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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020 – tentem estimar minha nota)
carloscruz
No entanto, muitas pessoas insistem em desmerecer e tratar como frágeis "OS" indivíduos com transtornos mentais como ansiedade e depressão. Haverá meios de reverter esse quadro? - acredito que falte uma preposição em "frágeis indivíduos", trouxe ambiguidade Em uma primeira análise"""",""" é válido rLeia mais
No entanto, muitas pessoas insistem em desmerecer e tratar como frágeis “OS” indivíduos com transtornos mentais como ansiedade e depressão. Haverá meios de reverter esse quadro?
– acredito que falte uma preposição em “frágeis indivíduos”, trouxe ambiguidade
Em uma primeira análise””””,””” é válido ressaltar…
– vírgula separando adjunto
Isso evidencia como “””,”””nesse mundo atual”””,””” a saúde mental está mais suscetível a alguns transtornos.
– vírgula
…por ter vivido em um contexto histórico e social diferente, na maioria.
– na maioria do que? Faltou complementar o raciocínio
*** o 3ª parágrafo tem uma abordagem interessante, mas ficou ambíguo e pouco aprofundado.
*** na proposta de intervenção, procure aprofundar uma perspectiva antes de adicionar outra. Faltou ressaltar de que modo as campanhas e propagandas abordariam o impasse.
=== em resumo, dê uma olhada em pontuação e procure usar mais conectivos, além de trabalhar um pouco melhor sua argumentação. Procure não deixar tantas pontas soltas, pois pode trazer um entendimento errado por parte do examinador.
See lessA leitura no Brasil
GuialmeidaG
INTRO: O famigerado “Diário de Anne Frank” é um patrimônio histórico holandês escrito durante o ápice da Segunda Guerra Mundial. Nele, Anne, uma adolescente de 14 anos, retrata, entre outros, sua afeição pela literatura e como os livros são capazes de amadurece-la pessoa(PESSOALMENTE) e intelectualmLeia mais
INTRO: O famigerado “Diário de Anne Frank” é um patrimônio histórico holandês escrito durante o ápice da Segunda Guerra Mundial. Nele, Anne, uma adolescente de 14 anos, retrata, entre outros, sua afeição pela literatura e como os livros são capazes de amadurece-la pessoa(PESSOALMENTE) e intelectualmente, evidenciando o poder da leitura. Todavia, no Brasil, a leitura tem se tornado cada vez menos um hábito DA POPULAÇÃO, haja visto o persistente decréscimo do número de leitores, o que corrobora à(MELHOR USAR ”PARA A”) privação de benefícios, como os tidos por Anne, para jovens e adultos que negligenciam tal prática muito em decorrência da dificuldade na aquisição de livros e da falta de incentivo à leitura durante sua formação.
TOME CUIDADO COM O GERUNDISMO; SUA INTRODUÇÃO SÓ TEM DOIS PERÍODOS, ISSO APRESENTA UMA MÁ ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO. VOCÊ PODE FAZER UM TERCEIRO PERÍODO PARA A TESE
D1: Em primeiro lugar (ESSE ANO O INEP DESCARTOU O USO DESSE CONECTIVO), é imprescindível relacionar o problema à desigualdade social presente na sociedade. Segundo o índice Gini, coeficiente baseado em indicadores sociais, o Brasil está entre os 10 países do mundo com maior desigualdade econômica. Nesse âmbito, tal desigualdade é refletida na dificuldade de aquisição de livros pela população menos favorecida que, por falta de verba, logicamente não priorizam a obtenção de bens culturais e assim vêm se anos luz( ESSA PALAVRA TEM HIFEM) distantes da cultura da leitura.
REPERTÓRIO BOM, ARGUMENTAÇÃO BOA
D2: Outrossim, a falta de incentivo à(N PRECISA DA CRASE) tal prática, durante o processo de educação, na infância e adolescência, também cataliza( CATALISA) o decréscimo da leitura e prende o indivíduo a tal(A TAL DE NOVO? USE OUTRAS CONJUNÇÕES) negligência até mesmo durante vida adulta. Para Paulo Freire, patrono da educação Brasileira, o hábito da leitura é uma das formas genuínas de explicitação de uma educação sólida. Dessa forma, o baixo número de leitores é consequência direta de uma educação inconsistente que não incentiva a leitura(VÍRGULA E VC JA USOU ‘HAJA VISTO”) haja visto que a grande maioria das escolas possui bibliotecas(FALTOU VIRGULA DNV) mas a frequência de alunos nesta é mínima.
