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Combate ao fumo: autoritarismo ou dever do governo
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - Super válido você utilizar a série Peaky Blindes, mas deixou muito superficial a explicação, dê mais detalhes. - "...Blindes, que retrata a década..." essa vírgula não existe! a não ser que fosse escrito dessa forma, "... Blindes retratada, na década de 1970, ..." - ademais não cabe aLeia mais
1 PARÁGRAFO:
– Super válido você utilizar a série Peaky Blindes, mas deixou muito superficial a explicação, dê mais detalhes.
– “…Blindes, que retrata a década…” essa vírgula não existe! a não ser que fosse escrito dessa forma, “… Blindes retratada, na década de 1970, …”
– ademais não cabe aí (ademais= além disso), ou seja, não vai ter um sentido de oposição, e sim de continuação! ficaria melhor se fosse substituído por: porém, mas, contudo, todavia…
– Em contrapartida (é junto) e, também, não cabe muito aí! um Nesse sentido caberia aí, sem problema, pois criou um ideia de que a série e o problema são opostos.
– Você precisar definir a sua TESE, ou seja, o ponto de vista(o problema) o qual será discutido nos próximos parágrafos.
– você também não deixou claro seus argumentos, ou causas ou consequências que serão abordadas no desenv. 1 e no desenv. 2
2 PARÁGRAFO:
– depois de 1966 não tem VÍRGULA!
– “…prevê obrigatoriedade que as embalagens de cigarro contenham fotos e informações sobre o risco do tabagismo…” –> “…prevê a obrigatoriedade das embalagens de cigarro conterem fotos e informações sobre o risco do tabagismo. (teve erro de regência e concordância).
-“… A lei parece eficiente, porém, a OMS informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, está é ineficiente. –> “…Dessa forma, a lei parece eficiente, porém, a OMS ( Organização Mundial da Saúde), informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, esta é ineficiente. ( faltou um conectivo no começo do período para ter uma correlação entre eles, você não colocou o nome do órgão, por extenso, e esta é sem acento, nesse caso.
3 PARÁGRAFO:
– “… Segundo, a OMS,…” –> aqui deveria, mais uma vez, existir um conectivo, como:
“… Com isso, segunda a OMS…”
– Nesse parágrafo você deu uma superficial discutida de um ponto de vista, mas foi muito por cima e pouco detalhado!
4 PARÁGRAFO:
– o Ministério da Saúde é um órgão do Governo Federal, ou seja, falar dos dois se torna ambíguo(repetitivo), porque no fim são os mesmos agentes, escolha só um e siga!
– faltou o modo e o que será feito, especificamente, no 5 parágrafo é pedido 5 tópicos: quem vai fazer, o que vai fazer, como vai fazer, para que vai fazer e detalhamento. O que não tem, claramente, na sua redação.
– No geral, sua redação foi bem superficial e mais expositiva do que argumentativa, o que pede o ENEM, você, também, tangenciou o tema, não abordou nenhum argumento, basicamente, só jogou informações, mas não discutiu!
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Publicidade infantil proibida no Brasil
anecaroline2002
Você tem uma boa linha de raciocínio, mas falta desenvolver e seguir a estrutura pedida pelo ENEM! 1 PARÁGRAFO: - Você ter usado o ECA foi muito boa, porém você precisa explicar melhor essa lei e como ele se liga, diretamente, ao tema. - Quando for usar algum órgão na redação, utilize letras maiúscuLeia mais
Você tem uma boa linha de raciocínio, mas falta desenvolver e seguir a estrutura pedida pelo ENEM!
1 PARÁGRAFO:
– Você ter usado o ECA foi muito boa, porém você precisa explicar melhor essa lei e como ele se liga, diretamente, ao tema.
– Quando for usar algum órgão na redação, utilize letras maiúsculas nas siglas e no começo de cada palavra escrita por extenso e ou o nome, por extenso, ou a sigla deve vir entre parênteses.
