Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
LILIANECOIMBRA
Bom dia “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de *incômodo social diante dessa circunstLeia mais
Bom dia
“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação”. A afirmação atribuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wild pode ser facilmente encaixada à falta de consciência ambiental em questão no Brasil, já que é justamente a falta de *incômodo social diante dessa circunstância que a consolida como um regresso para a nação*. Não só a* falibilidade legislativa* como também a*falta de debate* potencializam a problemática.
Paragrafo ok
* Todas essas frases que coloquei o asterisco, dão a entender que são teses, então tente evidencia-la melhor para que nao haja essa confusão.
Nesse contexto, entende-se primeiramente a falibilidade[1] legislativa como um contratempo para a resolução do problema em questão***. A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que o meio ambiente seja atribuído como direito de todos, e sua tutela, um dever de todos. Entretanto, tal previsão limita-se apenas ao texto, já que na prática as leis mostram-se insuficientes e ausentes no cotidiano dos cidadãos brasileiros.
[1] tente usar sinonimos para nao ficar repetitivo
Gostei muito da forma em que explicou a Constituição Federal
***Entretanto vc não explicou o que causa a falibilidade legislativa, tente se aprofundar mais no desenvolvimento.
Somando-se à isso, a falta de debate da população acerca da problemática pode ser entendida como um impasse parava resolução do problema***. Conforme o moralista francês Joseph Joubert “A meta de uma discussão de um debate não deveria ser a vitória, mas o progresso”. No entanto, a atual sociedade brasileira não apresenta progresso acerca da questão ambiental, já que a ausência de debates não aproxima e conscientiza a população do problema e suas consequências. Contudo, é inaceitável que a carência de debates persista no território brasileiro.
***Outra vez vc nao se aprofundou na sua tese, se desenvolvendo mais nos complementos.
Diante disso, cabe ao poder legislativo, poder[1] responsável pela criação e fiscalização das leis brasileiras, realizar a fiscalização através do reforço de agentes governamentais em áreas que apresentam desmatamento crescente pbilidade ara que a lei se faça presente no território brasileiro. Ademais, faz-se necessário que o Ministério da Comunicação juntamente com o Ministério da Educação apresente debates acerca da problemática, através da introdução de rodas de conversa em ambientes escolares e debates em veículos midiáticos para que ocorra a conscientização dos indivíduos.Assim, a insatisfação populacional levará ao progresso da nação, como foi proposto por Oscar Wild.
[1] seria interessante trocar essa palavra por um sinonimo
c1: Lingua portuguesa e grafia: 200
See lessc2: compreender e usar repertorio: 160
c3: estrutura: 120
c4: conectivos: 120
c5: intervenção: 160
O trabalho na construção da dignidade humana
LILIANECOIMBRA
Bom dia! O trabalho na construção da dignidade humana Consoante com o filósofo Emilly Durkheim, o meio social pode ser comparada[1] a um corpo biológico, por ser assim, como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja coeso e harmônico, implica em certaLeia mais
Bom dia!
O trabalho na construção da dignidade humana
Consoante com o filósofo Emilly Durkheim, o meio social pode ser comparada[1] a um corpo biológico, por ser assim, como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja coeso e harmônico, implica em certas circunstâncias. Nessa perspectiva, no que tange o trabalho na construção da dignidade humana no Brasil, é mister ações energéticas do Estado para maximizar essa questão com as possíveis consequências positivas no país.
[1]discordância de gênero na palavra
A princípio, é válido ressaltar que, cabe ao governo brasileiro garantir uma boa qualidade de vida para os cidadãos, então,[1] é importante que os órgãos competentes desenvolvam políticas públicas efetivas de acordo com os direitos trabalhistas e da população, conforme está previsto na Constituição Federal de 1988, uma vez que,[2] no atual panorama, não é isso que se observa. Por esse ângulo, dependendo da dinâmica e do espaço do trabalho, ela pode influenciar na satisfação pessoal e no desenvolvimento da nação. Logo, mesmo com alguns impasses, com planos realmente objetivos, o governo pode construir gradualmente uma boa dignidade humana, no qual, os direitos dos trabalhadores sejam realmente cumpridos.
[1,2] sem necessidade de virgula
Ademais, pode ser que,[1] as consequências no que tange o que foi escrito anteriormente serão o mais eficaz possível. Nessa lógica, é muito visto no Brasil, [2] pobreza, porcentagem de pessoas no mercado de trabalho, mas que,[3] infelizmente, [4]não atinge todo corpo social com cidadãos dependendo de esmolas para sobreviver e ineficientes diretrizes para reverter essa realidade. Assim, se caso,[5] o Estado investir em ações que possam superar tal problemática e que contemplam a integridade humana sejam no trabalho e outras esferas, é provável que as consequências sejam harmoniosas.
[1] sem necessidade de virgula
[2] faltou uma preposição p unir as palavras
[3,4,5] sem necessidade de virgula
Portanto, com a posição tomada caberá ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo agir conjuntamente com políticas de desenvolvimento de leis que transformem positivamente o trabalho e o bem-estar da população no cenário brasileiro, por meio de investimentos e profissionais capacitados cotm o objetivo de maximizar o conjunto rabalho e qualidade de vida das pessoas. Por fim, espera-se que nos próximos anos o modo como a população trabalha será o melhor possível e, [1]assim, [2]o meio social se torne mais articulado e coeso conforme a ideia do Durkheim.
