Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
camilaburity
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicaLeia mais
Problema da INTRODUÇÃO 1: no primeiro período, a escolha das palavras ficou meio confuso, colocaria assim “como também, DEVIDO as causas econômicas, políticas e religiosas”. E outro ponto desse primeiro período, quem está à procura de novos lugares? Ficou muito esquisito, causas econômicas, politicas e religiosas de que época?? Lembrem-se de SEMPRE colocar as informações no início, “Desde a década de noventa” deveria ter sido posto no primeiro período (seu texto ficou meio confuso)
Dica: Sempre após a conclusão de um período, ponha um conectivo, por exemplo: “Ademais, esses foram os principais fatores sucedidos…”
Problema INTRODUÇÃO 2: Suas teses não ficaram claras, ficou algo muito solto, eu particularmente deduzi que durante o seu texto você irá falar sobre “causas econômicas, políticas e religiosas”. Lembre-se que o corretor vai corrigir o seu texto em menos de 5 minutos, portanto, você precisa ser clara e objetiva. Além do mais, sua introdução ficou muito curta e sem muita informação.
Problema D1: No primeiro período, eu vi ausência de conectivos, ficou um período extremamente informativo, lembre-se que o texto precisa ser dissertativo, isto é, você precisa opinar de forma indireta.
Problema 2, D1: Nesse parágrafo, você não acrescentou muito, apenas jogou informações soltas, você precisa explicar, opinar. Se você citou a vinda da família real, você precisa dizer que influencia teve/tem nos dias atuais, lembre-se sempre de lincar. Fora que você não fechou o parágrafo.
Nesse segundo parágrafo você resolveu falar sobre a instabilidade social no Brasil, entretanto, essa não é a sua tese, se você pretende discutir sobre isso, ponha na introdução!! Eu não sei se o corretor iria levar em conta esse parágrafo, visto que ele não tem conexão com a introdução, entretanto, caso não penalizasse, eu achei até agora (não li a conclusão) o seu melhor parágrafo, você dissertou digamos assim. Mas as informações ainda estão um pouco jogadas.
Dica: LEMBRE-SE DOS TÓPICOS FRASAIS.
Ponto negativo da conclusão: Ficou muito longo a abertura da conclusão.
Problema da conclusão: Você falou (QUEM) vai resolver e o QUE SERÁ feito, entretanto, não disse COMO e nem a FINALIDADE.
C1: 160
See lessC2: 80-120
C3: 80-120
C4: 120
C5: 80
nota: 520-600
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
camilaburity
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também. “Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça. Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolLeia mais
Oie, serei direta (não estou sendo grossa), e outra sou estudante também.
“Mesmo após a construção do colegio carioca” informação desnecessária, não colocaria, ficou encheção de linguiça.
Problema 1: Suas teses não ficaram claras, na realidade eu vi apenas uma problemática que seria o fato das escolas não apresentarem intérpretes. Lembre, ou seu texto será “causa e consequência” ou você precisará apresentar dois problemas, e eles DEVEM ser citados na introdução, seja direta, deixe tudo o mais claro possível.
Sobre o D1: Não agregou em nada, você não colocou nenhuma informação útil, não sei se você tentou usar o site “biolibras” como forma de repertório, porém não seria considerado, pois ele não acrescenta NADA no parágrafo, você poderia muito bem dizer que o intérprete funciona como ponte e tals, sem mencionar o site. O D1 ficou desorganizado também, você deveria ter usado o último período no início, poderia até citar a constituição e tals, ficaria muito melhor.
D2: vi agora que você citou a declaração universal, mas você falou no d1, ficou bem bagunçado as ideias. O dado ficou solto, lembre de completar.
*o ideal são 7 linhas (introdução e conclusao) 8 linhas (desenvolvimentos) usufrua. Entretanto, lembre que é uma redação discursiva argumentativa, você precisa argumentar, pôr sua opinião de forma imparcial, apresentar dados ou agregar valor ao seu texto através de livros, séries, alusões histórias, ou citar filósofos e sociólogos. Dá uma lida no modelo de redação mil.