– “… a criança como…” –> ” a criança, como…” (tem que colocar a vírgulas antes do como)
– Na sua redação, não possui uma TESE, o que é de, suma importância, para esse gênero textual.
– TODAS os temas do Enem são problemas, ou seja, você precisa ler o tema e entender qual o problema e deixá-lo destacado na introdução e é a partir dele que você vai achar seus argumentos e discuti-los ao longo do texto.
– Falta os argumentos na sua redação, ou seja, as causas, as consequências, isso fica ao seu gosto, escolha dois (ou duas causas ou duas consequências ou uma causa e uma consequência) e aborde cada um em cada parágrafo de desenvolvimento, geralmente, o 2 e o 3.
2 PARÁGRAFO:
– Os seus parágrafos estão muito curtos e pouco discutidos, faça a divisão em 4 parágrafos! (1-introdução –> 2- D1( causa 1) –> 3- D2( causa 2) –> 4- Proposta de intervenção.
– ” diriginda” NÃO EXISTE! –> ” dirigida”(correto)
– “… superior tribunal federal…” –> ” … Superior Tribunal Federal (STF)… “(correto)- letra maiúscula.
– A sua escolha de referência não foi produtiva, já que não ficou claro o que você quis dizer com ela e não teve interligação com um argumento, uma vez que você não selecionou nenhum.
3 PARÁGRAFO:
– “… marcas se aproveita da falta de maturidade…” –> “… se aproveitam da falta de maturidade…”
– “…apresentar, com uso de personagens e de outros recursos para conseguir a venda de seus produtos…” –> “… falta de maturidade do público para garantir a venda de seus produtos, por meio do uso de personagens e de outros recursos…” (essa foi minha sugestão de reescrita dessa oração!), mas busque reescrevê-la, pois está confusa e desconexa.
-“… Além de trazer problemas para a família com as crianças e os adolescentes como a violência e principalmente na saúde, a organização Mundial de Saúde defende o fim da publicidade devido a sua correlação com a obesidade infantil…” –>[ “… Além de trazer problemas para a família com as crianças e os adolescentes(,) como a violência e(,) principalmente(,) na saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS)(,) defende o fim da publicidade devido a sua correlação com a obesidade infantil..”]. (Minha sugestão de reescrita)
– Falta mais uma vez um argumento e uma argumentação sólida, um uso produtivo da analogia.
– Procure utilizar sinônimos, percebi a repetição de algumas palavras, como publicidade, criança e proibido.
5 PARÁGRAFO:
– Nesse parágrafo você vai sugerir uma solução para o problema que foi abordado lá na introdução e para garantir 200 pontos nessa competência, é necessário que haja: um agente(quem vai resolver o problema), uma ação( o que vai ser feito), um modo( como vai ser feito), um efeito( para que vai ser usado essa ação, especificamente) e por ser escolhido um dos tópicos citados (quem, o que…) e detalhar um deles.
– Você citou duas ações sem detalhamento, o que deixou vago, e deu um pequeno sinal de uma finalidade, todavia, mais uma vez sem uma discussão.
– Ficou evidente, também, ao longo do seu texto um escassez de conectivos, o quais servem para interligar os parágrafos e orações e, assim criar um raciocínio linear e compreensível da sua argumentação, como portanto, contudo, todavia, dessa forma, dessa maneira, mas, porém, os quais são avaliados na competência 4 de correção das redações ENEM.
NOTA:
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PS: A nota foi baixa sim, mas acredito que você tenha muito potencial para visualizar os erros e não cometê-los mais! #vemmilzão
A persistência do trabalho escravo na sociedade moderna.
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - TÁ PERFEITO!! - ÓTIMA ALUSÃO AS SOCIEDADES CLÁSSICAS, POSSUI TESE QUE NÃO FICA NO SENSO COMUM, E EXPOSIÇÃO BREVE DO SERÁ ARGUMENTADO! 2 PARÁGRAFO: - SUSBTIUA FRASE, POR TRECHO DO POEMA! CABE MELHOR E DÊ MAI DETALHES DO AUTOR, COMO A FASE LITERÁRIA E A ÉPOCA. - CORRELACIONE MELHOR O TELeia mais
1 PARÁGRAFO:
– TÁ PERFEITO!!