[1,2] sem necessidade de virgula
C1: Lingua e grafia: 80 (muitas virgulas usadas de forma incorreta)
See lessC2: Compreender e usar repertorio: 120
C3: Estrutura: 160
C4: Conectivos: 180
C5: Intervenção: 200
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
LILIANECOIMBRA
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o desperdício de alimentos no territórLeia mais
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o desperdício de alimentos no território brasileiro apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da cultura do consumo[1] como também da falta de medidas governamentais. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
[1] virgula
Em primeira análise, vale destacar a influência do sistema capitalista no comportamento consumista da população brasileira, resultado da Revolução Industrial que proporcionou a produção em série e o consumo em massa de produtos alimentícios. De acordo com o filósofo Karl Marx, o sistema atual criou o fetiche sobre a mercadoria, gerando a ilusão de felicidade em cima da compra de um produto. Desse modo, fica evidente que a cultura do consumo agrava a problemática, criando impactos negativos na economia do país.
1. O que tem a ver a economia do país com o desperdício de alimentos?
2. Faltou explicar o que a “compra excessiva” propõem para o desperdício do alimento, pois ao mesmo tempo eu posso comprar alimentos em grande quantidade e consumi-los totalmente sem desperdício.
Ressalte-se, ademais,[1] o descaso dos setores governamentais no combate ao desperdício de alimentos, causando a má utilização e o desperdício das mercadorias produzidas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, contudo, esse cenário diverge da realidade brasileira na qual não há total garantia de privilégio. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal, com o intuito de moldar esse cenário deletério.
[1] use sempre o conectivo no inicio da frase.
1. O descaso do governo ao combate, ok, mas o que exatamente ele está deixando de fazer pra contribuir com o problema, especifique.
2. Quando e como o governo é culpado por causar má utilização e desperdício?
3. O que tem a ver o pensamento de Hobbes com desperdício de alimento?
Depreende-se, portanto, medidas que possam combater esses obstáculos. Nesse contexto, urge que o Ministério da Economia crie, por meio de verbas governamentais, campanhas de conscientização que possam estimular a redução do consumo exacerbado de produção alimentícios e a prática de atividades sustentáveis que diminuam os efeitos provocados pela cultura do consumo. Assim, será possível atenuar os impactos nocivos do desperdício de alimentos no cenário brasileiro e promover a coletividade alcançada na Utopia de More.
1. Ok você deu uma medida p/ o primeiro problema e para o segundo? O que pode se fazer para que o “governo” não seja mais um dos culpados para o desperdício dos alimentos.
Conclusão: seu texto está bem estruturado, entretanto é vago, voce fala das coisas de uma maneira muito rasa, tente se aprofundar no que vc escreve e não só citar.
Outra, vc usou um repertório sócio cultural muito “Obvio” no sentido que ele se encaixa em qualquer contesto sabe, além de usar somente citações, tente usar dados também.
C1: Lingua portuguesa e grafia: 160
See lessC2: Compreender e usar repertorio: 120
C3: Estrutura: 160
C4: Conectivos: 120
C5: Intervenção: 120
O direito de não saber (Enem Tema 1998)
Gabikkavmr
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok? INTRODUÇÃO A sua introdução na verdade não é uma introdução. Ela está organizada em estrutura de um desenvolvimento. Isso faria você perder muitos pontos na competência 2. Eu diria que sua linha de argumentação está boa, apesar de vLeia mais
Olá, irei corrigir sua redação de acordo com os critérios ENEM, ok?
INTRODUÇÃO
A sua introdução na verdade não é uma introdução. Ela está organizada em estrutura de um desenvolvimento. Isso faria você perder muitos pontos na competência 2.
Eu diria que sua linha de argumentação está boa, apesar de você não ter usado suas palavras para argumentar e transformado o texto em algo mais expositivo, o que faria você perder pontos na competência 3.
Você inseriu bem a série no contexto do tema, utilizando ela bem.
Caso você não saiba a estrutura da introdução, irei explicar aqui embaixo. Caso não acha que é necessário, favor pular para o desenvolvimento 1.
Uma introdução precisa ter os seguintes critérios: uma contextualização (nesse caso, não precisa ser um repertório, mas uma frase que contextualize o leitor a respeito do que você irá dissertar) e uma apresentação dos dois temas que serão tratados (um no primeiro desenvolvimento e outro no segundo). Apenas isso é necessário obrigatoriamente na estrutura de redação ENEM. Nem o repertório na introdução é obrigatório. Irei fazer um exemplo de introdução usando o que você usou, ok?
“Na série Anne with an E, a personagem principal, Anne, após sua chegada em Green Gables anseia ir para a escola para conseguir aprender, uma vez que, segundo ela, é uma chance de conhecer um pedacinho do mundo. Fora da ficção, a falta do acesso ao direito da educação e a escassez de oportunidades agrava a problemática do direito de não saber.”
Nessa redação, você aborda uma contextualização (no caso, a série) e aborda os dois problemas que irá dissertar. Sem usar a série, você poderia escrever:
“No globalizado mundo atual, a maioria das pessoas são cobradas excessivamente, seja ainda na escola, quando devem aprender e decorar o máximo de informações possíveis, seja no trabalho, no qual um grande desenvolvimento profissional é esperado. Nessa realidade, é difícil encontrar cidadãos que ainda se dão o direito de não saber algo, visto que buscam sempre agradar a terceiros. Essa problemática é agravada pela falta do acesso ao direito da educação e pela escassez de oportunidades.”
DESENVOLVIMENTO 1
Seu tópico frasal é inexistente e você parte direto para a argumentação. Caso não saiba o que é tópico frasal, ele é uma retomada do que está na introdução, irei exemplificar abaixo.
Você não usa conectivos intraparágrafo, o que faria você perder pontos na competência 4. Sua linha de raciocínio é boa, mas sua argumentação está fraca. O repertório também é bom para o tema, mas você perderia muitos pontos na competência 3 porque ele está mal utilizado e você não o utiliza para argumentar.
Vou lhe dar um exemplo de desenvolvimento para te ajudar.
