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Discurso de ódio contra minorias
Ananto
Olá, VInikey. Boa Noite, tudo bem com você? Introdução: Sua contextualização está boa, contudo, faltou o relacionamento adequado com o tema e a explicitação das teses. A tese são os dois pontos principais a serem tratados no texto, que necessitam explicitação no final da introdução. D1: Síntese funcLeia mais
Olá, VInikey. Boa Noite, tudo bem com você?
Introdução: Sua contextualização está boa, contudo, faltou o relacionamento adequado com o tema e a explicitação das teses. A tese são os dois pontos principais a serem tratados no texto, que necessitam explicitação no final da introdução.
D1: Síntese funciona melhor para conclusão. Sugiro a substituição por “Em primeira análise”
Você citou a declaração dos direitos humanos para criar um contraste com a vivência conflituosa das minorias na atualidade, no entanto, a estrutura está bagunçada. O correto seria a apresentação de um tópico frasal. Por exemplo: Em primeira análise, é certo que apesar da concessão de direitos iguais para todos conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, diversas minorias sofrem, na atual conjuntura, com ofensas aos seus direitos básicos. Isso se dá porque, […] Essa parte na qual você explica o que está propondo no tópico frasal é a explicação, ela precisa ser bem conectada à proposta da tese. Depois da explicação, você deveria ter colocado uma comprovação, exemplificação, alusão histórica, filosófica, literária, ficcional ou argumento de autoridade conectado com a argumentação, e nenhum desses está presente no seu primeiro desenvolvimento. Por fim, falta a finalização dos argumentos.
D2: O seu desenvolvimento dois deixou a desejar em coerência e gramática. “toda essa luta pela revindicação dos direitos, pode-se tornar maçante e gerar um sentimento de ódio” REIVINDICAÇÃO está escrito errado, essa vírgula entre direitos e pode-se não deve existir, pois não se separa sujeito (essa luta pela reivindicação dos direitos) de predicado (pode se tornar maçante…). Além disso, a utilização do repertório sociocultural poderia ter um aproveitamento melhor. Vou dar um exemplo do que eu faria, usando “Cegueira Moral”, do filósofo Zygmunt Bauman, que também é um conceito dialogado por José Saramago na obra “Ensaio sobre a cegueira”:
Tópico frasal:
Além disso, a convivência com discursos de ódio configura uma difícil realidade para as minorias na sociedade contemporânea, fato que reflete uma população conservadora e com pouca abertura às necessidades alheias. Com esse viés, na obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor José Saramago atenta para a existência de uma indiferença às dores do outro no atual contexto social, nomeada por ele de “cegueira moral”. Paralelo a isso, é notório que tal ideário converge para difícil vivência das minorias no cenário global vigente, haja vista as diversas manifestações de ódio contra os grupos divergentes dos ideais majoritários, as quais elucidam a intolerância e o conservadorismo contrário à pluralidade de ideias e comportamentos. Dito isso, percebe-se a existência de preconceitos contra as diferenças no contexto sociocultural em análise, o que recai sobre as diversas minorias no formato de discursos de aversão.
É claro, isso é um exemplo do que eu faria, e você certamente não é obrigado a seguir, entretanto, gosto de exemplificar a estrutura textual. Essa frase introdutória é o tópico frasal, logo em seguida temos o repertório e a explicação sobre o ponto argumentativo, o qual é finalizado com a síntese (Dito isso…)
Seu texto tem potencial, se melhor estruturado.
Conclusão: Você começou a conclusão muito bem, sinalizando a finalização. Governo Federal tem que ter letras maiúsculas, assim como Ministério da Educação. Não faz sentido dizer juntamente… Fale só sobre o Ministério da Educação, já que está propondo políticas educacionais. O Ministério já faz parte do Governo Federal. Faltou o detalhamento da proposta. Não existe essa vírgula depois do e em ( e, em suas respectivas comunidades.). A conjunção é DESTARTE, está escrita errada, embora bem empregada.
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