– ÓTIMA ALUSÃO AS SOCIEDADES CLÁSSICAS, POSSUI TESE QUE NÃO FICA NO SENSO COMUM, E EXPOSIÇÃO BREVE DO SERÁ ARGUMENTADO!
2 PARÁGRAFO:
– SUSBTIUA FRASE, POR TRECHO DO POEMA! CABE MELHOR E DÊ MAI DETALHES DO AUTOR, COMO A FASE LITERÁRIA E A ÉPOCA.
– CORRELACIONE MELHOR O TEMA, O ARGUMENTO E O O TRECHO DO POEMA, FICOU MEIO VAGO!
– NÃO ESSA ARGUMENTAÇÃO DA CRISE ECONÔMICA COM O TRABALHO ESCRAVO.
– “…NOS( NÃO TEM ACENTO) VALORES…”
– O TRECHO DO POEMA DEVE FICAR ENTRE VÍRGULAS.
3 PARÁGRAFO:
– “…DESVALORIZAÇÃO (DO) SER HUMANO…”
– “… CONSEQUÊNCIA PRESENTE…” FICOU ESTRANHO! REFORMULE!
-“… FEDERAL BRASILEIRA(,)…”
– MAIS UMA VEZ NÃO FOI BEM CORRELACIONADO COM O TEMA
OBS: NOS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO, FALTOU MAIS DETALHAMENTO, CORRELAÇÃO E DADOS
TEVE FUGA AO TEMA TAMBÉM!
5 PARÁGRAFO;
– GOVERNO DO ESTADO FICA REDUNDANTE, POIS GOVERNO E ESTADO SÃO A MESMA COISA!
– FALTOU SÓ MAIS DETALHAMENTO EM COMO ACONTECERIA NA PRÁTICA!
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Desafios da cultura do cancelamento
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - GOSTEI DE VOCÊ TER CITADO "BLACK MIRROR" ! - ACHO QUE VOCÊ DEVERIA REFORMULAR O PERÍDO EM QUE É EXPLICADO O EPISÓDIO. EX: "... NETFLIX, EM UM DOS SEUS EPISÓDIOS O USO DAS REDES SOCIAIS É ABORDADO DE MANEIRA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SEJAM BASEADAS NA POPULARIDADE NA INTERNET..." -Leia mais
1 PARÁGRAFO:
– GOSTEI DE VOCÊ TER CITADO “BLACK MIRROR” !
– ACHO QUE VOCÊ DEVERIA REFORMULAR O PERÍDO EM QUE É EXPLICADO O EPISÓDIO.
EX: “… NETFLIX, EM UM DOS SEUS EPISÓDIOS O USO DAS REDES SOCIAIS É ABORDADO DE MANEIRA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SEJAM BASEADAS NA POPULARIDADE NA INTERNET…”
– O “TANGENCIALMENTE A ISSO” NÃO CABE MUITO BEM, PODE SER SUBSTITUÍDO POR: COM ISSO, DESSA FORMA, SOB ESSE VIÉS…
– TEM TESE!
– O ARGUMENTOS NÃO FORAM EXPOSTOS, MAS NÃO TEM PROBLEMA! POIS NÃO É UM ERRO, PORÉM ALGUNS CORRETORES SE PREENDEM A ISSO E PODE DÁ UMA LEVE PREJUDICADA NA SUA NOTA!
2 PARÁGRAFO:
– O “DITO ISSO” PODE SER SUBSTITUÍDO POR: EM PRIMEIRA ANÁLISE, À PRIORI…
– O USO DA DEFINIÇÃO FOI BOM!