CUIDADO COM A REPETIÇÃO DE CONECTIVOS E CONJUNÇÕES, PERDE PONTO NA C4
CONCLUSÃO: Portanto, é evidente a necessidade de medidas que interfiram, beneficamente, na conjuntura da leitura na sociedade brasileira atual( ESSA FRASE FOI PROBIDA ESSE ANO, CASO VC USE VOCê PERDE A ”AÇÃO” DA PRIMEIRA PROPOSTA). Dessa forma, é mister que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Cidadania(VÍRGULA) por meio da distribuição de verba única e exclusivamente para a aquisição de livros, físicos ou virtuais (“e-books”) (VÍRGULA E FALTOU UM ”COM O INTUITO”)promova a aproximação da população que não tem condições de taiS (REPETIÇÃO) obter tais(REPETIÇÃO) itens fazendo com que se vejam próximos à cultura da leitura e possam adotá-la como hábito. Ademais, é fundamental que as escolas municipais, direcionadas pelo MEC( NÃO ABREVIE), busquem utilizar suas bibliotecas em práticas lúdicas e incentivar os jovens e adolescentes a frequenta-lá, proporcionando assim a consolidação de uma nação leitora, que poderá, assim como Anne Frank, desenvolver-se pessoal e intelectualmente.
SEPARE A SEGUNDA PROPOSTA DA RETOMADA DA TESE. UMA COISA É DIFERENTE DA OUTRA. FORMULE OUTRO PERÍODO.
C1:120
C2:200
C3:120
C4:100
C5: 120
NOTA: 660
See lessDireitos em conflito: liberdade de expressão e intimidade
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo do ausência de crase, repetições de palavras em períodos próximos, palavras incorretas, como “viés-> vieses”, citação sem aspas, etc. Por isso, 160. Competência II (Compreender o tema e nãLeia mais
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo do ausência de crase, repetições de palavras em períodos próximos, palavras incorretas, como “viés-> vieses”, citação sem aspas, etc. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, porém sua argumentação apresenta falhas, então cuidado ao deixar seu desenvolvimento incoerente, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. Desenvolvendo-a juntamente ao repertório sociocultural. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista não está amplamente explícito, devido às falhas na sua argumentação e incoerências no decorrer do desenvolvimento, a exemplo “ o direito de um começa quando termina o do outro”, ficou como um fato verídico e não como exemplificado. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto não totalmente está coeso, pois seus mecanismos linguísticos não estão variados e apresentam repetições, como “no entanto”. Por isso, 160.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, o Governo Federal (AGENTE), por meio (MEIO/MODO) da rede televisiva e audiovisual, deve (AÇÃO) disponibilizar propagandas explicando e exemplificando as diferenças entre os incisos IX e X da Constituição, para fomentar (FINALIDADE) o senso de justiça do sociedade. Desse modo, o diÁlogo possibilitará (FINALIDADE) a criação de diretrizes mais humanitárias em respeito a proteção dos direitos da população.” Por isso, 160, por não ter detalhamento em um dos cinco elementos da proposta de intervenção.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
See lessps.: sou apenas estudante.
OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “governo-> Governo”, citação sem aspas, etc. Por isso, 120. Competência II (Compreender o temaLeia mais
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “governo-> Governo”, citação sem aspas, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, porém sua argumentação apresenta falhas, então cuidado ao deixar seu desenvolvimento incoerente, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. Desenvolvendo-o juntamente ao repertório sociocultural, sendo que esses devem estar de forma realista, pois no caso “o Brasil sendo a décima nação mais rica do globo” não tem fonte e ao fazer uma pesquisa sobre o assunto não bate com o que foi escrito. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista não está amplamente explícito, devido às falhas na sua argumentação e incoerências no decorrer do desenvolvimento, a exemplo “não está desempenhando sua função corretamente”, por que e como o Governo não está exercendo sua função?, e qual função o Governo deve exercer?, tente esclarecer. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto não totalmente está coeso, pois seus mecanismos linguísticos não estão variados e não estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 160.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, percebe-se as dificuldades encontradas no Brasil para uma melhor saúde pública, faz-se mister uma intervenção (AÇÃO) no qual o Tribunal de Contas da União (AGENTE) com seu poder monetário deveria juntamente com o governo distribuir mais verbas para unidades de saúde pública, ampliando o número de unidades de saúde e também a quantidade de profissionais do ramo, fazendo com que esses disponham de mais recursos para um melhor atendimento e facilitando aos que não possuem recursos financeiros desfrutar desse direto humano tão essencial (DETALHAMENTO), e vencendo assim as dificuldades existentes no Brasil para uma melhor saúde pública.” Sua intervenção não apresenta os cinco elementos – agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento – coloque-os de forma clara, com palavras “o AGENTE deve AÇÃO, POR MEIO DE… COM A FINALIDADE DE…” detalhando algum deles. Por isso, 120.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
See lessps.: sou apenas estudante.
