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Tema: Alternativas para desestruturar a presença da alienação parental nas famílias brasileiras
annalamendes
Olá Matheus, boa tarde! Gostei muito do seu texto, segue os padrões de uma redação do ENEM, os repertórios foram muito bem empregados e relacionados ao tema, a argumentação é consistente e o desenvolvimento muito bem produzido. Quero deixar um adendo em relação a proposta de intervenção: sua PI apreLeia mais
Olá Matheus, boa tarde!
Gostei muito do seu texto, segue os padrões de uma redação do ENEM, os repertórios foram muito bem empregados e relacionados ao tema, a argumentação é consistente e o desenvolvimento muito bem produzido. Quero deixar um adendo em relação a proposta de intervenção: sua PI apresenta os 5 pontos necessários (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade), mas duas coisas poderiam ser melhoradas. Ao invés de atribuir o governo federal como agente, use um órgão mais específico (ex: MEC, Ministério da Saúde, etc), e não use verbos como “aconselhe”, e sim aqueles que passem uma visão de obrigação, como “deve”.
Você escreve muito bem e seu texto está ótimo! Certeza que irá muito bem no ENEM.
Boa sorteee!!!
See less(ENEM) – A persistência da xenofobia na sociedade brasileira
annalamendes
Olá, boa tarde. Não sou expert em correções, mas vou avaliar segundo meus conhecimentos. C1: 120 pontos. Apresenta um domínio mediano da norma culta. O texto tem alguns erros de pontuação, principalmente falta de vírgula, e alguns erros de ortografia/acentuação, como o uso da palavra "veêm", que nãoLeia mais
Olá, boa tarde.
Não sou expert em correções, mas vou avaliar segundo meus conhecimentos.
C1: 120 pontos. Apresenta um domínio mediano da norma culta. O texto tem alguns erros de pontuação, principalmente falta de vírgula, e alguns erros de ortografia/acentuação, como o uso da palavra “veêm”, que não existe.
See lessC2: 160 pontos. O tema é compreendido em sua totalidade, sem tangenciamento, e apresenta bom domínio do tipo textual.
C3: 160 pontos. Apresenta argumentação autoral sobre o tema.
C4: 120 pontos. Articula as partes do texto, porém foram usados muito pouco conectivos.
C5: 120 pontos. A proposta de intervenção é dividida em 5 partes – cada uma valendo 40 pontos: agente, ação, finalidade, modo/meio e detalhamento. A sua apresenta agente, ação e o detalhamento.
Genocídio indígena
annalamendes
Olá, bom dia. Gostaria de destacar alguns pontos na escrita que podem ser melhorados: - Uso de vírgulas - Uso de conectivos (você usa muito pouco, e a C4 dedica uma parte de sua pontuação ao uso de mecanismos de coesão) Em relação à argumentação, também existem algumas falhas. Seus parágrafos de desLeia mais
Olá, bom dia. Gostaria de destacar alguns pontos na escrita que podem ser melhorados:
– Uso de vírgulas
– Uso de conectivos (você usa muito pouco, e a C4 dedica uma parte de sua pontuação ao uso de mecanismos de coesão)
Em relação à argumentação, também existem algumas falhas. Seus parágrafos de desenvolvimento não apresentam um repertório pertinente e legítimado, nem uma análise critica resultante do uso desses repertórios. Seu desenvolvimento é mais uma afirmação, algo dissertativo, do que uma argumentação.
See lessA homologação do uso do nome social nas redes educacionais.
annalamendes
Olá, boa noite! Não sou especialista em correções, mas gostaria de registrar algumas observações. -Iniciar o desenvolvimento com conectivos deixa seu texto mais interessante e ajuda a garantir pontos na competência 4, se não me engano. -O seu texto possui períodos muito longos. Tentar articular melhLeia mais
Olá, boa noite! Não sou especialista em correções, mas gostaria de registrar algumas observações.
See less-Iniciar o desenvolvimento com conectivos deixa seu texto mais interessante e ajuda a garantir pontos na competência 4, se não me engano.
-O seu texto possui períodos muito longos. Tentar articular melhor as ideias sem que isso aconteça.
_ Desenvolver melhor a proposta de intervenção (agente, ação, meio, finalidade, detalhamento) e iniciá-la com uma “frase de efeito” que introduza o paragráfo, ex: “Em suma, urge a necessidade de que uma medida eficaz seja tomada”.
-Mais clareza ao defender seu ponto de vista.
Tema: Os desafios do acesso igualitário ao saneamento básico no Brasil
annalamendes
Olá, não tenho muita experiência em correções, mas pontuar algumas coisas. Competência 1: não encontrei erros ortográficos, a gramática segue a norma culta da língua portuguesa. Vocabulário vasto e muito bem utilizado. Competência 2: o texto segue o formato dissertativo-argumentativo e há a presençaLeia mais
Olá, não tenho muita experiência em correções, mas pontuar algumas coisas.