-“… SÍMBOLOS, (OS QUAIS OS SERES HUMANOS ADEREM SIGNIFICADOS), TORNANDO-SE UM HÁBITO…”
– VOCÊ CITOU DESAFIOS, MAS QUAIS DESAFIOS ?
– “…REDES SOCIAIS(,) OS PERFIS SE UNEM A PONTO…”
– ESSE MESMO PERÍODO PRECISA SER REFORMULADO, POIS NÃO BEM EXPLICADO E ESTÁ UM POUCO CONFUSO!
– COMO E PORQUE OCORRE ESSE USO IRRESPONSÁVEL ?
3 PARÁGRAFO:
– FUGIU DO TEMA, NÃO TEVE RELAÇÃO!
– “…USA…” –> “…USO..”
– NÃO ESSA VÍRGULA ENTRE INTERNET E MASCARA.
– “…COMETER ERROS…”
-“… ATIVOS NAS REDES SOCIAIS(,)…”
OBS: NOS 3 PARÁGRAFOS FICOU FALTANTO UM REPERTÓRIO SÓCIO-CULTURAL, COMO DADOS HISTÓRICOS, ESTATÍSTICOS, EXEMPLOS…
4 PARÁGRAFO:
– O “…CONTUDO…” NÃO CABE NO COMEÇO DO PARÁGRAFO DE INTERVENÇÃO, UTILIZE O PORTANTO.
– “…(SEJA) ENTREGUE A (SEM CRASE) CÂMARA DOS DEPUTADOS…”
– A PROPOSTA SÓ POSSUI 2 ELEMENTOS DOS CINCO QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA! ( QUEM VAI FAZER, O QUE, COMO, PARA QUE E DETALHAMENTO)
– SUA PROPOSTA SE RESUMI AO SENSO COMUM!
– NÃO USE CONSCIENTIZAÇÃO COMO AÇÃO, POIS NÃO É VÁLIDA NO ENEM
– SUA PROPOSTA SÓ POSSUI O QUE E PARA QUE!
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A questão relacionada a prostituição no Brasil.
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - É INTERESSANTE QUE SEJA DITO DE ONDE É O FILME; - "...ABANDONADA PELO MARIDO E UM FILHO NO COLO..." --> "...ABANDONADA PELO MARIDO E (COM) UM FILHO NO COLO..." - A ESCOLHA DO FILME FOI BOA, MAS PRECISA SER REFORMULADA E EXPLICAÇÃO SOBRE ELE E RELACIONÁ-LO MELHOR COM O TEMA! - NÃO TLeia mais
1 PARÁGRAFO:
– É INTERESSANTE QUE SEJA DITO DE ONDE É O FILME;
– “…ABANDONADA PELO MARIDO E UM FILHO NO COLO…” –> “…ABANDONADA PELO MARIDO E (COM) UM FILHO NO COLO…”
– A ESCOLHA DO FILME FOI BOA, MAS PRECISA SER REFORMULADA E EXPLICAÇÃO SOBRE ELE E RELACIONÁ-LO MELHOR COM O TEMA!
– NÃO TEM TESE! E O TEMA NÃO FOI PROBLEMATIZADO.
– EVITE SE INCLUIR NO TEXTO, COMO EM “ANALISARMOS”
– A VULNERABILIDADE SOCIAL É PRODUTIVO COMO ARGUMENTO, PORÉM O DESEMPREGO COMO CONSEQUÊNCIA? REVEJA SEU SEGUNDO ARGUMENTO!!
2 PARÁGRAFO:
– EVITE O DE INÍCIO! EXs: EM PRIMEIRA ANÁLISE, NESSE SENTIDO, À PRIORI…
– VOCÊ RETOMOU O ARGUMENTO, O QUE É BOM!
– O DADO ESTATÍSTICO NÃO FOI PRODUTIVO, POIS SE CORRELACIONA DIRETAMENTE COM O TEMA, E VOCÊ TAMBÉM NÃO FEZ UMA BOA CONEXÃO!
