Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Cibercondria: a doença das redes sociais
David017
C1 - 80. Muitos erros gramaticais: "No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas inforLeia mais
C1 – 80. Muitos erros gramaticais:
See less“No livro de John Green (vírgula) “tartarugas até lá em baixo”, (a personagem) Aza (vírgula) motivada pela sua mente hipocondríaca (vírgula) acredita na letalidade até de pequenos gestos, como beijos. Com o avanço da internet e a facilidade de se obter vastas informações (vírgula) surgiu uma nova vertente para essa problemática: a cibercondria, que se caracteriza pela preocupação exagerada de se obter (em adquirir) alguma doença grave baseado em “consulta(s)” em ferramentas de pesquisa. O que se deve em grande parte a (crase) falta de equidade ao acesso a saúde e ainda o comodismo da população.”
“..recorrem primeiramente a internet ao se depara(r) com algum problema de saúde”. Em primeira instância, o sistema único de saúde (sus em maiúsculo) vigente no pais é precário e de difícil acesso, o que influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando (vírgula) assim (vírgula) outra problemática hodierna da nossa sociedade (dois pontos) a automedicação.
Segundo o escritor estadunidense Ralph Waldo (vírgula) “a maior riqueza é a saúde “. Em segunda instância o comodismo social (vírgula) aliado ao pensamento de que ”tem tudo na internet” e ainda a falta de tempo da maioria da população (vírgula) transformou a web..
Portanto, é mister que o Estado tome providências para mudar o cenário atual. Pra (para) isso, o Ministério da saúde deve elaborar um plano de combate a (crase) cibercondria no brasil, melhorando o atendimento em postos públicos e disponibilizando médicos especialistas para a população. (ponto incorreto) Além de (vírgula) junto com o ministério da educação (vírgula) promover palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o (importância do..) cuidado do (com) seu bem estar..”
C2 – 120
No primeiro parágrafo faltou informações que sustentassem o seu argumento. Invés de trazer o dado dos 26%, seria melhor trazer algo que mostre a precariedade do SUS, já que seu parágrafo fala disso. Seu terceiro parágrafo ficou bem controverso. O problema não é a preocupação exagerada com a saúde? Então como isso contraria a frase que você trouxe?
C3 – 120
Você expressa bem seus argumentos mas tem os problemas que falei na C2. E você não discorre sobre as consequências que a cibercondria pode fazer, como a automedicação por exemplo que você apenas citou. Tratar sobre a desinformação da população (causa da preocupação desnecessária) seria melhor.
C4 – 80
Você acabou colocando os conectivos no lugar errado. Coloque “em primeira instância” no início do parágrafo, e não depois. Comece sempre com uma introdução ao parágrafo e não com uma citação. Você fez isso no terceiro parágrafo também. Veja como ficaria melhor:
“Em primeira instância, é válido ressaltar que o sistema único de saúde (sus) vigente no pais é precário e de difícil acesso. Como disse Pitágoras: “Os números governam o mundo”. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo Google, “26% dos brasileiros recorrem primeiramente a internet ao se depara com algum problema de saúde”. Desse modo, a situação precária do SUS influencia uma parcela da sociedade que, sem condições de pagar por uma consulta particular, acabam por recorrer ao “Dr. Google” em casos de algum sintoma. Ampliando assim outra problemática hodierna da nossa sociedade a automedicação.”
Faltou mais uso de conectivos intraparágrafos (ex: desse modo, de fato, assim, nessa perspectiva, por consequência…)
C5 – 160
Sua primeira proposta foi boa mas acho que não tratou muito do tema, já que você fala de “palestras e campanhas em escolas e universidades sobre a importância com o cuidado do seu bem estar”; não achou muito genérico? A problema é que pessoas desinformadas acabam se automedicando sem necessidade e acham que já estão cuidando do bem-estar, então a proposta que trouxe não faz sentido. Falar sobre os prejuízos da auto-medicação e de confiar apenas na internet seria melhor.
Espero que tenha te ajudado, valeu!
Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo
David017
C1 - 180 "contemporânea, e (vírgula era pra estar aqui) certamente, um desses.." "a fim de conscientizar (a população) sobre os danos causados.." "elevado consumo e (vírgula) consequentemente, danos.." Alguns erros pontuais, mas você escreve bem. C2 - 160 Na introdução, deveria ter citado um trechoLeia mais
C1 – 180
See less“contemporânea, e (vírgula era pra estar aqui) certamente, um desses..”
“a fim de conscientizar (a população) sobre os danos causados..”
“elevado consumo e (vírgula) consequentemente, danos..”
Alguns erros pontuais, mas você escreve bem.
C2 – 160
Na introdução, deveria ter citado um trecho da música, ficou muito raso.
“uma sociedade consumista, que é agravada..” A sociedade é agravada? Ficou sem sentido, prefira: “… uma sociedade consumista, e essa situação agrava a produção de lixo…”
C3 – 120
No início dos seus parágrafos, evite escrever de forma tão direta. “Em primeiro ponto, a sociedade produz muito lixo.” , opte por “em primeiro ponto, é válido destacar que a sociedade…”
“danos ambientais que impactam diretamente nos ecossistemas brasileiros.” Que impactos são esses? Sempre tente detalhar seus argumentos.