“Sob esse viés, a falta do acesso à educação agrava o imbróglio (ISSO É UM TÓPICO FRASAL, VOCÊ IRÁ REPETIR O QUE ESCREVEU NA INTRODUÇÃO, USANDO AS MESMAS PALAVRAS OU MUDANDO ALGUMAS). De acordo com a Constituição Federal de 1988, todos possuem o direito à educação, realidade que não é observada, principalmente para pretos e pardos, haja que, após a abolição da escravatura no Brasil não houve nenhum plano de governo e elaboração de políticas públicas para abraçá-los na sociedade, a fim de tentar não gerar a exclusão. Nesse sentido, um exemplo é retratado no livro Paixão, em que Lucy, a protagonista, ao viajar no tempo e encontrar com seus amigos em suas versões passadas percebe que todos aqueles de pele preta não podem desfrutar de bailes, jantares e de até mesmo do saber de ler e de escrever. Na atualidade, ainda são observadas situações negadas à pessoas com tom de pele mais escuro, visto que, apesar de previsto no Código Penal brasileiro, ainda são observadas situações onde pessoas pretas não são contratadas em virtude de sua cor. Com isso, é perceptível que é negado o acesso a uma vida digna aos cidadãos como prevê a Carta Magna.”
Eu usei os seus elementos, mas não aconselharia usar o filme como repertório porque ele necessita de muitas linhas que poderiam ser usadas para melhorar a defesa do seu ponto de vista.
DESENVOLVIMENTO 2
Novamente, você não utiliza um tópico frasal.
Sua estrutura do desenvolvimento é a mesma da anterior, você pode analisar o desenvolvimento que fiz para ti se precisar de algo.
CONCLUSÃO
Sua conclusão está excessivamente longa, você irá perder muitas linhas escrevendo desse jeito. Além disso, você perderia pontos pois não colocou alguns elementos necessários. Irei dar um exemplo de conclusão sucinta e ótima para o ENEM, que não lhe faça perder nenhum ponto.
“Portanto, visto que pessoas pretas e pardas possuem seu direito de experimentar uma vida digna é continuamente negado, é de suma importância que haja intervenção. Com isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais brasileiras, juntamente com o da Economia e o da Justiça, proporcionarem educação em quantidade e qualidade para o corpo social, através de políticas públicas que determinem que, no mínimo, 50% das vagas no ensino fundamental, médio e superior sejam preenchidas por pessoas não brancas, visando a diminuição da falta de acesso à educação. Nesse viés, será possível iniciar uma sociedade em que o alcance igualitário é uma realidade e que todos possam desfrutar do conhecimento assim como a personagem Anne.”
Ainda assim, a conclusão fica longa, pois usei os seus próprios elementos.
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê ainda possui um longo caminho pela frente, mas irá conseguir. Preste muita atenção na estrutura e não tente colocar uma infinidade de repertórios, dois por redação está mais do que bom (apenas um é obrigatório).
Acredite, eu estava na mesma situação que você está uns meses atrás, mas ainda dá tempo. Foque no simples, a redação não é um bicho de sete cabeças e eu posso provar. Irei colocar um canal do youtube pouco conhecido de um ótimo professor que desmistifica a redação do ENEM. Eu saí de 800 pra 900+ em duas semanas com as aulas dele. Veja as redações ao vivo que ele faz.
Se precisar de ajuda, me manda mensagem. Sei o que é estar um pouco perdida. Você consegue. Outra dica é não pegar os temas muito antigos do ENEM, pois esse tema que você pegou não tem nada a ver com os que atualmente o enem utiliza. Pegue temas da internet mesmo ou desse site, visto que eles colocam um novo a cada semana.
Bons estudos!
Isonomia Política – Tema: representatividade feminina na política brasileira
Gabikkavmr
Oi, Jota! Vamos lá! INTRODUÇÃO Seu repertório está bom e bem utilizado (contextualizado), isso já garante uma nota interessante na COMP 3, mas eu vou deixar um recadinho no final da correção pra ti porque sei que vai gostar. O teu primeiro erro acontece no uso da palavra "onde". Essa palavra é uma dLeia mais
Oi, Jota! Vamos lá!
INTRODUÇÃO
Seu repertório está bom e bem utilizado (contextualizado), isso já garante uma nota interessante na COMP 3, mas eu vou deixar um recadinho no final da correção pra ti porque sei que vai gostar.
O teu primeiro erro acontece no uso da palavra “onde”. Essa palavra é uma desgraça, a gente pode admitir. Nunca usa “onde” na redação porque ela indica única e exclusivamente lugar. Tenta sempre usar “na qual” ou “no qual”, tudo bem se repetir mais de uma vez na redação, ok?
O teu segundo erro é a concordância do verbo “garantir”, não sei se foi erro de digitação, mas a grafia correta seria “garantem”.
Encerrou o parágrafo muito bem.
DESENVOLVIMENTO 1
Adorei teu tópico frasal, muito bem construído. Tua estrutura deu uma evoluidassa, eu sei que não te conheço mas tô orgulhosa.
Acho que essa frase sobre o voto feminino é ótima, mas ela ficou um pouco jogada ali no texto, tenta dar uma arrumadinha, dependendo do corretor, ele pode incomodar com a coesão textual e te fazer perder pontos na COMP 2. Vou dar um exemplo:
“Diante disso, cabe ressaltar a ausência de leis que garantam a isonomia de gênero no espectro político brasileiro como fator do problema. Nesse sentido, a Constituição de 1891 não previa o voto feminino, injustiça que atrasou a politização de muitas mulheres e, como efeito (ADICIONEI O “O” NO “COM”, NÃO SEI SE FOI ERRO DE DIGITAÇÃO), os homens passaram a dominar a maior parte dos cargos políticos. …”
O resto da tua argumentação está boa e linear, só te atenta pra usar os conectivos intraparágrafos (se não usar, perde pontos na COMP 4). Eles são aqueles que ligam um período a outro: Nesse sentido, Dessa forma, Nessa realidade, Nessa conjuntura, etc. Usa o “Nessa” bastante que dá certo.