– O NOME DE QUALQUER ÓRGÃO OU INSTITUIÇÃO DEVE SER ESCRITO COM INICIAIS MAIÚSCULAS.
– A ARGUMENTAÇÃO FICOU MUITO CONFUSA E CAIU NO SENSO COMUM!
– O TERMO “SUSTENTABILIDADE” NÃO TEM O SENTIDO QUE SE ENCAIXE NO TEXTO!
– DIFICULDADES? QUAIS DIFICULDADES ? DISCUTA MELHOR O PROBLEMA!
3 PARÁGRAFO:
-SUBSTITUA O “OUTROSSIM” QUE CABE MELHOR ENTRE OS PERÍODOS DO QUE NO INÍCIO DOS PARÁGRAFOS! EXs: ADEMAIS, POR OUTRO LADO…
– O TERMO “BRECHAS” É UM TERMO QUE FICA INFORMAL NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO!
– A CITAÇÃO PRECISAR SER RELACIONADA COM O TEMA, COM A PROBLEMÁTICA COM DETALHES PARA QUE NÃO FIQUE FATOS JOGADOS, SIMPLESMENTE PARA PONTUAR, PORQUE SE NÃO FOR FEITO SEGUINDO UM RACIOCÍNIO LÓGICO, VOCÊ NÃO VAI PONTUAR!
– HORDIERNAMENTE E POSTERIORMENTE NÃO DEVEM SER USADOS PRÓXIMOS, POIS CAUSA O CHAMADO “ECO”, O QUE EMPOBRECE O SEU TEXTO! E NÃO FAZ SENTIDO SEREM USADOS UM LOGO APÓS O OUTRO!
– MAIS UMA VEZ A ARGUMENTAÇÃO FICO CONFUSA, SUPERFICIAL E SE RESUMIU AO SENSO COMUM!
4 PARÁGRAFO:
-NÃO PRECISA ESCREVER “… PARA A SOLUÇÃO ESSE IMPASSE…”
– ONG NÃO É UMA INSTITUIÇÃO FIXA, COMO O GOVERNO, SÃO UM VÁRIOS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMNETAIS CARACTERIZADAS POR AÇÕES DE SOLIDARIEDADE NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PELO LEGÍTIMO EXERCÍCIO DE PRESSÕES POLÍTICAS EM PROVEITO DE POPULAÇÕES EXCLUÍDAS DAS CONDIÇÕES DA CIDADANIA. (EXs: ASC–> ASSOCIAÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA), OU SEJA, VOCÊ PRECISA ESPECIFICAR QUAL ONG!
– APOIO DA ESCOLA NÃO FICA INTERESSANTE! PORQUE É COMO SE VOCÊ ESTIVESSE FALANDO DE UMA ESCOLA EM ESPECÍFICO, A QUAL TAMBÉM NÃO FOI NOMEADA! QUANDO QUISER FALAR DE ESCOLAS, UTILIZE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO OU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
– NÃO PRECISA DA VÍRGULA ANTES DE “PROMOVER”
– “…PALETRAS DIRECIONADO…”–> “…PALETRAS DIRECIONAD(AS)…”
– A TODOS OS PÚBLICOS É MUITO ABRANGENTE!
– “…SE CEDEREM…” FICA FONETICAMENTE MAL COLOCADO!
– NÃO TEM DETALHAMENTO!
-NÃO TEM OS CINCO ELEMENTOS EXIGIDOS PELO ENEM!
– AINDA SE RESUME AO SENSO COMUM!
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Avanços tecnológicos e reprodução das desigualdades sociais
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - O TEMA E O FATO FORAM RELACIONADOS E FORMULADOS. - A TESE FICOU CLARA E NÃO SE RESUMIU AO SENSO COMUM! - ARGUMENTOS BEM SELACIONADOS E OBJETIVAMENTE EXPOSTOS! 2 PARÁGRAFO: - "...CORROBORA O ..." --> "... CORROBORA (PARA) O..." - ARGUMENTO BEM DISCUTIDO E SUSTENTADO PELA CITAÇÃO DOLeia mais
1 PARÁGRAFO:
– O TEMA E O FATO FORAM RELACIONADOS E FORMULADOS.
