Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A QUESTÃO DOS DESAPARECIDOS NO BRASIL
AnaKRibeiro
Olá, kelianecf! Em geral, sua redação está muito boa. Completando o que já foi falado por outras pessoas nas demais correções, o seu último parágrafo apresenta alguns erros na escrita, que podem te prejudicar muito, ainda mais quando se fala no Enem. Ele, de forma correta, deveria estar assim: "SendLeia mais
Olá, kelianecf!
Em geral, sua redação está muito boa. Completando o que já foi falado por outras pessoas nas demais correções, o seu último parágrafo apresenta alguns erros na escrita, que podem te prejudicar muito, ainda mais quando se fala no Enem.
Ele, de forma correta, deveria estar assim:
“Sendo assim, medidas estratégicas devem ser feitas para alterar esse cenário. Com isso, o Governo Federal, por meio de redes sociais, programas de tv, rádios e jornais, deve disseminar informações dos desaparecidos, com o objetivo de informar a população sobre esses eventos e conseguir apoio para as buscas. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.”
Espero ter ajudado! :)
See lessO valor do turismo no desenvolvimento da economia brasileira.
AnaKRibeiro
Olá, Ângelo. Sua estrutura está certa: introdução, D1, D2 e conclusão. Na sua introdução, percebi um erro gramatical (que tira pontos na competência 1), sendo este em uma letra "a" que não foi craseada. -> à recepção. Creio que o conectivo usado em sua última frase desse parágrafo, "Nesse sentidoLeia mais
Olá, Ângelo.
Sua estrutura está certa: introdução, D1, D2 e conclusão.
Na sua introdução, percebi um erro gramatical (que tira pontos na competência 1), sendo este em uma letra “a” que não foi craseada.
-> à recepção.
Creio que o conectivo usado em sua última frase desse parágrafo, “Nesse sentido”, é desnecessário.
Gostei do seu D1, por trazer um bom exemplo.
Sua segunda frase ficou bem extensa, e, por isso, mudanças de algumas partes (tanto em palavras quanto na pontuação) poderiam facilitar a compreensão do leitor. Sugestão de mudança:
“Nessa perspectiva, cabe exemplificar a cidade catarinense de Balneário Camboriú, uma cidade com várias praias, que, por se encaixar na categoria de turismo, cobra preços exorbitantes para a maioria dos serviços, como hotéis e restaurantes.”
Mas no fechamento do parágrafo você poderia ter colocado ao diferente… O “(…) por causa da falta de acesso.” ficou desnecessário, porque você já tinha explicado antes. Seria melhor se colocasse “pessoas que não se encaixam nessa realidade” ao invés de “outras classes sociais”.
Seu D2 também está bom. Só achei que a última frase deste não seguiu a linha de raciocínio proposta. Primeiro fala que turismo se encaixa em lazer, e depois fala que pessoas de baixa renda viajam para visitar parentes.
Sua conclusão não está ruim. Mas, pense comigo: no parágrafo anterior você disse que o turismo se encaixa em lazer quando se diz em direitos garantidos pela constituição. Agora, você propõe que ele se torne um direito. Entende que você acabou de ir contra seu próprio argumento?
A vírgula após “o qual constará que” é desnecessária.
“Direito à hospedagem”, outra mudança.
Penso que, ao invés de usar como agente o Ministério da Cidadania, seria melhor usar o Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Economia, assim o restante da sua conclusão faria mais sentido.
Você conseguiu colocar todos os pontos pedidos neste último parágrafo:
Agente: Ministério da Cidadania;
Modo: tornar o turismo um direito;
Meio: projeto de lei;
Detalhamento: “(…)o qual constará que, indivíduos de classe inferior têm direito a hospedagens e atividades turísticas mais acessíveis, de maneira similar às “carteirinhas” do cinema.”
Finalidade: “Assim, tal ação terá a finalidade de permitir o turismo a todos na sociedade brasileira. ”
Por fim, essa seria minha nota:
Comp. 1: 160 pontos;
Comp. 2: 200 pontos;
Comp. 3: 180 pontos;
Comp. 4: 190 pontos;
Comp. 5: 150 pontos.
Total: 880 pontos.