DESENVOLVIMENTO 2
Notei os mesmos problemas de falta de conectivos interparágrafos que comentei anteriormente. Dá uma pesquisada sobre eles pra ter uns 3 na manga.
Uma coisa que eu notei: dá uma cuidada na parte dos verbos e na concordância. É chatinho, eu sei, a gente sempre tem que voltar no início da frase pra descobrir a que o verbo tá se referindo e não fazer bagunça, teu verbo “reforçar” deveria estar escrito “reforça” porque se refere apenas à falta de conhecimento.
A tua argumentação tá bem organizada e, novamente, linear.
CONCLUSÃO
Jesus, tua conclusão tá gigante, menino do céu. Tá, vamos tentar organizar isso aí. Sempre pensa em “duas conclusões”, mas como assim? Você vai apresentar dois problemas, no caso, a falta de educação escolar e o desconhecimento do feminismo. A tua primeira conclusão (para um desses problemas, só escolher qual), faz mais rapidinha e com poucos elementos, eu sempre uso apenas o agente, a ação e o meio. Já a segunda conclusão (para o outro dos problemas) tem que conter todos os elementos necessários. Assim, é mais fácil usar menos linhas e, ao mesmo tempo, abordar os dois problemas na conclusão. Vou te dar um exemplo aqui embaixo pra essa redação em específico:
“Portanto, é imprescindível superar as causas dessa desigualdade. Nesse viés, é imprescindível que a população se conscientize e auxilie na criação de projetos de lei que visem ampliar a presença feminina na política brasileira (NESSE CASO EU SÓ NÃO USEI O MEIO, MAS USEI O OBJETIVO, O FIM, A FINALIDADE). Além disso, o Ministério da Educação deve criar a disciplina Feminismo Social — a ser obrigatória nas escolas de nível fundamental e médio —, formulada e ministrada por sociólogas e antropólogas por meio planos de cursos elaborados por essas, tendo como finalidade a inserção profissional de mulheres na política do país. Nesse sentido, a sociedade estará mais próxima da igualdade que Betinho idealizara. (NESSE EU SÓ COPIEI A TUA INTERVENÇÃO E ADICIONEI A FINALIDADE QUE VOCÊ ESQUECEU, LEMBRA SEMPRE DE CONTAR TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE FINALIZAR).”
Não fica com medo de usar “conscientizar” como ação e finalidade e também não fica com medo de fazer uma das duas propostas que escolher pela metade, só uma delas importa que tenha os 5 elementos. A outra proposta a gente só faz mesmo pra dizer pro corretor: não esqueci daquela parte do texto ali, viu?
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
See lessVocê melhorou demaaaaaaaais a tua redação. Cuida bastante os erros de gramática (principalmente no dia porque é onde eles mais amam tirar pontos) e sempre coloca os conectivos intraparágrafos pra ganhar pontinho naquela competência 4. A conclusão, tenta dar uma diminuída, não precisa fazer ela do tamanho de um estádio olímpico porque vai perder muitas linhas e pode ainda ser penalizado por faltar alguma coisa. Seja sempre muito objetivo com o que quer dizer.
Se precisar, hoje eu postei a minha primeira redação na plataforma de acordo com o que eu estudei de novo, dá uma olhadinha. Eu estou tirando notas bem show com aquela estrutura e corrigi a tua de acordo com aquela ali (antes desse mês que fiquei meio parada eu estava com bastante dificuldade em desenvolver a minha argumentação nos dois desenvolvimentos, agora tá show de tri).
Vou deixar aqui embaixo um canal do youtube praticamente desconhecido de um cara que eu indicaria pra todo o Brasil sem sombra de dúvidas, ele é um baita professor e ainda tira alguns dos medos que temos da redação. Sabe aquela vozinha da razão dos professores e studygrams e tudo o mais que falam “Tem que ter repertório na introdução”? Pois é, ele vai te mostrar que isso são mitos puros e te ajudar a fazer uma estrutura mais facilitada e se adaptar a TODOS os temas (eu também tinha um pouco de dificuldade nisso sem pesquisar). Dá uma olhada nas redações que ele fez em live e também lembra sempre: o melhor tema é aquele que a gente não sabe NADA.
https://www.youtube.com/c/ProfFelipePereira/featured
Bons estudos, Jota!!!
preconceito linguístico
LILIANECOIMBRA
Boom diaa!!! O poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade, revela a necessidade de se[1] valorizar a comunicação informal, em detrimento da gramática normativa. Todavia, no Brasil, o preconceito linguístico corrobora a elitização da língua, visto que[2] se[3] tem a associação da linguagem ao viés ecoLeia mais
Boom diaa!!!
O poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade, revela a necessidade de se[1] valorizar a comunicação informal, em detrimento da gramática normativa. Todavia, no Brasil, o preconceito linguístico corrobora a elitização da língua, visto que[2] se[3] tem a associação da linguagem ao viés econômico e social do indivíduo.[***]
[1]Sem a necessidade do “se”
[2]virgula
[3]use “tem-se”
[***]Notei um vício linguístico em vc em questão de usar muito o “se”, o se a gente usa em terceira pessoa por exemplo, “fulano tem-se dedicado muito” o se na frente do verbo não existe, então quando for emprega-lo verifique se é necessário usar ele (pois tem casos que nao precisa).
TESE: você não evidenciou sua tese então vou considerar ela como a ultima frase do seu prim. paragraf.