Conclusão: Bom, a sua conclusão aparentemente cumpriu tudo direitinho, mas o seu texto de modo geral ficou fraquinho, mas tenho crtz que você consegue melhorar, tem muito tempo pela frente.
C1: 120 (gramática)
See lessC2: 80 (repertório)
C3: 120 (conectivos)
C4: 80 (Organização do texto, de modo geral)
C5: 160-200 (conclusao)
Analfabetismo no Brasil
camilaburity
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras. D1: Ficou bom. D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto. Conclusao: ficLeia mais
Introdução: Interessante o que você citou e souber lincar, entretanto, não achei as teses claras.
See lessD1: Ficou bom.
D2: informativo, você simplesmente jogou um informaçao e nao acrescentou sua opinião, não disse NADA. Portanto, você perderia pontos devido a isso. Fora que ficou mt curto.
Conclusao: ficou incompleta.
Voce disse o “quem”
Voce disse “como” (modo)
Voce disse a finalidade (nao ficou mt boa, mas eu entendi)
Faltou o detalhamento, e o “o que”
Dica: use “a fim de” (finalidade) e “por meio de”(modo) ficará mais fácil do corretor ver que você cumpriu com todos os quesitos.
C1: 200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 160 (bom uso de repertório, entretanto no 2º parágrafo o texto ficou informativo…)
C3: 160 (pouco uso de conectivos)
C4: 120-160 (texto informativo… mal organizado, desenvolvimento curto…)
C5: 120 (faltou o que seria feito e o detalhamento)
O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira.
camilaburity
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes. Dica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução. D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parLeia mais
Introducao: Bom, fico informativo, e nao dissertativo. As teses não estão claras, na verdade nem estão evidentes.
See lessDica: Nao use dados assim, logo de cara na introdução.
D1: ficou muito curto, busque iniciar os parágrafos com conectivos. Não acrescentou nada, você só colocou um dado e finalizou o parágrafo, novamente informativo…
D2: você falou sobre o preconceito… Entretanto, na sua introdução voce nem menciona… Fora a coloquialidade do texto. PARÁGRAFO MUITO CURTO novamente.
Conclusao: Enorme… Enquanto você fez os desenvolvimentos minúsculos, a conclusão está gigante… Você tá arrumando soluções para problemas que nao foram mencionados.
Um ponto positivo foi que você fez uma retomada ao que ja tinha sido dito.
C1: 160-200 (nao vi erros gramaticais)
C2: 80-120 (uso de repertório fraco e o seu texto foi informativo e nao dissertativo…)
C3: 120 (pouco uso de conectivos)
C4: 80-120 (texto nada organizado)
C5: 80-120 (soluções para problemas que nem fora mencionados…) nao sei como o corretor iria pensar…
Nota: 560-680
estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
camilaburity
Caramba, eu gostei falando de modo geral. A introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais. Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “Leia mais
Caramba, eu gostei falando de modo geral.
See lessA introdução ficou perfeita, as teses claras. O D1 ficou muito extenso, e devido a isso você acabou não desenvolvendo muito o D2. Como a menina falou aí, houve tb alguns erros gramaticais.
Em relação a conclusão, te dou um dica de sempre usar “por meio de” “a fim de”, pois facilita do corretor achar se os 5 elementos estão presentes. Creio eu que o meio da tua redação seja os professores, mas ficaria mais visível se tu tivesse colocado “por meio de professores”… além disso, houve alguns erros gramaticais -a fim de- é separado. E como a menina disse, é importante você resolver os dois problemas, pq fica sem sentido você apontar dois problemas e apenas uma solução, exceto se a solução acabar servindo para ambos os problemas, não sei se o corretor irá enxergar essa tua conclusão como solução para os dois problemas, por parte pode até ser, mas é melhor nao apostar na sorte, portanto, na próxima vez poe duas soluçoes (nao é necessário desenvolver as duas, apenas uma). Mas enfim, cumpre os 5 quesitos.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4:160-200
C5:160-200
Nota: 880-960
Se você puder dá uma olhada na minha tb, ficarei grata❤️
“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Barbara Klaus
Oi Bia, tudo bem? vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? 1-Nos dias de hoje a maioria da população mundial tem acesso à internet. A evolução de tal ferramenta possibilitou uma facilidade e ganho de tempo e recursos no dia-a-dia, porém junto com tantas coisas boas, veio a repentina exposição doLeia mais
Oi Bia, tudo bem? vou corrigir sua redação por parágrafos, ok?