Espero ter ajudado! :)
See lessTURISMO NA ECONOMIA BRASILEIRA
AnaKRibeiro
Olá, Jotaveh! Sua estrutura está correta. Um parágrafo para introdução, dois para o desenvolvimento e um para conclusão. Sinto que sua tese poderia estra melhor explicitada... Em seu segundo parágrafo, a citação do argumento de autoridade enriquece seu texto. Deve ser erro de digitação o "ouras", enLeia mais
Olá, Jotaveh!
Sua estrutura está correta. Um parágrafo para introdução, dois para o desenvolvimento e um para conclusão.
Sinto que sua tese poderia estra melhor explicitada…
Em seu segundo parágrafo, a citação do argumento de autoridade enriquece seu texto.
Deve ser erro de digitação o “ouras”, então vamos esquecê-lo.
Acho que a última frase desse parágrafo é desnecessária. Seria melhor que frases como estas aparecesse na conclusão.
No terceiro parágrafo, no “(…)em relação a(…)” , o “a” deveria ser craseado (perderia ponto na competência 1 do Enem).
Novamente, chamo atenção para a frase final desse parágrafo…Creio que seria melhor que esta estivesse no último parágrafo.
Para finalizar, a conclusão. Vejo que está bem construída, e que é possível detectar tudo o que é necessário para a obtenção da nota máxima. Só senti falta de melhores detalhamentos.
Agente: Ministério das Comunicações, Poder Executivo;
Modo: divulgação dos lugares turísticos, destinação de verbas;
Meio: vinhetas audiovisuais, TVs e redes sociais; projetos;
Detalhamento: “(…)com o fito de atrair mais visitantes.(…)”, “(…)que visem desenvolver novos recursos tecnológicos para atrações turísticas.(…)”
Finalidade: “(…)Desse modo, o desejo natural por conhecimento, afirmado por Aristóteles, será facilitado.”
Uma dica: é interessante explicitar o tema na conclusão, porque isso mostra que o compreendeu. Como uma ideia, você poderia ter colocado ao final: “Desse modo, o desejo natural por conhecimento, afirmado por Aristóteles, será facilitado, e o turismo passará a ter mais destaque na economia brasileira.”
Espero ter ajudado!
See lessASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO ( DÊ NOTA COMO NO ENEM)
AnaKRibeiro
Olá, johlemos! A estrutura do seu texto está correta! Um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Penso que sua tese não está bem explicitada... Parece-me que esta está quase misturada ao tema, e isso não deve acontecer. Tese e tema são conceitos diferentes. O primeiro devLeia mais
Olá, johlemos!
A estrutura do seu texto está correta! Um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão.
Penso que sua tese não está bem explicitada… Parece-me que esta está quase misturada ao tema, e isso não deve acontecer. Tese e tema são conceitos diferentes. O primeiro deve seu seu ponto de vista a partir do segundo. A partir disso, pense: minha tese é um problema? Ele pode ser resolvido?
Em seu segundo parágrafo, o advérbio “infelizmente” deveria estar entre vírgulas (gramática).
Neste mesmo parágrafo é que senti uma tese, com a frase: “Logo, é crucial que essa ação repugnante seja censurada, e os alvos encorajados a delatar.”
Senti falta de argumentos melhores… Tenha em mente que seu papel é de convencer o leitor de que o seu ponto de vista sobre o assunto é correto. Os detalhamentos também poderiam aparecer mais, ficou muito vago.
No terceiro, o uso de um argumento de autoridade enriquece o texto.
Sua conclusão está boa. Nela você conseguiu indicar todos os ponto pedidos:
Agente: Ministério do Trabalho;
Modo: promovendo campanhas explicativas;
Meio: propagandas televisivas e mídias sociais;
Detalhamento: “(…)sobre quais ações são consideradas abusivas no âmbito profissional e como denunciá-las anonimamente(…)”;
Finalidade: “(…) para que, assim, o problema seja debatido e tenha maior visibilidade na sociedade. Dessa maneira, as vítimas terão maior incentivo a incriminar o indivíduo, e a violência com o silenciamento serão minimizados.”
Por fim, vamos ás notas que você receberia se fosse eu a corretora:
Comp. 1: 150 pontos;
Comp. 2: 120 pontos;
Comp. 3: 100 pontos;
Comp. 4: 180 pontos;
Comp. 5: 200 pontos.
Total: 750 pontos.
Espero ter ajudado!
See less