Segundo[1*]o filósofo Michel Foucault, tem-se[2] uma padronização social que visa à inserção do indivíduo em uma determinada “normalidade”, o que culmina na criação de estigmas e na exclusão social. De forma análoga, os estereótipos linguísticos associam o falar formal à[3] classe socioeconômica dominante, na qual esta é vista como superior em detrimento dos indivíduos que utilizam a linguagem coloquial. Tal conjuntura tem como corolário a valorização das regras da gramática normativa, subjugando os falantes das modalidades informais da língua, visto que estes[4] são tidos como intelectualmente inferiores e desfavorecidos economicamente.
[1*]Inicie sempre com um conectivo
[2]Você já “usou essa palavra sugiro trocar por um sinônimo como existe”
[3]sem crase
[4]sempre no texto do enem use “esse” “desse” pois nao fala de algo que vem acontecendo, e provavel não recente
Outrossim, o advento da colonização difusa do território brasileiro culminou na diversidade cultural e nas variedades linguísticas, como os regionalismos e sotaques – características inerentes às diferentes regiões do Brasil-. Entretanto, é recorrente a desvalorização de determinada modalidade da língua regional, devido à associação desta com o viés econômico, culminando, por exemplo, na exaltação do Centro-Sul, em detrimento do Norte e Nordeste. Tal conjuntura corrobora a xenofobia e a marginalização social de tais indivíduos, ignorando o viés cultural e simbólico de determinada variedade linguística.[**]
[**] Você desenvolveu o parag. falando sobre xenofobia, algo que n está na sua “tese”, por isso é fundamental evidenciar a tese, p o texto não ficar confuso.
PARAGRAFO OK
Em suma, é notória[1] a inviabilidade do preconceito linguístico no âmbito social brasileiro. Nesse viés, é imprescindível a atuação do Ministério da Educação, em conjunto com o Governo Federal, na desconstrução dos preconceitos linguísticos, por meio da inserção no currículo escolar de aulas direcionadas para a valorização da língua portuguesa [2] em sua totalidade, evidenciando[3] a validade das demais modalidades linguísticas, e incentivo à palestras com o fito de evidenciar a diversidade cultural do território. Dessa forma, ter-se-ia[4] a redução dos estigmas associados à linguagem, promovendo[5] uma equidade de tratamento entre os falantes da língua portuguesa.
[1]notório
[2]virgula
[3]não use gerúndio
[4]Ter-se-ia é mesmo que teria, não é correto usar essa palavra na intervenção, pois você quer que o problema acabe então use palavras que passe certeza que essa proposta q vc criou será posta em prática.
[5]gerúndio
C1:Grafia: Escreve de forma mediana, com alguns erros de virgula, gerúndio e confusão com palavras: 120
C2:Compreender, usar repertório e tese: Compreendeu, usou repertorio diversos, entretanto a tese ficou confusa: 120
C3: Estrutura: Quantidade de linhas ok, parágrafos desregulares (uns com mais linhas e outras menos), os parágrafos não se ligam corretamente: 120
C4:Conectivos: Usa e emprega conectivos corretamente: 160
C5: Proposta de intervenção boa e respeitando os direitos humanos: 160
TOTAL: 680
See lessA violência contra a mulher na sociedade brasileira
LILIANECOIMBRA
Bomm dia!!! Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma entre três mulheres já sofreram violência.[1*] Assim, é essencial observar alguns tipos[2] de violência, como as psicológica, doméstica[2*] e física, [4]ponderar seus efeitos e [5] desenvolver soluções que mitiguem o sofrimento tanto das mulherLeia mais
Bomm dia!!!
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma entre três mulheres já sofreram violência.[1*] Assim, é essencial observar alguns tipos[2] de violência, como as psicológica, doméstica[2*] e física, [4]ponderar seus efeitos e [5] desenvolver soluções que mitiguem o sofrimento tanto das mulheres e mães, quanto de suas crianças.
[1*] Em que ano foi feito essa pesquisa?
** Dica nunca comece sua introdução com dados, use eles no seu desenvolvimento, pois será mais útil.
[2]Discordância de plural “Alguns tipos” indica plural, portanto tem que concordar com “violência” então ela tem que esta no plural tbm.
[3*] A violência doméstica não seria um tipo de violência que incluí violência psicológica e física? Proponho que reformule sua frase para: “…é essencial observar alguns tipos de violências domésticas, tais como as psicológicas, e físicas… “”
[4]Use um conectivo, ex. “e ponderar..”
[5]No lugar do “e” use virgula
TESE: Fiquei em duvida se sua tese é a apresentação dos tipos de violência ou medidas para ponderar os efeitos e desenvolver soluções, portanto vou considerar todas elas e descobrir durante o desenvolvimento.
**Dica evidencie sua tese, é muito importante que o leitor/corretor saiba a tese antes de iniciar a leitura do seu desenvolvimento pois ele ja sabe de qual assunto vc irá tratar.
Primeiramente, é importante expor o perigo de subestimar a violência psicológica[1*]. No livro “Pequenas Grandes Mentiras”, a personagem Jane foi estuprada, mas o que mais a traumatizou foram as ofensas que o abusador proferiu contra o corpo dela. Desse modo, nota-se que a opressão contra a vítima de violência deve ser considerada em seu âmbito mental, já que é comum para a população em geral pensar logo em seu aspecto físico, que é facilmente notável. Porém, é preciso compreender que palavras também geram traumas, como aconteceu com Jane.[***]
[1*] Você colocou um assunto que não abordou em suas supostas “teses” já perde ponto na C2.
[***] Você fez um bom parágrafo, usou um repertório legal e soube usa-lo, entretanto esse seu problema de não evidenciar a tese deixou confuso.
