Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
CORRIJO DE VOLTA!!! “TECNOLOGIA: AMIGA OU VILÃ DA SAÚDE MENTAL?”
AndrieleCastro
A nota na Competência 1 200 pontos A nota na Competência 2 200 pontos A nota na Competência 3 160 pontos. Algumas partes deixaram dúvidas. A nota na Competência 4 200 pontos A nota na Competência 5 160 pontos. Achei a resolução previsível, mas responde a todos os itens exigidos na conclusão: agenteLeia mais
A nota na Competência 1
200 pontos
A nota na Competência 2
200 pontos
A nota na Competência 3
160 pontos. Algumas partes deixaram dúvidas.
A nota na Competência 4
200 pontos
A nota na Competência 5
160 pontos. Achei a resolução previsível, mas responde a todos os itens exigidos na conclusão: agente de transformação, ação, meio e motivo.
Total:920 pontos.
See lessEstá ótima. Espero que você tenha uma boa nota na redação.
o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ( minha redação enem ) nota por favor. uma duvida: devido a “constituição federal” estar minusculo perco muita nota?
AndrieleCastro
Sua redação encontra-se abaixo corrigida, com as correções em caixa alta: A constituição federal(COMO VOCÊ JÁ DISSE, DEVE ESTAR EM MAIÚSCULO) de 1988, documento mais importante do país, prevê e(EM) seu artigo 6°, o direito a(À) saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogatiLeia mais
Sua redação encontra-se abaixo corrigida, com as correções em caixa alta:
A constituição federal(COMO VOCÊ JÁ DISSE, DEVE ESTAR EM MAIÚSCULO) de 1988, documento mais importante do país, prevê e(EM) seu artigo 6°, o direito a(À) saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática(,) quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento do índice de doenças mentais no país. Nesse sentido, nota-se a falta de empatia do governo para com os portadores dessas doenças, que são deixadas em segundo plano, ou seja, não são vistas como um problema, diferentemente das que são fisicamente visíveis. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutes de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a mídia como impulsionadora da diminuição das relações sociais presenciais no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela OMS, da população mundial que possuem depressão, aproximadamente 4% está localizada no Brasil. Diante de tal exposto, é visível que o papel da mídia é primordial para o aumento desse número através de fake news, propagação de ódio e preconceito, tudo isso contribui para o surgimento das doenças mentais nos usuários que constantemente expostos a essas informações. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio da criação de linhas de comunicação para o atendimento imediato das doenças mentais, com informações de como lidar com a situação e qual a melhor atitude a se tomar. Somado a isso, a imposição de algoritmos para o controle da informação para selecionar o melhor conteúdo para os usuários da grande mídia, a fim de melhorar o atendimento e conter o aumentos desses transtornos. Assim, se consolidará uma sociedade mais virtuosa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
See lessComentário: sua redação está excelente, mas não quero lhe preocupar, acho que você não focou muito em “estigma”. O tema da redação pede foco nesta palavra, ou seja, as “marcas”, os “preconceitos” e visões negativas direcionadas a estas doenças ou à pessoas que sofrem com estes transtornos. Espero que os corretores não considerem como fuga de tema. Se assim for, você tirará uma excelente nota, pois há poucos erros gramaticais, foram ótimas as suas teses, seus repertórios e tem uma ótima proposta de intervenção.
Observação: desculpa por, talvez, ter lhe deixado preocupado com relação a fulga do tema. Espero que foque na prova do segundo dia, não se preocupe mais com a prova passada, porque isso pode afetar seu desempenho na segunda prova, se concentre e não fique tão pressionado. Tenha calma, porque a ansiedade atrapalha mais do que a falta de conhecimento. Boa sorte nas provas. Espero que tire ótimas notas.
Os estigmas das doenças mentais na sociedade
AndrieleCastro
Gostei bastante da sua redação, acho que, se essa for a redação que você fez para o Enem, você tirará uma excelente nota . Não tenho nada a corrigir, mas acho que devo lhe dar algumas dicas e observações: *O tema fala sobre estigma, e o foco do tema deve ser "estigma". *Você destacou os problemas soLeia mais
Gostei bastante da sua redação, acho que, se essa for a redação que você fez para o Enem, você tirará uma excelente nota . Não tenho nada a corrigir, mas acho que devo lhe dar algumas dicas e observações:
See less*O tema fala sobre estigma, e o foco do tema deve ser “estigma”.
*Você destacou os problemas sociais na vida dos jovens, embora o tema generalizasse as idades.
*Achei a estrutura da sua redação bem elaborada e esclarecedora, mas não sei se é a mais aceita pelos corretores_ Espero que eles(as) gostem, assim como eu gostei.