– A TESE FICOU CLARA E NÃO SE RESUMIU AO SENSO COMUM!
– ARGUMENTOS BEM SELACIONADOS E OBJETIVAMENTE EXPOSTOS!
2 PARÁGRAFO:
– “…CORROBORA O …” –> “… CORROBORA (PARA) O…”
– ARGUMENTO BEM DISCUTIDO E SUSTENTADO PELA CITAÇÃO DO LIVRO.
3 PARÁGRAFO:
– “… ,OS LOGARITIMOS DE JUSTIÇA(,) …”
– OBJETIVO, DETALHADO E CLARO!
4 PARÁGRAFO:
– “…AO ÓDIO E FIRAM…” –> “… AO ÓDIO E QUE FEREM…”
-O FINAL SE PRENDEU AO SENSO COMUM!
– O PARÁGRAFO ESTÁ BOM, MAS PODE FICAR INCRÍVEL!
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TOTAL: 920
EXCELENTE REDAÇÃO!
Persistência do tabagismo na sociedade brasileira
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - FOI INTERESSANTE A ESCOLHA DA DECLARAÇÃO, MAS FALTOU CORRELACIONAR MELHOR COM O TEMA, POIS TEM UMA LEVE QUEBRA DE CONTINUIDADE DO 1 PARA O 2 PERÍODO. -"... no entanto..." --> ".No entanto,"(letra maiúscula e vírgula após o recurso coesivo. - OS ARGUMENTOS FORAM EXPOSTOS, PORÉM SE LLeia mais
1 PARÁGRAFO:
– FOI INTERESSANTE A ESCOLHA DA DECLARAÇÃO, MAS FALTOU CORRELACIONAR MELHOR COM O TEMA, POIS TEM UMA LEVE QUEBRA DE CONTINUIDADE DO 1 PARA O 2 PERÍODO.
-“… no entanto…” –> “.No entanto,”(letra maiúscula e vírgula após o recurso coesivo.
– OS ARGUMENTOS FORAM EXPOSTOS, PORÉM SE LIMITAM AO SENSO COMUM.
– EXISTE TESE, MAS FALTA MAIS CLAREZA!
2 PARÁGRAFO:
– “… INTRODUZIDA NA CORPO HUMANO…” NÃO FICA MUITO BEM COLOCADO NESSA SITUAÇÃO, SERIA MELHOR REFORMULAR O 1 PERÍODO.
– “… EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL…” EVITE UTILIZAR PARALAVRAS COM FONÉTICA SEMELHANTE PRÓXIMAS UMA DAS OUTRAS, PORQUE CAUSA O CHAMDA “ECO” QUE EMPOBRECE SUA REDAÇÃO.
– “… NESSE SENTIDO, A UTILIZAR…” –> “… NESSE SENTIDO, (AO) UTILIZAR…”
– TEVE UM BOM DETALHAMENTO DA AÇÃO DA NICOTINA!
-“…sendo assim, …” –> “… Sendo assim, …” (LETRA MAIÚSCULA).
– O “NOTA-SE” FOI USADO MAIS DE UMA VEZ, O QUE NÃO FICA ENRIQUECE SUA REDAÇÃO, POIS DÁ ENTENDER QUE VOCÊ NÃO TEM UM VASTO VOCABULÁRIO.
– “…NOTA-SE QUE…” (ENTRE VÍRGULAS)
– NÃO UTILIZE ” A MESMA” –> PARA RETOMAR A PALAVRA POPULAÇÃO USE O SUJEITO OCULTO, É UMA BOA OPÇÃO!
3 PARÁGRAFO:
– “ademais…” (Ademais) –> LETRA MAIÚSCULA.