Busque organizar seus argumentos estrategicamente, não coloque uma citação no final do parágrafo mas sim no início, assim todo o seu parágrafo vai ganhar força já de início.
“um desagrado social induzido por meio das propagandas..” Mas calma, não são as propagandas que desagradam, e sim a obsolência programada. Podia ter falado que a obsolência causa o desagrado social e então citado Bauman.
C5 – 120
Faltou detalhamento na conclusão. Você não apresentou solução pra obsolência, e não falou do objetivo das campanhas. Alertar a população vai produzir o que? E o lixo? Além disso, não termine a redação imediatamente após a proposta, coloque uma frase a mais. Por exemplo: “desse modo, a sociedade não será mais aquela citada por Bauman.”
Você escreve bem, só treinar mais esses aspectos.
Por favor, corrijam pra mim, preciso muito dessa correção, desde já agradeço. Gênero textual da redação: Carta de Solicitação.
David017
Olá! Achei que ficou ótimo, você seguiu muito bem a estrutura e seus argumentos foram convincentes. Mas notei alguns erros de gramática. Você acabou cortando muitos períodos: Reescrevendo: "Como uma cidadã de nossa cidade, e tendo em vista a preocupação com o descarte correto e reciclagem do lixo elLeia mais
Olá! Achei que ficou ótimo, você seguiu muito bem a estrutura e seus argumentos foram convincentes. Mas notei alguns erros de gramática. Você acabou cortando muitos períodos:
See lessReescrevendo: “Como uma cidadã de nossa cidade, e tendo em vista a preocupação com o descarte correto e reciclagem do lixo eletrônico, escrevo…”
“Tal projeto de lei, senhor, se bem executado (vírgula) reduziria a contaminação dos lençóis freáticos e (vírgula) por conseguinte, também…”
“devido a este motivo. (Desse modo), colaborando para um..”
“refere a (crase) reciclagem do lixo eletrônico, alguns estam (estão) em bom…”
“que precisam, (vírgula incorreta) mas não tem condições de comprar..”
“Desse modo (vírgula) esse projeto de lei traria..”
Uma coisa que observei, na parte “já que não teriamos mais problemas de saúde devido a este motivo.” Seria melhor colocar “haveria uma redução nos problemas de saúde devido a este motivo”, já que não tem como você acabar completamente com o problema, mas pode amenizá-lo.
Mas fora isso acho que seus argumentos foram ótimos. Valeu!
Violência policial contra negros no Brasil e no mundo
David017
C1 (competência 1) - 160 "O seu objetivo era...", prefira "seu objetivo era.." "combate do racismo.", o certo seria "combate ao racismo" "Justiça e Segurança Pública, (vírgula incorreta) criar projetos..." "Espera-se (vírgula) com essas medidas, libertar a população negra da discriminação racial, (vLeia mais
C1 (competência 1) – 160
See less“O seu objetivo era…”, prefira “seu objetivo era..”
“combate do racismo.”, o certo seria “combate ao racismo”
“Justiça e Segurança Pública, (vírgula incorreta) criar projetos…”
“Espera-se (vírgula) com essas medidas, libertar a população negra da discriminação racial, (vírgula incorreta) e ajudá-la a obter uma vida normal..”
C2 – 160
Você demonstra que possui repertório, mas quando citou os casos (João Pedro, no Brasil..) acho que devia ter pegado só um caso e explicado, não suponha que o leitor já conhece tudo, entende? Porque aí você discorreria sobre um assunto todo no seu terceiro parágrafo e não deixaria ele tão curto (a quantidade de linhas é avaliada)
C5 – 80
Aqui acho que você pecou.
Primeiramente, você não inovou, seu desenvolvimento 1 e 2 trataram do mesmo assunto, como se só estivesse repetindo o tema. Tente pensar em uma causa do problema ou uma consequência e reservar um parágrafo só pra isso.
Por exemplo, nesse tema você poderia deixar um parágrafo pra tratar do individualismo (não pensar no outro), como uma das causas do racismo, ou sobre a ignorância. Seria interessante explorar a herança histórica escravista do Brasil, que gera o racismo, que você simplesmente citou nos dois parágrafos, mas não aprofundou (não fique só no senso comum).
“Para ela, não existe democracia ou igualdade de direitos, tanto na área de trabalho quanto na questão que diz respeito à inserção social.” Aqui você generalizou; os negros possuem sim direitos e existe democracia pra eles, você deveria falar que essa democracia está deficiente pra eles ou algo assim.
” já eram cometidas como espelho do racismo desde a escravidão. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas),” Parece que simplesmente jogou o assunto da escravidão e depois partiu pra um dado da ONU; você tem que explicar qualquer argumento usado.
C4 – 180
“Contudo, vale ressaltar que o Brasil é um país em dívida histórica..” O conectivo ‘contudo’ foi usado incorretamente, pois significa oposição, como se você falasse ‘mas’.
Acho que fora isso você usou os conectivos muito bem.
C5 – 160
A proposta foi uma ótima ideia, mas faltou detalhamento. Que campanhas? Onde elas serão implantadas (pra quem)? Do que elas vão tratar?
Você está no caminho certo, basta treinar essas coisas que falei. Não sou corretor profissional mas espero ter ajudado com o que sei, valeu!