Boa sorte na prova do Enem, espero que tudo dê certo e você tire boas notas.
BJS.
Tese: Crise Pandêmica
AndrieleCastro
Olá! Abaixo sua redação está reescrita e as correções estão em caixa alta. Sua redação está boa. Há marcas da oralidade presentes nela e sugiro que fique atento para não utilizá-las novamente. Crise Pandêmica Antes de tudo(ESTE CONECTIVO FICOU MEIO ESTRANHO), “pandemia”, diferente da epidemia, é umLeia mais
Olá! Abaixo sua redação está reescrita e as correções estão em caixa alta. Sua redação está boa. Há marcas da oralidade presentes nela e sugiro que fique atento para não utilizá-las novamente.
Crise Pandêmica
Antes de tudo(ESTE CONECTIVO FICOU MEIO ESTRANHO), “pandemia”, diferente da epidemia, é um termo que designa a capacidade de um surto epidêmico, porém em escala global. Atualmente, estamos vivendo a pandemia do Covid-19 e além da pandemia causar uma crise de saúde pública, ela também está causando uma mega(ESTA PALAVRA NÃO PARECE CULTA) crise econômica, o que dificulta a vida social e financeira das pessoas.
Não é novidade(TAMBÉM FICOU ESTRANHA ESTA ESPRESSÃO) uma crise de saúde pública no Brasil mediante a uma crise pandêmica, pois a crise da saúde estatal brasileira é decrépita. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) no Brasil existe 17 médicos para cada 10 mil habitantes, enquanto na Europa o número de médicos, em uma mesma proporção(PROPORÇÃO DE HABITANTES), é o dobro do Brasil. Assim, com um surto de uma doença(A EXPRESSÃO ‘COM UM SURTO DE UMA DOENÇA’ É UM PLEONASMO. A PALAVRA SURTO JÁ SE REFERE A DOENÇA, ENTÃO, QUANDO VOCÊ UTILIZA SURTO E DOENÇA, HÁ UM REPETIÇÃO DE IDEIA. SUGIRO EVITAR ESTE TIPO DE ERRO GRAMATICAL) que tem alto poder contaminativo(PELO QUE PERCEBI, ESTA PALAVRA NÃO EXISTE GRAMATICALMENTE, ENTÃO SERIA MAIS ADEQUADO ‘DE CONTAMINAÇÃO’), esse problema só se agrava. Uma outra alternativa para esse problema são as startup. Um exemplo é o aplicativo “Dr. Consulta”, que reduz o tempo de espera para o atendimento, conectando o paciente a centros médicos.
Ainda por cima, existe a questão do declínio econômico que a pandemia está causando no mundo. Segundo Nobel da economia, a crise pode superar a grande depressão (também conhecida como a crise de 1929). Um vírus, cujo o epicentro foi a cidade de Wuhan está causando grande problemas(VOCÊ REFERIU-SE AO COVID-19 NESTE PERÍODO COMO SE NÃO TIVESSE O CITADO ANTERIORMENTE) como: aumentos de casos de suicídio, negócios fechando, pessoas perdendo empregos, aumento no índice de maus-tratos contra crianças e adolescentes (segundo pesquisa americana) e uma grande aflição das pessoas que estão no grupo de risco.
Diante de todo o problema que a Pandemia causa (em especial a crise do Covid-19) é necessário que os cidadãos tomem medidas indicadas pelo Governo e pela OMS(Organização Mundial da Saúde)_NÃO SEI SE É NECESSÁRIO VOCÊ DIZER O QUE SIGNIFICA A SIGLA OMS, JÁ QUE VOCÊ JÁ HAVIA FEITO ISSO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO DO DESENVOLVIMENTO_. Por exemplo: lavando as mãos para diminuir a contaminação, ficando em casa e utilizando mascara(MÁSCARAS) ao sair para locais aglomerados. Para que tenha uma diminuição de casos de contaminação e mortes, e, também para que a crise passe o mais rápido possível, podendo, assim, retomar as atividades econômicas.(A SUA INTERVENÇÃO ESTÁ MUITO ÓBVIA, SUGIRO UM POUCO MAIS DE CRIATIVIDADE)
See lessEspero ter o ajudado! Boa sorte na prova do ENEM!