– O VALE RESSALTAR OU SALIENTAR NÃO PRECISA SER USADO!
– “…POSSUEM SUA SAÚDE FRAGILIZADA… “, REFORMULE ESSA FRASE! (EX: OS INDIVÍDUOS TEM A SUA SAÚDE PREJUDICADA OU FRAGILIZADA).
-“… ,SOBRETUDO,(O) CIGARRO…”
– NO 2 E NO 3 PARÁGRAFO OS ARGUMENTOS FORAM DISCUTIDOS NO CAMPO DO SENSO COMUM O QUE NÃO DÁ MUITO DESTAQUE NA REDAÇÃO.
– FALTA MAIS DADOS, FATOS E EXEMPLOS PARA DÁ SUSTENTAÇÃO AOS ARGUMENTOS.
4 PARÁGRAFO:
– O DEPREENDE-SE NÃO É NECESSÁRIO! SÓ O PORTANTO JÁ É O SUFICIENTE.
– NÃO USE A CONSCIENTIZAÇÃO COMO AÇÃO INTERVENTORA!!!
– UM AGENTE COM UMA AÇÃO E UM DETALHAMENTO,[ DO COMO E PARA QUE JÁ GARANTE OS 200 POTOS!
– A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO TAMBÉM SE RESUMIU AO SENSO COMUM!
* A REDAÇÃO, NO GERAL, FOI BOA! APESAR DE PRECISAR DE ALGUNS AJUSTES DE ORTOGRÁFIA, DE GRAMÁTICA E DE ARGUMENTAÇÃO, ESTÁ NUM BOM CAMINHO!
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Direitos e vulnerabilidade: os desafios dos jovens no Brasil do século XXI
anecaroline2002
1 PARÁGRAFO: - ACHEI PROVEITOSO O USO DA CONSTITUIÇÃO. -A TESE FICOU CLARA. -MAS SÓ UMA DICA! : EVITA COLOCA PARAVRAS COM FINAIS FONÉTICOS SEMELHANTES PRÓXIMAS UMA DA OUTRA, COMO EM "...ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO..." E EM "... FISCALIZAÇÃO E EFETIVAÇÃO" ( ISSO SE CHAMA ECO E TE PREJUDICA UM POUCO NA REDALeia mais
1 PARÁGRAFO:
– ACHEI PROVEITOSO O USO DA CONSTITUIÇÃO.
-A TESE FICOU CLARA.
-MAS SÓ UMA DICA! : EVITA COLOCA PARAVRAS COM FINAIS FONÉTICOS SEMELHANTES PRÓXIMAS UMA DA OUTRA, COMO EM “…ALIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO…” E EM “… FISCALIZAÇÃO E EFETIVAÇÃO” ( ISSO SE CHAMA ECO E TE PREJUDICA UM POUCO NA REDAÇÃO).
– LEMBRAR DO PARALELISMO! ( “…AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES…)- FALTOU O (OS) ANTES DE ADOLESCENTES.
-ACREDITO QUE ANTES DE ACRESCIDO POSSUI UMA VÍRGULA.
– A REGÊNCIA DE PERANTE, (…PERANTE A(S)…)
-“…CORROBORA A VIOLAÇÃO…”, É NECESSÁRIO OU A CRASE OU A SUBSTITUIÇÃO PELO “PARA”.
“…E A DESVALORIZAÇÃO MORAL DESSES CIDADÃOS…” –> “…E (NA) DESVALORIZAÇÃO MORAL DESSES CIDADÃOS…”
2 PARÁGRAFO:
-O “…HÁ DE SALIENTAR…” NÃO FOI MUITO BEM UTILIZADO.
– “…CORPO SOCIAL A CONDIÇÕES…” –> “…CORPO SOCIAL (AS) CONDIÇÕES…”
– “…INTENSIFICAÇÃO NOS ÍNDICES…” –> “…INTENSIFICAÇÃO (DOS) ÍNDICES…”
– INVÍSIVEIS SOB OS OLHOS DO GOVERNO, DEVE ESTAR ENTRE ASPAS, POIS É UMA METÁFORA.