See less1-Nos dias de hoje a maioria da população mundial tem acesso à internet. A evolução de tal ferramenta possibilitou uma facilidade e ganho de tempo e recursos no dia-a-dia, porém junto com tantas coisas boas, veio a repentina exposição dos usuários das redes, o que gerou durante muito tempo críticas sobre a pouca privacidade que a internet oferece.
* Você deve evitar termos genéricos como “Nos dias de hoje”, “atualmente” “hoje em dia”, pois eles generalizam um fato que não necessariamente seja verdade. Além disso, é sempre bom incluir um repertório na sua introdução, pode ser uma citação, um argumento de alguma autoridade no assunto, uma contextualização histórica, etc…
2-A tecnologia atualmente, rompe a logística altruísta, já que prioriza o lucro gerado pela manipulação do usuário. Na atual sociedade não se é aprendido a questionar tais assuntos, e atitudes, como é o caso da internet e de suas manipulações, muitas vezes despercebidas por quem a usa. Nesses meios tão vastos, é mostrado para seus usuários aquilo que é conveniente ao capitalismo por exemplo propagandas de empresas, produtos, etc. manipulando as pessoas e levando-as a adquirir tais produtos. Tal situação contraria a filosofia de Kant que diz que a pessoa deve ser um fim para si mesmo e não um meio para alcançar seus interesses.
*Você precisa utilizar de conectivos para iniciar sua argumentação, caso contrário o texto falta na coesão e na coerência, os parágrafos ficam “soltos”, sabe? Notei alguns erros de acentuação também, principalmente no uso de virgulas. Novamente, apesar do uso da referência de autoridade, não é bom se utilizar de termos genéricos como “atualmente”. Além disso, você precisa justificar o uso dessa citação, explicar por qual motivo ela se encaixa no contexto do problema que você apresentou na redação.
3-Ademais, atualmente os jovens, por mais que vivam em um mundo em que a internet seja dominante em suas vidas, não se é aprendido sobre tal manipulação e muito menos o que é certo e errado nesse quesito da internet, e sem saber discernir corretamente quais informações pode ser publicada nas redes, ou se seu dispositivo é realmente seguro.
*Aqui nesse parágrafos existem alguns erros de concordância, você pode reescrever a frase dessa forma ” Ademais, embora os jovens vivam em um mundo em que a internet tornou-se dominante, eles não aprendem sobre a manipulação que ocorre nesse meio digital”. É apenas um exemplo, mas já é possível notar a melhora. Você não precisa de uma linguagem extremamente rebuscada para escrever a redação do enem, mas é fundamental manter a concordância. Também notei que você apenas apresentou um fato, não argumentou sobre ele, esse parágrafo ficou bem vago.
4-Torna-se evidente a necessidade de intervenção a começar pela escola, que deve ensinar as crianças e os jovens sobre a manipulação que se pode fazer através de seus dados, além disso deve conscientizar as demais pessoas, através de palestras, por meio da própria internet, etc.
*Sua proposta de intervenção está muito vazia. Você precisa indicar mais de um agente de solução, como vão atenuar o problema e de quê forma, detalhando a sua justificativa.*
Dificuldade do acesso dos jovens ao mercado de trabalho
Barbara Klaus
Olá, estarei corrigindo sua redação por parágrafos. 1-A juventude é considerado um processo de suma importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Acredita-se que a cada 10 jovens brasileiros, 9 fazem parte de um trabalho informal. A dificuldade de inserção destes ao mercado de trabalho formLeia mais
Olá, estarei corrigindo sua redação por parágrafos.
