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As novas tecnologias voltadas ao ensino e aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas.
Anna.Clr
A série espanhola da Netflix, “Control Z”, traz em sua narrativa a perspectiva de jovens que têm dados pessoais vazados por um hacker misterioso do colégio. O enredo gera uma análise sobre a interação dos jovens com as atuais tecnologias e também acerca da pertinência da correlação delas à aprendizaLeia mais
A série espanhola da Netflix, “Control Z”, traz em sua narrativa a perspectiva de jovens que têm dados pessoais vazados por um hacker misterioso do colégio. O enredo gera uma análise sobre a interação dos jovens com as atuais tecnologias e também acerca da pertinência da correlação delas à aprendizagem. É fato que o montante de informações e ferramentas presentes na internet pode auxiliar o ensino e o aprendizado. Assim, considerando que as tecnologias podem sim auxiliar no aprendizado, cabe apontar os desafios da funcionalização desse meio no sistema educativo brasileiro: a ineficiência do setor educacional em sua implementação efetiva nas escolas públicas e a carência de um senso de responsabilidade por parte dos discentes no uso das redes.
See lessA princípio, é relevante destacar que não há uma efetiva aplicação das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na vida estudantil da rede pública. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), menos de um terço (29%) das escolas públicas brasileiras possui algum tipo de equipamento tecnológico para alunos acessarem a internet. Desse modo, os estudantes ficam limitados a aprender insumos que no futuro serão básicos para sua inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, programar, utilizar o pacote Office ou até mesmo editar vídeos já são, atualmente, fatores diferenciais para se desenvolver profissionalmente.
Outrossim, mesmo que haja uma introdução funcional das novas tecnologias, é vital que o corpo discente exerça responsabilidade sobre a utilização desses recursos. A pandemia da Covid-19 trouxe um exemplo assertivo disso, pois muitos estudantes relataram que o maior desafio era conseguir concentrar-se nas aulas com tantos distratores nos próprios aparelhos, consequência de aplicativos como YouTube, Instagram e jogos. Sob essa ótica, a desatenção influenciada pela internet acaba por afetar a capacidade de concentração e atenção, tendo como consequência prejuízo na aprendizagem e retenção de informações. Logo, é imprescindível que docentes saibam limitar o que realmente for necessário utilizar em sala de aula, para que os jovens não utilizem dispositivos tecnológicos irrelevantemente, podendo prejudicar a saúde mental.
Portanto, é urgente que o Ministério da Educação, em parceria com todas as escolas públicas, deve, por meio de um projeto de informatização das escolas, tornar obrigatório a presença de espaços com acesso a instrumentos de informática e TIC para o uso dos discentes. Além disso, poderia oferecer oficinas de educação tecnológica, nas quais seriam ensinados o correto manejo dos instrumentos tecnológicos, tanto no aspecto digital como na administração do tempo de estudo. Desse modo, o aprimoramento do sistema de ensino poderia trazer benefícios à sociedade brasileira.