– TAL PROCESSO(,)
-CUIDADO COM REPETIÇÕES DE PALAVRAS AO LONGO DE TODO O TEXTO!
3 PARÁGRAFO:
-“…CONTRIBUI COM..” –> “…CONTRIBUI (PARA)…”; O COM DEPOIS DO VERBO CONTRIBUIR, SÓ É USADO NO SENTIDO DE COM QUE AQUILO FOI FEITO A CONTRIBUIÇÃO, E O PARA É USADO QUANDO INDICA UMA PARTICIPAÇÃO NO RESULTADO.
– A CITAÇÃO DE IMMANUEL KANT NÃO FOI TÃO PRODUTIVA, PORQUE NÃO FOI BEM RELACIONADA, TALVEZ SE COLOCAR ELA NO PERÍODO ANTERIOR FIQUE MELHOR!
4 PARÁGRAFO:
– NÃO TEM VÍRGULA ANTES DE INTENSIFICAR.
– “…DIRECIONADOS A EDUCAÇÃO(,) POR MEIO…”
– “…AQUISIÇÃO DE RENDA (COM) CAMPANHAS…”
– SUGERIR A CONSCIENTIZAÇÃO NÃO É RECOMENDADO, POIS SE LIMITA AO SENSO COMUM E NÃO PRODUTIVO.
– “…SOMENTE ASSIM(,)…”
– POSSUI O 5 ITENS COBRADOS PARA SE TER UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA.
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A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
anecaroline2002
No primeiro parágrafo, não tem tese, não tem exposição de argumentos, a utilização da ativista não foi correlacionada com o tema e há um leve tangenciamento do tema. Apresenta, também desvios gramaticais. No segundo parágrafo, há mais desvios gramaticas, os argumentos escolhidos não são relacionadosLeia mais
No primeiro parágrafo, não tem tese, não tem exposição de argumentos, a utilização da ativista não foi correlacionada com o tema e há um leve tangenciamento do tema.
Apresenta, também desvios gramaticais.
No segundo parágrafo, há mais desvios gramaticas, os argumentos escolhidos não são relacionados diretamente ao tema, não são explicados.
No terceiro parágrafo, a mesma situação do segundo.
No quarto parágrafo, a proposta de intervenção se resumiu ao senso comum, não possui os 5 elementos exigidos pelo ENEM e estão articulados de forma desorganizada e confusa.
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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
anecaroline2002
A utilização da Constituição no primeiro parágrafo foi produtivo, assim como os argumentos, porém a tese não ficou clara. Os argumentos, são interessantes, mas entram no senso comum quando utiliza o termo CONSCIENTIZAÇÃO! As palavras tardio, educação, desafio e conscientização são repetidas muitas vLeia mais
A utilização da Constituição no primeiro parágrafo foi produtivo, assim como os argumentos, porém a tese não ficou clara. Os argumentos, são interessantes, mas entram no senso comum quando utiliza o termo CONSCIENTIZAÇÃO!
As palavras tardio, educação, desafio e conscientização são repetidas muitas vezes.
No segundo parágrafo, não a há a defesa do argumento, todavia os fatos utilizados foram bem escolhidos.
No terceiro parágrafo, ocorre a mesma situação, foram escolhidos fatos de relevância para o tema, mas não foi discutido mais afundo a problemática, como por exemplo, o porquê não há a responsabilidade política?
Na proposta de intervenção, faltou alguns pontos para ser completa, como o detalhamento e o para que vai servir essa proposta, havendo duas propostas incompletas, logo faz-se necessário a escolha ou do Ministério da Educação ou do Poder Judiciário, já que o ENEM prioriza um agente com uma ação, como deve ser elaborada essa ação, e para que ela vai se dirigir, tudo isso com detalhamento.
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