violência contra os idosos
AndrieleCastro
Olá. A sua redação está ótima, porém há alguns erros que a fizeram parecer confusa. Abaixo sua redação estará reescrita com as correções e observações em caixa alta : violência contra os idosos Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago aborda uma reflexão acerca da cegueira ética e moral no mLeia mais
Olá. A sua redação está ótima, porém há alguns erros que a fizeram parecer confusa. Abaixo sua redação estará reescrita com as correções e observações em caixa alta :
violência contra os idosos
Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago aborda uma reflexão acerca da cegueira ética e moral no meio social. Nesse sentido, semelhante a tal obra literária, uma majoritária parte da população brasileira expressa uma falta de visibilidade diante dos entraves que a violência contra os idosos ocasiona(FALTA ALGUM COMPLEMENTO QUE FAZ COM QUE ESTE PERÍODO DEIXE A DÚVIDA: ”QUE ENTRAVES?”). Sob esse viés, aponta-se que os maus tratos e a negligência do(NÃO DEVERIA TER ESTE ‘DO’, MAS ACREDITO QUE NÃO É UM PROBLEMA SÉRIO E QUE OS CORRETORES NÃO DESCONTARIAM PONTOS CONSIDERÁVEIS POR ISSO) governamental são as principais causas da problemática, sendo necessário coibir esse cenário(AQUI TAMBÉM HOUVE O MESMO PROBLEMA CITADO ANTERIORMENTE E PARA NÃO HAVER A DÚVIDA “QUAL PROBLEMATICA?” SUGIRO A CORREÇÃO: Sob esse viés, aponta-se que os maus tratos e a negligência governamental são uma problemática, sendo necessário coibi-la’ ).
A princípio, vale ressaltar a agressão como fator determinante para a permanência da barreira(NOVAMENTE FICOU FALTANDO ALGUM COMPLEMENTO,ACHO QUE DEVE TER SIDO PELO USO DE ‘BARREIRA’, DEIXOU A DÚVIDA ‘QUE BARREIRA?’, MAS PERCEBI QUE VOCÊ USOU ESSA PALAVRA PARA NÃO TER QUE REPETIR ALGUM TERMO, MAS ‘BARREIRA’ NÃO FOI ADEQUADA PARA SUBSTITUÍ-LO). Nessa perspectiva, o filme chamado “A Família Savage” retrata a(SERIA MELHOR: RETRATA UMA IDOSA. NESTE CASO É INCORRETO UTILIZAR O ARTIGO ‘A’) uma idosa, a qual sofre com a agressão física e psicológica, por causa dos maus tratos do cuidador formal(ESTA FRASE TEM O SENTIDO DE QUE A IDOSA É MALTRATADA PELO CUIDADOR PORQUE ELA SOFRE AGRESSÃO, COMO SE O MOTIVO PARA ELE BATER NELA FOSSE ELA JÁ SER AGREDIDA, FICOU ESTRANHO. SEI QUE A VÍRGULA FOI PARA NÃO TER ESTE SENTIDO, MAS SERIA MELHOR REORGANIZAR A FRASE). Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e muito influente nas relações sociais e na política nacional brasileira. Em virtude disso, as pessoas mais velhas passam por dificuldades quanto à aceitação e efetivação dos seus direitos. Desse modo, é inaceitável que os cuidadores dos velhos tenham a postura de causar os maus tratos, dado que praticar a violência física e psicológica provoca doenças crônicas(PERCEBI QUE OS ERROS QUE VOCÊ COMETEU FORAM SOMENTE ERROS SEMÂNTICOS. NESTE CASO, NOVAMENTE, HÁ OUTRO SENTIDO NA FRASE, UM SENTIDO DIFERENTE DO QUE VOCÊ QUERIA DIZER. ”DADO QUE PRATICAR A VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA PROVOCA DOÊNÇAS CRÔNICAS’. CLARAMENTE QUEM LER RACIOCINA QUE QUEM FICA COM AS DOÊNÇAS CRÔNICAS SÃO OS QUE SOFREM A VIOLÊNCIA, MAS A FRASE TEM O SENTIDO DE QUE QUEM PRATICA, O AGRESSOR, É QUE PODE FICAR COM DOÊNÇAS CRÔNICAS ).