Ademais, no livro citado anteriormente há uma personagem chamada Celeste que sofre agressão física executada pelo marido. Como as mães da vida real, ela sente medo de denuncia-lo[1] pois não quer que os filhos descubram que o pai a machuca. Entretanto, inevitavelmente aqueles[2] são impactados pela violência, como um filho de Celeste que – na série de televisão homônima baseada no livro –[3] presenciou uma agressão. Ou seja, quanto mais a mãe se silenciar, mais os filhos serão atingidos[4]. [***]
[1]virgula
[2]aqueles quem? evidencie
[3]sem necessidade do travessão, nesse caso usa-se virgula, perde ponto na C1 grafia.
[4]Sim, mais serão atingidos com o que exatamente? Terão traumas? se sim quais?
[***]Gostei da maneira que usou o conectivo ademais para dar continuidade da sua citação no livro, parabéns, entretanto continua o problema de não evidenciar sua tese, terminando a leitura dos seus desenvolvimentos percebe-se que suas teses foram a violência psicológica e física, ok, deu pra entender e vc citou elas na sua introdução, porém ainda assim estão confusas, portanto SEMPRE evidencie elas para eu não aconteça essa confusão no seu texto.
Portanto, é necessário que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos propague maiores informações sobre a violência psicológica através das mídias sociais e visuais, a fim de chamar atenção para essa violência [1] que deixa marcas menos visíveis que a física. Além disso, o ministério[2*] deve criar campanhas nas escolas para falar com os alunos acerca de toda a violência contra a mulher, inclusive as física e doméstica, para ajudar os jovens a[3] através do conhecimento compreender o assunto e serem incentivados a buscar cura para qualquer trauma envolvendo o tema.[***]
[1]virgula
[2*]Letra maiúscula, e qual ministério deve fazer isso?
[3] sem necessidade do a
[***]Achei sua proposta mt vaga, faltou colocar o proposito e relacionar com o tema no final.
C1: Grafia: Poucos erros de grafia, somente com travessão e virgulas: 120
C2: Compreender o tema e usar repertório, tese, etc: Compreendeu o repertório, usou dados, mas não o desenvolveu, usou uma citação mt boa, mas não evidenciou as teses, deixando o texto confuso: 120
C3: Estrutura: Texto com poucas linhas, parágrafos desestruturados, faltou ligamentos entre eles: 120
C4: Conectivos: Ausência de muitos conectivos ao iniciar uma frase, presença mediana ao iniciar os paragrafos: 120
C5: Intervenção: Propõe uma intervenção mediana faltou mencionar o proposito: 120
TOTAL: 600
See lessINSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL (modelo ENEM)
LILIANECOIMBRA
Boaa tarde!! A chamada “Revolução Verde” foi um conjunto de técnicas e modernizações aplicadas no meio rural, a partir da segunda metade do século XIX, que visava ampliar a produção mundial de alimentos de forma a erradicar a fome. De fato, a produção agropecuária foi alavancada, no entanto, os índiLeia mais
Boaa tarde!!
A chamada “Revolução Verde” foi um conjunto de técnicas e modernizações aplicadas no meio rural, a partir da segunda metade do século XIX, que visava ampliar a produção mundial de alimentos de forma a erradicar a fome. De fato, a produção agropecuária foi alavancada, no entanto, os índices de insegurança alimentar não foram suprimidos e continuam presentes na contemporaneidade. Nesse contexto, o cenário de fome[*] no Brasil pode ser atribuído, principalmente, ***à deficiente distribuição de alimentos na sociedade brasileira e à falta de incentivos para a agricultura familiar, primordial abastecedora do mercado interno***.[**]
[*]Cenário de fome ou o cenário de insegurança alimentar? Acho que vc saiu um pouco fora do tema aqui
TESE: ***à deficiente distribuição de alimentos na sociedade brasileira e à falta de incentivos para a agricultura familiar, primordial abastecedora do mercado interno***.
[**] Eu acho que vc se perdeu um pouco no tema da redação pois “insegurança alimentar” cai mais pro lado de a pessoa não querer comer tal comida por ter excesso de agrotóxico, ou maus procedimentos com os alimentos, você puxou o assunto da fome, o que particularmente nao tem muito a ver.
PARAGRAFO: OK
Segundo o médico e geógrafo brasileiro Josué de Castro, que mapeou os casos de doenças ligadas à alimentação no Brasil, a fome não é um fenômeno natural, mas um fenômeno social resultante de estruturas econômicas defeituosas. Sob essa ótica, uma vez que o Brasil é uma potência agrícola mundial, fica claro que a insegurança alimentar vivenciada no país não é decorrente de uma escassez de alimentos[1] mas de uma má distribuição[2*], que limita o acesso da população de menor renda à uma alimentação de qualidade. Realidade essa, exemplificada no livro “Quarto de Despejo” em que Carolina Maria de Jesus retrata sua triste rotina como catadora de papel em busca de conseguir, diariamente, alimento para ela e seus três filhos. Dessa forma, a ineficácia do Estado em garantir os recursos básicos para a sobrevivência da população mais pobre leva a graves consequências para a saúde pública e aproxima cada vez mais o Brasil do retorno ao “Mapa da Fome”, do qual já havia saído em 2014.[*]
[*]Nesse paragrafo eu entendi a forma que vc usou a fome para falar sobre insegurança alimentar, entretanto vc ainda perderia ponto na C2 por não evidenciar isso na sua TESE, vc poderia dizer em uma das suas TESES que a insegurança alimentar tem a ver com a fome, ai sim o seu seg paragrafo estaria casando com o primeiro.
[1]virgula
[2*]Explique porque ocorre essa má distribuição.
TESE 1 : Apresentada de forma vaga.
