : “necessidade de sustento de algumas famílias” ficou muito amplo, faltou lapida-lo para que o corretor/ leitor compreenda de forma efetiva a conjuntura. ( Pois de forma pressuposta, antes de ir para o desenvolvimento do seu texto fiquei pensando se essa argumento se baseava em alunos que saem do ambiente discente para trabalhar e ajudar a família, mas foi uma constatação minha/ pessoal, e somente ao ler o 1º parágrafo de desenvolvimento que vi que era realmente isso).
2) DESENVOLVIMENTO 1
* o tópico frasal ficou um pouco raso, ao contextualiza-lo com a série. Você utilizou o conectivo “Isso”, porém o seu tópico frasal é : (…) “virtude da necessidade financeira de algumas famílias”, mas embora isso esteja presente na série, o d1/ causa da evasão escolar é justamente indivíduos que não podem estudar pois precisam trabalhar para ajudar a família, logo, fica meio desconexo usar o “isso”, já que o tópico frasal não apresenta sistematicamente a vertente de causa. Você poderia apenas trocar o conectivo.
* Acho que perderia ponto de coesão ao utilizar, “Configurando, destarte, …”
* No mais, o parágrafo é impecável
3) DESENVOLVIMENTO 2
* Está muito bem escrito.
* Você usou novamente o “por conta …” na última frase. Não se adéqua à norma
culta padrão.
* Nesta última parte do parágrafo: “isto ocorrerá, pois, o mercado de trabalho atual se mostra exigente com relação à formação acadêmica e, sem ela, o mesmo incidente tenderá a ocorrer com os filhos dos indivíduos — por conta da falta de especialização dos pais”. ( Ocorreu um uso desconexo do “isto ocorrerá”, pois ele retoma a falta de consciência que leva à evasão escolar, porém você conecta uma ilustração de um panorama marcado por uma constatação futura, modulada incisivamente pela evasão escolar. Porém o uso do conectivo não ficou bom, pois com uso dele você está culpando a perspectiva levantada. E ela não é vertente de causa)
4) CONCLUSÃO
* Erro breve de digitação na primeira frase.
* Nesse trecho: “educar e preparar cidadão”, você deveria usar o artigo definido “o”, ou usar o: “os”, pluralizando o substantivo cidadão. Sem o uso do artigo, fica sem coesão, e ao utiliza-lo você dá ideia de proximidade, adequação, pois são “os cidadão do brasil”.
* retire o antes dessa frase: “assim como antes previsto pela ONU”, pois o corretor sabe que você está retomando à alusão feita na introdução, porém o uso da palavra antes dá a impressão que o direito fora previsto pela ONU, mas hoje não é mais.
* faltou um pouco de adequação às pontuações necessárias para construir os períodos.
* Mas a sua proposta de intervenção está muito boa e apresenta todos os 5 elementos pedidos, porém o “meio” ficou um pouco perdido, sendo confundido com o detalhamento.
* PONTUAÇÕES de cada competência ( de acordo com minha constatações).
C1: 180 ( uma média entre 200 e 160 . Eu não iria descontar 40 pontos apenas pela colocação do ” por conta”, mas 200 também não se adequaria)
C2: 180
C3: 180
C4: 160 ( pelo uso pouco adequado de alguns conectivos e palavras)
C5: 180
TOTAL: 880
espero ter ajudado, e se puder corrigir minhas próximas redações que irei enviar ficaria muito grato!
Solidariedade em tempos de crise – Corrige que corrijo de volta
Antônio123
*Primeiramente não sou corretor profissional, e venho humildemente pontuar erros e acertos com base nas minhas experiências de escrita. * Vou corrigir a sua redação aos moldes do ENEM, ou seja vou encarar o tema "Solidariedade em tempos de crise" como um problema ( a falta dessa solidariedade, e a nLeia mais
*Primeiramente não sou corretor profissional, e venho humildemente pontuar erros e acertos com base nas minhas experiências de escrita.
See less* Vou corrigir a sua redação aos moldes do ENEM, ou seja vou encarar o tema “Solidariedade em tempos de crise” como um problema ( a falta dessa solidariedade, e a necessidade de se estabelece-la). Se você não fez nos moldes do ENEM me fale por favor!
CORREÇÃO:
1) Sua contextualização com o filme ” O poço” ficou muito boa, porém a problematização ficou um pouco rasa. Você utilizou apenas o individualismo como base do problema, e uma relação dicotômica óbvia que apenas frisa o individualismo, sem acrescentar algo a mais.
* Em retomadas catafóricas se usa “esta”, e dicotomia é substantivo feminino, logo ficaria esta dicotomia.
* “Análogo Á ficção”, precisaria de crase no “a”, o acento está errado.
* “cárceres que tomam par se mais recursos”- Não compreendi essa frase.