Competência 1: não encontrei erros ortográficos, a gramática segue a norma culta da língua portuguesa. Vocabulário vasto e muito bem utilizado.
Competência 2: o texto segue o formato dissertativo-argumentativo e há a presença de diversas áreas do conhecimento legitimando os argumentos. Também fica claro o ponto de vista apresentado.
Competência 3: argumentos bem organizados, texto coeso e coerente. Repertórios muito bem utilizados.
Competência 4: arrasou no uso de conectivos. Texto bem articulado.
Competência 5: a proposta está relacionada ao tema, mas faltou melhorar o detalhamento. Uma dica importante é definir um agente interventor fugindo de generalizações (como usar “Governo federal”). Utilize algum órgão, secretaria, algo do tipo. Também faltou esclarecer mais como a proposta seria implantada.
See lessCyberstalking
annalamendes
A redação está muito bem estruturada, o texto dissertativo-argumentativo foi seguido a risca e os argumentos estão convincentes, além de abordar o tema proposta. Gostaria de fazer um adendo sobre o último parágrafo: você usou 3 diferentes propostas de intervenção, poderia utilizar uma principal e deLeia mais
A redação está muito bem estruturada, o texto dissertativo-argumentativo foi seguido a risca e os argumentos estão convincentes, além de abordar o tema proposta. Gostaria de fazer um adendo sobre o último parágrafo: você usou 3 diferentes propostas de intervenção, poderia utilizar uma principal e desenvolver mais, detalhar mais. Apenas a primeira proposta define um agente interventor especificado (Ministério da Segurança Pública), e também acho necessário explicar melhor como a ação será feita. Ademais, atenção a escrita, seu texto apresenta alguns erros de pontuação, acentos em palavras e a falta de letras maiúsculas em nomes próprios.
See lessAs novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas CORRIGIR MODELO ENEM POR FAVOR
annalamendes
Olá, vou tentar corrigir no modelo ENEM, mas não tenho muita experiência, okay? 200 Competência 1: 180 - demonstra dominío da norma culta da língua portuguesa. Único erro que consideraria foi citar o nome do jornal em letra minúscula. Não avaliei com 200, pois também não tenho um domínio total da líLeia mais
Olá, vou tentar corrigir no modelo ENEM, mas não tenho muita experiência, okay? 200
Competência 1: 180 – demonstra dominío da norma culta da língua portuguesa. Único erro que consideraria foi citar o nome do jornal em letra minúscula. Não avaliei com 200, pois também não tenho um domínio total da língua, mas seu vocabulário é vasto e a gramática está indo muito bem.
Competência 2: 180 – o texto está dentro do tema proposto e apresenta caractéristicas de um texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: 200 – os repertórios foram muito bem escolhidos e dialogam com o texto de uma forma excepcional, o uso de dados relativos a pandemia do covid 19 também foi certeiro. O ponto de vista defendido ficou claro através das ideias apresentadas no texto.
Competência 4: 200 – o texto está totalmente coeso, as ideias fluem com facilidade, não há repetição de palavras ou termos, conectivos e conjunções foram muito bem articulados.
Competência 5: 160 – a proposta está articulada ao texto e a discussão desenvolvida, mas faltou detalhar um pouco mais sua realização, como definir um agente interventor dentro do Governo (o MEC, STF, Ministério da Saúde…). Essa abrangência em citar apenas o governo pode tirar alguns pontinhos. No mais, a conclusão retoma ao que foi dito anteriormente e finalizou o texto muito bem.
See lessAs mulheres no esporte
annalamendes
Não vou fazer uma correção tão detalhada, pois outra pessoa já postou, mas gostaria de reforçar uns pontos: INTRODUÇÃO: atenção ao uso de vírgula!!!! Faltaram vírgulas em diversos lugares. D1: gostei bastante do desenvolvimento e do uso do filósofo como repertório! Só não usaria o pronome ""delas" nLeia mais
Não vou fazer uma correção tão detalhada, pois outra pessoa já postou, mas gostaria de reforçar uns pontos:
INTRODUÇÃO: atenção ao uso de vírgula!!!! Faltaram vírgulas em diversos lugares.
D1: gostei bastante do desenvolvimento e do uso do filósofo como repertório! Só não usaria o pronome “”delas” nessa situação, e sim algo como “como a falta de horários reservados em quadras,praças e locais esportivos para o uso da população feminina”.
D2: novamente, atenção ao uso de vígulas!!!!! Entretanto, o desenvolvimento está bom e o uso da Marta como repertório foi excepcional.
CONCLUSÃO: retomou o repertório anterior e colocou uma proposta coerente, mas, novamente ATENÇÃO AO USO DAS VÍRGULAS e ao uso de letras maiúsculas em nome de órgãos, como Ministério da saúde.
Não tenho propriedade pra fazer uma correção estilo ENEM, mas recomendo que você realmente estudo sobre o uso de vírgula, pois são erros fáceis de se consertar.
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