See less1-A juventude é considerado um processo de suma importância no desenvolvimento do conhecimento humano. Acredita-se que a cada 10 jovens brasileiros, 9 fazem parte de um trabalho informal. A dificuldade de inserção destes ao mercado de trabalho formal, deve-se à falta de experiência e qualificação do mesmo. Convêm analisarmos algumas causas decorrentes dessa problemática.
*Notei alguns errinhos de concordância. Você pode substituir “fazem parte de um trabalho informal” por “estão inseridos em algum meio de trabalho informal”. Além disso “do mesmo” não é um termo ideal para ser utilizado em um texto dissertativo. Outro erro que notei foi o uso de terceira pessoa em “analisarmos”, é só substituir por “analisar”.
2-Dessarte, percebe-se que a precarização educacional é um fator de extrema relação nestes dados. Tal fato, ocorre pela mínima influência familiar e do governo na educação. A DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos – oferece repúdio à todo e qualquer sistema de trabalho infantil, uma vez que a necessidade e a falta de oportunidades leva-os a migrar do meio estudantil ao meio de trabalho informal imaturamente.
3-Dessa maneira, esta deficiência na educação os impossibilita de integrar neste ambiente. Outrossim, as altas taxas de desemprego que alcançam cerca de 13 milhões de brasileiros também atuam acerca dessas pessoas. Segundo o pensador Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”, transcorrendo ao nosso contexto, estes seres que abandonam a base educacional muito cedo não desenvolvem capacidades para serem inseridos no mercado de trabalho.
* Aqui percebo que você não utilizou o conectivo ideal, ao meu ver. Dessarte é para se referir a algo que ja foi mencionado, usualmente não se usa no inicio de parágrafos. Além do mais, não encontrei muita ligação entre a sua citação e a problemática que você dissertou, especificamente no quesito aos déficits educacionais que você citou. É preciso detalhar tudo que você escreve. Apesar disso, gostei muito da referência!
O correto seria substituir “esta” por “essa”, já que você já teria citado a ideia.
4-Em resumo, cabe ao sindicatos de trabalhadores juntamente com prefeituras municipais, promover uma melhoria na condição do serviço social do proletariado, por meio de greves e manifestações. A fim de que haja uma comoção geral de empresas e órgãos estatais, para que com investimentos gerados pela verba excedente governamental, financiem a entrada destes sujeitos à cargos empresariais e à área estudantil, respectivamente.
*Apesar de não discordar do seu posicionamento, acredito que a sugestão de greves não seja adequada para utilizar em uma redação para o Enem. Ademais, não consegui relacionar como verbas excedentes podem atenuar a problemática. Novamente, faltou detalhamento. *
A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Barbara Klaus
Oi, tudo bem? Estarei fazendo a correção por parágrafos. 1-Em 1904, a cidade do Rio de Janeiro passa por um surto de doenças, dentre elas a peste bubônica e a varíola diante do caos o governo vigente decreta vacinação obrigatória. Contudo, a população sem nenhum tipo de conhecimento foi as ruas protLeia mais
Oi, tudo bem? Estarei fazendo a correção por parágrafos.
See less1-Em 1904, a cidade do Rio de Janeiro passa por um surto de doenças, dentre elas a peste bubônica e a varíola diante do caos o governo vigente decreta vacinação obrigatória. Contudo, a população sem nenhum tipo de conhecimento foi as ruas protestar contra o que ficou conhecido, como “Revolta da vacina”. No Brasil, problemas com relação a vacinação ainda se fazem persistentes por conta da falta de informação e notícias falsas lançadas pelo grupo anti-vacina.