O Desafio da Segurança Pública
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como "estado-> Estado", etc. Por isso, 120. Competência II (Compreender o tema e não fugir do que éLeia mais
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “estado-> Estado”, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, porém sua argumentação apresenta falhas, então cuidado ao deixar seu desenvolvimento muito expositivo, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. desenvolvendo-o juntamente ao repertório sociocultural. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista é posto no D1, mas no D1 fica muito vago, tente o deixar claro. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, pois seus mecanismos linguísticos são variados e estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Dessa forma, percebesse que medidas devem ser tomadas, para que esses problemas sejam resolvidos e uma sociedade segura e íntegra seja alcançada. É notório a ineficácia do Estado em prover um direito constitucional, O Governo Federal e a Secretária de Justiça e Segurança Pública (AGENTE) devem (AÇÃO) melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança através de (MEIO/MODO) mais investimentos em compra de equipamentos e veículos, o Congresso Nacional (AGENTE) deve, (AÇÃO) através de (MEIO/MODO) uma constituinte, alterar o código penal colocando-o nos moldes do século XXI, deve haver investimento (DETALHAMENTO) na polícia científica e investigativa para a (FINALIDADE) maior e mais eficiente resolução de crimes cometidos. Somente com essas medidas esses entraves serão solucionados, e uma sociedade segura e igualitária será alcançada.” Cuidado ao colocar tantas propostas na sua conclusão, é necessário apenas uma proposta completa, com os cinco elementos, já economizaria linhas para a argumentação. Por isso, 200.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
See lessps.: sou apenas estudante.
O Uso Inconsciente da Água no Brasil
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da utilização errônea no uso da próclise, do uso incorreto da sigla ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), erros em acentuação. Por isso, 160. Competência II (Compreender o temaLeia mais
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da utilização errônea no uso da próclise, do uso incorreto da sigla ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), erros em acentuação. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema e seu repertório sociocultural está pertinente ao tema, porém cuidado ao deixar seu desenvolvimento muito expositivo, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. Por isso, 200.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista é explícito no texto, mesmo que você não tenha explicitado o que você iria argumentar em sua tese na introdução. Por isso, 160.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, pois seus mecanismos linguísticos são variados e estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Mediante ao que foi apresentado, é nítida a situação na qual enfrentamos no Brasil, e que medidas são intrinsEcamente necessárias. Com isso é de extrema valia a conscientização (AÇÃO) nos hábitos individuais e a implementação de mudanças em políticas públicas por parte do Governo (AGENTE), além da criação de leis (AÇÃO) com protocolos rígidos sobre o consumo de água e apoio a consultas fiscais para verificar se há desperdício no uso hídrico, a fim (FINALIDADE) de atingir melhores patamares de índices de perda do recurso.” Sua intervenção não apresenta os cinco elementos – agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento. Por isso, 120
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo, pois você tem um bom projeto textual!!! (:
See lessps.: sou apenas estudante.
Os impasses éticos e morais do uso de Inteligência Artificia
condessa
Oi Alexaleq! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Você tem erros graves de estrutura e gramática. Fiz esse documento para que você possa analisá-los com mais calma: https://docs.google.com/document/d/1cOCl3nNB3h1coJ2Vx2IbmEpHzLrcXny1AvcmMiiHcRU/edit?usp=sharing 2Leia mais
Oi Alexaleq! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Você tem erros graves de estrutura e gramática. Fiz esse documento para que você possa analisá-los com mais calma: https://docs.google.com/document/d/1cOCl3nNB3h1coJ2Vx2IbmEpHzLrcXny1AvcmMiiHcRU/edit?usp=sharing
2. Robusteça sua argumentação. Explicite, por exemplo, quais são os perigos da IA e suas possíveis consequências. Sempre atribua um juízo de valor ao problema abordado. Sua abordagem do tema é superficial, porque simplesmente afirma que essa tecnologia é nociva, sem explicar como ou porque.
3. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para melhorar sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 600
Critério 1: 80
Critério 2: 120
Critério 3: 120
Critério 4: 120
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
See lessE não se desanime! A prática leva a perfeição ;)
A intolerância como elemento gerador de tensão e conflito na sociedade contemporânea
condessa
Oi Lucas! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Seu primeiro parágrafo carece a contextualização. Você poderia, por exemplo, mencionar o atentado ao jornal Charlie Hebdo ou qualquer outro fato que exemplifique a intolerância no mundo contemporâneo. Isso é importanLeia mais
Oi Lucas! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Seu primeiro parágrafo carece a contextualização. Você poderia, por exemplo, mencionar o atentado ao jornal Charlie Hebdo ou qualquer outro fato que exemplifique a intolerância no mundo contemporâneo. Isso é importante porque revela, desde o início do texto, a relevância do assunto.