Ademais[1], a falta de incentivos para o pequeno e médio agricultor contribuí[2] para a perpetuação da fome no país, uma vez que, sendo o Brasil um centro de exportação de produtos agropecuários desde seu período colonial, a responsável por suprir as demandas do mercado interno é a agricultura familiar, a qual cultiva, na maioria das vezes, de forma mais sustentável e empregando mais mão de obra. No entanto, o desamparo desses agricultores por parte do Estado e a burocracia na distribuição de terras, ocasionada pela influente bancada ruralista na política brasileira, gera uma inflação no preço dos produtos internos, dificultando ainda mais o acesso à alimentação para a população[3] sujeita à insegurança alimentar[4] e ,[5]por conseguinte, aumentando os índices de fome no país.[*]
[1]Sugiro que use outro conectivo, pois Ademais tem o sentido de continuidade do outro paragrafo, sendo que vc vai falar outra coisa diferente, sugiro que use, conectivos de sequencia
[2]Contribui de que maneira?
[3,4]Virgula
[5]sem necessidade da virgula
[*]é um ótimo paragrafo, entretanto por voce nao ter explicado diretamente os motivos da insegurança alimentar, ele ficou confuso de compreender principalmente no final, onde vc diz que a inflação dificulta o acesso ao alimento à pessoas que tem insegurança alimentar, dá a entender que vc quis relacionar um paragrafo no outro, mas foi de maneira forçada, pois se dissesse que a inflação dificulta o acesso ao alimento a pessoas que são pobres ficaria mais coeso.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. [1]O Ministério da Agricultura deve incentivar o pequeno e médio agricultor brasileiro, isso ocorrerá por meio da criação do programa “Minha terra fértil”, que disponibilizará profissionais, de forma virtual no site do programa, para orientar os produtores quanto as melhores forma de cultivo,[2] preservação do solo e técnicas que aumentarão a produtividade de cada área rural. Isso terá o fim[3] de aperfeiçoar a produção familiar e oferecer ao mercado interno produtos mais acessíveis e de melhor qualidade, fazendo com que enfim o objetivo principal da “Revolução Verde” seja alcançado.[*]
[1]Conectivo sempre depois do ponto final.
[2] use algo como, além de, e mais
[3] use terá a finalidade
[*]Proposta boa, entretanto vc focou em somente uma resolução de suas teses que foi a parte do agricultor, e o pessoal que sofre de insegurança alimentar? o que eles fazem? sempre coloque soluções para as duas, obvio que nao precisa detalhar todas, sempre de preferencia a uma, mas sempre coloque soluçoes para as duas.
C1:Grafia: Poucos erros de virgula: 160
C2: Compreender o tema e usar repertorio: Compreendeu o tema entretanto ouve desvios, usou repertórios bons: 120
C3: Estrutura: Texto bem estruturado, porém com muitas linhas, e paragrafos desregulares: 160
C4: Conectivos: Usa poucos conectivos: 120
C5: Intervenção: apresenta somente uma proposta de intervenção para somente uma das teses, mas esta de acordo com os direitos humanos: 120
TOTAL 680
See lessParabens, e boa sorte, qualquer duvida pode me mandar msg!
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? TEMA ENEM
LILIANECOIMBRA
Boaa tardeee!!! O conceito de desenvolvimento sustentável difundido pela Organização das Nações Unidas é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Contudo, ******harmonizar o desenvolvimentoLeia mais
Boaa tardeee!!!
O conceito de desenvolvimento sustentável difundido pela Organização das Nações Unidas é aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Contudo, ******harmonizar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente é um problema devido ao egoísmo e à falta de consciência ambiental**********. Diante disso, faz-se imperiosa a análise desses fatores.
PARAGRAFO: OK
TESE: ******harmonizar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente é um problema devido ao egoísmo e à falta de consciência ambiental**********.
É importante ressaltar, em primeiro plano, que o individualismo[**] é um empecilho à resolução da problemática. Essa tese é comprovada pelo documentário “Um oceano de plástico”, em que[1] mostra o descaso com o meio aquático. Sob esse âmbito, as empresas que não valorizam todos os ecossistemas danificam[2] os habitats dos outros animais, pensando apenas no desenvolvimento sem considerar a preservação ambiental. Em virtude desse pensamento, a tendência é que o meio ambiente seja cada vez mais degradado. Além disso, esse egoísmo também justifica o fato dessas instituições[3] explorarem os recursos naturais até que se esgotem, visando somente o lucro, não conservando para as futuras gerações. Assim, é inconcebível que essa situação continue a perdurar.
[**]Não seria “egoísmo”, de acordo com sua tese?
[1]Substitua por “onde”
[2]Danificam como?
[3]Quais instituições? dê exemplos
TESE 1 OK
Cabe mencionar, em segundo plano, que a falta de consciência ambiental é também um dos desafios à solução da questão. De acordo com o médico indiano Deepak Chopra — as árvores são[1] nosso pulmão; os rios, nosso sangue; o ar, nossa respiração e a terra, nosso corpo. Por essa perspectiva, percebe-se a importância da preservação ambiental. Entretanto, o desconhecimento do ser humano em relação à sua total dependência de um ambiente conservado[2] favorece ações como desmatamento, poluição e degradação nas suas mais variadas formas. Como consequência desses maus tratos à natureza, o homem está prejudicando a sua própria espécie sem se dar conta disso. [3]Logo, é urgente a mudança desse cenário.
[1]Falta de concordância, use “é”
[2]virgula
[3]virgula invés do ponto
TESE 2 : OK
Em suma, o egoísmo e a falta de compreensão com as questões ambientais desfavorecem a conciliação do desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Portanto, é imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente exija das organizações que exploram recursos naturais, medidas de conservação ambiental, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável — [1]que podem ser realizados em parcerias com prefeituras e Organizações Não Governamentais ambientais — com o fito de diminuir a degradação da natureza. Ademais, compete ao Ministério da Educação fomentar a educação ambiental nas escolas, por intermédio de palestras e disciplinas voltadas ao assunto — os estudantes serão doutrinados a preservar o meio ambiente do ensino básico ao ensino superior —[*] a fim de incentivar meios de cuidados com a natureza. A partir disso, será possível promover o desenvolvimento sustentável proposto pela ONU.