*Notei alguns erros de concordância, como o uso inadequado do tempo verbal. O correto seria “passou”. Além disso, notei o uso indevido de virgulas. Falta um pouco de detalhamento na sua introdução .*
2-Em primeira análise, destaca-se a falta de informação sobre a importância da vacinação. Ao contrário do que muitos pensam as vacinas são substâncias que visam aumentar o nosso sistema imunológico, por meio da introdução de um antígeno enfraquecido ou inativo para que o corpo produza anticorpos e células de memória no organismo, afim de combater uma possível infecção.
Segundo dados do Ministério da Saúde a vacinação de crianças de até 1 ano está em queda no Brasil. Infelizmente , é visível que o acesso à informação não está bem distribuída principalmente em bairros pobres o que leva à morte de adultos idosos e crianças.
* Gostei da ideia em geral do parágrafo. Parabéns pelo uso correto do conectivo. Apesar disso, você precisa complementar a sua base de dados, é sempre bom. Que pesquisa foi essa? Quando e onde foi realizada? Qual a relação disso com a falta de informação? Novamente notei o uso incorreto e a ausência de virgulas. *
3-Em segundo plano temos as fake News que circulam em favorecimento do grupo anti-vacina, comunidade esta que até então se baseia em pesquisas falsas como ,por exemplo, que a vacinação pode aumentar os casos de autismo no país ,o que claramente não tem nenhuma comprovação médica. Como diz Platão “O importante não é viver, mas viver bem”, o filósofo traz em sua citação a importância da qualidade de vida que deveria ultrapassar a própria existência .Diante disso , é inadmissível que grupos de anti-vacina estejam ganhando força no país afetando o bem-estar e a vida.
* Não é ideal utilizar primeira pessoa. Substitua “temos” por “tem-se”. Novamente, você possui idéias boas, mas falta detalhamento. Melhore a ligação da citação de Platão com a temática do seu texto. *
4-Portanto, a importância da vacinação está ligada à preservação da vida de toda uma população. A mídia como propulsora de informação deve criar debates tanto nas redes sociais quanto na TV aberta ,por meio de programas ,entrevistas, depoimentos afim de ajudar o Ministério da Saúde a combater o grupo anti-vacina em prol do bem-estar de todos. Só assim, esse problema sairia desse percurso continuo.
* Você precisa diversificar seu vocabulário. O termo “vacinação” está muito repetitivo. Falta detalhamento, principalmente em relação á função do Ministério da Saúde. Além disso, você citou a problemática da distribuição desigual e do acesso das vacinas no teu primeiro argumento, e não citou nenhuma possível solução para esse problema na P.I*
Racismo
M.Alice
Boa tarde! Gostei muito do tema abordado, também muito da dissertativa. Diante do momento em que passamos, poderia ter colocado sobre o momento presente também, entre manifestação, a voz que o povo estão fazendo por injustiças. Deixando de lado essa parte, gostei do desenvolvimento do texto, tambémLeia mais
Boa tarde!
See lessGostei muito do tema abordado, também muito da dissertativa.
Diante do momento em que passamos, poderia ter colocado sobre o momento presente também, entre manifestação, a voz que o povo estão fazendo por injustiças. Deixando de lado essa parte, gostei do desenvolvimento do texto, também dos argumentos, referências.
Parabéns!!!!
REDACAO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO NO BRASIL
M.Alice
Boa tarde! Parabéns! Gostei muito da introdução, o texto também foi bem desenvolvido. Cada argumentação, pontos e conclusão foram muito bons. A linguagem também está ótima, tudo ficou bom, deu vontade de ler mais, é um texto que prende, que faz vc continuar. Também gostei do ponto em qua colocou fonLeia mais
Boa tarde!
See lessParabéns! Gostei muito da introdução, o texto também foi bem desenvolvido. Cada argumentação, pontos e conclusão foram muito bons. A linguagem também está ótima, tudo ficou bom, deu vontade de ler mais, é um texto que prende, que faz vc continuar.
Também gostei do ponto em qua colocou fontes. Somente se atende a pontuação, de resto está ótimo.