* Nesse trecho aqui : “cabendo discuti-la e propor medidas para mitigá-la” – Você está se referindo a dicotomia, que se baseia incisivamente no individualismo. Porém, o que deve ser combatido é o problema como um todo ( a falta de solidariedade em tempos de crise)
2) No desenvolvimento 1
* Nessa colocação “solidariedade é um agente”, ao meu ver ( posso estar errado) parece uma personificação da solidariedade. Para mim seria melhor colocar que ela é uma: “virtude” ( já que a mesma se encaixa nesta denotação).
* você fala da importância da solidariedade como ponto principal no parágrafo, e somente no final retrata que se deve coibir o individualismo ( nos moldes do ENEM, o ideal seria discorrer sobre uma conjectura que causa a falta da solidariedade em tempos de crise, como o individualismo supracitado, e somente no final colocar brevemente que a solidariedade é de importância vital .
* No mais, o parágrafo está bem escrito.
3) DESENVOLVIMENTO 2
* “coletividade como uma arma” – esta colocação destoa da objetividade e dá um ar apelativo ( que é bom, mas não dessa forma).
* Novamente no tópico frasal desse parágrafo, você continua com a temática do individualismo, apenas o veste de uma forma diferente ( anti-solidário, falta de coletividade).
* Essa alusão à Anthony Giddens está correta? Pois eu li um artigo falando sobre a teoria da estruturação que ele propôs, a qual diz que os conhecimentos pericias faz o homem sujeito reflexivo e atuante ( o que destoa de um individualismo, ou anti- coletivismo)
* Nesse caso da falta de coletividade, eu usaria o sociólogo alemão George Simmel( sobre o sentimento de reserva nas grandes cidades) ou usaria Bauman.
* nesse parágrafo aqui: “Desse modo, guiados pelo medo e pela IRRACIONALIDADE de épocas estagnadas, as ações são permeadas pela vontade de assegurar individualmente a integridade física e psicológica, fomentando a INDIFERENÇA” – Você já levanta argumentos diferentes do individualismo apenas, que são os que eu destaquei. Por que você não teceu seu parágrafo na indiferença ou na irracionalidade? Colocando no tópico frasal estas ideias e fazendo alusão a elas e não ao individualismo novamente? ( OBS: individualismo e indiferença são diferentes)
4) CONCLUSÃO
* Nessa frase: “Diante dos supracitados, portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática”. – Ou coloca diante dos FATOS supracitados ou coloca o Portanto.
* Nesse trecho “entrega do Estado como mediador do bem estar social” ( é justamente a teoria do contrato social, e o pensamento de Thomas Hobbes __ você poderia citar isso brevemente).
* Sua conclusão não tem o devido detalhamento.
ps: Com relação a vírgulas, coesão de frases, acho que está tudo ok.
*Não fico muito a vontade para dar nota, pois não sou corretor de verdade. Mas acho que na minha opinião seria dessa 780
Preconceito linguístico no Brasil
Antônio123
1) Na introdução sua tese está bem construída. Há no entanto, erros de coesão e adequação á norma culta padrão. O primeiro, se encontra na frase ..."há muita diversidade linguística, o que resulta na zombaria de um cidadão para com o outro". De início, essa frase ficou mal colocada . Evidentemente,Leia mais
1) Na introdução sua tese está bem construída. Há no entanto, erros de coesão e adequação á norma culta padrão. O primeiro, se encontra na frase …”há muita diversidade linguística, o que resulta na zombaria de um cidadão para com o outro”. De início, essa frase ficou mal colocada . Evidentemente, o que resulta essa “zombaria”( eu trocaria essa palavra) não é a diversidade linguística em si, mas a falta de alteridade das pessoas e o etnocentrismo, que posteriormente você coloca. O segundo erro está no uso de “por conta da…”.Esta colocação destoa da linguagem culta, pois se trata de uma ligação informal. Nesta colocação …”estereótipos étnicos culturais”, deu certa ambiguidade. Os esteriótipos étnicos que são culturalizados pelas pessoas, ou você queria falar de esteriótipos da etnia e da cultura que são modulados pelo preconceito?. O uso da palavra “Colossal”, transcende o sentido de grande persuasão do etnocentrismo, pois aproxima-se de de um sentido hiperbólico ( que não é bom ao texto).
See less2) No 2º parágrafo: Uso de crase em (“sulistas às nordestinas”). Personagem é substantivo feminino, portanto “uma personagem”. Nesta colocação …”vai à cidade” não se usa a crase. Faltou engajar um pouco mais a argumentação nesse parágrafo, mas ficou bem coeso.
3) No 3º parágrafo: nessa frase … “hegemonia entre uma cultura à outra”, não se uso o “à” com crase. Como possui duas variáveis, use o “e” ( entre uma cultura e outra). uso de …”essa implicância” ficou desconexo, pois não sei qual é ( de forma pressuposta sim, mas o ideal é que você retorne á tese com uso de sinônimos). Falta-lhe repertório sociocultural nesse parágrafo, isto faz você perder ponto embora sua argumentação esteja muito boa.