Destaca-se, ademais, o descaso governamental de cumprir com a Carta Magna de 1988, na qual garante o acesso a segurança de qualidade para os cidadãos. Infere-se que, uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro para atenuar os problemas do cenário financeiro foi a diminuição de investimentos na proteção social, como consequência, diversos locais de segurança apresentam uma estrutura escassa e um longo tempo de espera para o atendimento da vítima. Nessa ótica, constata-se que o controle contra os violência idosos será dificultada por conta da falta de preparo e investimento de qualidade na rede de proteção.(GOSTEI DESTE PARÁGRAFO. SÓ HOUVE UM PEQUENO PROBLEMA COM A VÍGULA)
Diante do exposto, é necessária uma ação do Estado para amenizar o impasse atual. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela proteção pública, por intermédio de uma parceria com os meios de comunicação, compartilhar propagandas sobre a importância de combater a agressão, inclusive com números para denúncia. Além disso, o Tribunal Federal deve, por meio de uma lei, aumentar o orçamento anual na área da segurança, a fim de melhorar e inovar a estrutura de proteção. Dessa forma, a cegueira ética e moral brasileira acerca da agressão contra os idosos caminha-se para a resolução.(O PARÁGRAFO ESTÁ ÓTIMO, NADA A CORRIGIR. DEIXO COMO DICA PARA MELHORAR A SUA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA OU INTERVENÇÃO: TENTE ESCLARECER COMO SERÁ FEITA A INTERVENÇÃO, SEI QUE SÃO POUCAS LINHAS PARA ISSO, MAS É NECESSÁRIO DETALHÁ-LA ).
See lessEspero ter o ajudado! Boa sorte na prova do Enem!
O trabalho na construção da dignidade humana
AndrieleCastro
Oi. :) Não vou lhe dá uma nota exata, mas acredito que, provavelmente, você tiraria uma nota superior a 700. Alguns pontos que observei: *Introdução: você utilizou "Há diversos tipos de trabalho atualmente...", o que fez haver uma repetição de ideia(há já diz que está no presente, portanto é desneceLeia mais
Oi. :)
See lessNão vou lhe dá uma nota exata, mas acredito que, provavelmente, você tiraria uma nota superior a 700.
Alguns pontos que observei:
*Introdução: você utilizou “Há diversos tipos de trabalho atualmente…”, o que fez haver uma repetição de ideia(há já diz que está no presente, portanto é desnecessário o uso de atualmente), e isso deve ser evitado.
*Primeiro desenvolvimento: Adorei este parágrafo, não tenho nenhuma crítica construtiva a falar.
*Segundo desenvolvimento: Corrige a minha redação? Está ótimo. Adorei os tópicos frasais, a quantidade de períodos(3 ou 4) utilizados em cada parágrafo e de orações presentes neles(cerca de duas).
*Conclusão: Neste parágrafo há “nas construção”, sendo que deveria ser ” na construção”, mas isso foi um pequeno deslize. Acredito que os corretores do Enem desconsiderariam esse erro ou descontariam pouquíssimos pontos. Adorei as soluções de como evitar o excesso e a falta de trabalho, que foram problemas apresentados nos parágrafos anteriores.
Espero ter ajudado, acredito que contribuí pouquíssimo porque sua redação já está excelente. Boa sorte no Enem!
Combate às notícias falsas
AndrieleCastro
Achei sua redação excelente. Acredito que tiraria uma nota não inferior a 700 pontos. Algumas das minhas correções são: *Na conclusão: sua conclusão está ótima, mas percebi que você falou ''Portanto, vale-se destacar dois pontos: a adoção de leis para o combate a notícias enganosas e a importância dLeia mais
Achei sua redação excelente. Acredito que tiraria uma nota não inferior a 700 pontos. Algumas das minhas correções são:
See less*Na conclusão: sua conclusão está ótima, mas percebi que você falou ”Portanto, vale-se destacar dois pontos: a adoção de leis para o combate a notícias enganosas e a importância de se checar uma notícia recebida”, mas essa ideia não foi bem introduzida. Seria melhor dizer o porquê de ser importante destacar estes pontos ou utilizar outro conectivo para contextualizar este período. Você poderia, por exemplo, utilizar algo como: “Portanto, é de suma importância destacar dois pontos…”. Além disso, você utilizou o verbo ”chegar” não sei se é uma palavra que faz parte da linguagem culta, parece coloquial. Sugiro substituir este verbo por “averiguar”.
*No primeiro parágrafo do desenvolvimento: houve o uso da frase “grande parte de notícias”, e nesta frase seria mais adequado utilizar a preposição “das” e não “de”, isso para haver concordância com “notícias”(palavra que está no plural). Concordei com as ideias deste parágrafo, aliás, concordei com todas as ideias da redação.
*Gostei dos dois últimos parágrafos, mas percebi que na introdução você falou sobre destacar dois pontos: “adoção de leis e ‘checagem’ de notícias”, contudo, só falou sobre a ”checagem” nos parágrafos posteriores à introdução. Não falou sobre as leis, não retomou esta ideia.
*Dicas: na maioria das redações com nota mil que li, vi que cada parágrafo era dividido em cerca de 4 períodos e cada período possuía duas orações, é aconselhável você tentar fazer isso. Também lhe aconselho fazer tópicos frasais mais elaborados.
Espero ter ajudado e muitíssima sorte no Enem. Gostei bastante da forma que você organizou a sua redação. :)