2. Você propõe uma reflexão interessante no segundo parágrafo. Contudo, diante do pouco desenvolvimento do seu raciocínio, sua ideia ficou superficial. O que gera esse desinteresse pela opinião alheia? Quais são as consequências dessa intolerância? Perceba que seu parágrafo é majoritariamente expositivo, quando deveria apresentar um juízo de valor.
3. Seria interessante trazer um elemento concreto ao seu terceiro parágrafo. Você poderia mencionar, por exemplo, as eleições americanas de 2016. A maioria dos vestibulares exige o uso de repertório sociocultural, o que não ocorre no seu texto.
4. É importante retomar seus argumentos no parágrafo de conclusão para então apresentar uma possível resposta ao problema.
5. Apesar da sua linguagem ser boa, você apresentou alguns erros de vírgula. Na oração “que infelizmente tem se tornado comum atualmente.”, por exemplo, era necessário isolar o termo infelizmente por meio do uso da pontuação.
Recomendo que você dê uma olhada em alguns vídeos e redações modelo do Descomplica para fortalecer seus argumentos. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet. No mais, parabéns pelo texto!
Nota (de acordo como o modelo FUVEST): 29/50
Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo: 2/5
Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: 3/5
Correção gramatical e adequação vocabular: 4/5
Os três critérios assumem peso 4, 3 e 3 respectivamente.
A nota pode parecer baixa, mas os critérios da FUVEST sã extremamente rígidos, então não desanime.
See lessEspero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
Tema: Impactos do lixo no meio-ambiente
condessa
Oi Leo! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. A estrutura do seus parágrafos pode melhorar. Seria interessante reestruturá-los a partir da quebra de algumas frases. Um reescrista possível do primeiro parágrafo, por exemplo, seria: "Promulgada em 1988, a ConstituiçLeia mais
Oi Leo! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. A estrutura do seus parágrafos pode melhorar. Seria interessante reestruturá-los a partir da quebra de algumas frases. Um reescrista possível do primeiro parágrafo, por exemplo, seria:
“Promulgada em 1988, a Constituição Federal Brasileira garante a todos os indivíduos o direito ao meio-ambiente equilibrado. No entanto, nota-se que tal direito não vem sendo observado nos dias atuais. Isso ocorre, por connta do descarte erronêo de lixo pela sociedade consumista. Para entender tal problemática, é necessário observar tantos os impactos causados pelas ações dos cidadãos, quanto a ausência de uma política pública eficiente no descarte de resíduos.”
2. Costumeiramente, os conectivos iniciam os parágrafos do modelo ENEM. Evite quebrar essa ordem, apesar da inversão não ser coniderada um erro.
3. Robusteça sua argumentação. Explicite, por exemplo, quais são os impactos negativos da produção excessiva de lixo, abordada no segundo parágrafo. Sempre atribua um juízo de valor ao problema abordado.
6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento e o modo.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para melhorar sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 760
Critério 1: 120
Critério 2: 200
Critério 3: 160
Critério 4: 120
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
See lessE não se desanime! A prática leva a perfeição ;)
ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
condessa
Oi Maciel! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações: 1. Sua contextualização do primeiro parágrafo ficou mal-articulada. Qual é a relação entre essas mudanças e o analfabetismo? Elas impedem a atuação dos profisionais ou obstaculizam a atenção e interesse do aluno? TeriaLeia mais
Oi Maciel! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:
1. Sua contextualização do primeiro parágrafo ficou mal-articulada. Qual é a relação entre essas mudanças e o analfabetismo? Elas impedem a atuação dos profisionais ou obstaculizam a atenção e interesse do aluno? Teria sido mais interessante, por exemplo, você trazer um fato concreto e diretamente associado ao problema.
2. Perceba que seu segundo parágrafo é expositivo, já que você meramente apresenta um dado. Tente robustecer sua argumentação. Explicite a relação entre “a falta de estrutura familiar” e o analfabetismo e como ela desistimula os jovens. Além disso, aborde porque a incapacidade de comunicação é um problema. Você deve apresentar um juízo de valor sobre a situação apresentada, o que não ocorre no seu texto.
3. Você propõe uma reflexão muito interessante no terceiro parágrafo. No entanto, por ser pouco desenvolvida, ela é superficial e insuficiente para sustentar seu ponto de vista.
4. Você apresentou alguns erros de vírgula, como o uso desnecessário da pontuação em “a dificuldade no raciocínio cognitivo, limita”.
6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento, modo e finalidade.
Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM para rebustecer sua argumentação. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet.
Nota: 760
Critério 1: 160
Critério 2: 160
Critério 3: 120
Critério 4: 160
Critério 5: 160
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
See lessE não se desanime! A prática leva a perfeição ;)