4) Na conclusão, você apresenta os agentes paliativos, a finalidade de uma ação interventora, porém o modo se confunde com a ação proposta, e como você não detalha essa ação de forma eficaz, o corretor pode compreender que você não apresentou a proposta de intervenção que é a parte crucial do texto.
*OBS: Com a questão das vírgulas, eu nem me atentei muito, pois eu ainda tenho algumas dúvidas na sua colocação.
* As notas de acordo com minha correção
C: 160 = pelos pequenos erros evidenciados.
C: 120 = falta repertório sociocultural
C: 160 = embora se ligue a comp. 2, sua linha de interpretação e argumento foi bem feita.
C: 120 = erros de crase e coerência entram aqui
C: 120 = pela falta de uma ação interventora concreta, que é a parte crucial.
nota final: 680 ( minha opinião, talvez você ou alguém não concorde)
Espero ter te ajudado, e continue se dedicando sempre que esse ano vamos rumo ao 1000!
Abraços!
Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil
Antônio123
1) Sua introdução apresenta erros estruturais, como dificuldade de relacionar o tema adequadamente. Além disso, você não colocou os argumentos D1 e D2 na introdução. primeiro é necessário pensar porque "Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil" é um problema! E depois pensar em umaLeia mais
1) Sua introdução apresenta erros estruturais, como dificuldade de relacionar o tema adequadamente. Além disso, você não colocou os argumentos D1 e D2 na introdução. primeiro é necessário pensar porque “Os desafios do trabalho informal e a quarentena no Brasil” é um problema! E depois pensar em uma tese bem construída com palavras que denotam argumentação, projeto e marca textual. logo após colocar a relação de ( causa+causa, causa+conseqüência, consequência+consequência.)
See less2) Ainda na introdução há erros de concordância ( mistura de gerúndio, depois você já coloca o particípio). Erros com uso da vírgula e composição de todo o parágrafo em apenas 1 período. Também a escassez de conectivos.
* “ocasionando em infecções respiratórias”, está errado. Coloque apenas ” ocasionando infecções respiratórias”- embora não seja ideal colocar gerúndio, mas …
3) No desenvolvimento você tece argumentações óbvias, o que dificulta seguir de forma linear. O que eu quero dizer, é que não há repertório sociocultural, frases de pensadores, para sustentar seu argumento. logo, sua redação fica um texto raso, subjetivo. Embora tenha usado um dado do IBGE, isso não é suficiente. Muitos erros de coesão e coerência textual.
4) último parágrafo: erro de concordância em “Existe pessoas”. O certo é ( “existem”). Ausência de vírgula depois de “desse modo”. Sua proposta de intervenção está boa, porém falta aperfeiçoa-la um pouco.
*Nota de cada competência ( na minha opinião)
C: entre 80 e 120
C: 80
C: 120
C: 80
C: 160
Nota final: Em torno de 520 a 560
TABAGISMO: A LUTA DO GOVERNO CONTRA ESSE GRANDE MAL
Antônio123
*Sua introdução apresenta uma tese incompleta, pois você não colocou os argumentos a ser defendidos no desenvolvimento. É muito genérico se posicionar apenas com "empecilhos que dificultam a luta do governo contra esse grande mal" ( É preciso salientar que empecilhos são estes). * Porém, no desenvolLeia mais
*Sua introdução apresenta uma tese incompleta, pois você não colocou os argumentos a ser defendidos no desenvolvimento. É muito genérico se posicionar apenas com “empecilhos que dificultam a luta do governo contra esse grande mal” ( É preciso salientar que empecilhos são estes).
See less* Porém, no desenvolvimento do texto, eu consigo observar os dois argumentos que você deveria ter citado na introdução: “inexistência da lei” e “cultura herdada do período colonial”. isso é um problema grave de planejamento textual, e falta de conhecimento da estrutura do texto dissertativo- argumentativo, além de prejudicar a coerência da redação.
* No 1º parágrafo de desenvolvimento, o seu argumento “inexistência da lei”está pouco contextualizado( não apresenta informações que reforcem sua linha de raciocínio, como citações de filósofos, pensadores, dados estatísticos, livros, documentários). Então ficou uma argumentação pouco convincente. Além de não ter planejamento de texto adequado, que serve para todos os outros parágrafos. Um bom parágrafo tem ( tópico frasal, alusão, contextualização da alusão, e fechamento com marca de autoria).
* o 2º parágrafo de desenvolvimento está completamente ínfime. Sem nenhuma alusão para embasar ( idem ao parágrafo anterior).
* Alguns erros de coesão como a colocação do “afim” na conclusão ( se escreve separado quando expressa ideia de finalidade).
*Cuidado com vírgulas.
* Sua conclusão apresenta pouco detalhamento do projeto, e a frase que você usou (Afinal, como Marrie Currie disse: ” Não podemos esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos”) ficou um pouco desconexa do texto,pois você não propôs nenhuma medida que atuasse diretamente com os indivíduos ( tipo mudanças de mentalidade, ação e etc).
Nota final
C:120
C: 40
C:80
C; 120
C: 120
Total: 480