[1]Sem necessidade de travessão, pois a maneira que vc citou a proposta não se encaixa em uma fala que necessite travessão e sim virgula
[*]Aqui você empregou de forma correta, pois foi direto ao ponto, já no [1] você usou o “que podem” que passa sentido de explicação/apresentação e nesse caso usa-se virgula.
C1: GRAFIA: Somente algumas faltas de virgulas, concordancia e uso incorreto de ferramentas linguísticas: 120
C2: Compreender o tema e usar repertório: Perfeito, compreendeu o tema e usou repertórios muito bons sem deixar se levar por eles usando apenas de complemento, entretanto não deixou alguns pontos bem evidenciados: 160
C3: Estrutura: Um texto bem estruturado, bem escrito, com quantidade de linhas e parágrafos corretos, além de estarem padronizados: 200
C4: Conectivos: Empregou corretamente os conectivos: 200
C5: Intervenção: Apresentou uma boa proposta respeitando os direitos humanos:200
TOTAL: 880
See lessParabéns, e boa sorte!
Causas e consequências do imediatismo na socieedade contemporânea
LILIANECOIMBRA
Boa tardee!!! A queda da União Soviética no final do século XX foi um divisor de águas imprescindível para a formação do mundo contemporâneo. A partir desse acontecimento entra em curso o processo de globalização, apontado por filósofos como[1] Fukuyama e Von Misses como positivo, teve consequênciasLeia mais
Boa tardee!!!
A queda da União Soviética no final do século XX foi um divisor de águas imprescindível para a formação do mundo contemporâneo. A partir desse acontecimento entra em curso o processo de globalização, apontado por filósofos como[1] Fukuyama e Von Misses como positivo, teve consequências extremamente danosas na divisão de trabalho e na formulação do ser pós-moderno. Uma dessas consequências é o ***imediatismo incessante nas relações humanas, fruto do avanço ocidental desenfreado no MTCI[2] (Meio tecnológico-científico e informacional) e na incessante busca capitalista por acumulação de lucros.***
[1]Virgula
[2]Dica, se você sabe o significado da sigla, por quê escreve-las de duas formas assim? Use-a completa, digo somente o “Meio tecnológico-científico e informacional” Assim, evita-se que perca tempo, linhas e palavras desnecessárias no se texto.
TESE: ***imediatismo incessante nas relações humanas, fruto do avanço ocidental desenfreado no MTCI[2] (Meio tecnológico-científico e informacional) e na incessante busca capitalista por acumulação de lucros.***
Paragrafo: ok
Em “Alpaville”[1]do cineasta francês Jean-Luc-Goddard, o espectador é apresentado a um modelo de cidade totalmente despida de caráter “humano”. Limitados as ordens de um computador, os moradores se veem apáticos e desinteressados pelo mundo ao seu redor, é como se o diretor tivesse previsto as consequências do imediatismo globalizante no século XXI. Perante intermináveis avanços tecnológicos, o sujeito pós-moderno se encontra dilacerado por estímulos que a longo prazo causam problemas psicológicos, o que é extremamente negativo tanto do ponto de vista individual como coletivo.
[1]O que é esse “Alpaville”? Filme? Livro? Espeficique
TESE 1: OK
PARAGRAFO: Eu entendi a forma que vc explicou sua tese 1 relacionado a esse (filme?) entretanto, você passou muitas linhas explicando a obra e o que o autor quis passar através disso, enquanto deveria explicar na realidade o que realmente causa o imediatismo incessante na população.
É o que o[1] filósofo sul-coreano Biun Chul Han debate em “Sociedade do Cansaço”. O autor desenvolve a noção de “imunologia” ao corpo social. Segundo Han, o excesso de positividade imposto por um ocidente “sem conflitos” desencadeia no sujeito o sentimento de angustia e cansaço. Assim, diante de um universo de escolhas o indivíduo se encontra estático e impossibilitado de realizar o que quer que seja, o que infelizmente faz do ser pós-moderno uma espécie de “Homo Laborans”, indiferente ao seu passado e alienado ao seu futuro. Assim fica nítida a agudez do problema e a urgência em superá-lo.[*]
[1]use conectivo sempre que iniciar uma frase
TESE 2: ?
PARAGRAFO: Novamente vc se aprofundou mais em explicar seu repertório ao invés de explicar sua tese.
[*]Lembre-se os repertórios sempre são auxiliares, use-os somente com o intuito de acrescentar/explicar/comparar com a situação que vc está trazendo no seu texto. Outra é, diversifique seu texto. não deixe-o tão “cansativo de ler”, use dados tbm, expresse sua opinião, eu senti que estava lendo um texto narrativo.
É necessário[1] que instituições internacionais como a OMS desenvolvam programas de publicidade e aporte financeiro para a contratação de psicólogos, com o intuito de tratar e conscientizar indivíduos sujeitos a pressão imediatista da sociedade contemporânea nas mais variadas partes do globo. As campanhas devem ser massivas e incentivar os interlocutores na busca de auxílio clínico. Assim a catástrofe subjetiva de Goddard e as queixas latentes de Han serão os vestígios de um ocidente que superou seu imediatismo tóxico.
[1]use conectivo sempre que iniciar uma frase
PARAGRAFO: OK
C1: Grafia: Somente alguns problemas de virgula: 160
C2: Compreender o tema e usar repertório: Você compreendeu o tema, entretanto não o desenvolveu por conta do excesso de repertórios que usou: 120
C3: Estrutura: Seu texto esta bem organizado, quantidade de linhas ok, padrão dos paragrafo ok: 200
C4: Conectivos: Senti falta de muitos conectivos no seu texto: 80
C5: Intervenção: Apresentou uma bela intervenção: 200
TOTAL 760
BOA SORTE!
See less